Ir para conteúdo

Peru, Bolívia e Chile - 24 dias em março/abril 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Não queria deixar passar muito tempo do meu relato, mas não tive tempo antes. Eu e meu marido ficamos 24 dias viajando. Nosso roteiro foi Lima - Paracas - Nazca - Cusco - MP - Puno - Copacabana - La Paz - Uyuni - San Pedro de Atacama - Santiago). As passagens de ida e volta foram compradas com milhas e a única coisa que compramos antes foram os ingressos para Machu Picchu e o trem para Águas Calientes. Levamos 2 mil dólares em dinheiro e queríamos gastar o mínimo possível no cartão. Não somos muito aventureiros e gostamos mais de curtir o dia do que sair à noite. A viagem foi incrível, fizemos tudo que queríamos e até mais. Se alguém conseguir ler até o final, os gastos estão bem detalhados.

 

 

28/3 – Lima

Chegamos em Lima às 12h50. Trocamos US$ 40 (cambio de 2,55) no aeroporto para pagar o taxi (que contratamos antes, por meio do hostel). Ficamos no Pirwa B & B Inclan (bem localizado, quarto bom, limpo, wi-fi e dois computadores disponíveis para os hóspedes) e a galera super receptiva e disposta a ajudar.

Tomamos um banho e fomos andar pelo bairro, que é uma graça. Estava quente em Lima, uma delícia. Acabamos indo andando mesmo até o Larcomar (+ ou – uns 30 minutos, porque fomos parando), onde comemos um ceviche delicioso. De lá, fomos ao Parque do Amor (andando tbm, bem perto) que para mim é mais uma praça do que parque. Lá do lado a galera anda de parapente. Vimos o sol se por e voltamos para o hostel. À noite ficamos bebendo cerveja no terraço do hostel mesmo.

Gastos do dia:

45 S – taxi aeroporto a Miraflores

39 S – almoço no Café (Shopping Larco Mar)

16 S – sobremesa no Havana (Larco Mar)

28 S – Supermercado

70 S – hostel (quarto matrimonial com banho)

Total: 190 S = US$ 74

 

29/3 – Lima

Acordamos cedo, tomamos café (em todos os lugares o café é praticamente o mesmo: pão, manteiga, geléia, chá e suco) e fomos a Huacla Pucllana, que são ruínas no meio da cidade (gastamos 5 minutos andando desde o hostel). É bem legal ver aquelas ruínas bem no meio da cidade. O passeio é feito com um guia, que dá mil explicações.

De lá, pegamos um taxi até a Plaza Mayor, que é linda, super limpa e policiada. Vimos a troca da guarda (senão me engano, é às 11h30) e fomos até a Pinacoteca. Descobri a Pinacoteca num livro sobre o Peru. Ela fica no Palácio do Governo, a entrada é na rua lateral. O moço que nos atendeu foi ótimo. Ele ficou super feliz que sabíamos sobre o lugar e nos deu uma aula sobre Lima. A Pinacoteca mesmo é bem pequena, mas estava tendo uma exposição de obras sobre a cidade. Valeu cada minuto só pelo guia, que sabia muito sobre Ouro Preto. É de graça. Esse guia mesmo nos indicou um centro de informações turísticas ali mesmo na praça, onde agendamos uma visita ao prédio da Municipalid de Lima.

Almoçamos ali na praça mesmo e à tarde fomos visitar a Municipalid. O prédio é lindo, cheio de obras e história. E tem uma bela vista de toda a praça. De lá, pegamos um táxi e fomos até o Parque das Águas, ver o Circuito Mágico.

Chegamos cedo no parque, o que nos permitiu vê-lo durante o dia –e é lindo. O circuito das águas é bonito, mas preferi passear durante o dia pelo parque. E estava tendo uma exposição sobre os 100 anos da descoberta de Machu Picchu com painéis e fotos.

À noite comemos um sanduiche numa esquina movimentada de Miraflores (esqueci o nome).

