Ir para conteúdo

El Calafate, El Chálten e TDP - 9 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!!!!

 

Depois de muito tempo lendo e relendo vários relatos aqui no Mochileiros, é justo que eu também compartilhe minha experiência com vcs!!!!

 

Vou tentar colocar os gastos gerais, locais visitados e anexar algumas fotos também.

 

Esta viagem começou com as pesquisas em fóruns deste site, e aqui encontrei muitas pessoas dispostas a ajudar, o que foi fundamental para me encorajar a sair sozinha para esta viagem. Em algum momento de desespero ::lol3:: conheci a Patrícia Marins que também estaria viajando sozinha para a Patagonia, porém com roteiro diferente do meu. Combinamos então de nos encontrar em algum momento da viagem. Após várias mudanças no roteiro, ao final ficou mais ou menos assim:

 

 

26/11/12 - ônibus saindo de Arapoti - PR com destino à Curitiba

27/11/12 - Vôo Curitiba - Guarulhos - Buenos Aires (AEP) (pernoite no chão do Aeroporto :D ),

28/11/12 - Buenos Aires - El Calafate

29/11/12 - El Calafate - El Chaltén

30/11/12 - 02/12/12 - El Chaltén

02/12/12 - 04/12/12 - El calafate

05/12/12 - TDP

07/12/12 - El calafate - Curitiba

08/12/12 - Curitiba - Arapoti

 

* É importante destacar que este foi o roteiro final. Pois é muito difícil seguir a risca tudo o que é planejado. Muitas coisas acontecem no caminham, as quais nos obrigam a mudar alguns ítens. O que aconteceu comigo... ::lol4::

 

GASTOS COM PASSAGEM AÉREA: R$ 1400,00 ( ida e volta)

 

* Os custos de deslocamento terrestre durante a viagem, vou descrevendo a cada dia.

 

QUANTO LEVEI: R$1.000,00 no visa travel (aproximadamente AR$ 1950,00,já com taxa de câmbio)

AR$ 1980,00

R$1.000,00

 

O QUE LEVEI: -2 calças segunda pele

2 calças (tipo de ginástica)

1 calça jeans (fui com ela e voltei com ela)

1 Anorak

1 Casaco Adidas (pena de Ganso, medo do frio)

2 blusas segunda pele

2 Fleece Quechua

2 camisetas Dry Fit

Meias ( não sei quantos pares)

Cachecol Fleece 3 em 1( achei muito bom!!!!)

1 par de luvas Fleece

1 par de chinelos

Produtos de higiene pessoal

Bota Bull Terrier impermeável

Toalha de banho de secagem rápida

Mochila de 60 Litros

Mochila de 18 litros

*descrevi o básico quanto aos ítens que considero importante!!!

 

Como não consigo ficar sem comunicação e internet, claro....netbook. Que foi muito útil, pois na maioria das vezes os computadores do Hostels estavam ocupados, então prefiro sempre levar.

 

Levei 2 câmeras, 1 Nikon compacta e uma Canon T3 com lente de 18 -55 mm e 55 -250 mm.

 

 

27/11/12 - CURITIBA - SÃO PAULO - BUENOS AIRES

 

Os vôos saíram no horário.

Pernoitei no Aeroparque em Buenos Aires, pois cheguei às 23:30 hrs e até pegar bagagem, procurar Hostel e voltar, calculei que não seria a melhor opção, pois meu vôo para Calafate era as 05:55 hrs....então só iria correr. Mas este tipo decisão depende de cada pessoa. Eu preferi ficar no chão do Segundo piso do aeroporto...eu e uma galera...... ::lol4:: foi tranquilo, nenhum tipo de problema.

 

28/11/12 - BUENOS AIRES - EL CALAFATE

 

Vôo no horário!!!!

Cheguei às 9 :10 hrs em El Calafate.

Chegando em El Calafate a paisagem é linda!!!!!Lagos em um tom de verde que nunca tinha visto....Lindo, lindo!!!!E é claro que as fotos de janela de avião não podem faltar....

 

20130108092833.JPG

 

A primeira coisa que fiz foi fechar o Transfer até El Calafate na VES - empresa que faz esse tipo de transporte. Deixei agendada a volta, saindo do Hostel onde eu ficaria o primeiro dia. Caso não estivesse naquele endereço, era só ligar remarcando.

 

CUSTO DO TRANSFER IDA E VOLTA: AR$ 75,00.

*Chegando no Hostel vi que o transfer pode ser fechado no próprio Hostelpor AR$ 35 o trecho...para quem quer economizar um pouquinho....eu fechei no Aeroporto por segurança e comodidade.

