Ir para conteúdo

MOCHILÃO outubro 2012 - BRASIL/BOLIVIA/PERU/ARGENTINA/URUGUAI


Posts Recomendados

  • Membros

Caros Mochileiros,

Envio pra vcs um pré-roteiro que fiz, gostaria, por favor, que se possível me passem informações sobre os lugares que visitarei.

Não sei se vou fazer todo o trajeto planejado, pois só vou até onde a grana der. Não comprei passagem de volta, só vou fazer isso ao fim da viagem.

Minha maior dúvida é quanto a fronteira entre Uyuni e a Argentina. Como devo fazer p sair da Bolívia à partir desse ponto?

Meu roteiro não tá engessado, nem o número de dias - caso seja necessário ou por desejo, ficarei mais dias do que o previsto em cada lugar - peço que me sugiram acrescentar (ou até retirar) algum dos lugar do roteiro.

Quanto ao trecho buenos aires-montevideo, dá pra fazer de bus?

De coração agradeço toda a colaboração que cada um dos mochileiros têm me dado e me desculpo por tá "perturbando" com coisas pequenas.

Abraços!

Obs.: Cada nº corresponde a um dia do mês de outubro.

 

 

6 fortaleza-la paz

7 la paz hospedar/descansar

8 la paz

9 la paz Chacaltaya

10 la paz Tiwunako - ilha do sol

11 la paz-copacabana

12 copacabana-puno ilhas flutuante

13 Cusco (saindo de Puno no fim do dia 12)

14 cusco vale sagrado

15 cusco-águas calientes

16 machu-pichu Retorno para Cusco no fim do dia

17 cusco-la paz-cochabamba

18 cochabamba

19 cochabamba-sucre-potosi

20 Potosi

21 Potosi-Ayuni

22 Ayuni

23 ayuni

24 ayuni

25 Bolívia - Argentina

26 buenos aires

27 buenos aires

28 buenos aires-montevideo

29 montevideo

29 montevideo

30 Montevideo-Brasil (Sampa ou Fortal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Wanessa, bom acho que seu roteiro tá um pouco apertado, e tem coisas meio que não dá pra fazer, tipo as ilhas flutuantes de puno e Copacabana no mesmo dia que são tipo umas 3 4 horas de viagem, e até fechar passeio em Puno e etc, não da.

 

O trajeto também Cochabamba-Sucre-Potosí também acho que não dá pra ser feito em um dia. Acho até que pra ir pra Sucre você teria que ir pra Santa Cruz, depois Sucre. Cochabamba-Santa Cruz são como 10 horas de vigem, e Santa Cruz- Sucre são + 16, depois Potosí é mais de boa são 3. Outra coisa é Cusco, a cidade vale muito a pena passar pelo menos um dia a mais, que é linda e tem bastante coisa pra fazer, Sucre também é uma parada que eu aconselharia, gostei muito, muito mesmo.

 

Uma dica que eu dou, o lado do Titicaca da Bolívia é mais bonito que o do Peru (e mais barato também), se você estiver com menos tempo, saí de la paz, chega em copacabana a tarde (são umas 3 horas de viagem), no outro dia pega o barco das 8h30 pra Ilha do Sol, passa o dia e a noite já parte pra Cusco, são como 12 horas de viagem. Outra coisa, eu cortaria é um dia de La Paz, passa esse dia pra Sucre! a cidade é linda sério, vale a pena.

 

Bom de Uyuni pra Argentina eu não sei como funcionaria, mas a cidade é bem pequena, provavelmente não tem ônibus pra Argentina, meu chute é que você teria que voltar pra Santa Cruz pra isso, mas eu não sei também, que eu fiz só Peru e Bolívia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Wanessa!

 

Posso dar pitaco? :D vamos lá....

 

Minha maior dúvida é quanto a fronteira entre Uyuni e a Argentina. Como devo fazer p sair da Bolívia à partir desse ponto?

Por todo o sul da Bolívia há ônibus ligando à fronteira ou até mesmo ao território argentino. Um percurso bastante convencional que vc pode seguir é até a boliviana Villazón, no sudeste da província de Potosi e atravessar a fronteira pra La Quiaca, a cidade gêmea do outro lado da fronteira, na província de Jujuy.

Uma alternativa, nesse mesmo trajeto, é ir de trem! É mais barato e bem cômodo. O trem sai de Oruro, passa em Uyuni à noite e de manhazinha está chegando a Villazon. Mais informações: http://www.fca.com.bo/contenido.php?seccion=2&subseccion=41

Uma terceira alternativa é terminar o seu tour no salar no Chile. Algumas empresas aceitam te deixar na parte mais sudoeste do salar, pronta pra pegar condução até San Pedro de Atacama, que seria talvez uma alternativa para sua viagem. De lá, há conexões terrestres para Jujuy.

 

Quanto ao trecho buenos aires-montevideo, dá pra fazer de bus?

