Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Valência, vale!

 

Chegamos em Valência numa tarde ensolarada de domingo de páscoa. A cidade mediterrânea é organizada , moderna e milenar. Tem mais de 21 séculos de história, foi fundada pelos romanos antes de Cristo. É cortada por um rio que divide a parte antiga de uma parte bem mais nova . É nítida essa divisão. Começamos pela parte mais nova. Como fazia uma tarde linda, buscamos conhecer a praia de Malva Rosa, uma das mais famosas, onde dezenas de pessoas empinavam pipas e enchiam o céu de cores e movimento.Como a Espanha está no horário de verão desde o começo de abril, tem escurecido por volta das nove horas da noite, o que permite que os dias sejam mais longos e as atividades ao ar livre se estendam, por isso curtimos o domingo até tarde.

 

Nosso blog: www.212dias.blogspot.com

 

No segundo dia, passeando de carro, fomos surpreendidos pela moderna e futurista Cidade da Ciência e Tecnologia.Ficamos maravilhados com a beleza e arquitetura. É um complexo centro que reúne uma ópera, um museu de ciência, um planetário e o maior aquário da Europa.

 

O aquário é enorme! Passamos um dia inteiro por lá conhecendo as centenas de espécies de todos os mares e oceanos do planeta. Nos divertimos nos túneis que passam por dentro dos grandes aquários repletos de tubarões, arraias e peixes exóticos. A sensação é de que estamos mergulhando com aqueles peixes no fundo do mar!

 

Foi emocionante ver as belugas bem de perto. Elas são muito dóceis. As morsas também deram show. Ficamos sabendo por uma guia que estava por perto que todos os dias elas brincam de namorar... Enquanto observávamos os animais, um grupo da terceira idade chegou em um dos momentos mais românticos e foi divertidíssimo ver a cara e os comentários das "senhorinhas" que viram aquela cena! Parecia que algumas estavam adorando o acontecimento! Algumas vibraram outras ficaram morrendo de vergonha...

 

Outro ponto alto do aquário foi o show dos golfinhos que saltam, dançam e interagem com a platéia. É impressionante como eles são bem treinados e bem alimentados por seus tratadores. O show aquático ocorre três vezes por dia e dura uns 50 minutos, é imperdível. No mesmo dia fomos a uma sessão de filme 3D no planetário. A sala de projeção tem formato de um globo ocular humano. As cadeiras do cinema parecem estar dentro de um olho. Deixamos a visita ao museu de tecnologia e ciência para o dia seguinte, por falta de tempo.

 

Museu da Ciência

Lá pudemos conhecer e interagir com uma série de atividades que envolvem matemática, astronomia, física, biologia... Entre dezenas de experiências, nós testamos nossas habilidades de pontaria, força, impulsão e reflexo numa área que simula o centro de treinamento do Valência Futebol Clube. Percebemos como o futebol evoluiu nos últimos anos e como os jogadores são treinados com a ajuda da teconologia. O resultado podemos perceber com o desempenho dos times espanhóis, atuais campeões do mundo.

 

Centro de Valência

O centro histórico de Valência é bem agradável. Centenas de turistas do mundo todo passeam pela praça Rainha Sofia. Numa ponta da praça fica a catedral da cidade e do outro lado temos uma igreja com uma torre em que se pode subir para observar a região, que é bem comercial. Uma grande quantidade de africanos e indianos, provavelmente ilegais, vendem todo o tipo de bugigangas: bolsas, relógios, chapéus... até souvenirs turísticos. Alguns guardam carros, parecem os flanelinhas brasileiros. Um deles chegou a nos abordar pedindo dinheiro.

A culinária valenciana é boa. A cidade considera seu arroz o melhor do mundo. A paella é o principal prato típico. Arriscamos esse prato por duas noites seguidas. Existe a paella de mariscos a base de frutos do mar e paella valenciana feita com frango e pimentões verdes. Gostamos mais da opção valenciana, já que os frutos do mar são abundantes por aqui e já vínhamos de uma maratona de frutos do mar nos dias anteriores.

 

Nosso hostel ficava em frente ao mercado central da cidade. Foi delicioso andar por seus corredores e experimentar as infinitas iguarias, sentir o cheiro dos temperos e observar a grande variedade de cores das frutas, legumes e verduras. Há morangos enormes, queijos de vários tipos, polvos, lulas, peixes, mariscos e tudo muito acessível com excelentes preços. É um dos mercados mais limpos e organizados que já estivemos.

 

Reservamos nosso último dia para um "day off" na praia, que já está enchendo com a chegada do verão. Não se pode comparar com as praias brasileiras, mas o mar mediterrâneo tem seu charme e apesar do vento, a praia é limpa e bem agradável.

 

A crise...

Estamos há vinte dias na Espanha e até agora nós, turistas, não sentimos a crise econômica e as consequências do alto índice de desemprego. Dizem que são cerca de cinco milhões de desempregados em todo país. Além dos cartazes de sindicatos que organizam as manifestações, só observamos alguns bancos pichados. Não presenciamos nenhuma passeata, nem em Salamanca, nem em Madrid e Toledo, muito menos em Valência que é a terceira maior da Espanha, com mais de 1,7 milhões de habitantes.

 

VALÊNCIA - ESPANHA:

Hospedagem/Acomodações (40 Euros/dia quarto duplo): regular

Transporte Público: n/a – não utilizado

Culinária (10 Euros por prato em média): bom

Hospitalidade do Povo de Valência: bom

Pontos Turísticos: bom

Preços: regular

Clima Local (média 21 graus): abril/12

Fuso Horário: 5 horas a mais em relação ao Brasil

Meio de Transporte: a pé e carro alugado

Valor 1 litro de gasolina em Valência: EUR 1,54 => R$ 3,82(!)

Distância Percorrida desde o último destino: 440 km

Distância Percorrida desde o ponto de Partida (Lisboa): 1.443 km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...