Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro, fevereiro região dos Alpes


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, vou estar na Europa agora entre 20 de janeiro e 5 de fevereiro a trabalho e como minhas segundas férias estão para vencer logo no início de março e já tinha planejado tirar elas em fevereiro consegui negociar para emendar minhas férias e voltar de lá só dia 20 de fevereiro, então vou ter 2 semanas para aproveitar! Eu já morei na Europa (Madrid) por um ano em um intercâmbio na época da universidade, então o roteiro mais "tradicional" eu já conheço, ficando nas cidades/regiões maiores já conheço bem Madrid, Barcelona, Andorra, Londres, Normandia, Paris, Amsterdam, Berlim, Munique e Roma, então gostaria de fazer algo diferente e conhecer a região dos alpes já que não tive muita oportunidade de aproveitar a neve e montanhas quando morei lá.

 

Entre dia 20/01 e 02/02 vou estar em Venéssieux (região metropolitana de Lyon) e dia 02 vou para Homburg, Alemanha, bem próximo a fronteira com a França mais ou menos na altura de Paris perto de Luxemburgo. Minha idéia é alugar um carro no dia 06, para ficar mais fácil de conhecer o máximo possível de lugares no meu tempo sem ficar dependendo de trens (tenho péssimas experiências com trens e atrasos no inverno, cheguei a levar 24 horas para ir de Roma a Paris em Dezembro de 2005) e partir para o sul. Tenho um amigo morando em Immenstadt bem no sul da Alemanha aos pés dos alpes (20km para a Áustria ao leste, oeste e sul!) então pelo menos um final de semana, provavelmente o primeiro, vou passar por lá. A volta vai ser via Paris dia 19, então dia 18 no máximo tenho que voltar para o norte da França.

 

Isso me deixa do dia 11/02 a 17/02 para conhecer a região, então o que vocês sugerem? Gostaria de pelo menos uns 2 dias aproveitar para aprender a esquiar, ou pelo menos tentar. Sei que em Immenstadt existe uma estação de esqui, então vou tentar aproveitar enquanto meu amigo trabalha nos dias 07 e 08/02 para fazer isso. Porém se não conseguir alguma sugestão de lugar barato para se fazer isto?

 

Fazendo uma pesquisa rápida já vi que dois lugares a conhecer na Suiça são Jungfraujoch (estação de trem mais alta da europa, no topo de uma montanha com uma vista muito boa das montanhas e uma geleira) e também já verifiquei que na região de Zermatt (Montanha Matterhorn) existem muitas vistas boas e com opções bem em conta de estadia.

 

Bom como não conheço nada da região ainda estou meio perdido, então qualquer dica/sugestão é bem vinda!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Pessoal não sabia se colocava um post novo ou editava o anterior, então se estou fazendo alguma besteira já peço desculpas.

 

Com mais algumas pesquisas consegui detalhar um pouco mais o meu cronograma.

 

20/01 - Chegada em Paris + Paris - Vénessieux (Lyon), provável trecho de avião mas ainda a confirmar;

21/01 a 01/02 - Vénessieux (Lyon) a trabalho;

26 e 27/01 - Final de semana livre em Vénessieux, possibilidade de daytrips (pretendo conhecer Lyon dentro do possível nos dias de semana após o trabalho);

02/02 - Vénessieux - Homburg, Alemanha - 568km de carro/trem ainda a confirmar;

03/02 - Dia livre para conhecer Homburg ;

04 e 05/02 - Homburg a trabalho;

06/02 - Homburg - Immenstadt (384km) de carro, possibilidade de paradas pelo caminho;

07 e 08/02 - Dias livres em Immenstadt (meu amigo vai estar trabalhando) - Estação de esqui e/ou conhecer a região;

09 e 10/02 - Final de semana em aberto, preciso ainda ver com meu amigo. Podemos ficar pela região ou aproveitar para conhecer algum lugar na Áustria (30km até a fronteira) ou Liechstein (100km);

11/02 a 17/02 - Alpes, aqui o roteiro ainda está em aberto, uma opção que pensei coloquei abaixo;

18/02 e 19/02 - Retorno a Paris para pegar o vôo de volta dia 19. Independendte de onde estiver na Suiça estamos falando de uns 800km, possibilidade de paradas pelo caminho.