Gastos do dia:

24 S – entradas Huacla Pucllana

12 S – taxi de Miraflores para Plaza Mayor

20 S – almoço

7 S – taxi Plaza Mayor ao Circuito das Águas

8 S – entradas Circuito

2,5 S – águas

10 S – taxi até Miraflores

40 S – jantar

70 S – hostel

Total: 193 S = US$ 75

 

30/3 – Paracas / Nazca

Saímos de madrugada de Lima rumo a Paracas. Fomos de Cruz Del Sur (excelente) e na descida no ônibus já contratamos o passeio às Ilhas Balestras. São 2h de passeio e a paisagem é linda. De lá resolvemos ir direto para Nazca para ir para Cusco. A idéia inicial era ir a Ica, mas desistimos. Como nunca quis fazer o passeio de avião para ver as linhas (não sou fã de voar, nem o Daniel) não tínhamos nada para fazer em Nazca, mas tínhamos de ir para lá para pegar o ônibus para Cusco. Resolvemos ir a um museu indicado pelo guia lemos, Museu Angelini, e foi a maior decepção. Primeiro que é longe de tudo, as ruas da cidade estavam todas em obras e não havia sinalização. Segundo porque está tudo mal conservado no museu, não há guias (tinham dois meninos jogando damas que não quiseram ou não sabiam nos dar orientação), enfim, não valeu a pena.

À noite pegamos o ônibus que nos levaria a Cusco numa viagem de quase 20h. Mais uma vez fomos de Cruz Del Sur e não me arrependi. Pode até ser um pouco mais caro, mas as poltronas são espaçosas, a comida oferecida é boa etc.

Gastos do dia:

110 S – ônibus de Lima a Paracas (Cruz Del Sur – compramos através do hostel)

20 S – taxi do hostel ao terminal (eram 3h da manhã, não tinha nem como pechinchar)

90 S – passeio Ilhas Balestras (10S é da entrada no Parque)

70 S – ônibus Paracas para Nazca (Cruz Del Sur)

300 S – ônibus de Nazca para Cusco

20 S – almoço

30 S – entradas Museu Angelini

10 S – água e petiscos

20 S – souvenirs

Total: 670 S = US$ 253

 

31/3 – Cusco

Chegamos em Cusco na hora do almoço, pegamos um taxi para o hostel (ficamos no Pirwa San Blas), tomamos um banho e fomos comer. Como eu estava preocupada com a altitude, só demos uma voltinha pela praça das armas e fomos para o hostel. Fomos tirar um cochilo e dormimos até o dia seguinte. Estava frio em Cusco. No sol dava para sentir calor, mas não tirei a blusa de frio hora nenhuma.

Gastos do dia:

10 S – taxi terminal até San Blas

33 S – almoço (pub irlandês muito bom Paddy’s)

20 S – chapéu (o Daniel esqueceu e não tinha como ficar sem lá)

270 S – quatro noites de hospedagem (quarto matrimonial com banheiro)

Total: 333 S = US$126

 

1/4 – Cusco

Compramos os boletos turísticos e fomos fazer alguns dos passeios que são pela cidade mesmo. Era domingo de ramos e a cidade estava em festa. Adorei participar das tradições. Fomos à missa nesse dia. À noite saímos para comer alguma coisa e conhecemos um casal de BH, que, por coincidência, eram pais de um colega de trabalho do Daniel. Foi ótimo.

Gastos do dia:

260 S – boletos turísticos

47 S – almoço

10 S – souvenir

37 – jantar

Total: 354 S = US$133

 

2/4

Acordamos, fomos ao centro e compramos o city tour, que sairia às 14h. Compramos o city tour, o Vale Sagrado e o ônibus para Puno na mesma loja (quando eu achar o cartão eu atualizo).

Demos azar porque no fim da primeira parada do city tour começou uma chuva torrencial. Até granizo caiu. Na segunda parada não descemos e nas outras estava muito frio e garoando, então não foi legal. Fora que eu comi alguma coisa que não caiu bem e passei muito mal.

Chegamos em Cusco e a praça das armas estava lotada de gente. Eu passando mal, toda molhada, num frio da p* só queria chegar no hostel.