 

HOSTEL: Calafate Hostel com diária de AR$ 60,00.

* Tenho a carteirinha do HI e não tive desconto nenhum por isso....então não sei bem se existe muita vantagem em pagar a anuidade para obter descontos...talvez tenha desconto só com reserva pela internet.

 

 

No Hostel pedi para ficar no mesmo quarto que a Paty Marins e ainda tinha cama p mim!!!! ::otemo::

Nos apresentamos, fiz ela sair da cama....kkkkkkk e fomos programar o que fazer.

Andamos pela cidade, fomos até a Laguna, comemos empanadas....

Após fomos até o terminal rodoviário fechar o transporte até El Chaltén. Vale a pena fechar com a CalTur, já tinha lido em alguns relatos aqui. De toda a viagem, sem sombra de dúvidas o Hostel Pioneiros Del Valle é o melhor!!!Parece um hotel. reservamos por duas noites, mais a ida e volta.

Depois pegamos um transfer até o museu do gelo, onde também tem um bar de gelo.

Eu não entrei no museu, somente no bar de gelo. A Paty, superrrrr animada foi no Bar de gelo e no museu, também....

Na volta fomos ao mercado comprar água e alguma coisa para levar na viagem do dia seguinte.

Final do dia bateu aquela fome...do lado do Hsotel tinha um barzinho/restaurante. Era ali mesmo....o lugar mais próximo. Pedimos uma pizza ( por sinal muitoooooooooooo boa) e uma cerveja, pois ninguém é de ferro.... ::otemo::

Achei tudoooooooo lindo....a cidade os lugares....tudo mesmo!!!!

 

 

CALTUR ( transporte ida e volta + hospedagem 2 noites): AR$ 345,00

EMPANADAS + ÁGUA: AR$ 15,00

TRANSFER PARA O MUSEU/BAR DE GELO: AR$ 30,00

ENTRADA NO BAR DE GELO: AR$80,00

MERCADO: AR$14,00

PIZZA + CERVEJA: 42,00

 

 

 

 

 

 

20130108095154.JPG

 

20130108095716.JPG

 

20130108100711.JPG

 

20130108103259.JPG

 

 

29/11/12 - CALAFATE - EL CHALTÉN

 

Acordamos cedo, tomamos café e logo subimos ao terminal rodoviário para pegar o bus até El Chaltén.

Muita gente também estava indo, no mínimo 3 ônibus saindo para o mesmo destino.

O que me impressionou foi a quantidade de casais, aparentemente com mais de 60 anos de idade, e suas mochilas gigantesssss!!!!E que disposição!!!Muito legal, admiro mesmo, pois não existe idade para se fazer o que quer....em qualquer lugar do mundo!!!! ::otemo:: Belo exemplo!!!!

A viagem dura cerca de 3 horas. Dormi metade desse tempo.

Já da estrada pode-se avista o lindo, magnífico Fitz Roy!!!Que coisa mais lindaaaaaaaa!!!!!!Bom, eu sou apaixonada por aquela imagem desde sempre....imagina eu vendo aquilo td ao vivo, bem na minha frente!!! ::love:: Sem palavras para descrever um sonho realizado!!!!

 

 

20130108104531.JPG

 

Chegando, todos descem do ônibus para uma breve palestra, onde nos passam informações do que podemos visitar, o que se pode ou não fazer dentro do parque. Todos recebem mapas das trilhas com as distâncias e tempos previstos.

Eu fiquei eufórica né, normal...queria muito ver o Fitz...e este sempre foi meu maior objetivo para a viagem.

O ônibus para em um ponto e todos descem, porém quem fica no Pioneiros, permanece no bus. Nos deixaram na porta do Hostel. ::Ksimno::

A pessoa que nos atendeu foi muito simpática, deu todas as informações necessárias.

A sugestão foi fazer naquele dia a Trilha até o MIrante Cerro Torrre. Então lá fomos nós....!!!!!Alguma subida, mas tudo ok, chegamos no Mirante em pouco mais de 1 hora. Continuamos, afinal no dia seguinte eu queria ir à Laguna de Los Três, e não gostaria de voltar para a mesma trilha....na minha opinião....andar à toa. Já que estávamos no Mirante...vamos prosseguir ( né Paty?????!!!!!kkkkkk).

Considero o trilha fácil. Subida só um pouco no início...depois a maior parte do tempo é plana.

Saímos com o tempo nublado, porém sem chuva. durante o caminho o sol foi aparecendo e eu tirando as camadas de roupa....