 

Para os 7 dias que vou ter nos alpes:

 

Zermatt - Matterhorn - 2 dias (11-12/02);

Jungfraujoch - 1 dia (13/02);

A definir - 1/2 dias, reserva para deslocamentos e/ou conhecer mais alguma estação de esqui (região de Grindelwald?), 14-15/02.

Interlaaken - 1/2 dias (15-16/02);

Berna - 1 dia (17/02);

 

Como o roteiro ainda não está 100% definido, críticas e sugestões são muito bem vindas!

 

Agora minhas dúvidas:

 

- Alguém aqui tem alguma experiência em dirigir pela Suiça nesta época do ano? Tenho uma pequena experiência de dirigir na neve, por 2km dentro de cidade, porém nada mais. É muito falar de atravessar a Suiça de carro para um motorista de primeira viagem?

- Estou aberto a sugestões de lugares para conhecer e paradas durante as duas maiores viagens de carro (Homburg - Immenstadt e Berna - Paris). Estou deixando um tempo extra para estas viagens para imprevistos mas as vezes alguém conhece alguma parada legal que de para conhecer rapido e esteja no caminho.

- Alguém conhece alguma daytrip legal para se fazer partindo de Lyon? Pode também ser uma viagem um pouco maior ou lugar que precise de mais tempo pois posso passar o final de semana fora da cidade se precisar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ele não foi no inverno, mas o relato do David pode te ajudar:

 

suica-em-oito-dias-t63540.html

 

Já que seu foco é os alpes, você já vai estar perto de Chamonix, valendo uma parada em Annecy no caminho. Mas se quiser algo diferente, ao sul tem Provence e ao norte a Borgonha.

 

A partir de Homburg, você já tem acesso a Heidelberg, Estrasburgo e uma série de opções no rio Mosela e na Floresta Negra. Boas bases.

 

Immenstadt fica no caminho entre Füssen (muito popular aqui no fórum, especialmente por conta do Neuschwanstein) e o lago Constança (Bodensee), que não sei se vale a pena nessa época do ano. Para ir até a Austria, é melhor pesquisar sobre o sistema de pedágios (vignette), que se me lembro bem, basicamente significa comprar um selo de X dias por Y euros, para poder andar nas vias expressas (que você às vezes entraria sem se dar conta, até tomar uma multa). ACHO que na Suiça tem algo parecido.

 

Enfim, acho que dá pra conhecer muita coisa e como você estará de carro, terá bastante flexibilidade para decidir.

Link para o comentário
  • Membros

Marcos muito obrigado pelas dicas!

 

O relato do David está sensasional, só de ver algumas daquelas fotos e imaginar a mesma paisagem no inverno cheio de neve já me deixa impaciente para esta viagem chegar logo. Infelizmente não vou conseguir conhecer tanto do país como ele, primeiro porque não quero fazer tão corrido e segundo vou deixar um tempo bom para os deslocamentos já que em boa parte vou provavelmente enfrentar neve ao contrário dele.

 

Gostei da idéia de Chamonix, conversando com um pessoal no trabalho que conhece Lyon parece que vou ter dificuldade de conhecer bem a cidade só nos finais de tarde, então provavelmnte vou ficar o final de semana em Lyon mesmo. Mas to pensando em deixar Chamonix na manga como um destino opcional dependendo do ritmo que a viagem for.

 

Cara acredita que não tinha me tocado que ia estar tão perto de Neuschwanstein? Este passeio não vou deixar passar, só tenho que alinhar direito o dia, mas vou com certeza.

 

Com base no relato do David vou dar uma repensada nos meus destinos nos alpes, mas vou precisar dar uma boa pesquisada antes, quando definir posto aqui o roteiro atualizado. Espero conseguir terminar neste final de semana, mas na correria que estou é capaz de só conseguir terminar este roteiro lá em Lyon mesmo...