Gastos do dia:

30 S – City Tour

18 S – café (já estava cansada de pão com geléia)

26 S – almoço

10 S – água e comidinhas

Total: 84 S = US$ 32

 

3/4 – Cusco

Nós compramos os ingressos para Machu Picchu e o trem no Brasil, através da internet, sem problemas. Chegamos em Cusco um dia antes do previsto, mas não conseguimos trocar, por isso acabamos ficando vários dias na cidade. Não me arrependi porque a cidade é uma graça e aproveitamos para nos acostumar com a altitude e descansar. Afinal, estávamos de férias!! Nesse dia ficamos andando pela cidade, compramos o Vale Sagrado, passagem para Puno, colocamos a roupa para lavar. Fomos no show que está incluído no Boleto Turístico. Horrível.

Gastos do dia:

16 S – lavanderia (do próprio hostel, te entrega no mesmo dia)

8 S – café

50 S – passeio Vale Sagrado

35,7 S – almoço (Bembos – Mc’Donalds peruano)

100 S – passagens para Puno (empresa Transzela, ônibus ok, sem o que reclamar)

22 S – bar (Paddy’s Pub)

10 S - supermercado

Total: 241, 7 S = US$ 91

 

4/4 – Cusco

Nesse dia fomos para o passeio no Vale Sagrado. Adorei tudo, os lugares são lindos, a história demais. Só não gostei do restaurante que nos levaram. É tipo Buffet, caro e nada demais. O tempo que eles dão é muito pouco, mas acredito que dê para comer em outro lugar por um preço mais em conta.

Paramos em Ollantaytambo para pegar o trem. A cidade é um ovo, mas a pracinha é bem charmosa. Comemos uma torta de banana maravilhosa num café (Coffee Tree). O dono era muito legal.

Chegamos em Ollanta umas 21h e sem hostel para ficar. Logo na descida do trem nos ofereceram um quarto matrimonial com banho por 70S e eu resolvi ir lá ver. Chegamos e demos de cara com uma família que conhecemos no trem e já haviam reservado lá por um preço bem maior. Resolvemos ficar por lá mesmo. Compramos junto com a família o ônibus para ir a MP e o guia lá. Compramos só a ida, porque íamos voltar andando para Aguas Calientes.

Gastos do dia:

10 S – supermercado

45 S – almoço

23 S – lanche em Ollanta (Coffe Tree)

70 S – hostel

30 S – guia MP

45 S – van para MP (só ida)

20 S – jantar

Total: 243 S = US$ 92

 

5/4 – Machu Picchu

Incrível. É tudo lindo, a paisagem, as ruínas, impressionante. Subimos Hayna Picchu, confesso que eu queria matar o Daniel (eu que comprei os ingressos, mas na hora não queria ir e ele ficou insistindo). Estava com cara de que ia chover e eu só pensava em como ia descer aquilo tudo com chuva. Foi tenso, mas no final a visão que se tem de MP é indescritível. Valeu a pena, mas não sei se encararia de novo não.

Chegamos bem cedo, deu para ver tudo vazio e por volta das 13h já estávamos mortos. Íamos voltar andando (+ ou – 1h30), mas começou a chover e achamos melhor voltar de ônibus. Ate porque eu estava acabada.

Íamos passar a noite em Aguas Calientes e depois de um bom almoço e banho fomos às piscinas termais. Confesso que não tive coragem de entrar, estava lotado e a água não parecia muito limpa. Mas a subida até lá é linda, valeu a pena ter ido. Chegamos no hostel mortos e fomos dormir.

Gastos do dia:

3 S – guarda volumes em MP

48 S – ônibus MP para Aguas Calientes

46 S – almoço

70 S – hostel

Total: 167 S = US$ 63

 

6/4

Saímos cedo de Aguas Calientes em direção a Ollanta. Na saída do trem já pegamos um microônibus para Cusco. Chegamos na hora do almoço, comemos e fomos para o hostel baixar as fotos e ficar de bobeira. À noite comemos qq coisa e pegamos o ônibus para Puno.

Gastos do dia:

20 S – van de Ollanta para Cusco

33,6 – almoço

5,5 – remédio

2 S – banheiro

21S – lanche

3 S – taxi Avenida do Sol para o Terminal (não acreditei quando o cara cobrou isso)

Total: 85,10 S = US$ 33

 

7/4

Chegamos cedo a Puno e contratamos o passeio a Uros na rodoviária mesmo, pela Titicaca Tours. Nós não queríamos trocar mais dólares por soles então tomamos café e almoçamos na rodoviária mesmo, no andar de cima. A comida é barata e estava boa.