Dá sim. Se não quiser ir de ferry, há algumas empresas que fazem o trajeto. Que eu saiba: COT, Pullmann, El Condor e Cauvi. Vc pode verificar o horário de cada uma no site do Terminal de Buenos Aires (http://www.tebasa.com.ar)

 

10 la paz Tiwunako - ilha do sol / 11 la paz-copacabana

Tiwanaku é um dos mais importantes sítios arqueológicos da América do Sul. Possui um museu excelente, e uma área de exploração bem grande, incluindo a vizinha Puma Punku. E fica a 2h de La Paz. Tem certeza que quer passar correndo por lá? Os tours com guias locais (que eu recomendo pelas explicações, tanto da história como da religiao -um resquício, claro - que eles ainda praticam) sao organizados pelas empresas de La Paz com duraçao de meio dia. Isso significa que vc deve retornar à cidade no fim da tarde. E se sair direto de Tiwanaku para Copacabana e ainda conseguir transporte à Ilha, vai chegar lá de noite. Minha dica é que deixe um dia para Tiwanaco, e se der vá de lá pra Copacabana, que é uma cidade pequena, fácil e rápida de ser percorrida. E deixe pelo menos um dia para a Ilha do Sol. Pelo menos para que dê tempo de vc chegar às ruínas de Chincana ou fazer a travessia para Yumani. Considere até -quem sabe - pernoitar na ilha (tem mil infomes sobre isso nos tópicos relacionados aqui no fórum)

 

16 machu-pichu Retorno para Cusco no fim do dia

Sério? Claro, dá pra fazer isso... Ó, cada um cada um, mas eu acho que uma experiência como MP tem que ser vivenciada exaustivamente o dia inteiro. Explorando cada cantinho possível do santuário. Isso cansa. Lembre-se que vc estará há 16 dias freneticamente andando pra cima e pra baixo. Sem contar que vc pode conseguir chegar em Huayna Pichu, o que exige que acorde mais cedo. Isso tudo é pra dar a sugestão de pelo menos uma noite na cara Águas Calientes. Sim, pesa no bolso, mas acho que é um descanso merecido e talvez até necessário antes de seguir pro Salar. Mas é aquela coisa, né, se vc achar que dá, então vai! rsrsrs Só acho mais prudente.

 

17 cusco-la paz-cochabamba / 18 cochabamba / 19 cochabamba-sucre-potosi

De cusco a cochabamba são 15 horas de viagem, sem contar parada na imigração e na possível troca de onibus em La Paz. Só pra prevenir, vc vai perder o dia inteiro no onibus. Pode ser uma boa caso vc nao aceite a sugestao acima, entao vá mesmo e durma o sono das múmias dentro desse onibus!!!! Descanse tudo possível!!! Minha sugestao é só depois... Um dia em Cocha, ok... Mas esse "Sucre" aí é só baldeação ou é uma parada mesmo? Pq Sucre é uma cidade que vale pelo menos um dia! O patrimonio urbanistico deles é bem interessante.

 

25 Bolívia - Argentina

Minha última consideração: Buenos Aires é assim TÃÃÃÃÃÃO importante pra vc? Sabe pq? Primeiro, eu tenho minhas dúvidas se vc vai conseguir percorrer bem a cidade em um tempo tão curto. Depois, vai perder pelo menos um dia no trajeto Jujuy - BsAs. E além disso, essa passagem de Jujuy pra BsAs pode comer seu orçamento. Olhei pela El Rapido, o normal está 453 pesos, o executivo a Ar$525. Bom, vc vai estar no norte da Argentina já... De novo a história do cada um cada um, mas eu, nesse roteiro, vejo BsAs como gasto de dinheiro e tempo num roteiro apertado. Vc não considera, quem sabe, gastar esses dias no próprio norte da Argentina?? Salta, Tucumán, Jujuy e suas quebradas, Purmamarca, Cafayate, Estero... opções é o que não falta! E quem sabe até mesmo esticar ao Atacama ou intercalar ele, como já disse acima... O retorno, fica possível a partir de Salta, Mendoza ou Córdoba em avião, ou mesmo via Assunção, que está mais perto... enfim, são só sugestões. Mas tendo acompanhado a alta dos preços rodoviários na Argentina recentemente (estive lá em 2010, 2011 e 2012), eu acho ALTAMENTE recomendável evitar viagens de longas distâncias no país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muitíssimo obrigada, gente!

As considerações q vcs fizeram foram mt importantes pra mim.

Buenos não é tão importante - no entanto creio ser a forma mais barata de se chegar no Brasil, pois só comprarei passagem de volta qd la estiver.

Vou pesquisando e acatando as sugestões de vcs, p q essa viagem seja ainda mais massa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Wanessa, há mais opções, como Fe citou.

Vou só te dar sugestões, fiz uma simulação aleatória para a semana que vem, os preços do trajeto para São Paulo estão (em dólares):

- Buenos Aires 241,00 (Qatar)

- Assunção 200,00 (Gol)

- Santa Cruz de la Sierra 269,00 (Gol)

- Montevideo 212,00 (Gol)

- Foz do Iguaçu 70,00 (TAM)

- Mendoza 390,00 (Gol)

- Salta 415,00 (Aerolíneas)

 

O que tem que pensar é que talvez o que vc vai gastar para chegar e estar em Buenos Aires vai fazer ficar mais caro. Como disse, o Trajeto Jujuy-BsAs sai por mais de R$200, sem contar com os custos na capital, que são maiores do que no norte... então são no mínimo 100 dólares a mais na sua passagem BUE-SAO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigada Gui. To revendo o roteiro e pensando até na possibilidade de encerrar a viagem no Chile, depois do Salar.

Sei que meu roteiro tá apertado, mas não necessariamente devo segui-lo.

Tenho mais uns dias p curtir essa viagem, q pode ir até 04 de novembro.

A ajuda de vcs tem sido fundamental nas minhas decisoes.

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...