Link para o comentário
  • Membros

Bom pessoal, depois de muito pensar, ver prós e contras e bater a cabeça, com a ajuda do fantástico relato do David que o Marcos postou ali em cima fechei, ou quase o meu roteiro. Segue abaixo ele atualizado.

 

19/01 - Curitiba - São Paulo - Paris

20/01 - Chegada em Paris as 11:00 - Trem para Lyon - Chegada no hotel por volta das 17h, já considerando pior caso na alfândega e deslocamento aeroporto-estação de trem, por sorte tem TGV entre Paris e Lyon de hora em hora. Final de tarde e noite de descanso pois no outro dia 08h tenho que ir trabalhar.

21-25/01 - Lyon (Vénessieux) a trabalho, aproveitando finais de tarde para compras e conhecer alguma coisa da cidade.

26-27/01 - Final de semana livre em Lyon, conhecer a cidade, ainda falta fechar as atrações, por enquanto só conversei com um pessoal do trabalho que já ficou lá.

28/01-01/02 - Mais uma semana de trabalho e compras/conhecer a cidade.

02/02 - Lyon - Homburg de carro (546km), pensei em ir de trem mas a viagem precisa de pelo menos 2 conexões e mais de 6 horas. Penso em programar o GPS para evitar auto estradas e ir viajando tranquilo pelo interior da França, chegada em Homburg final da tarde.

03/02 - Domingo livre para conhecer Homburg, também estou pegando dicas com o pessoal do trabalho.

04-05/02 - Homburg a trabalho, compras e visitar mais alguma coisa final da tarde.

06/02 - Começam minhas férias! Homburg - Immenstadt de carro (384km), daqui para frente tudo de carro. Penso em sair de manhã de Homburg e chegar final da tarde em Immenstadt quando meu amigo já tiver saido do trabalho, ainda tenho que ver o que conhecer no caminho para passar o tempo. 07 e 08/02 ele vai usar banco de horas no trabalho para viajar comigo até dia 10/02.

07/02 - Dia reservado para esquiar em Immenstadt.

08/02 - Immenstadt - Fussen (55km) para conhecer o Neuschwanstein pela manhã, após isso Fussen - Vaduz (Liechenstein - 160km) chegando início da tarde para conhecer a cidade, dormir em Vaduz ou arredores.

09/02 - Vaduz - Lucerna (150km) fazendo um caminho um pouco mais comprido (Brunnen - Vitznau) para aproveitar as vistas que estão no relato do David. Chegar em Lucerna início da tarde, conhecer a cidade e dormir ali ou arredores.

10/02 - Lucerna - Murren (82km), subida ao Jungfraujoch pela manhã até início da tarde, meu amigo deve voltar a Immenstadt e eu faço base em Interlaken ou alguma cidade da região.

11-12/02 - Região de Interlaken, ainda tenho que fechar exatamento o que conhecer nos dois dias.

13/02 - Interlaken - Zermatt (158 ou 247km) existem dois caminhos, o mais curto e bonito por Guttanen, porém passa bem no meio dos alpes e no inverno existe a possibilidade de estar fechado, plano B por Andermatt, passando perto de Lucerna novamente e um caminho um pouco menos fantástico, só vou saber lá mesmo mesmo qual vou conseguir pegar. Independente chegada em Zermatt início da tarde.

14/02 - Dia livre em Zermatt, conhecer o Matterhorn, e talvez até esquiar a tarde.

15/02 - Aqui estou em uma grande dúvida, Zermatt - Berna (232km) ou Zermatt - Lausanne (172km) / Genebra (240km). Queria muito conhecer Berna, que dizem ser muito bonita, mas vai ficar fora de mão e vou voltar para perto de Interlaken novamente, talvez conheça Berna em uma daytrip a partir de interlaken, são menos de 60km, vendo só o básico mesmo da cidade. A outra opção é fazer base em Lausanne ou Genebra e conhecer a região. De qualquer maneira chegar em uma das cidades na hora do almoço.

16/02 - Conhecer Berna ou Lausanne/Genebra.

