Ir para conteúdo

Holanda/Alemanha/Rep. Tcheca/Áustria - além das capitais?


Posts Recomendados

  • Membros

Oi gente! Queria umas dicas para "rechear" o roteiro que eu fiz entre estas capitais.

 

Voo em setembro e fico 25 dias viajando por esses países. Vou sozinha mas vou encontrar amigos/parentes em Amsterdam, alguns lugares da Alemanha e Viena. Meu roteiro é:

 

Começo em Amsterdam, onde já marquei de ficar quatro dias. Talvez eu vá a Utrecht, só para passar o dia, para visitar uma amiga.

Depois tenho uma semana em que vou a Colônia, na Alemanha, para visitar amigos, e quero passar em Dresden.

Depois vou para Berlim, onde vou ficar uma semana fazendo um curso de alemão (Vou a Dresden antes, apesar de ser meio fora do caminho, para chegar em Berlim numa segunda-feira, a tempo de começar as aulas na GLS)

Depois tenho uma semana para Praga e Viena (de lá volto para SP). Pretendo ficar mais tempo em Praga, e só uns dois dias em Viena.

 

Selecionei esses países porque queria muito conhecer as capitais e para não gastar muito com o deslocamento. Também tenho onde ficar em Colônia, Berlim e Viena, o que facilita ($$). Pretendo viajar entre um lugar e outro de trem (ainda estou pesquisando se vale a pena comprar um passe de 4 países. Pelos preços na DBahn, acho que não, mas isso é outra história).

 

Mas eu também quero passar em outras cidades no meio do caminho, e aí que eu queria a ajuda de quem já passou por esses lugares.

 

- Entre Colônia e Dresden, vocês fariam alguma recomendação? Li sobre um passeio de barco no Reno entre Koblenz e Mainz, que eu quero fazer. No mais, eu já conheço a região ao redor de Dortmund/Dusseldorf, e não faço questão de passar muito tempo por lá.

- No caminho para Praga, considerei ir a Munique, mas vai ser bem na época da Oktoberfest, e tenho medo de estar tudo caro e muito zoneado para conhecer a cidade.

- Na República Tcheca, ouvi dizer que Cesky Krumlov é bonito, e estou considerando passar lá no caminho entre Praga e Viena.

- Em Viena, estou pensando se vale a pena ir a Salzburg.

 

Mas enfim, não tenho muita noção desses países (só conheço um pouco da Alemanha, porque fiz intercâmbio há muito tempo perto de Dortmund), e tenho medo de perder alguma coisa muito boa ficando só nas capitais. Alguém tem dicas?

 

Obrigada!!

Leticia

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Leticia, bem-vinda ao forum.

 

Fico satisfeito quando vejo pessoas querendo ir além das capitais. Aqui nos foruns brasileiros particularmente parece que o povo só dá valor a elas, talvez porque muitos são jovens que focam na vida noturna, melhor nessas cidades. Mas para todo o resto as cidades secundárias podem ser uma experiência muito melhor.

 

Você pediu a ajuda de quem já passou. Eu não passei, mas pretendia ir para quase 100 % das cidades que você citou e como tenho um roteiro já pronto, pesquisado nos mínimos detalhes, acho que posso te ajudar.

 

Utrecht é uma boa pedida, pelo que leio. Nos arredores de Amsterdam há ainda Zaanse-Schans, Volendam, Edam, Marken e outras vilas menores.

 

Dresden fica exatamente entre Berlim e Praga, ou seja, é ali que você deve encaixá-la no roteiro.

 

O passeio de barco entre Koblenz e Mainz vai te tirar um pouco do caminho para Berlim. Se isso não for um problema, aproveite mais a região. Com 3 noites, dá para conhecer as vilas de Bacharach, Braubach e St Goar. Em St Goar há as ruínas do castelo Rheinfels e em Braubach, o castelo Marksburg, que é tido por muitos como dos melhores de toda a Europa. A região ainda é cheia de vinícolas e em setembro particularmente há o Rhein in Flames, festival com fogos e muito vinho. Veja as datas aqui:

 

http://www.firework.rhine-river.com/stgoar/index.html

 

Koblenz e Mainz sãos as maiores cidades do trecho, sem o charme das vilas menores. E o passeio de barco costuma ser mais bem aproveitado de sul para norte, pois é no sentido do rio, demora menos (ou seja, de Mainz a Koblenz). O trecho ideal indicado pelos mais experts é de Bingen ou Bacharach até Boppard, pois segundo eles de Koblenz a Boppard e de Mainz a Bingen é um pouco monótono. Se vocÊ comprar um ticket de trem, ganha 20 % de desconto nos passeios de barco.

 

Sim, Munique será absurdamente cara e tumultuada para quem não curte festas. Mas veja bem, Munique não fica no caminho para Praga. Está lá no sul. Munique fica no caminho de Salzburg.

