Ir para conteúdo

1º Mochilão! Aceito ajuda - Chile, Peru e Argentina!!! - 15 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

 

Tenho planejado fazer um Mochilão pela América do Sul há algum tempo, mas até agora não saiu do papel.

Tenho por volta de 15 dias no final de 2012 e início de 2013 para conhecer alguns países, mas gostaria da ajuda de quem já foi e pode me orientar em como ver mais, por menos!

 

Sairei de São Paulo no dia 21/12/13 e planejo retornar no dia 6/1/13.

 

Minha ideia original era:

 

SP - Santiago

Santiago - Cusco

Cusco - Buenos Aires

Buenos Aires - SP

 

A ideia é passar o Ano Novo em Cusco, pois li por aqui que é bem legal!

 

Aceito quaisquer sugestões para este tempo!

Não sei se é possível, mas gostaria de passar pelas duas Patagônias e Machu Picchu.

 

Por favor, opiniem, sugiram, metam o nariz em minha viagem MESMO!

Como vai estar calor, gostaria de ideias de praias neste roteiro.

 

Irão me ajudar muito, pois precisarei ficar em albergues e evitar gastos com transportes desnecessários.

 

Um grande abraço desta novata que vos escreve.

Até breve!

 

Camila ::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou começar a montar um roteiro com o que tenho pesquisado aqui nos tópicos. Vamos lá...

Este roteiro seria possível???

 

21/12 - 10:10 São Paulo - Santiago 13:20

22/12 - Lago Titicaca

23/12 - Deserto do Atacama

24/12 - Santiago

25/12 - Santiago

26/12 - 14:55 Santiago - Cusco 9:20

27/12 - Cusco

28/12 - Machu Picchu

29/12 - Vale Sagrado

30/12 - Choquequirao

31/12 - Cusco

01/01 - Cusco

02/01 - 16:45 Cusco - Buenos Aires 8:10

03/01 - Patagônia

04/01 - Patagônia

05/01 - Buenos Aires

06/01 - 19:45 Buenos Aires - São Paulo 23:25

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Xará..... sorry te desanumar mas isso só é possivel fazendo tudo aéreo!

 

Tá tudo perdido... Tipo, como vc vai de Santiago pro Titicaca? E depois pro Atacama? E aáreo pra Cuzco? E que parte da patagônia vc quer conhecer?

 

Dá uma procurada nos relatos, vc vai entender que tá meio desconexo...

 

O meu relato tá na assinatura (Peru e Bolívia - 17 dias) e to planejando minha viagem pra Patagônia (+ 21 dias)...

 

Beijos e boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Vou começar a montar um roteiro com o que tenho pesquisado aqui nos tópicos. Vamos lá...

Este roteiro seria possível???

21/12 - 10:10 São Paulo - Santiago 13:20 22/12 - Lago Titicaca 23/12 - Deserto do Atacama 24/12 - Santiago 25/12 - Santiago 26/12 - 14:55 Santiago - Cusco 9:20 27/12 - Cusco 28/12 - Machu Picchu 29/12 - Vale Sagrado 30/12 - Choquequirao 31/12 - Cusco 01/01 - Cusco 02/01 - 16:45 Cusco - Buenos Aires 8:10 03/01 - Patagônia 04/01 - Patagônia 05/01 - Buenos Aires 06/01 - 19:45 Buenos Aires - São Paulo 23:25

 

Oi Camila (Diana)!

Concordo inteiramente com a Camila (Lisboa) que tá tudo perdido. Minhas impressões e meus conselhos pra te ajudar a começar a montar isso, pq o negócio tá sem pé nem cabeça.

Primeiro de TUDO: pegue um mapa. É, é simples, mas isso ajuda muito e quase nenhum viajante iniciante faz. Se vc colocar as atrações que quer no papel, vai ver que seu roteiro é um zigue-zague corrido e sem sentido pela América do Sul que vai te fazer gastar muito e numa correria louca.

