Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Conhecendo a Europa - 21 dias (Itália, Alemanha, Suíça e Fra

Postado
  • Membros

Nesse post tentarei transcrever toda a aventura vivida por mim (Tom) e por minha esposa (Rosana) nos 20 dias (vão entender o pq de 20 e não 21) que passamos no continente europeu. Todo o planejamento e a concretização do mesmo começam agora:

Somos casados há 4 anos e sempre viajamos aqui em Goiás e pelo Brasil. Nós sempre falávamos em visitar a Europa, mas todo ano ficava só nos planos. Foi quando em abril desse ano que fiz uma surpresa para a Rô. Fui à agência de um amigo e comprei as passagens. Desse modo não teria mais como fugir, era só trabalhar e juntar o dinheiro para irmos. Foram 6 meses para planejar e juntar a grana.

As passagens foram adquiridas pela TAM com os seguintes valores:

R$ 2.354,82 para cada, ou seja, R$ 4.709,64 no total.

Ida marcada para o dia 31/10/2012 e volta para dia 21/11/2012.

Adquirimos as passagens com o amigo Renato na Taynakan Turismo. Ele também me ajudou muito com roteiro e passagens de trem. Aqui o link da Agência http://www.taynakan.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;.

Fizemos nossos passaportes e adquirimos o seguro saúde pela Coris (Nem precisamos usar, ainda bem) no valor de R$ 352,60 para os dois.

http://www.corisassistencia.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Alguns dias antes da viagem, tirei a PID (Permissão Internacional para Dirigir) no Detran de Goiás por R$ 135,00, embora na Itália e na Suíça o pessoal da Hertz disse que não era necessária.

Reservamos um carro por 2 dias na Itália e compramos os passes de trem, com exceção do trecho entre Munique e Berna, pois ainda não sabíamos se iríamos de trem ou ônibus (No final optamos por ir de trem e compramos a passagem no dia).

Levamos € 3.000,00, sendo € 2.800,00 em espécie e € 200,00 em VTM (Visa Travel Money). Vocês devem estar se perguntando porque tão pouco no VTM e eu respondo que sempre conseguia melhores cotações para comprar euro em espécie. O VTM foi bom na Suíça, pois já saquei em Francos Suíços.

Levamos também um cartão de crédito internacional.

A Viagem

31/10/2012

121012_2102_conhecendoa139.jpg?w=620

Figura 1-Um pouco antes da chuva.

Meu pai nos deixou no aeroporto as 17 horas, já que nosso voo para São Paulo partiria as 18:30. Faziam 40 graus em Goiânia nessa hora, estava insuportável. Fizemos o check-in e fomos para a sala de embarque... qual foi minha surpresa ao olhar para fora e ver que estava se armando a maior tempestade (apareceu praticamente do nada). Foi uma chuva muito forte e durou cerca de 40 minutos. Para nossa surpresa logo chamaram os passageiros do voo para comparecerem ao balcão da TAM, pois o voo havia sido cancelado.

Decepção total!!!

Fomos ao balcão e pegamos o voucher para o hotel e para o taxi (falamos que se voltássemos para casa seria ainda maior a decepção).

Ficamos em um hotel muito bom (Sleep In) na Av. D em Goiânia, comemos, tomamos umas cervejas e vimos um filme, já nos imaginando voando para a Europa (deveríamos já estar sobre o oceano quando dormimos).

121012_2102_conhecendoa219.jpg?w=620

Figura 2-No hotel, ainda em Goiânia, para nossa decepção.

01/11/2012

Acordamos as 8, tomamos um belo café da manhã e fomos para o aeroporto. Embarcamos as 10:35 para São Paulo, sendo que nosso voo para Milão sairia apenas as 22:30... Passamos a tarde toda no aeroporto em Guarulhos.

Embarcamos no horário e o voo foi muito tranquilo.

02/11/2012

121012_2102_conhecendoa318.jpg?w=620

Figura 3-Sobrevoando Barcelona

121012_2102_conhecendoa415.jpg?w=620

Figura 4-Os Alpes franceses

Pousamos em Malpensa (Milão) as 13:20 no horário local. Esperamos pelas malas (acho que existe um complô contra mim. Minhas malas sempre são as últimas) e passamos pela imigração (o agente quase nem olhou no passaporte e em nós, já carimbou logo). Compramos os bilhetes de trem para Milão por € 10,00 cada.