 

Sim, Cesky Krumlov é tida como uma joia da República Tcheca. Mas novamente, não fica bem no caminho entre Praga e Viena. De Praga a Viena há um ônibus ou trem direto. De Cesky Krumlov a Viena, você tem algumas alternativas. Shuttle até Linz, e de lá um trem (opção de custo intermediário), shuttle direto de CK até Viena (mais cara) ou ônibus de volta para Praga e outro ônibus para Viena (mais cara, só que mais demorada).

 

Salzburg não fica muito próxima de Viena, só seria viável dependendo de como você organizasse o roteiro. Mais próxima de Viena fica o vale do Wachau, com a famosa Abadia de Melk e as vilas Durnstein, Spitz e Krems.

 

Se te ajudar, meu roteiro estava +- assim:

 

Berlim - Praga - Cesky Krumlov - Salzburg (area) - Nuremberg (area) - Vales do Reno e Mosela (área) - Bruges - Amsterdam (area).

 

A ordem é lógica e leva em conta deslocamentos que não sejam muito longos nem caros. Eu ia levar 32 noites para completá-lo.

 

Viena estava fora porque eu não tinha muito interesse. Munique ficou de fora porque eu planejava para set/2013 e ia pegar a Oktoberfest. Colonia ficou como uma breve parada entre Bruges e o vale do Reno, assim mesmo porque era conexão obrigatória, pois a cidade não me interessou após a devida pesquisa.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada pelas respostas!

 

Marcos, suas dicas me ajudam bastante. Vou dar uma olhada nessas vilas menores nos arredores de Amsterdam para talvez conhecer mais lugares na Holanda antes de seguir viagem para a Alemanha. Também agradeço os nomes das vilas na região do Rheinz, eu estava mesmo afim de pesquisar sobre castelos na região.

 

Acho que vou realmente excluir Munique da viagem. Queria aproveitar que estarei de novo na Alemanha porque todo mundo elogia a cidade, mas acho que a Oktoberfest vai descaracterizar demais, e como você disse, não fica bem no caminho.

 

Agora só preciso ver se incluo Salzburg e Cesky Krumlov na viagem ou escolho uma delas. Mesmo sem elas ficarem exatamente no caminho, os tempos de viagem não são tão longos. Mas pelo tempo que eu tenho, para poder curtir mais, acho que vou escolher uma só.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Se vocÊ optar por conhecer Salzburg, aí dá para conhecer Munique. Uma é pertinho da outra. Mas tanto uma quanto outra podem ser interpretadas como áreas, pois os arredores são ricos em opções. Deste modo, eu pelo menos só as conheceria em uma viagem dedicada a essas regiões, em vez de só passar por lá.

 

Vejo muita gente elogiando Munique pelos seguintes motivos -> 1- é uma cidade festeira. 2 - é excelente base para a região por ser central, muitos trens passam necessariamente por lá. 3 - é uma cidade grande e o povo parece ter um magnetismo por cidades grandes. Se é bonita ? Sim, é, basta usar o Google Street View e conferir. Mas não vi quase nada que outras cidades nos arredores não tivessem. Dá para destacar alguns belos parques e uns museus interessantes, mas se museus não são sua prioridade, nem festas, outras cidades passam na frente.

 

Difícil escolher entre Salzburg e Cesky Krumlov, pois são experiÊncias diferentes. Salzburg é uma cidade cheia de opções culturais e base para conhecer alguns dos lagos austríacos e alemães, além do palácio Herremchiemsee. Cesky Krumlov é uma cidade com um rio e castelo, bem menor que Salzburg, uma vila propriamente dita. Não tem 10 % das opções de Salzburg, é um lugar narrado pelos viajantes como sendo uma experiência de estar lá, não de ter propriamente muitas opções para fazer.

 

Em termos de caminho, CK fica mais na rota. Você de Frankfurt segue para Berlim. De Berlim para Dresden, depois Praga, depois CK, depois Viena. Dá certinho. Se Salzburg for uma grande necessidade, você pega o trem de alta velocidade a partir de Viena e chega lá em pouco mais de 2h. Fica lá por um dia, ou alguns e depois volta para Viena. Comprando antecipado é altamente viável, sai a cerca de 20 euros o trecho. Na hora creio que seja uma facada.

 

Quando disse que CK não fica exatamente na rota, é considerando transporte público. Como disse, existe shuttle direto. Caso não pareça caro para você, acredito que é de longe a melhor opção. Uma companhia recomendada pela Lonely Planet e com alto índice de aprovação é essa aqui:

 

http://www.sebastianck-tours.com/shuttle-cesky-krumlov.php

 

Sai a 46 euros o trecho, podendo sair até por menos em ofertas "last minute".

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...