Ir para conteúdo

Aparados da Serra/RS: Inacreditável


Posts Recomendados

  • Membros

Fotos da minha viajem até lá: http://www.qfacil.com.br/rodrigo/aparados_fotos.php

 

O que dizer de um lugar que você não consegue acreditar no que os olhos mostram??? Este é o lugar mais impactante que já vi na minha vida!!

 

Fomos num grupo de 12 pessoas de carro, saindo de Porto Alegre na sexta depois do expediente de trabalho, chegamos em Canela aonde iriamos passar a noite para deixar a bagagem e curtir o Natal luz em Gramado e também na própria Canela.

 

Vou quase todos os anos em Gramado no inverno e fazia uns 8 anos que não ia no Natal Luz, já tinha até me esquecido de como aquilo lá era bonito. A cidade inteira enfeitada de luzes e decorações de natal, shows a noite, a estrada repleta de Hortências, tudo é lindo lá.

 

Tivemos um pequeno problema, sabiamos que podia estar friu, mas não esperavamos tanto, tivemos que sair as compras de casacos em pleno verão brasileiro!!!!

 

No sábado, por volta das 7h30min rumamos para Cambará do Sul, destino: Canyon da Fortaleza e Itaimbezinho. Tempo nublado, volta e meia caindo uma chuva fina, muito friu para esta época do ano (10 de dezembro), mas como já estavamos lá e este passeio já estava sendo organizado a quase um ano, não iriamos desistir agora.

 

O show de paisagens já começa na estrada que liga Canela a Cambará do Sul, com colinas e campos lindissimos, dignos de cartão postal, a estrada até Cambará do Sul é ótima, além de não ter praticamente nenhum movimento, vai-se dirigindo tranquilo, praticamento sozinho no transito curtindo as belas paisagens.

 

Chegamos em Cambará do Sul perto das 10h30min, pois paramos um bom tempo em São Francisco de Paula para abastecer o carro de mantimentos e aproveitar para tirar fotos no centrinho de uma típica cidade do interior gaúcho. A chuva teimava em nos seguir, parava e começava de tempos em tempos, normalmente bem fraca.

 

Em Cambará do Sul, pegamos a estrada que leva ao Canyon da Fortaleza, se é que aquilo pode ser chamado de estrada. 25km de pura aventura aonde o que se pode fazer é pedir desculpas ao carro. Estrada horrivel, chuvendo, tivemos que passar até por dentro de riachos que atravessavam a estrada. Mas no final correu tudo bem, levamos quase 1 hora para fazer 25km. Mas compensa, pois a vista dos morros e da serração se aproximando são incriveis, entra-se dentro das nuvens de carro, não se enxerga um palmo a frente e logo em seguida o tempo abre novamente.

 

No meio do caminho paramos na unica casa que tinha e pedimos para ceder um lugar para nós fazermos um pic nic, pois seria impossivel comer no meio da chuva e da lama. Fomos bem recebidos, fizemos nosso lanche e continuamos com nossos carros estrada a dentro.

 

Chegando no final da estrada, estacionamos o carro e a partir dali são mais 20min de caminhada. Problema: Estava chuvendo, a neblida deixava a visibilidade quase zero e o friu era terrivel naquela altura. Fomos até o pico mais alto sem ver quase nada, lá a decepção! Sabiamos que estavamos a beira de um precipicio com mais de 1000 metros (exatamente 1117m) de altura e não enxergavamos nada, só sentiamos o medo de caminhar as escuras.

 

Voltamos ao carro e quando de repente a nossa esquerda deu um clarão entre as nuvens e pudemos perceber que ali tinha algo, caminhamos por cerca de 5 à 10 minutos e quando chegamos vimos a cena mais deslumbrante, mais impactante que poderiamos esperar, mais de 1000 metros de altura, paredões totalmente verticais e dezenas de cacheiras que caiam de vários lugares até sua água evaporar no meio do caminho.

 

Estavamos em 12 pessoas que olhavam e não acreditavam no que viam, por algum tempo ficamos sem saber o que falar e o que fazer, como se dominados por um clima totalmente novo, era como se estivessemos voando, acima das nuvens e vendo imagens incriveis.

 

Tiramos muitas fotos, o unico problema é ter coragem para chegar na ponta do paredão, parece que a qualquer momento você pode cair lá de cima, as pernas chegam a bambear e o coração a disparar.