121012_2102_conhecendoa514.jpg?w=620

Figura 5-No trem, aguardando para chegar em Milão.

No trem, nem parecia que estávamos em outro país, pois só se ouvia português, ainda com sotaque goiano. Tinha uma turma que estava conhecendo a cidade também. Ao chegar na “Stazione di Milano Centrale” compramos o bilhete para um dia do metrô, nos despedimos da goianada e fomos ao hotel.

121012_2102_conhecendoa614.jpg?w=620

Figura 6-Estação Central de Milão

Ao chegarmos lá, tentamos negociar o dia que não usufruímos, mas não teve jeito, tivemos que pagar. Subimos as malas por um elevador minúsculo, tomamos um banho e fomos passear. Pegamos o metrô na estação Brenta e descemos no Duomo. Ao subir a escadaria olhei para trás e disse para a Rô: “Amor, não olhe para trás...”. Nem precisa dizer que foi o que ela fez né... A visão era simplesmente linda... A catedral do Duomo, a igreja mais espetacular que já vi (depois dela, nenhuma igreja me empolgou... hum, talvez Notre Dame tenha chegado há 60% da empolgação). A praça estava lotada e logo já chegou o primeiro africano oferecendo pulseiras, depois flores e milho para dar aos pombos (Isso realmente é uma coisa que chateia em Milão).

121012_2102_conhecendoa714.jpg?w=620

Figura 7-catedral Duomo

121012_2102_conhecendoa814.jpg?w=620

Figura 8-Visão interna da catedral.

Do lado da praça do Duomo tem a Galeria Vittorio Emanuelle II, onde existem muitas lojas famosas, nessa hora a Rosana foi a loucura! J

121012_2102_conhecendoa914.jpg?w=620

Figura 9-Galeria Vittorio Emanuelli

Na cúpula central da galeria temos o desenho do touro (símbolo de Milão), onde existe a tradição de que se rodasse o pé sobre seus testículos no dia 31/12 daria sorte. Os turistas não esperam o reveillon e fazem todo momento. Já existe até um buraco na cerâmica.

121012_2102_conhecendoa1014.jpg?w=620

Figura 10-Pisando no touro (vamos ver se dá sorte mesmo)

121012_2102_conhecendoa1114.jpg?w=620

Figura 11-Buraco nos testículos

Depois disso fomos andar sem rumo pelas ruas de Milão. Paramos em uma pizzaria, jantamos e depois passamos em uma loja da TIM e compramos um chip pré-pago para colocar no tablet (€ 20,00 com €15 de crédito... Ótimo para ligar para o Brasil e o 3G funciona!!!).

121012_2102_conhecendoa1211.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa1310.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa149.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa159.jpg?w=620

Figura 12-Catedral Duomo - Leonardo Da Vinci - Cavalo empinado - Bicicletas para aluguel

Andamos mais um pouco pelas ruas e retornamos ao hotel. Ali pelas 21 horas nós demos uma volta pelas redondezas do hotel e passamos em uma vendinha (parecida com as distribuidoras de bebida aqui em Goiânia). Compramos 3 litros de Heineken, batata frita e fomos beber nos bancos da avenida, praticamente em frente do hotel (vida de mochileiro, rs).

121012_2102_conhecendoa169.jpg?w=620

Figura 13-Tomando umas em frente ao hotel.

Depois dos três litros de cerva, voltamos ao hotel e assim terminou o primeiro dia de nossa viagem em solo europeu.

03/11/2012

Acordamos às 7 da manhã, tomamos um banho e rua... No hotel o café da manhã era a parte e resolvemos nos alimentar na rua mesmo. Aliás, em Milão ficamos no Hotel Sud, do lado da Estação Brenta na linha amarela do metrô de Milão; é um hotel simples, mas que nos atendeu bem com um bom custo (2 noites por € 97,00).

Pegamos o metrô e fomos adivinhem para onde? Catedral do Duomo!!! Agora sim, a praça estava vazia e pudemos fazer algumas fotos de forma mais tranquila.