17/02 - Berna ou Lausanne/Genebra - Chamonix (174km / 115 km / 81 km) chegada hora do almoço em Chamonix.

18/02 - Conhecer o Mont Blanc e talvez esquiar, depende do que fizer na tarde de 18/02.

19/02 - Chamonix - Paris (616 km), não tenho certeza ainda se faço de carro ou trem. Embarco novamente para o Brasil as 21h em Paris. Caso seja de carro provavelmente saio de Chamonix no dia 18 ainda no meio da tarde e já durmo em alguma cidade no interior da França para diminuir a viagem no dia da volta ao Brasil.

20/02 - Chegada em Curitiba, se não houver atrasos meio dia estou em casa.

21/02 - Chega de férias, viajar e estas coisas chatas e bora trabalhar as 08 da manhã! ::quilpish:: hahaha

 

Sim sei que vou estar meio acabado no retorno ao trabalho, mas como já consegui emendar minhas férias com a viagem a trabalho e já vou pegar 3 dias de banco de horas (06-08/02 minhas férias começam oficialmente 11/02) não consegui emendar estes dois dias e voltar a trabalhar só 25/02, fazer o que não se pode ter tudo...

 

Enfim, o roteiro macro está pronto, falta agora verificar a situação dos hotéis. Evitei visitar as cidades menores e com estações de esqui, Zermatt e Chamonix, nos finais de semana. Descobri da pior maneira que vou viajar na alta temporada de inverno na Suiça, o roteiro original era ir de Immenstadt para Zermatt, mas chegaria no final de semana e acreditem ou não TUDO lotado na cidade. Encontrei um hotel bem caro para duas pessoas (último quarto) e um hostel que tinha apenas uma cama livre, isso ontem, é capaz de hoje já estar cheio. Simulando durante a semana muitos lugares lotados mas já há disponibilidade em vários hoteis pelo menos 50%, então fica mais fácil de encontrar um lugar para dormir sem ter que gastar muito. Com este roteiro finais de semana fico em cidades/regiões maiores aonde existem uma variedade muito maior de hotéis, ainda mais que vou estar de carro então não precisa ser nada muito central.

 

Lição de casa para mim:

- Fechar o que quero conhecer em Lyon nas duas semanas que vou estar lá.

- Pesquisar hotéis em todas as cidade após Immenstadt, até ali é a trabalho, já reservado, ou na casa do meu amigo.

- Pesquisar o que conhecer entre Homburg e Immenstadt.

- Definir o que vale a pena visitar nas poucas horas em Vaduz e Lucerna.

- Pesquisar o que conhecer na região de Interlaken, e ver se a daytrip para Berna vale a pena.

- Definir finalmente se vou para Berna, Lausanne ou Genebra e pesquisar o que conhecer na região definida.

- Definir a volta para Paris, verificando trens Chamonix - Paris ou aonde dormir caso volte de carro.

- Pesquisar uma câmera digital boa e não muito cara, a minha comprei faz pouco tempo mas na época o preço sobressaiu sobre a qualidade e uma viagem desta merece fotos tiradas com uma máquina melhor. Penso em levar a minha de reserva e comprar uma na minha primeira semana em Lyon.

 

Enfim, agora vou descansar um pouco pois a lição de casa ainda está grande! Como sempre se alguém conseguir me ajudar com algum dos itens, ou qualquer outra crítica ou sugestão ao roteiro é sempre muito bem vindo! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Opa, não se preocupe Marcos, só no post ali em cima mais teus guias já me ajudou bastante!

 

Vou aproveitar que já fechei quase tudo e vou colocar aqui umas explicações de como fechei meu roteiro, aí já fica de ajuda para quem precisar e guardo como o primeiro post para meu relato no retorno.