O passeio a Uros dura umas 2h30 e tem que ir para falar que é ruim. De fato é um teatro para turista, mas imaginar que algum dia as pessoas viveram daquele jeito é interessante. As casas são cheias de moscas e mal cheiro. Tem porcos e muito lixo no caminho para as ilhas.

Depois do almoço pegamos o ônibus para Copacabana (Titicaca Tours) e na chegada à cidade, no ônibus mesmo, um guia (Claudio) nos ofereceu um hotel bom por um preço incrível (100 Bl). Fomos para o hotel, tomamos banho e fomos jantar decentemente. A cidade é um ovo, mas eu gostei bastante. Fora que tínhamos uma vista incrível do nosso quarto. Acho que fomos no melhor restaurante da cidade, bebemos, comemos bem e no final não pagamos nem 50 reais.

Gastos do dia:

60 S – passeio Uros + ônibus para Copacabana (tive que pechinchar muito)

2 S – banheiro

10 S – café da manhã na rodoviária

10 S – almoço na rodoviária

100 Bl – diária Hotel Mirador

60 Bl – passeio Isla da Luna e Sol (fizemos bobagem aqui porque compramos só a ida por esse valor. Todo mundo comprou ida e volta por esse preço)

140 Bl – jantar chique

Total: 82 S + 310 Bl = US$ 77

 

8/5 – Copacabana

Acordamos cedo e pegamos o barco para as ilhas. Primeiro paramos na Isla da Luna, bem pequena, mas linda. Há umas ruínas muito bem conservadas e se tem uma vista incrível do lago de lá. Ficamos cerca de uma hora e fomos para a Isla do Sol. A ideia inicial era dormir lá, mas como nosso hotel era muito bom e barato em Copacabana e conhecemos um casal de brasileiros super bacana, resolvemos apenas passar o dia lá.

A ilha também é linda, acredito que valha a pena fazer a trilha e dormir por lá. Detalhe é que com o grande número de turista, os preços já não são tão baratos. Voltamos no fim do dia e vimos o por do sol do barco. Maravilhoso.

À noite, comemos uma trucha a La plancha e fomos dormir. O frio estava de cortar.

Gastos do dia:

20 Bl – entradas Isla da Luna

10 Bl – entrada Isla do Sol

65 Bl – almoço Isla do Sol

35 Bl – cervejas e petiscos

40 Bl – barco de volta para Copacabana

100 Bl – diária Hotel Mirador

60 Bl – passagens Copacabana para La Paz (Titicaca Tours)

56 Bl – jantar

Total: 386 Bl = US$ 57

 

9/4

Acordamos, fizemos uma caminhada por Copacabana e sem querer acabamos no Mosteiro, no alto da cidade. Não havia lido nada sobre ele e fiquei muito feliz de descobrir. O lugar é bem bonito, valeu a pena.

Pegamos um ônibus para La Paz e chegamos na cidade por volta das 17h. Ah, tivemos que pegar uma balsa no meio do caminho, bem tosca. Coisa de minutos. Não tínhamos reservas, primeiro procuramos os hotéis perto da rodoviária (o PIrwa é um deles, mas estava lotado), aí pegamos um taxi e fomos para o centro. Acabamos ficando no Hotel Sagarnaga, decadente, mas ainda sim bom. E tinha até Globo!

Passeamos pela calle Lampu, comemos alguma coisa e fomos dormir.

Gastos do dia:

55Bl – almoço

3 Bl – balsa

10 Bl – taxi até a Calle Sagarnaga

320 Bl – duas diárias Hotel Sagarnaga

93 Bl – Jantar (Luna’s na rua do hotel mesmo)

14 Bl – sobremesa (Café Del Mundo, ao lado do hotel)

Total: 495 Bl = US$ 73

 

10/4

Nesse dia queríamos ir Chacaltaya, mas estava chovendo muito, então decidimos passear por La Paz mesmo. Confesso que achei a cidade péssima. Fomos ao Museu da Coca, bem pequeno mas muito didático. No fim da tarde o Daniel passou muito mal por causa da altitude e assim foi até o dia seguinte. Acabamos não fazendo nenhum passeio em La Paz.

