Ir para conteúdo

Bodrum, Turquia


Posts Recomendados

  • Membros

Bodrum, o difícil é ir embora

 

nosso blog:

www.212dias.blogspot.com



Bodrum, na Turquia, não estava no nosso roteiro. Buscamos essa cidade de praia, bem perto da Grécia, para alternar o tipo de turismo e aproveitar o calor. No verão, a cidade ferve. Pesquisando, percebemos que Bodrum é um excelente destino para casais e solteiros que buscam tanto vida noturna e praias badaladas, quanto um lugar para curtir a dois. A noite de Bodrum é bem famosa. Há dezenas de opções de bares e baladas, mas também há restaurantes à luz de velas com vistas paradisíacas para o mar Egeu. É uma cidade de seis mil anos e uma história cheia de conflitos.

Chegamos a Bodrum de ônibus, depois de cinco horas de viagem. Da serra do mar já notamos o que nos esperava. O calor era forte, quase 40 graus. A nossa pousada tinha a mesma cara do resto das casas brancas no estilo grego, com ambiente tranquilo e harmônico. Ficamos numa pousada familiar, a Myndos Pension, é ótima, limpa e tem bom café-da-manhã servido no terraço. Deixamos nossas malas e fomos direto para a praia, que é de pedrinhas, como a maioria das praias europeias.

O mar é transparente e tem temperatura agradável. Os bares dominam a faixa de areia e para ficar nas cadeiras é preciso consumir alguma coisa. Esqueça se você gosta de ficar direto na canga ou na própria cadeira, não tem espaço. Curtir a praia e o pôr do sol em Bodrum é uma delícia.

 

Castelo de São Pedro visto da praia

O castelo medieval de Bodrum ou castelo de São Pedro, do fim do século XV, dá um charme para a cidade. Hoje é um museu de arqueologia e possui o maior acervo de objetos encontrados no fundo do mar Egeu. O Bodrum Museum of Underwater Archaeology é um dos maiores museus de arqueologia submarina do mundo.

Além da praia, o forte da cidade são os bares ao longo da orla e o comércio. É impressionante a variedade e a quantidade de lojas, uma colada na outra. Há desde joias de prata, souvenirs, roupas até casacos de couro (!) À noite, o bazar a céu aberto fica lotado de turistas e locais que geralmente sã muito simpáticos. De dia, os passeios de barco saem bem cedinho para as ilhas gregas que ficam perto de Bodrum. Nós gostamos tanto do lugar que resolvemos esticar mais um dia, assim conseguimos passar um dia na Grécia.

 

Uma esticada para Kos, Grécia

A passagem de barco para Kos é vendida por 12 euros, no píer principal de Bodrum. O nosso barco partiu às nove da manhã, mas antes passamos pelos trâmites do visto. O passeio de barco é muito agradável e a vista é deslumbrante, leva cerca de uma hora e meia. Kos é visivelmente mais organizada do que Bodrum. As ruas são mais amplas e limpas e não há abordagem de comerciantes. Na praia, o estilo dos turistas é bem diferente e algumas mulheres arriscam um topless, coisa que é impossível do lado turco.

 

Kos é uma das ilhas gregas mais conhecidas no circuito turístico, é possível chegar lá de barco ou avião. É a terra de Hipócrates, um dos pais da medicina ocidental. O médico grego nasceu em 460 AC e é a figura mais ilustre da ilha.

 

Kos, Grécia

Se você tiver tempo e quiser dar uma esticada para a Grécia, vale muito a pena, nós achamos a praia bem mais bonita que a de Bodrum. Além da praia que é linda, a ilha tem as ruínas do complexo de Asklepion, construído depois da morte de Hipócrates para ser uma escola e centro de tratamento. No verão o melhor é conhecer as ruínas bem cedo ou no fim da tarde porque o sol é fortíssimo! De ferry, em um dia, também é possível conhecer as ilhas gregas de Rodes, Simi e Kalymnos e voltar para Bodrum numa boa.

 

O QUE COMER

Em Bodrum, existem vários restaurantes especialistas em frutos do mar. Muitos exibem os peixes em vitrines, mas nem sempre o que eles mostram é o que vem no prato. Para nós brasileiros, que temos muitas opções e fartura em nosso país, talvez seja uma experiência decepcionante.

É preciso escolher bem o restaurante. Muitos oferecem uma linda vista, mas pratos pequenos. Fora da orla há muitas opções de restaurantes com bons preços. Em Bodrum o Kebap no prato também é tradição. Lá nós provamos pela primeira vez o Iskender, um prato à base de pão, carne de carneiro e iogurte, acompanhado por uma salada. Uma delícia e ótima opção para quem quiser gastar menos.

 

Bodrum é assim: Uma cidade quente e vibrante, cheia de turistas do mundo todo. A melhor época é de junho a setembro, na alta temporada. O comércio é intenso, tem belas praias e hotéis que vão desde luxuosos resorts até pequenas pousadas. Diferente de outras cidades turcas, em Bodrum, o islamismo é mais light e não é necessário se preocupar tanto com as roupas.

 

BODRUM - TURQUIA

Hospedagem:40 euros/dia - Myndos Pension-

Transporte: a pé

Culinária : 8 euros por prato -

Hospitalidade do povo local:

Pontos Turísticos:

Preços:

Clima Local (média 35 graus):

Fuso Horário: 06 horas a mais em relação ao Brasil

Distância Percorrida desde o último destino: 271 km

Distância Percorrida desde o ponto de Partida (Lisboa): 12.686 km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...