Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

COLÔMBIA [Cali e Bogotá] Novembro/Dezembro 2012

Postado
  • Membros

COLÔMBIA (Cali e Bogotá) Novembro/Dezembro 2012

Olá companheiros, segue o relato de viagem, se alguém precisar de mais informações, estamos aí!

[algumas coisas vou adicionar a medida que lembrar]

Duas músicas para começarmos:

> El Mochuelo > http://www.youtube.com/watch?v=TkdLDcbrEnY

> Cariñito >

Cali (6 dias) 19.11.2012 até 25.11.2012 [calor sempre]

Bogotá (9 dias) 25.11.2012 até 03.04.2012 [frio, teve madrugada de 11 graus]

Fui para a Colômbia para um trabalho [conferência no Festival de Performance de Cali], mas aproveitei para conhecer as coisas por lá.

PASSAGEM

- ônibus ida Ribeirão Preto - SP > R$ 58,11 e retorno SP - Ribeirão Preto R$ 66,16

- avião - Lan Airlines | SP/Guarulhos - Cali > R$ 1768,00 [ida e volta com taxa de embarque]

Houve uma escala em Bogotá para troca de aeronave, tem que ir para a parte de voo doméstico [é como se houvesse dois aeroportos em um mesmo lugar]

- avião - Lan Airlines | Cali - Bogota / Bogotá Cali US$ 150,00 [eu tive que voltar para Cali antes de retornar ao Brasil - tinha que pegar uma coisa que estava lá]

- não vá de taxi para o aeroporto de Guarulhos, ao menos que tenha grana sobrando ou parente taxista, pq é algo fora de lógica, é muito caro, eu sempre vou até o metrô Tatuapé e de lá pego aquele ônibus de 4 conto.

- taxi no aeroporto de Cali [não usei, estavam me esperando com uma plaquinha Sr. Renan Araujo - jeje]

- seguro viagem é sempre bom fazer [para América Latina é mais barato do que aquele obrigatório europeu - é melhor garantir e não dar problema pra família na hora de transportar o corpo]

TRANSPORTE

- a pé, sempre!

- ônibus

não peguei ônibus em Cali, já em Bogotá são baratos e bem velhos [o pagamento é feito por um buraco que tem perto da catraca - dar o dinheiro para o motorista ou quem estiver na frente ajudando]

em Bogotá há o TransMilênio - que é um "metrô de superfície", cuidado ao ficar próximo das portas - a galera puxa carteira/bolsa

- táxi é barato na Colômbia [Cali e Bogotá, pelo menos], mas há alguns horários que são mais complicados de achar um táxi disponível [e pode ficar uns 30 minutos tentando e nada!] sem contar que os taxistas podem se negar a ir para uma determinada região [justificando problemas no trânsito].

- havia uma época uma modalidade de roubos em táxis, uma pessoa ficava armada e escondida na parte de trás do carro - banco traseiro - daí quando o passageiro entrava e sentava no banco da frente, era rendido e roubado com a conivência do motorista, não sei se essa modalidade ainda está na moda].

HOTEL

- dessa vez fiquei em casa de amigos [bogotá] e num hotel no centro de Cali - Hotel Imperial [en la calle del pecado], acho que a diária estava uns R$ 80,00 - não me recordo, o pessoal do festival se encarregou disso. [gracias Helena Producciones!]

- centro é sempre uma boa região para ficar - eu nunca acho que tenha violência nos lugares, mas é sempre bom estar acompanhado de outras pessoas e voltar de táxi, no centro de SP, por exemplo, é tranquilo de andar de madrugada - se estiver com mais alguém - mas na Colômbia é bom aprender um pouco do código da cidade e nunca vacilar - estamos acostumados com perigos vivendo no Brasil, enfim... não tive problemas

MOEDA

- é um país mais barato que o Brasil, mas algumas coisas são parecidas no valor.

Pode comer por $ 6.000,00 [pesos colombianos, o que convertido fica R$ 6,95 - prato grande], mas tb pode encontrar no mesmo restaurante peixes que são mais caros R$ 30,00.

No começo fiquei perdido na hora de converter, mas corte todos os zeros e coloque uns 15%, por exemplo, a coisa custa 10.000,00 [dez mil pesos colombianos], em real fica 11,50 [onze reais e cinquenta centavos]

COMIDA

- empanadas

- arepas

- café [tinto]

- pescados do pacífico

- chorizo

- plátano ["banana"]

- chicharrón [torresmo]

- morcilla [linguiça de sangue de porco misturado com arroz]

- frutas: lulo [não sei comparar com alguma fruta daqui], granadilla [tipo um macarujá] e guanabana [graviola]

- uma combinação de cerveja Poker + gaseosa colombiana

- tem arroz, feijão [é maior que o nosso], frango - ninguém passa fome e nem pode reclamar.

LUGARES EM CALI

- Lugar a Dudas [arte contemporânea, residência de artistas, filmes, talleres...]