Gastos do dia:

20 Bl – entradas Museu da Coca

22 Bl – souvenirs

73 Bl – almoço (o restaurante é na rua Sagarnaga mesmo, chama Banais. O menu do dia é bem completo e muito barato. E o restaurante é legal)

200 Bl – casaco (o meu estava péssimo e não era a prova de vento, não deu para arriscar e ir sem ao Uyuni)

280 Bl – ônibus para Uyuni (eles ofereceram um ônibus turistico, mas acabamos comprando o normal mesmo e era a mesma coisa do outro, ou seja, ruim. A empresa era Trans Ormeno. Não tinha ar, mas tinham mantas e estavam limpas. Lá pelas 4h da manhã a estrada ficou intransitável, tivemos que descer porque o ônibus atolou e tudo mais)

47 Bl – jantar

Total: 642 Bl = US$ 92

 

11/4

Não fizemos nada o dia todo. Não estávamos nos sentido bem e a viagem até Uyuni era cansativa e longa, fora que as outras duas noites não seriam tão confortáveis.

Gastos do dia:

7 bl – água

34 Bl – lavanderia (no próprio hotel)

30 Bl – balas de coca

33 Bl – lanche

46 Bl – almoço

15 Bl – taxi até o terminal

40 Bl – manta (comprei na rodoviária pq fiquei com medo de passar muito frio)

Total: 205 Bl = US$ 30

12/4

Chegamos a Uyuni depois de uma longa jornada. O ônibus atrasou 3h do previsto por causa das condições da estrada. Acabamos conhecendo dois italianos no ônibus e resolvemos fazer o passeio juntos. Como nos dias anteriores não estava chegando ônibus lá, o pessoal estava meio desesperado e nem precisamos pechinchar muito. Na descida do ônibus duas mulheres ofereceram os passeios e fechamos com o mais barato. As outras duas pessoas que iam com a gente era um brasileiro, o Helder e uma mexicana. Nosso motorista era bem legal. Os carros, pelo que notei, são bem parecidos.

Saímos da cidade por volta das 11h e fomos primeiro para o cemitério de trens. É bem legal, mas não há nenhum controle, por isso a muito vandalismo e sujeira lá. De lá fomos para o deserto, o lugar mais esperado por mim a viagem toda. E é maravilhoso ver aquele branco infinito. De lá fomos para o nosso primeiro alojamento, na casa de uma família. Eram três quartos, um para seis pessoas, um de quatro e um de casal. Como eu e o Daniel éramos o único casal, ficamos no quarto para dois. O banho quente lá era pago, mas ao menos era quente. O jantar foi muito bom. A senhora que nos recebeu caprichou.

Gastos do dia:

1200 Bl – pacotes para Uyuni (3 dias/ 2 noites)

100 Bl – transfer para San Pedro (já compramos junto com o pacote)

10 Bl – banheiro

60 Bl – água e snacks

20 Bl – banho quente

Total: 1390 Bl = US$ 200

 

13/4

Passeamos pelo deserto e por várias lagoas. Cada lugar mais lindo do que o outro e um frio de matar.

O alojamento era bem mais simples que o outro, mas a comida estava boa e tinham muitos cobertores. Nesse dia até nevou um pouco. Não precisamos de banho (não tinha como tirar a roupa) e tbm não tinha água quente. Ah, passei mal. O carro chacoalha muito, era alto, estava frio, enfim....)

Gastos do dia:

300 Bl – entradas no parque

Total: US$ 44

 

14/4

Mais lagoas e as piscinas naturais. Não tive coragem de entrar porque minha toalha era daquela pequena, fitness. Quem entrou disse que estava muito bom. Nesse dia, o nosso passeio acabou às 10h. O nosso motorista nos deixou na fronteira com o Chile, pegamos um ônibus e pouco tempo depois estávamos em San Pedro do Atacama. É nítida a diferença das estradas, no Chile a sinalização é ótima.

Descemos do ônibus e um sujeito ofereceu hostel barato (para o Chile). Nos juntamos a um grupo de europeus e fomos para esse hostel. Era no fim da rua Toco não (não é isso, mas lê-se assim). O hostel era uma festa, bem divertido.

San Pedro é um charme e estava quente. Que delicia!! Não fizemos nenhum passeio lá, a não ser pela cidade mesmo.