Durante o caminho a Patrícia encontrou com um casal de brasileiros, que tinha conhecido em Ushuaia. Paramos para conversar e claro, o assunto é o Fitz Roy. Aquela conversa ficou na minha cabeça, com todo mundo que eu falava, a história é a mesma..."é muito, difícil, muita subida....etc...."Eles pegariam uma Van que leva até a metade do caminho, de onde iniciam a trilha....pegando somente o último trecho de subida. Poupando assim a ida.É uma opção...fiquei então pensando na possibilidade, mas não satisfeita. Continuamos com a trilha do dia, o que é muito importante....foco na trilha que vc está fazendo...aproveite tudo a todo momento, são paisagens lindas, momentos que ficarão para sempre na memória. Então curta e se dedique só para aquele momento. :wink:

Chegando na Laguna Torre...muitoooooooooooo lindoooooooooooo!!!!!(isso vai ser muito dito durante o meu relato ::lol4:: )

O glaciar descongelando, Cerro Torre e Cerro Solo ao fundo....e pense num friooooooo!!!!! ::Cold:: Durante a trilha tudo certo, pois andando não senti nada de frio.....mas qdo cheguei lá e parei......congelei....!!!!

O tempo de ida e volta, mais o tempo que fiquei lá, deu 6 horas.

Estava preocupada com os joelhos, mas nesse dia ok...sem dor....e uma felicidade gigante!!!!

Chegamos, fui ao mercado comprar alguma coisa para fazer....

quando deitei a dúvida cruel: SERÁ QUE DOU CONTA DE FAZER A LAGUNA DE LOS TRÊS??? E a todo momento vinham à minha cabeça os comentários....e a dúvida persistia. A Paty estava decidida a não ir mesmoooooooo!!!!!Então se eu quisesse teria que ir sozinha.....e ela me ajudou...kkkkkk. "Rafa vai guriaaaaaaaaa. Vc é focada, determinada e quer tantoooooo ver o Fitz....vai simmmmmmm!!!! Fui dormir ainda com dúvidas...e com o pensamento: impossível não é......kkkkk

 

GASTOS COM MERCADO: AR$33,00

 

30/11/12 - LAGUNA DE LOS TRÊS

 

Acordei 05:30 hrs decidida que iria até lá. Dei uma olhada pela janela e o tempo estava limpo!!!!!Me animei mais um pouco, pois o tempo também era um fator importante. Seria ótimo não pegar chuva.

Tentei acordar a Paty e ainda convidei para que fosse comigo....sem sucesso ::lol4:: me respondeu:"Boa Sorte!!!"

Me arrumei, peguei a mochila, frutas, água, chocolate e me mandei. Perguntei na recepção se alguém já tinha saído...e é óbvio que não.... ::lol4:: muito cedo, só eu mesma.

Iniciei a trilha às 6 da manhã....um silêncio absurdo...um vento também.... ::hein:

Até a Laguna Capri 1 hora e 15 min....e eu tinha a opção de ver a Laguna e se voltar...mas não era isso que eu queria.

Paisagens de babar...tirei muitassssssssssss fotos.....parei muito também. O sol estava brilhandoooooooo!!!!!!!Mas muito friooooo!!!! ::Cold:: A todo momento tem onde pegar água. Em todo o parque a água é potável e muito geladaaaaaa!!!kkkkk

Até o Poincenot, não encontrei ninguém durante a trilha. Silêncio maravilhoso....barulho só de pássaros, água....e ventoooooooo......(que dá medo). Chegando no acampamento, conversei com uma moça e me disse (o que pude entender do inglês dela e ela do meu... ::lol4:: ) que valia muito a pena. Era magnífico....só era p ter paciência e subir devagar...pegar mais água e depois aproveitar a paisagem!!!

Pense em uma subida.....muito inclinada mesmo....chegando lá....daí já senti muito dor no joelho lesionado...mas tudo bem...já sabia que isso is acontecer...mas a paisagem compensa tudo....não é mentira, é tudoooooooooooooo lindooooooooooo de morrer!!!!!

Só não esperava que a Laguna ainda estivesse congelada.. ::lol4::

Só eu lá em cima.....tudo aquilo só para mim.... ::love::

Fiquei lá me cima por 1 hora mais ou menos, depois iniciei a volta. E para mim, a volta é sempre pior. Muita dor nos joelhos, mas lá fui eu, devagar e sempre....sempre parando, tomando muita água e alguns lanchinhos...após 4 horas chegueiiiiiiii.....Banho cama e descansar!!!!!!!

 

* OBS.: RECEPÇÃO DA PATY FOI ÓTIMA!!!!!!TINHA ATÉ JANTA P MIM!!!!!! ::lol4:: UMA QUERIDAAAAAAAA!!!!!!

 

* Neste dia não gastei nada!!!!