- Museo de la Tertulia [arte moderna e contemporânea]

- zoológico [hipopótamos só na Hacienda Nápoles ;)]

- cassino [o de sempre]

- rota pelo bairro Siloé [perigoso! Há uma rota turística para conhecer]

- salsa, salsa, salsa... \o/

- tiendas para beber Poker, Costeña, Club Colombia, Licor anisado e aguardente

- restaurante "Los Turcos" [desde os anos 50]

- tienda "La Colina" - fica no bairro San Antonio

- Kiss Me Motel - los caleños son chistosos en la actividade motelera, esse motel é a imagem certa para o termo kitsch [fui dar uma entrevista em um quarto onde há um boneco de concreto do Bush e outro do Osama, estão jogando xadrez e ao fundo o avião enfiado nas torres gêmeas. Um contexto sócio-político em meio ao amor. Há mais cento e tantos quartos com decorações infinitas: Pelé, Saddan, Hitler... Condorito é o dono, grande figura!

20121223154026.jpg

LUGARES EM BOGOTÁ

Normalmente viajo pra visitar museus e artistas, então...

- Bairro La Candelaria [antigão]

- Centro de Bogotá [depende a época pode ganhar um troco batendo carteiras - estava por lá na inauguração da decoração de Natal, rolaria uns trocos fazendo isso]

- Museo Nacional [meteoritos, história política - República, Gaitán... - e acervo de arte]

- Museo de Arte Banco de la República [o pessoal tem grana, então tem a coleção - Picasso, Morandi e contemporâneos; Botero - tem trabalhos de uma fase ruim pra caramba - e diversas exposições temporárias]

- Museo del Oro [boa museografia]

- Museo Casa Quinta de Bolívar [estava em reforma, mas acho que voltará rápido, tem uma parte atrás que é usada como administrativa, mas também recebe exposições]

- MAMBO - Museo de Arte Moderno [fraquinho esse!]

- Fundacion Gilberto Alzate Alvendaño [exposições]

- Biblioteca Luis Ángel Arango [bonitona e grande - tb recebe expos]

- Planetário [atualmente está em reforma - é utilizado como planetário e também há um espaço para trabalhos recentes de arte - pelo menos antes da reforma era isso, já agora não sei como será a coisa toda]

- Centro Colombo Americano [havia uma exposição do Wilson Diaz y Juan Mejia. boa! Mas não sei como funciona a periodicidade de expos]

- Galeria Valenzuela & Klenner

- Galeria Nueveochenta

- Galeria Casa Reigner

- Galeria La Central

SUB

Bogotá

- Bairro Santafe - é tipo uma rua Augusta [sP], mas sem hipster [ufa!] - é uma zona de tolerância, uma parte da cidade onde a prostituição é legalizada. Há batedores de carteira, trabalhadores com jaquetas da Claro dormindo nas mesas de tão borrachos, cordão de policiais, prostitutas, drogas, armas, churrasquinho, bares com grades... [uma boa pedida quando estiver cansado: salgadinho de maíz + trago]

Entrei no bairro de táxi com mais dois amigos que moram na cidade [é melhor entrar de táxi para não correr o risco de ser roubado], dentro do bairro é mais "tranquilo", tem seguranças e policiais, é só pensar: se não houver um mínimo de segurança os clientes não aparecem, então dentro não é o problema [sem dúvida não vai andar com a carteira no bolso de trás e sacar fotos igual um turista tonto], em volta do bairro é tenso - os caras ficam esperando clientes para roubarem.

- Fui em umas 4 casas de striper - havia mais umas 80, algumas com chicas boazudas bailando nuas em um pole dance [uma das casas tinha um pole dance que saía do andar superior - pensem na clássica cena de bombeiro, mas troquem por chicas]

- Melhor não urinar [multa] e nem beber licor quando tiver policiais [não pode beber licor pelas ruas de Bogotá depois das 10 da noite], se for beber, invente técnicas para esconder.

- O programa custa de R$ 30,00 [pela rua], passando por R$ 50,00 [numa casa mais humilde] e daí vai subindo. Esse valor não é pela hora, mas por 20 minutos ou poderá ser substituído por 5 minutos se o cara tiver ejaculação precoce. As chicas são neo-escravas, saem de outras regiões da Colombia para trabalharem na capital [o que também acontece no Brasil], dormem na própria casa onde trabalham [pagam o quarto para viverem e também quando estiverem com clientes]. Os garçons não ganham salários, mas recebem por cerveja vendida e gorjetas. [ou qualquer outra coisa que conseguirem vender - lícito ou não]

- Nesse bairro também é possível achar armas e drogas [companheiros, drogas fazem mal]

A marihuana é bem forte, se estiver acostumado, ok! Caso não, esteja com amigos ao fumar.

Cocaína também é fácil de encontrar, também é potente - são vendidas em saquinhos ou naqueles frasquinhos pequenos de vidro utilizado para amostra grátis de perfume. Há vários casos de turistas que ficam pelas ruas de Bogotá ao experimentarem e curtirem muito a coisa. jajaja. Verdade! Preço entre R$ 10,00 e R$ 25,00 [depende da região].

Companheiros, CUIDADO!

Saudades de mi Colombia.

Abrazos desde Ribeirão Preto - SP - Brasil.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Indica algum lugar p visitar nas cercanias de Bogotá ? Abraço.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.