Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pamukkale, Turquia

Featured Replies

Postado
  • Membros

Pamukkale, o castelo de algodão

 

nosso blog:

www.212dias.blogspot.com

 

Este é sem dúvida mais um daqueles lugares de beleza única no mundo. Em turco, Pamukkale significa castelo de algodão e não é difícil imaginar o motivo. De longe a montanha branca parece um monte de neve, é como se estivéssemos andando nas nuvens. O calcário que brota da terra junto com a água, considerada medicinal, forma um cenário surreal: uma cadeia de piscinas suspensas que lembram varandas. Não é à toa que Pamukkale é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

Chegamos a Pamukkale de ônibus e nos hospedamos no próprio vilarejo aos pés do parque natural. Fizemos tudo a pé e isso foi ótimo. Muita gente se hospeda em Denizli - a 22km - que é maior e mais estruturada, mas nós quisemos ficar bem perto das piscinas. Escolhemos um hotel a cinco minutos de lá.

O turismo é intenso em Pamukkale. O ideal é chegar bem cedo, antes das dez da manhã, quando as excursões chegam ao parque, ou no fim da tarde. Quando está vazio o cenário é bem mais bonito. Dezenas de piscinas, as da parte de baixo do parque, são abertas ao público, mas grande parte é preservada e a entrada é proibida. As piscinas são rasas e quentes. Uma dica para quem só vai passar um dia em Pamukkale: caminhe por todas as piscinas, suba até o topo da montanha e curta a vista lá de cima.

 

Além do visual maravilhoso, esse é o lugar onde ficam as nascentes das águas termais.

Tomar um banho nas nascentes é uma experiência fascinante. É normal chegar ao parque e ficar deslumbrado com a beleza das piscinas. Nós só fomos conhecer as nascentes no segundo dia. A entrada no parque custa 20 TL, cerca de R$ 20,00.

 

HIERÁPOLIS

 

O complexo de piscinas naturais não é a única atração do lugar. No Império Romano, elas pertenciam à cidade de Hierápolis. As ruínas dessa cidade romana estão lá até hoje e é possível conhecê-las com guia ou livremente. Nós fomos sozinhos.

 

Anfiteatro de Hierápolis

 

O anfiteatro de Pamukkale é um dos mais bem conservados do mundo, muito bonito e com uma vista incrível de toda a cidade.Foi construído em 129 depois de Cristo, para receber o Imperador Adriano. Em formato de arena, comporta 15 mil pessoas.

 

Avenida principal de Hierápolis

Nós exploramos bem as ruínas, de onde é possível imaginar como os romanos viviam dois mil anos atrás. O cemitério e a catedral de purificação que ficavam fora da cidade, os portais e a rua principal da antiga Hierápolis também nos deram uma boa noção da grandiosidade do lugar. Eles tinham banheiros públicos coletivos, que estão lá até hoje, e até casa de banho, uma espécie de spa. Uma curiosidade: quem vinha de fora passava por um ritual de purificação, eles tinham que tomar um banho com as águas termais para entrar na cidade. Os romanos acreditavam que assim evitariam o surgimento de doenças e o contato com maus espíritos. Os corpos também eram enterrados fora do perímetro urbano.

 

Durante o Império Romano, Hierápolis era o destino predileto dos nobres que acreditavam que a água era rejuvenescedora. Dizem que Cleópatra também elegeu o lugar para descansar. Existe uma piscina de água quente e natural, construída naquela época, onde é possível nadar e curtir o lugar eleito pela rainha egípcia. A piscina tem ruínas submersas e água cristalina a 35 graus, é um dos pontos altos do parque. A água é uma delícia, mas não é legal ficar muito tempo na piscina porque a pele fica extremamente seca, por conta dos elementos químicos que vêm do subsolo. A entrada na piscina da Cleópatra custa 35 TL, cerca de R$ 35,00 por pessoa.

 

Piscina da Cleópatra

 

Nós ficamos três dias em Pamukkale, o suficiente para conhecer tudo. Ao contrário do resto da Turquia, comer no vilarejo de Pamukkale não é tão bom, os pratos não são bem servidos e tudo é bem rústico. Tem que saber escolher. As abordagens na porta dos restaurantes e lojas são frequentes. É preciso ter paciência e levar na esportiva porque eles são insistentes a ponto de puxar as pessoas pelo braço. Os comerciantes têm uma tática da qual é difícil escapar. Para estabelecer uma conversa, eles sempre perguntam “where are you from” e na sequência engatam outras perguntas até que a pessoa entre no restaurante ou compre alguma bugiganga.

 

COMO CHEGAMOS...

 

Andar de ônibus na Turquia é muito prático e barato, as estradas são boas e os ônibus têm ar-condicionado e serviço de bordo, com direito a água e alguns snacks. Muita gente fecha pacotes em agências e vai de carro ou de van. Mais uma vez escolhemos o ônibus, uma boa maneira de conhecer, observar as cidades, as pessoas e a mudança de relevo do país. Viajar na Turquia é fácil, não é necessário fechar pacotes, dá para fazer tudo por conta. O país é seguro e muita gente fala inglês.

 

De onde viemos: Capadócia (Göreme), Turquia

Para onde vamos: Bodrum, Turquia

 

PAMUKKALE - TURQUIA

 

Hospedagem:30 euros/dia - Koray Hotel -

Transporte: a pé

Culinária : 6 euros por prato -

Hospitalidade do povo local:

Pontos Turísticos:

Preços:

Clima Local (média 35 graus):

Fuso Horário: 06 horas a mais em relação ao Brasil

Distância Percorrida desde o último destino: 615 km

Distância Percorrida desde o ponto de Partida (Lisboa): 12.385 km

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.