Ir para conteúdo

9 dias nas Serras Gaúchas - set/2005 - Parte 3: Nova Petrópolis


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A cidade:

 

Nova Petrópolis é um pedacinho da Alemanha, com 292 km2 e aproximadamente 18 mil habitantes (dados de 2003), no estado do Rio Grande do Sul. Está localizada a 100 km da capital Porto Alegre. Assim como Canela, Nova Petrópolis está situada na Região das Hortênsias e também faz parte da Rota Romântica, roteiro turístico que apresenta a colonização alemã. Apresenta clima subtropical com variações de tempeartura ocasionadas pelas variações de altitude. No inverno pode ocorrer temperaturas negativas com ocorrência de geadas e até, ocasionalmente, neve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Distância de Nova Petrópolis a Porto Alegre: 100 km

Distância de Nova Petrópolis a Caxias do Sul: 35 km

 

A partir do aeroporto de Porto Alegre, pode pegar táxi, ônibus ou metrô para a Rodoviária, que fica perto, acho que a menos de 10 km. O acesso ao metrô é fácil, acho que existe uma Van (sem custo) que leva do aeroporto à estação (bem próxima), porém dentro da estação não há rampas somente escadas que, algumas vezes, dificultam o trânsito de malas. Horários de ônibus em Porto Alegre e de Porto Alegre para as cidades da Serra Gaúcha podem ser conferidos, respectivamente, no site da Prefeitura e no site da Rodoviária.

 

A partir de Caxias do Sul, os horários de ônibus podem ser consultados no site da Rodoviáriada cidade.

 

Quando eu fui para essa região eu fui via Porto Alegre, pois me disseram que o aeroporto de Caxias do Sul tem mais probabilidade de fechar devido à neblina/falta de visibilidade da pista. Porém não sei se isso é tão crítico assim, vale verificar preços dos vôos para os dois destinos. Quando eu fui, a passagem para Caxias era mais cara, dava uma boa diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acredito que qualquer época seja boa para visitar a região. Se quer curtir frio, com muita sorte ver neve e curtir um agito vá nos meses de inverno. Se quiser sossego, vá fora de temporada. Se quiser ver as hortênsias, vá a partir de outubro. Acho que em novembro já começa a decoração de natal. E também tem a época que as parreiras estão floridas, depois começa a colheita das uvas, enfim cada época tem o seu charme.

 

Os eventos oficiais de Nova Petrópolis são a Feira de Verão, realizada nos finais de semana de janeiro e fevereiro, no Parque Aldeia do Imigrante; a Magia da Páscoa, que acontece na semana da Páscoa, no Parque Aldeia do Imigrante; o Festimalhas, que ocorre em maio, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis; o Festival do Folclore, realizado nos finais de semana de julho, no Parque Aldeia do Imigrante e Centro de Eventos; o Natal em Cores, que acontece de final de novembro a início de janeiro, no Parque Aldeia do Imigrante e na Praça das Flores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em Nova Petrópolis, com carro alugado:

• Labirinto Verde, Praça da República. Todos tiram foto do labirinto e dos jardins floridos da praça.

• Parque do Imigrante, Av. 15 de novembro, 1966 tel. 3281 1254/1222. O parque é muito bonito. Fomos na segunda-feira, o parque estava aberto, mas algumas de suas atrações fechadas.

 

Algumas atrações indicadas:

• Ninho das Águias - acesso (ruim nas chuvas) pelo km 181 da BR 116 para Caxias do Sul a 2km da Central de Informações. Percorre-se 7.5 km, sendo 4.5 de terra. A 720 metros de altura, com três rampas de vôo livre, oferece uma belíssima paisagem do Vale do Rio Caí e da cidade de Caxias do Sul.

• Praça Theodor Amstad, na Linha Imperial, pela RS 235, a 7 quilômetros do centro da cidade

• Pinheiro Multissecular, na Linha Imperial - acesso pelo km 8.5 da RS 235 para Gramado, 9 km (1.5 km de terra) no acesso à Praça Theodor Amstad.

• Cascata Johan Grings - Linha Imperial

• Panelão - acesso por Linha Araripe, a 18 quilômetros do centro da cidade pela RS 235, mais 5 quilômetros de acesso. É uma formação rochosa com queda d'água, formando um lago com saída subterrânea.

• Roteiro Alemães do sul - Caminhos de um povo, (54) 3298-1088. Esse roteiro mostra a história de Nova Petrópolis, percorrendo as propriedades rurais, nas quais vivem os descendentes de colonizadores alemães. Nessas localidades funcionam agroindústrias familiares, inclusive com hospedagem.

• Torre do Pórtico de Entrada, Av. 15 de Novembro, 100, acesso pela BR 116 e RS 235, (54) 3281-1398, das 08h às 18h.

• Vale do Rio Caí, Linha Temerária (a 12 Km do centro), (54) 3281-1398/3281-1222.

• Jardim da Percepção, R. Barbosa, 256 (esquina com a R. Tiradentes, Centro), (54) 3281-4298/3281-4286/9939-9931, qua a dom das 9h às 12h e das 13h às 17h30min.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Onde ficar:

Outras opções: (coloco a lsita aqui, mas não me hospedei na cidade)

• H. Recanto Suiço, Av. 15 de Novembro, 2195, (54) 3281-1229

• P. Serrana, R. Cel. Alfredo Steglich, 388, (54) 3281-1687

• P. Mikas, R. Schwarzwald, 100, (54) 3281-1793

• Hotel Petrópolis, R Cel. Alfredo Steglich, 33, (54) 3281-1091

• Hotel BergHaus, Av. 15 de Novembro, 2275, (54) 3281-1560

 

Onde comer:

Outras opções:

• Opa´s Kaffeehaus - Café Colonial, R. João Leão, 96 (a 100m da Praça das Flores, Centro), (54) 3281-1273/3281-3487, ter a sex das 14h às 20h, sáb a partir das 13h, dom e feriados a partir 12h.