 

Primeiro explicando o porque da correria. Eu já estava com as férias marcadas para fevereiro, quase fechado a viagem do carnaval quando iniciaria elas. Aí em dezembro, logo antes das férias coletivas saiu a possibilidade de uma viagem de 2 semanas e meia na Europa a partir de 19/01 em que eu iria. Como empresa multinacional tudo é complicado só foi dado o ok das fábricas que eu ia visitar dia 15/12. Mas como não havia nenhum diretor na última semana antes das férias para aprovar a viagem ficou para início de janeiro, até esta aprovação sair a viagem poderia ser cancelada ou ter a data alterada. A confirmação da viagem e compra das passagens só saiu dia 08/01. Como o tempo era muito curto comecei a planejar antes mesmo de ter certeza que iria viajar. Para ter uma idéia de tempo foram 2 domingos inteiros e mais pelo menos 1 hora todos os outros dias correndo atrás de informações e roteiros.

 

Primeiro defini os locais/cidades principais que gostaria de conhecer, no caso: Zermatt, Jungfraujoch, Interlaken e se possível Chamonix. Com o relato do David, que o Marcos postou ali em cima vi vários lugares que gostaria de passar se possível, algumas cidades e outros lugares como estradas com vistas incríveis para dirigir. Neste momento fiquei bem perdido, não sabia qual a melhor ordem para visitar as cidades nem como fazer para passar em todos os locais que eu vi. Como quando se está perdido seu melhor amigo é o Google recorri a ele, em uma busca rápida de sites para ajudar a planejar viagens descobri o Tripline (http://www.tripline.net). Ele deixa você montar um roteiro fazendo o caminho entre as cidades diretamente (indo de trem ou avião por exemplo) ou pelas estradas indo de carro, também deixa você colocar datas e horários de chegada em cada cidade, fazendo o cronograma ao mesmo tempo. Com isso comecei a montar um roteiro, mudando facilmente a ordem das cidades e vendo por onde ia passar. Assim consegui modificar alguns trajetos para passar por estradas mais panorâmicas e verificar lugares que não pensava em parar. Foi só aí que percebi por exemplo que ia passar praticamente dentro de Liechtenstein e Lucerna a caminho de Interlaken, então uma viagem de 350km em um dia, algo que não queria devido a riscos de atraso no inverno devido a neve, virou uma viagem de 3 dias com aproximadamente 100km cada trecho e algum tempo para conhecer estes dois lugares. Em paralelo a isto ia verificando a disponibilidade de hotéis nos lugares que ia ficar, isso é muito importante na alta temporada, como é o caso do inverno na Suiça. Nos finais de semana cidades menores com estações de esqui famosas como Zermatt e Chamonix já estavam literalmente lotadas, no caso de Zermatt nas datas do meu planejamento inicial já não havia mais vagas em nenhum hotel de baixo custo, e mesmo em lugares mais caros havia vaga para aproximadamente mais 10 pessoas na cidade... Depois de várias e várias versões o mapa ficou assim:

 

mapaviagem.png

 

Caso alguém tenha interesse o mapa completo com possibilidade de zoom e observar as datas e horários aproximados está aqui (só um poquinho desatualizado :wink: ) - http://tripline.net/trip/Eurotrip-32730043737110059D35C0236C2B19F8

 

Com cidades e datas definidas o próximo passo foi a reserva dos hotéis. Utilizei o Booking.com, pois não é do meu perfil ficar em hosteis e dividir quartos com vários desconhecidos, não tenho nenhum problema em ficar em lugares simples ou quartos com banheiros compartilhados, mas dormir em um quarto com 9 estranhos (2 dos quais roncam a noite inteira) não é minha idéia de diversão... :) O fato de eu estar fazendo a viagem toda de carro trouxe oportunidades e problemas. Por exemplo foi difícil achar um hotel mais central em Lucerna com estacionamento então tive que pegar um lugar um pouco mais caro e menos central, porém para lugares que ia ficar mais tempo não necessitava de um lugar tão central. Então ao invés de ficar em Genebra achei um hotel mais barato em Évian-les-Bains (França a 40km de Genebra mas em uma região que também quero conhecer) que possui cozinha completa no quarto, ou seja economia dupla tanto no preço do hotel quanto em refeições. Também dei preferência a hotéis que não cobravam nada pela reserva e políticas de cancelamento sem custo a no máximo 1 semana da data da reserva. Assim caso tenha que reprogramar alguma coisa quando já estiver na Europa, lembrem-se problemas acontecem, tenho uma boa flexibilidade, já que a maioria dos hotéis que peguei permite fazer cancelamentos no dia ou 1-2 dias antes. Quebrei esta regra somente em Chamonix, pois as opções que tinha eram poucas e ao ver um quarto com varanda e vista para o Mont-Blanc por um custo MUITO em conta não resisti. ::otemo::