 

Ok. Depois que vc colocar no mapa e ver a situação, REDEFINA sua área de abrangência nessa viagem. Razão simples: você NAO vai conhecer Buenos Aires em menos de 2 dias. Vc NÃO vai conhecer a Patagônia em dois dias. Você NÃO vai conhecer o Deserto do Atacama em 1 dia, nem o Titicaca em 1 dia. Choquequirao em 1 dia é um atentado ao patrimônio daquele lugar!

 

Outra coisa. O lago Titicaca fica na fronteira Peru/Bolívia, nao sei como vc vai sair de Santiago, ir lá, voltar pra chegar no Atacama em menos de dois dias.

 

Espero mesmo que vc nao tenha comprado as passagens!rsrsrs

Meu conselho pra vc é o seguinte: um bom roteiro começa pelo estudo das atrações definidoras de uma região. Acumular cidades dispersas, criando vazios geográficos, tornarão sua viagem impraticável, como vc brevemente perceberá. Com o tempo limitado que vc tem, eu realmente não sugiro que vc apronte essa correria toda. Seu tempo é curto, tente considerar se concentrar em um único país.

Como Cusco é o ponto chave, pela festa de Fim de Ano que eu mesmo indiquei em vários tópicos aqui, tente estudar sobre essa região que - já te adianto - tem coisa à beça pra se fazer. Puno e as Islas de Uros, Taquile, Sillustani, Amantaní, Arequipa e o Canyon de Colca, Huascarán, Huáraz, Ica, Nazca e os geóglifos, Paracas e Ballestras, Lima... e isso só pra citar alguns exemplos.

 

Como vc tá começando, acho que uma leitura básica é de grande ajuda. Vai te ajudar a desenvolver bastante a idéia de como montar um roteiro. Pra essa situação eu indico a leitura do livro do Zizo, Guia Criativo do Mochileiro Independente na América do Sul.

Leia a parte introdutória de como preparar um mochilão, e depois os específicos de cada país.

O livro custa por volta de R$70 (que valem a compra) e também está disponivel gratuitamente para download na net (inclusive aqui no fórum, só usar a barra de busca).

 

Bom, pense sobre isso.

 

Qqr coisa, à disposição!!!

 

Ahhhh e leia muitos relatos de viagem... muitos mesmo! A dica da Camila (Lisboa) é ótima mesmo, isso ajuda muito.

E por fim, lembre-se SEMPRE de considerar os tempos perdidos em traslados, acho que isso que pecou mais até agora.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Como vc tá começando, acho que uma leitura básica é de grande ajuda. Vai te ajudar a desenvolver bastante a idéia de como montar um roteiro. Pra essa situação eu indico a leitura do livro do Zizo, Guia Criativo do Mochileiro Independente na América do Sul.

Leia a parte introdutória de como preparar um mochilão, e depois os específicos de cada país.

O livro custa por volta de R$70 (que valem a compra) e também está disponivel gratuitamente para download na net (inclusive aqui no fórum, só usar a barra de busca).

Gui, eu tava pesquisando ontem um guia desses, axo q seria interessante levar um bom junto comigo, e encontrei 3 q parecem ser os mais famosos:

1) Lonely Planet South America

2) Footprint South America

3) Rough Guide South America

Vou procurar esse q vc indicou pra baixar aki, mas desses 3 acima vc indicaria algum??? Eu achei um tanto caro (entre R$80 a 110 na Saraiva, acredito q em sites similares o preço seja parecido), mas na amazon 2 deles custam U$ 9 apenas e o outro é um pouco mais caro, sabe dizer se seria uma boa idéia comprar um deles pela amazon, tendo em vista que eu não gostaria de gastar tanto em um guia aki no Brasil? Se sim, qual deles vc indicaria??? Vlw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vc não perguntou pra mim, mas vou falar mesmo assim! hahahaha...

"

Dos 3 eu gosto do footprint :) Mas meu preferido mesmo é o "guia criativo... " pq ele é escrito por brasileiros, acho que se encaixa mais com o nosso pensamento e tem umas dicas geniais!

 

Mas toda literatura eh bem vinda!