 

Foram cerca de 10 minutos em que pudemos observar só um lado, nem foi o ponto mais alto nem a melhor vista do Canyon, mas já uma recompensa mais do que suficiente por longas horas de direção, caminhada no meio do barro, todo molhado e morrendo de friu. Após esse tempo, a serração fechou novemente e não se pode ver mais nada.

 

De lá, partimos para o Itaimbezinho. Para isto tem que voltar a Cambará do Sul e de lá ir para o lado oposto, mais 18km em estrada precária. Só que o tempo piorou e nem pudemos entrar no Parque do Itaimbezinho, a chuva aquela altura já era muito mais forte e visibilidade completamente zero.

 

Passamos friu, ficamos todos molhados, horas dirigindo no meio do barro e das pedras, não pudemos ir nos melhores pontos de visualização nem nos topos, mas os 10 minutos que o tempo abriu foram mais do que suficientes para ter certeza que tudo isto valeu a pena e que conheci o lugar mais espetacular e mais incrivel que ja visitei até hoje.

 

O Albergue da Juventude fica num ponto muito bom de Cambará do Sul, ótimo lugar de partida para o Canyon da Fortaleza ou para o Itaimbezinho. Estou pretendendo ir para lá em Abril ou Maio do próximo ano, quem sabe num feriado, ficar no sábado e domingo e assim conseguir fazer as várias trilhas que tem na região. Quem quiser ir, podemos combinar de formar um grupo e nos mandarmos para lá.

 

Algumas dicas:

- Cambará do Sul é muito friu, mesmo no verão o tempo muda rapidamente, leve casacos e proteção contra chuva. O clima muda em minutos, pode ter sol e dentro de poucos instante você não ver mais nada pois esta dentro de uma nuvem. Tome cuidado e nas trilhas perigosas vá só com guia.

 

- Canyon da Fortaleza a entrada é gratuíta e funciona das 8h às 18h

 

- Itaimbezinho o carro custa R$ 5,00 e a entrada por pessoa é R$ 6,00, se quiser guia, custa R$ 3,00 por pessoa e funciona somente de Quarta à Domingo, das 9h às 17h.

 

- Se for de carro, vá pela estrada que liga Canela a Cambará do Sul e volte pela estrada que vai para Taquara. As duas são muito bonitas a vale a pena pelas paisagens que verá durante a viajem.

 

- Quem tem medo de altura, se prepara, por que você estará no céu, ao lado das nuvens, pode até trocar umas palavras com Deus :-).

 

 

 

Maiores Informações:

http://www.bemtevibrasil.com.br/serrageral.htm

http://www.bemtevibrasil.com.br/aparados.html

http://www.aparadosdaserra.com/index1.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rdoliveira!

 

diante dessa descrição:

 

"Vou quase todos os anos em Gramado no inverno e fazia uns 8 anos que não ia no Natal Luz, já tinha até me esquecido de como aquilo lá era bonito. A cidade inteira enfeitada de luzes e decorações de natal, shows a noite, a estrada repleta de Hortências, tudo é lindo lá."

 

 

Prometo a mim mesma ir à Gramado no próximo ano no período natalino!

 

valeu pelo presente! [:D]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Reply author: t-tresch

Replied on: 13/12/2004 08:38:08

Message:

 

Oi Rodrigo,

Uns anos atras eu dirigi ate os canyons, infelizmente a neblina estava horrivel e achamos melhor nao caminhar muito por la. Lendo teu relato me arrependi, pelo jeito vale a pena perseverar... e como! As fotos do passeio de voces ficaram super bacanas, nao so na beira do canyon mas tambem pelo caminho. Legal tu teres compartilhado isso.

Abraço,

Adri.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: thiagodesa

Replied on: 13/12/2004 11:00:41

Message:

 

Rodrigo,

 

obrigado por ter postado seu relato aqui, muito bacana mesmo!!! Estou pensando seriamente em ir para Aparados no primeiro semestre do ano que vem, podemos sim, combinar alguma coisa. Voce chegou a fazer algumas trilhas ou o passeio foi todo de carro? Existe a possibilidade ou estrutura para acampar por entre as montanhas?

 

Parabéns!

 

Thiago de Sa

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: rdoliveira

Replied on: 13/12/2004 11:31:34

Message:

 

Oi Tiago,

Você viu as fotos?