Gastos do dia:

30 Bl – imigração Bolivia (eles pediram isso na imigração, tenho certeza que era propina, mas não teve jeito)

15.000P – hostel (quarto matrimonial sem banheiro e sem café da manhã)

12.000P – almoço

6.000P – cervejas

1000 – agua

76600 - passagens de ônibus para Santiago (isso passamos no cartão)

6000P – jantar

Total: 30 Bl + 116.600P = US$ 247

 

15/4

Íamos para Santiago na hora do almoço. Acordamos tarde, demos uma volta, tomamos um brunch e pegamos o ônibus. Ô viagem longa!! O ônibus é bom, mas era um tal de parar. 23h de viagem nada fácil.

Gastos do dia:

7800P – café/almoço

2740P – lanche na rodoviária de Antofagasta

Total: 10540P = US22

 

16/4

Chegamos a Santiago na hora do almoço. Pegamos o metrô e fomos para a estação Baquedano. Procuramos alguns hostels, mas ou não tinha vaga ou estava caro. E fim de viagem, fim do dinheiro. Acabamos ficando num dormitório misto, para 12 pessoas. Sinceramente, foi uma experiência ótima. Se eu soubesse que era tão tranqüilo tinha pensado nisso antes.

Depois de um bom banho e comida, fomos andar pelos bairros de Bellavista e Providencia. Adorei. A cidade é bem organizada, cheia de barzinhos, um charme.

Gastos do dia:

1200P – metro

24.000P – duas noites (Hostel Terra Extremus – ao lado da estação Baquedano. Dormitório sem café)

11.000 – almoço

Total: 36200P = US$75

 

17/4

Fizemos o Free Tour (todos os dias às 10h ou às 14h, sai da Plaza das Armas), que eu super recomendo. É um city tour à pé, que passa pelos principais pontos da cidade e termina na casa de Neruda. É de graça, você só dá uma gorjeta para o guia ao final, se quiser. O tour dura umas 4h e anda-se muito. Depois, comemos um cachorro-quente e fomos subir o Cerro San Cristovão. São 6km de subida (tem um bondinho também, mas preferimos ir andando) e a vista da cidade é linda lá de cima.

Nesse dia andamos uns 25Km. Só passamos no supermercado e fomos comer e beber no hostel mesmo. Vinho é muito barato lá.

Gastos do dia:

1800P – café da manhã

2.950P – lanche

1800P – almoço (cachorro-quente em frente à faculdade)

4.000P – tips free tour

10350P – supermercado

Total: 20900P = US$ 44

 

18/4

Nesse dia pegamos um ônibus e fomos para Valparaiso. Passamos a manhã lá e pegamos outro ônibus para Viña Del Mar, onde passamos a tarde. São duas horas de Santiago e vale a pena passar o dia nas duas cidades. São bem charmosas e na beira do mar. Eu preferi Viña, mas as duas são adoráveis.

Gastos do dia:

24000P – duas diárias no hostel

2400P – metrô

9000P – ônibus ida e volta para Valparaiso (Turbus)

1200P - ônibus em Valparaiso

5600 – almoço

1760 – ônibus ida e volta de Valparaiso para Viña (pegamos na rua mesmo)

6400P – supermercado

Total: 50360P = US$ 105

 

19/4

Fomos à vinícula Cosino Macul. Agendei o horário antes pelo site. Pegamos o metrô até Quillin e depois um taxi. É bem fácil, sem erro. O passeio é o que todo mundo relata mesmo: vê se pouca coisa, mas para mim, foi muito bom. O lugar é lindo, o vinho uma delícia. Nosso grupo era pequeno, logo, deu para ficar bêbado às 11h da manhã!

À noite fomos num jogo da Libertadores. Era Universidad do Chile X Atletico Nacional (Colombia). Fomos de metrô até o campo e voltamos de taxi. Eu adoro um estádio e foi muito legal.

Gastos do dia:

2400P – metrô ida e volta para Cosino Macul

4000P – Taxi do metrô à vinícola

27500P – visita ao vinhedo + souvenirs (acho que a visita é US$17 por pessoa com duas degustações)

4350P – almoço

12.000 P – ingressos jogo

Total: foi o único dia que não anotei tudo e não somei.

 

20/4

Acabou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...