 

Beijos e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Abre o olho com a data das edições dos guias para ver se você está comparando o preço da mesma coisa. Quando sai uma edição nova de guia, as livrarias em geral baixam o preço da edição antiga. Olhe se na Amazon está barato o guia atual pu se é edição anterior. Procure sempre o mais atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Gui, eu tava pesquisando ontem um guia desses, axo q seria interessante levar um bom junto comigo, e encontrei 3 q parecem ser os mais famosos:

1) Lonely Planet South America

2) Footprint South America

3) Rough Guide South America

Vou procurar esse q vc indicou pra baixar aki, mas desses 3 acima vc indicaria algum??? Eu achei um tanto caro (entre R$80 a 110 na Saraiva, acredito q em sites similares o preço seja parecido), mas na amazon 2 deles custam U$ 9 apenas e o outro é um pouco mais caro, sabe dizer se seria uma boa idéia comprar um deles pela amazon, tendo em vista que eu não gostaria de gastar tanto em um guia aki no Brasil? Se sim, qual deles vc indicaria??? Vlw...

 

O Guia Criativo que eu indiquei é uma ótima pedida para iniciantes, porque a introdução sobre como manejar roteiros e montar a viagem é bem completa e bastante fácil de assimilar. Mas o Guia foi lançado em 2007, a defasagem de preços e de muitas informações já o tornaram um livro de consulta de pontos turisticos, mas não tão util para se montar planilhas de custos. Ainda assim, eu acho uma excelente referência do "que fazer".

 

Sobre os que vc falou, vai depender de pra onde vc tá indo e qual seu tipo de viajante. Sinceramente, eu compro todos. Pesa na viagem, mas pesquisa e informações são o grande segredo que diferencia os bons e os maus roteiros.

O Lonely Planey é excelente, mas vc tem que ponderar que, por mais que seja o mais atualizado deles, ele prepara as trips pra pessoas que gastam em dólar ou euro e não preza muuuuito por aspectos culturais. Quando trata de atrações menores, nem sempre é bem explicativo. E alguns lugares que há o relato perfeito de como fazer, os autores sequer foram. Por exemplo, eu sei que os editores do Lonely nunca pisaram em El Salvador, no Suriname ou no Paraguai, mas se vc for lá procurar vai achar muitas coisas sobre "quando eles estiveram lá".

O Footprint, assim como o Frommers, são guias que eu acho que falam pouco de muito. Tem muita referência a muitas coisas, mas é um livro base, acho importante ter outro de consulta ou tempo de preparação para ler mais sobre cada item que falam.

O Rough Guide eu gosto bastante, eles falam muito de muito e são bastante específicos com relação às informações, principalmente de transporte e de CIT. Mas apesar de incluir muitas rotas alternativas, não são todas as atraçoes boas que estão nele. e aquele monte de telefones e referências de empresas me irrita. hahah

 

É isso, é minha opinião.

Acho mesmo que guia nao deve ser um só nao, vc precisa ao menos de dois para comparar informações e pontos de vista. Afinal seu objetivo é fazer sua própria viagem, e não a viagem que quem fez o livre fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Affeeee gente. Me deu tristeza!

Tenho pouco tempo para decidir tanta coisa e sou muito inexperiente!

 

Já havia pegado um mapa, mas não tinha noção do tempo que precisaria para ficar em cada lugar.

 

Gui... acha mesmo que eu deveria ficar apenas no Peru por 15 dias?

 

Camila, xará... eu sou muito nova nisso!

 

Não queria pagar para nenhuma agência porque fica muito mais caro e estou a fim de viajar sozinha!

Estou precisando...

 

Não comprei as pessagens... ainda bem! rsrs

Vou baixar um dos guias e tentar refazer o roteiro. Não tenho muito tempo no meu dia a dia... é super corrido, não queiram saber!

 

Aceito todas as sugestões e agradeço de antemão todas as dicas e orientações.

Abraços,

Camila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Xará,

 

Com 15 dias as ideias clássicas podem ser Cuzco - MP - Copacabana - La Paz

 

Ou La Paz - Salar - Atacama -Santiago

 

Ou Patagonia + ushuaia...

 

Só pra te dar um rumo de onde começar com o que vc colocou na primeira ideia...

 

Mas msm assim, a preparação a viagem eh muito importante, nao deixe de planeja-la bem!

 

Beijos e boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...