• Restaurante Tiro ao Alvo, R. Duque de Caxias, 13 (a 250m da Praça das Flores), (54) 3281-1985. Almoço das 11h30min às 14h30min. Abre as 7h servindo lanches. Durante a semana funciona no esquema de buffet por quilo ou livre, no final de semana apenas buffet livre.

• Padaria Petrópolis, Av. 15 de novembro, 1610 (centro, a 80 m da Praça das Flores), (54) 3281-1968, das 7h às 20h30.

• Restaurante Biergarten, Av. 15 de Novembro, 1966 (Junto ao Parque Aldeia do Imigrante), (54) 3281-3097/9987-7302.

• Restaurante Plátano Grill, Av. 15 de novembro, 1883 (centro, 200m da Pça da Flores), (54) 3281-3266, almoço das 11h30min às 15h. Durante a semana funciona no esquema de buffet por quilo ou livre, no final de semana apenas buffet livre.

• Restaurante Ponto Máximo, R. Rui Barbosa, 386 (centro, a 50 m da Praça das Flores) (54) 3281-1720, almoço e jantar: das 11h às 14h e das 18h às 22h. Almoço funciona no esquema de buffet de comida caseira por quilo. No horário do jantar serve à la carte.

• Restaurante Super Piá, R. Frederico Michaelsen, 129 (centro, a 100m da Praça das Flores), (54) 3281-1387, segunda a sábado, almoço: 11h15min às 13h30min no esquema de buffet por quilo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dicas:

• Canela e Nova Petrópolis tem hospedagem e restaurantes mais em conta.

• É bom levar uma blusa, em qualquer época do ano. Eu peguei frio no final de setembro, fez mínima de 2 graus. Mas se quiser fazer compras tem muitas lojas em Gramado. Nova Petrópolis é muito recomendada, principalmente para compra de malhas.

• Vários lugares estão fechados às segundas-feiras.

 

Centro de Informações Turísticas:

• Av. 15 de Novembro, 100, (54) 3281-1398, seg a sex das 8h às 23h, sáb e dom das 9h às 23h.

• Av. 15 de Novembro, 1966, (54) 3281-1222, das 8h às 18h.

 

Links úteis:

http://www.novapetropolis.rs.gov.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

26/09/2005 - Dia ensolarado, com algumas nuvens

Cidades de Canela, Nova Petrópolis e Gramado

 

Saímos em direção a Canela e paramos no Belvedere Vale do Quilombo. Visitamos o Mundo a Vapor, onde vimos as diversas máquinas funcionando e trouxemos um pedaço do papel fabricado lá. Há vários guias explicando todo o processo. Andamos num mini-trenzinho, onde liberamos a criança dentro de nós. Depois fomos para Nova Petrópolis, mas paramos no meio do caminho, num mirante. Prosseguindo viagem chegamos ao Parque Aldeia do Imigrante. Passamos pela Praça da República, agora com sol, e tentamos chegar ao centro do labirinto. Depois fomos ao shopping, onde almoçamos num restaurante por quilo muito simpático. Voltamos para Gramado e paramos no Pórtico Via Nova Petrópolis para tirar foto. Fomos em direção ao outro Pórtico Via Taquara e paramos na Fábrica de Cristais. Infelizmente não pudemos ver o processo de fabricação, pois não estava funcionando, aliás, tudo pára na 2.a feira. Mas aproveitamos para visitar a loja que fica junto com a fábrica. Fomos de novo em direção a Canela, para visitar a Fábrica de chocolates Prawer. Depois fomos à Fábrica da Lugano, onde tem o urso Luguito. Os chocolates parecem mais caseiros, vimos a produção mais artesanal, uma moça nos acompanhou explicando o processo e estávamos apenas em 4 pessoas. Amei a decoração do lugar e fotos são permitidas (para a minha felicidade). A tardezinha, fizemos a mudança da pousada San Clemente para o hotel Serra Azul, aproveitando o carro alugado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá, muito bom seus relatos e dicas, Eu acho que não da tempo para desfrutar a viagem e pegar as dicas que vc esta dando de graça rsrsrs, muito bom para nós ter algumas pessoas como vc prestes a ar informação para fazer as viagens muito mais fáceis. Uma pergunta, não tem algum relato seu de ter visitado Caxias do Sul ou São Francisco de Paula? Na verdade estou procurando atrativos naturais de Caxias do Sul e saber como se chegar de São Francisco de Paula para a cachoeira sem precisar de carro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

oi pessoal,

 

essa regiao é tao bonita! Fiquei apenas 9 dias, entao faltou mta coisa p/ visitar.

 

Caxias do Sul eu conheci num passeio vapt-vupt q fiz no mesmo dia do passeio d Maria Fumaça, c/ agencia. Só conheci a Igreja de São Pelegrino e 1 vinicola.

o relato esta na 1.a parte, na parte d Gramado, mas nao tem mtos detalhes.

 

S. Francisco d Paula eu nao conheci. Talvez numa proxima viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...