121012_2102_conhecendoa176.jpg?w=620

Figura 14-Rosana em frente ao Duomo

121012_2102_conhecendoa186.jpg?w=620

Figura 15-Eu, representando o verdão da serra.

Depois de fazer várias fotos, fomos tomar café em uma padaria na galeria Vittorio Emanuelle. Feito isso fomos andar novamente. Vale lembrar que o dia perdido no Brasil fez com que os planos em Milão fossem alterados. Nesse dia visitaríamos o Estádio San Siro e também o autódromo em Monza, mas isso serve para justificar uma próxima visita.

Caminhamos então em direção ao Castelo Sforzesco. Achamos o castelo bem simples, mas tem um belo parque (Parco Sempione) na parte de trás.

121012_2102_conhecendoa196.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa205.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa2110.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa226.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa236.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa246.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa256.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa266.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa276.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa286.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa296.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa305.jpg?w=620

Figura 16-Caminhando por Milão.

Depois disso pegamos o metrô e retornamos ao Duomo, para a despedida. Fomos ao Hotel, fizemos o check-out, pegamos as malas e partimos para a Estação Central.

Chegando lá, compramos as passagens para Vicenza, onde tínhamos reserva no Hotel Aries (http://www.arieshotel.it/" onclick="window.open(this.href);return false;) por 3 (três) noites (€ 199,00). Escolhemos Vicenza por ser uma cidade histórica e também por ser próximo a Verona, Venezia e Modena (Maranello era o destino). O valor das duas passagens foi de € 52,00 para nós dois. Passamos pela primeira situação engraçada/cômica/trágica... Quando íamos entrando no trem, um rapaz que já estava dentro me ajudou a colocar uma das malas para dentro. Ele continuou com ela e foi andando rápido e eu atrás pedindo calma para ele. Ele querendo saber o número da nossa poltrona. Chegando lá ele foi acomodando a mala sem muita delicadeza. Terminei de arrumar as outras e me sentei. Nessa hora o cara começa a falar “Money, Money!”. Dissemos que em momento nenhum pedimos a ajuda dele e que ele jogou nossas coisas de qualquer jeito. Os outros passageiros começaram a se manifestar e para acabar logo com aquilo, dei € 1,00 para vê-lo sair reclamando... rs

121012_2102_conhecendoa319.jpg?w=620

Figura 17-Em direção a Vicenza

A viagem foi bem tranquila, seriam 2 horas para apreciar a paisagem. No trem conhecemos um casal alemão, que estavam sentados nas poltronas em frente a nossa. Conversamos algumas amenidades. Quando estávamos chegando em Vicenza, faltando mais ou menos uns 10 minutos, resolvemos nos levantar e ir organizando as malas para descermos. Ficamos lá em pé, aguardando a chegada à estação... Nessa hora veio o primeiro susto de verdade... Olho no corredor e a alemã que nós conhecemos vinha em nossa direção, até aí normal, até vê-la com minha câmera na mão, que vinha para me devolver. No momento de pegar as malas, esqueci a câmera sobre a poltrona. Nunca falei “Danke” (obrigado) tantas vezes em minha vida.

Chegando em Vicenza, fizemos um lanche na estação mesmo. Em seguida fomos a uma banca de revistas na estação e pedimos informações de como chegar ao Hotel, compramos os passes do ônibus e percebemos que havia começado a chover. Pegamos o ônibus, e pedimos ao motorista para nos avisar quando chegasse no ponto próximo ao hotel.

Para nossa surpresa ele nos avisa assim que pega uma rodovia, descemos, com aquele monte de mala e uma chuvinha fina. Liga GPS e achamos logo o Hotel. Fizemos o check-in, tomamos um banho e deitamos um pouco. Logo depois fomos a um supermercado próximo, compramos várias coisinhas (vinho) e fizemos nosso almoço (as 16 horas).

121012_2102_conhecendoa325.jpg?w=620

Figura 18-Primeiro almoço em Vicenza.

Uma curiosidade: Normalmente não existe frigobar nos quartos de hotel na Europa, então colocamos as coisas do lado de fora da janela, já que a temperatura durante o dia estava por volta de 5 graus.