Só fizemos a trilha principal de 20min que leva ao topo da montanha, que é bem facil, porém como a visibilidade era zero não deu para ver nada, as outras trilhas ou se faz com guias ou com tempo bom, como estava chuvendo fomos aconselhado pelo pessoal do Ibama a não fazer as trilhas perto dos riachos, pois se chuvesse um pouco mais forte correriamos o risco de não conseguir voltar.

 

Estava muito friu e estavamos muito molhados, então não deu para aproveitar mais, por isso pretendo voltar lá agora em Janeiro e de repente novamente em maio ou junho. Junho para tentar pegar neve!!!

 

É que a estrada é muito boa de Porto Alegre a Cambará do Sul, da para ir em cerca de 2horas e 30min de viajem. Então vou aproveitar..

 

Um conselho, se for possivel, tente ficar entre 2 ou 3 dias lá, o tempo é muito instavel, se vc for somente 1 dia como nós, vc corre grande risco de não ver nada.

 

Sobre acampar, sei que é possivel em alguns lugares, nesses sites que passei na dica fala sobre isto. Tu viria de onibus ou carro para cá? Se tivesse carro disponivel acho que seria legal ficar no albergue, que fica num lugar bem localizado, 25km do lado esquerdo vai para o Canion da Fortaleza, 18km para o lado direito vai para o Canion do Itaimbezinho. Aconselho ter carro ou condução lá, fazer isto tudo a pé vc não conseguirá aproveitar muito.

Se der sorte, podemos combinar de juntar um grupo e ir para lá, eu iria de carro neste caso...

 

Abraços,

Rodrigo

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: thiagodesa

Replied on: 13/12/2004 11:38:47

Message:

 

Legal, menteremos contato. Minha intenção é ficar lá por um tempinho mesmo até porque a viagem de Sao Paulo a aparados não e pequena...

 

Pelo jeito é torcer muito pra não chover os dias em que estiver por lá. Vc é de porto Alegre? Eu adorei as duas vezes em que estive por aí!

 

Abraços,

 

Thiago de Sa

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: rdoliveira

Replied on: 13/12/2004 11:38:51

Message:

 

Oi Adri,

Realmente tivemos sorte, estavamos já dentro do carro nos preparando para voltar quando sem mais nem menos abriu um vazio entre as nuvens e vimos algo quase inacreditavel, paredões de mais de 1000 metros com dezenas de cachoeiras formadas por 5 dias de chuva seguidos. Tivemos visibilidade somente por 10min mas foi o suficiente para ter valido a pena todo a aventura...

 

Agora, da muito medo de caminhar sem enxergar muito, se bem que no meu caso, tenho que confessar, foi até melhor, pq quase infartei quando vi o penhasco, as pernas bambearam, muita vertigem, de perder o folego e ficar paralisado. Demora um tempo para se acostumar e tomar coragem de ficar em pé. hehehehe

 

Abraços,

Rodrigo

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

Reply author: rdoliveira

Replied on: 13/12/2004 11:44:49

Message:

 

Thiago, sou de Porto Alegre sim, chuva com certeza vc pega lá, me informei com os moradores da cidade e disseram que chove quase todos os dias lá e que a serração que lá se chama o fenômeno da Viração é bem comum até em dias de sol e céu claro. Por isso é bom ficar alguns dias sim, o tempo muda muito rápido, em questões de minutos e leve agasalho, lá realmente faz frio!!!!

 

Quando entra uma massa polar no inverno chega a fazer 10 GRAUS NEGATIVOS, eu nem consigo imaginar o que é isto!!! O máximo que peguei foi 1 GRAU NEGATIVO aqui no sul e já é o suficiente para congelar tudo!!!

 

Ainda quero ver se consigo pegar neve lá!!!

 

Aproveitando, se quiserem ver, ai vão as fotos que fiz ontem a noite no show de natal que teve aqui em POA/RS com Milton Nascimento:

 

http://www.qfacil.com.br/rodrigo/natal_poa/natal_fotos.php

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Já tive o privilégio de visitar os canions de Fortaleza e Itaibezinho e realmente é de tirar o fôlego. O visual é alucinante. Pena que o clima é muito instável. Fui no mês de fevereiro é fazia um friozinho até que razoável mas o tempo colaborou. Quando chegamos estava claro, com pouca nebulosidade mas de repente baixou uma cerração medonha. Mesmo assim deu para apreciar a vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...