Ir para conteúdo

Relato: Jungfraujoch na Suíça - um passeio para o Topo da Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Quer fazer um dos passeios mais bonitos da sua vida? Então dê um pulinho até a Suíça e tire um dia para ir até o Jungfraujoch, a estação ferroviária mais alta da Europa.

20121001221600.jpg

A viagem começa na linda cidade de Interlaken, que fica a cerca de uma hora de trem de Berna. Na estação Interlaken Ost, você compra o seu bilhete a um preço salgadíssimo para os padrões brasileiros - cerca de R$ 400,00 por pessoa - e recebe o passaporte para o Jungfraujoch, que poderá ser carimbado lá em cima, na estação que fica a mais de 3400 metros acima do nível do mar.

 

De Interlaken, você pega o primeiro trem do trajeto até uma cidade encantadora chamada Grindelwald. Ao chegar lá, não tem jeito, é paixão à primeira vista! As flores, as casas, as ruas, as montanhas... tudo é tão perfeito, que dá vontade de ficar ali apreciando aquela paisagem deslumbrante o dia inteiro.

Colagens.jpg"

 

Mas, como a subida até o Jungfraujoch é demorada, após alguns minutos de aclimatação em Grindelwald (é recomendável ir subindo aos poucos para diminuir os sintomas desagradáveis que podem ser causados pela altitude), pegamos novamente o trem com destino a Kleine Scheiddig.

Europa+20123.jpg

 

Na estação Kleine Scheidigg, a 2061 metros acima do nível do mar, você tem a magnífica vista das cidades que se localizam em altitudes mais baixas, encontra várias vaquinhas simpáticas com sinos no pescoço (como eles fazem barulho!) e também pode apreciar os alpes e as impressionantes geleiras eternas mais de perto.

 

 

A partir desse ponto, o trajeto passa a ser percorrido, em sua maior parte dentro dos túneis, que há 100 anos foram escavados na cadeia de montanhas Eiger-Mönsch-Jungfrau.

 

Europa+20125-001.jpg

 

É realmente impossível imaginar as dificuldades que os engenheiros operários encontraram para construir a ferrovia naquela época, utilizando ferramentas e máquinas rudimentares e ainda tendo que conviver com condições climáticas extremamente desfavoráveis. Tudo isso somado à operação impecável e às paisagens que deixam qualquer um de queixo caído me fizeram entender e valorizar o alto preço do ingresso.

 

O trem saindo de Kleine Scheidigg com destino ao topo da Europa faz duas paradas de cinco minutos dentro dos túneis para que os passageiros possam apreciar as geleiras bem de perto a partir de pontos de observação. E as paisagens são realmente deslumbrantes!

 

Após cerca de 50 minutos, chega-se, então, ao destino final - ao célebre Jungfraujoch. Confesso que os primeiros instantes lá em cima, a mais de 3400 metros de altura foram um pouco tensos. Eu fiquei bastante tonta e me senti um pouco desnorteada e cansada. Ah, e também tive um soluço brabo, que não passava de jeito nenhum. Meu marido também se sentiu um pouco estranho. Mas, também, não tivemos nada além disso. Após uns 20 minutos já estávamos novamente nos sentindo bem novamente e pudemos aproveitar bastante todas as atrações oferecidas lá em cima.

 

IMG_0279.JPG

 

A primeira delas é o observatório meteorológico Sphinx. Para chegar até a ele, você pega o elevador mais rápido da Suíça que leva você a uma estação a 3571 metros acima do nível do mar em apenas 25 segundos. De lá de cima, a vista sobre glacial Aletsch é impressionante: são 22 km de um mar de gelo que parece não ter fim. E mais: você também pode avistar algumas imponentes montanhas na França, Alemanha e Itália.

 

Europa+20126.jpg

 

Outra atração imperdível é o Palácio de Gelo. Você percorre a pé (e se é tão corajoso quanto eu, agarrado a um corrimão) várias galerias com esculturas e túneis de gelo em uma área de 1000 m², a menos três graus Celsius. Trata-se, na verdade, de um glacial que foi esculpido em forma de caverna por dois alpinistas e que hoje é mantido e restaurado constantemente pela concessionária que explora o Jungfraujoch.

 

Europa+20127.jpg

 

A descida do Jungfraujoch é um tanto quanto... sonífera! Pois é, a maioria das pessoas que estava no nosso trem tirou um cochilo ou ficou batendo cabeça durante o trajeto. Acho que isso acontece devido à diferença de atitude, mas não sei realmente qual a explicação científica.

 

No retorno, paramos novamente em Kleine Scheidigg (o tempo estava ficando realmente feio) e de lá pegamos o trem em direção a Lauterbrunnen. Antes, porém, paramos na magnífica Wengen, onde, para nossa sorte, o sol já estava brilhando novamente. E que lugar maravilhoso! Parece ter saído de um conto de fadas, vejam só abaixo.

 

Europa+20128.jpg

 

Em seguida, pegamos outro trem e chegamos a Lauterbrunnen, uma cidadezinha que fica em um vale, tem mais de setenta quedas d'água provenientes do degelo dos alpes, ovelhinhas pastando, flores por todos os lados e lindas casinhas típicas de madeira.

 

Europa+20129.jpg

 

Por último, pegamos o trem até Interlaken novamente, e, depois outro trem para Berna, onde estávamos hospedados. E podemos dizer tivemos um dia inesquecível! Sem dúvida, as centenas de fotos que tiramos não dão conta da beleza espetacular da região. Quem tiver oportunidade de ir à Suíça e puder fazer o passeio certamente não irá se arrepender.

 

IMG_0426.JPG

 

Ah, e uma dica muito importante: ao apresentar o tíquete de trem do Corcovado no momento da compra do seu passaporte para o Jungfraujoch, você conseguirá um 50% de desconto! Eu soube da pechincha durante uma pesquisa na web e consegui dois tíquetes com uma amiga que havia recentemente visitado o Cristo Redentor. Em Interlaken, os apresentei na bilheteria e realmente paguei metade. Ufa: R$ 400,00 de economia!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...