Ir para conteúdo

Brasov, Transilvânia - Romênia


Oswaldo Bak

Posts Recomendados

  • Membros

Brasov, muito além do Conde Drácula

 

Brasov é uma cidade medieval no coração da Transilvânia. Fica a 170 quilômetros de Bucareste e tem uma atmosfera totalmente diferente, bem mais agradável que a capital romena. É uma cidade com ar interiorano, pouco trânsito e muito verde. No trecho de ida tivemos a infelicidade de pegar um trem com ar condicionado quebrado, num baita calor de 39 graus (as janelas não abriam, eram lacradas, ou seja... uma fornalha) foram duas horas e meia de viagem, que valeram a pena. Chegamos a Brasov num domingo a tarde. O ônibus que pegamos na estação de trem nos deixou praticamente em frente ao nosso hostel. Ficamos hospedados num hostel clássico, muito aconchegante e com gente jovem. Conhecemos alguns viajantes que nos deram dicas valiosas para os próximos destinos na Bulgária e Turquia. Durante um café-da-manhã nós abrimos nosso leque de possibilidades e descobrimos destinos que não saberíamos sem uma boa conversa. Numa viagem assim é muito bom trocar ideias com novas pessoas que já passaram por onde você pretende passar.

 

No centro antigo de Brasov, há várias ruas de pedestres e uma praça ampla muito bonita. Caminhar sem roteiro pelas ruas da cidade é uma experiência muito interessante. O mais legal é ir descobrindo as ruelas, esquinas e as construções medievais... Por falar em ruela, Brasov tem a rua mais estreita da Europa, com um metro de largura, a Strada Sforii.

 

Black Church

As igrejas do século XIII são muito bem conservadas e a cidade murada lembram Dubrovnik, na Croácia. A diferença é que pouco sobrou do muro que cercava Brasov. Só é possível visitar algumas torres de observação construídas na idade média. As melhores, que oferecem ótima panorâmica da cidade são a Black e White Tower.

 

A vista mais ampla que se pode ter do centro antigo de Brasov é do alto de uma montanha, onde é possível subir por um bondinho. Muita gente sobe a pé, mas essa é uma atividade que requer ótimo preparo físico. Vários turistas procuram a Romênia para fazer montanhismo no verão e esquiar no inverno.

Sem dúvida, as principais atrações da região de Brasov são: O Castelo de Bram (do Conde Drácula), O Castelo de Peles e o forte de Rasnov. Dá pra conhecer os três num único dia, mas é bom ficar atento se você ir por conta própria, porque cada um fica num vilarejo diferente, próximos a Brasov. Sem um motorista local, não dá para fazer num dia só. As estradas são difíceis para quem não conhece a região. Nós fomos de carro.

 

A nossa primeira parada foi no Forte de Rasnov, que possui o mesmo nome da cidade que fica aos seus pés. A cidadela fica no topo de uma montanha e oferece uma vista de 360 graus maravilhosa das montanhas. Foi construída no século XII com o objetivo de proteger os camponeses da região contra as invasões turcas. É um lugar maravilhoso, bem conservado, onde se pode ter uma ideia de como era a vida naquela época.Lá dentro tem algumas lojinhas e um ou outro ator com roupas daquela época. A vista da região é privilegiada e as flores e jardins do forte são muito bem cuidados. Vale a pena conhecer!

 

Depois de Rasnov, seguimos para o famoso Castelo de Bram, o do Drácula.

 

Vlad Tepes

A Transilvânia ficou mundialmente conhecida por causa da lenda do Conde Drácula. No fim do século XIX, o escritor inglês Bram Stoker escolheu a região da Romênia como cenário para a ficção que virou filme e lenda. Ele se inspirou no príncipe Vlad Tepes que governou a região no século XIII, bem antes do lançamento do livro. Ele morreu com a fama de sanguinário por causa de sua crueldade com os inimigos. É claro que o tal do Vlad Tepes nunca foi um vampiro, nem bebeu o sangue de ninguém, o príncipe não passou de mais um governante autoritário. O impressionante dessa história toda é que o castelo onde ele viveu é um dos pontos turísticos mais visitados da Romênia e vive cheio. No dia que nós conhecemos o Bram, havia dezenas de crianças, provavelmente de grupos escolares. É um castelo suntuoso no alto de uma montanha. Por dentro tem características de casa de campo. Apesar do alto apelo comercial, merece a visita.

 

CASTELO DE PELES

O que mais nos surpreendeu foi o Palácio Peles, em Sinaia, um vilarejo que fica a 80 km de Brasov. Trata-se de um castelo do século XIX, de estilo romântico, MUITO lindo e moderno para a época. É o primeiro castelo da Europa a ser construído com estrutura para energia elétrica. Tem até cinema com cadeiras e decoração daquela época. Cada cômodo foi decorado com uma temática diferente. É muito luxuoso e elegante. A mobília foi totalmente preservada. Há cristais e espelhos italianos, objetos de marfim, tapetes persa, lustres maravilhosos e uma biblioteca impecável que chegou a ter mais de 10 mil livros, além de uma passagem secreta para a fuga do Rei Carol I. O Castelo de Peles é imperdível e nós arriscamos dizer que por dentro é muito mais bonito e conservado que o famoso castelo de Verssailles na França.

 

Brasov é assim...

Uma ótima opção para um turismo mais calmo e ao mesmo tempo riquíssimo culturalmente. Romântico e com uma boa vida noturna. Mais uma vez comprovamos que os preços na Romênia para nós brasileiros são ótimos. Come-se muito bem, há diversos tipos de salada (a melhor opção no verão) e variedades de pratos. O sol no verão é muito forte e no inverno as temperaturas podem chegar a menos 20 graus. Nós adoramos e recomendamos!

 

De onde viemos: Bucareste, Romênia

Para onde vamos: Sofia, Bulgária

 

BRASOV - ROMÊNIA

Hospedagem: 29 euros - JugendStube Hostel - muito bom

Transporte: a pé e ônibus - bom

Culinária : 4 euros por prato - ótimo

Hospitalidade do povo local: muito boa

Pontos Turísticos: muito bom

Preços: excelentes

Clima Local (média 32 graus): junho/12

Fuso Horário: 06 horas a mais em relação ao Brasil

Distância Percorrida desde o último destino: 1.970

Distância Percorrida desde o ponto de Partida (Lisboa): 9.981km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...