 

A reserva do carro já está encaminhada porém não fechada, utilizei vários sites agregadores, dos que buscam em várias companhias e te passam os preços mais baixos do que reservar diretamente com elas. Tive mais um problema adicional, pois a maioria deles não permite fazer reservas em um país e devolver em outro, o que era meu caso. Na verdade o único lugar que me deixou fazer isto facilmente foi o autoeurope.com, ainda estou tentando baixar o preço mas está tudo encaminhado para alugar uma BMW Série 1 pelo preço que alugaria um Gol aqui no Brasil pelo mesmo período (sério fiz simulações e o preço é quase o mesmo... ::putz:: ). Sim, vou gastar uma grana com o carro, conseguia alugar um new fiesta pela metade do preço e já estava pra lá de bom, mas pô vou sair dirigindo pelos alpes suiços no inverno então melhor fazer isto com estilo e já transformar uma viagem fantástica em uma dos sonhos para alguém que curte carros e dirigir como eu. 8)

 

Agora a parte mais difícil, tenho dinheiro para tudo isso? hahaha Sim, esta parte normalmente vem antes, mas devido a minha limitação de tempo acabou ficando para o final. Toda a parte a trabalho até Homburg está tranquilo, hospedagem e transporte pagos pela empresa, mais diárias que cobrem facilmente alimentação e outros gastos como lavanderia. Depois disso o orçamento macro segue abaixo:

Hotéis - R$1600

Aluguel do Carro - R$1772 (já inclusa uma taxa absurda por alugar na Alemanha e devolver na França)

Combustível - R$1200 (Simulei a viagem toda com o Google Maps a um custo de 300 euros somente nas estradas, joguei mais 50% em cima de deslocamentos em cidades e eventuais diferenças de custo do combustível, a Suiça é cara!)

Gastos Diários - R$1820 (Considerei um gasto de R$130 = 47 euros ou 58 francos suiços por dia para alimentação e atrações)

Total - R$6392, como tem algumas coisas que quero fazer que estouram minha diária (passagem jungfraujoch, aluguel de equipamento de esqui, etc.) arredondei para R$7000.

 

Esta é minha meta de gastos com a viagem, mas sempre existem os imprevistos, algum gasto que não considerei, variação do câmbio para cima (todos os custos foram calculados com as cotações de hoje, até a viagem vai saber como vai estar), entre outros. Então por segurança estou reservando 30% a mais do que o orçado, ou seja R$9100 já estão separado para a viagem, assim tenho uma boa margem de segurança sem correr o risco de voltar para o Brasil utilizando o limite da conta. Agora vai que meu orçamento estava certo ou dou sorte e o câmbio baixa e acabo gastando os exatos R$7000? Bom neste caso o dinheiro volta a ser investido imediatamente para render até a próxima viagem, assim termino uma já economizando para a próxima! Ou então finalmente compro aquele iPad que estou namorando... :D

 

Bom pessoal é isso, espero que este pequeno relato ajude quem ainda está planejando a viagem. No mais como sempre estou aberto a críticas e sugestões, tanto a própria viagem como ao meu planejamento.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Pessoal desculpa "uppar" meu próprio tópico, mas finalmente vou começar a escrever meu relato sobre esta viagem, então quero deixar aqui de histórico para caso alguém veja este roteiro no futuro e tenha interesse em saber como foi a viagem. Sem querer entregar nada mas, incrível talvez a melhor que já tenha feito na minha vida. Então fica aí o link.

 

http://www.mochileiros.com/lyon-e-alemanha-a-trabalho-e-2-semanas-pelos-alpes-de-carro-t81921.html

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...