Depois de alimentados fomos dormir um pouco, afinal era sábado e queríamos sair para dançar a noite. Foi deitar e duas BMW começaram a fazer “drift” em um terreno do lado do hotel... Nem reclamamos, cochilamos assim mesmo. Quando acordamos, começou meu maior “prejuízo” da viagem... A Rosana havia deixado os óculos sobre a cama e, ao se ajoelhar para levantar, foi bem em cima dele. Imaginem o estado que ficou (arrebentou o nylon, entortou inteiro). No outro dia descobrimos uma óptica no shopping, mas isso eu conto depois.

A noite nos arrumamos e fomos caminhando para um pub, que ficava próximo do hotel. Dançamos, bebemos e divertimos muito. Resolvemos voltar ao hotel já as 3:30 já que as 7:30 queríamos ir para Venezia. Na saída estava chovendo, mas como era próximo fomos caminhando mesmo... Uns 20 metros depois para uma caminhonete com a Lisa, uma americana do Texas, que nos ofereceu carona. Aceitamos (já que somos malucos mesmo)... A Lisa mora em Vicenza já há 2 anos e misturava espanhol, inglês e italiano para se comunicar conosco. Ao chegar próximo ao hotel ainda nos perguntou se queríamos ir comer Kebab (http://missiondublin.files.wordpress.com/2010/09/kebab-cmblog.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;), mas como teríamos que levantar bem cedo, decidimos declinar do convite.

Depois de um dia bem movimentado, resolvemos dormir um pouco. J

04/11/2012

Dia de conhecer Venezia!!!

Acordamos as 7:30, olhos ardendo, tomamos banho café e nos arrumamos. Pelo livrinho de horários dos ônibus ele passaria as 8:10 para irmos até a estação. Estava uma chuva fina caindo quando saímos para o ponto. Quando estávamos a cerca de 50 metros ele passa... Que raiva! O próximo só em 30 minutos (segundo a página do livro que a Rosana estava olhando). Ficamos no ponto (que não tinha cobertura) só com um guarda chuva e os olhos ardendo de sono. Passaram-se os 30 minutos e nada de ônibus, nossa animação diminuindo... 45 minutos... uma hora. A Rô fez a proposta que eu já estava esperando... Vamos abortar Venezia hoje, dormir um pouco e na parte da tarde conhecer Vicenza? Opa! É para já. Voltamos ao hotel e dormimos até meio dia.

Obs. Esquecemos que era domingo, dia festivo, onde os horários são beeem diferentes.

Comemos no hotel e pegamos o ônibus para a cidade. Que grata surpresa! Vicenza é linda! É patrimônio da Unesco desde 1994. Andamos a tarde toda pela cidade. Segue abaixo algumas fotos:

121012_2102_conhecendoa332.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa342.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa352.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa362.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa372.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa382.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa392.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa401.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa416.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa422.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa442.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa452.jpg?w=620

121012_2102_conhecendoa462.jpg?w=620

A noite fomos para o Shopping que ficava perto do Hotel. Lá que cometemos a primeira loucura ao encontrar uma óptica (Armani, Prada, Rayban) a preços ótimos. O problema é que 1 + 1 + 1 + 1 = muito dinheiro, rsrsrsrs. Se bem que a Rosana ao ler vai dizer que é exagero meu.

Vocês lembram que ela havia quebrado os óculos? Em nossa saída do Brasil, ao passar pela imigração, eles barraram o RENU (líquido para lavar as lentes de contato), pois tinha 120ml (O máximo permitido são 100ml). Nesse dia ela colocou as lentes de contato sem lavá-las e isso causou uma tremenda irritação nos olhos (principalmente no direito).

Depois voltamos para o hotel e ficamos vendo filme em italiano, até dar vontade de dormir. Na segunda, logo de manhã pegaríamos o carro na Hertz e iríamos para o Museu da Ferrari!

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Tom_e_Rosana ,

Obrigado por compartilhar a trip de vocês ! Estou aqui aguardando os próximos capítulos "Maranello" , cidade que pretendo conhecer em Maio.

Abs.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Gostei muito deste relato. Tem continuação?

Estou planejando a minha viagem para outubro deste ano e estou à caça de informações.

Um abraço para vocês. Muito bonitas as fotos.

• 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.