 

 

20130109092603.JPG

 

01/12/12 - El Chaltén

 

Este dia não fiz nada de nada!!!

Dormi, descansei e cuidei dos joelhos.... ::lol3::

No planejamento da viagem sempre reservo alguns dias livres.

A noite demos uma volta pela cidade, jantamos em um Restaurante "Como Vaca", que é muito bom!!!!

De sobremesa fomos até a La Wafleria, que é uma delícia!!!!

Resumindo tirei o dia para dormir e comer muito bem!!!!

20130109095705.JPG

 

 

20130109100726.JPG

 

Reservamos mais uma diária no Hostel Pioneiros, já que ficaríamos uma noite a mais, além das noites já pagas no pacote da Caltur.

 

MERCADO: AR$24,00

RESTAURANTE COMO VACA: AR$ 83,50 ( Vinho e um filé Parmegiana muito grande, com fritas. Detalhe comi a metade. Na minha opinião serve 2 pessoas tranquilamente).

LA WAFLERIA: AR$ 17,00

DIÁRIA A MAIS NO PIONEIROS: AR$ 80,00

 

02/12/12 - El Chaltén- El Calafate

 

Saímos pela manhã com destino à El Calafate.....uma dor no coração de deixar aquela cidade...por mim ficaria mais tempo. Adorei El Chaltén!!! :D . Mas o tempo mudou, estava nublado e chovendo um pouco. Nesse momento pensei, que tive muita sorte em pegar os outros dias de sol.

Na Noite anterior tinha reservado o Hostel Che Lagarto pela internet. Então estáva tudo certo....salvo engano. Chegando lá não tinha mais quarto, e isto aconteceu com pelo menos mais umas cinco pessoas que estavam lá aguardando. Então cuidado com as reservas pela internet no Che Lagarto. Ficamos pelo menos umas duas horas esperando a solução do problema, junto com as outras pessoas também. Finalmente nos falaram que não tinha mais quarto compartido e iríamos ficar em um privado pelo preço de compartido... ::otemo:: nada mal.....

Neste dia encontramos 4 brasileiros de Terezina, que estavam vindo de Ushuaia. Conversamos, trocamos informações e combinamos de fazer o Perito Moreno juntos no dia seguinte....e a Paty já estava indo p Buenos Aires.

 

MERCADO: AR$ 55,00

1 DIÁRIA NO CHE LAGARTO: AR$56,00

 

 

20130110095817.JPG

 

03/12/12 - MINITREKING PERITO MORENO

 

Acordei cedo, pois o transfer passava na Hostel às 8:00 hrs. Tomamos café e me despedi da Paty, que estava indo p Buenos Aires.

Agora estava sozinha :? ....mas tudo bem...um pouco triste, pois nunca é bom dizer tchau para pessoas legais.

Arrumei a mochila e como não tinha mais vaga para aquela noite no Che Lagarto, pedi p deixar a mochila guardada lá mesmo e pegaria na volta do passeio. No dia anterior já tinha ido novamente ao Calafate Hostel reservar 1 noite.

O ônibus passou as 8:15 hrs, eles chamam pelo nome na entrada do Hostel....a parte chata é que eles passam em váriossssssssssssss outros lugares até lotaro ônibus. O que é normal...mas é chato. Deve ter demorado uma hora p pegar todo mundo e iniciarmos a viagem até o Perito Moreno. Chegando no Parque ele começa a explicar algumas coisas....e descemos em um ponto, muito rápido, para tirar algumas fotos.

O passeio é dividido em 2 horas de passarelas, barco e depois o minitreking.

É realmente lindo!!!!E muitooooooooooo frioooooooo!!!!! ::Cold:: As duas horas passaram e nem percebi....

 

 

 

20130110101315.JPG

 

 

 

depois de atravessar com o barco para a outra margem, nos pedem para deixar tudo no Refúgio da Hielo. Fiquei com um pouco de medo, mas já que todo mundo estava deixando....deixei também né....Só peguei dinheiro e cartão ´para não correr risco.

Andamos um pouco até chegar no local para colocar os grampones, para depois iniciar o minitreking.

Passei muito recomendado, lindo e uma experiência única!!!!!Não deixem de fazer, o preço é salgado simmmmmmmmmmm, mas vale a pena. ::otemo::

Os guias são atenciosos, fora que demos muitas e boas risadas!!!! ::lol4::

Não comprei nada lá, levei alguma coisa p comer e tomar.

O passeio dura o dia todo. Cheguei em Calafate por volta de 17:30 hrs.

Importanteeeee: muito protetor solar e óculos de sol!!!!!!!!

 

MINITREKING: AR$640,00

ENTRADA NO PARQUE: AR$75,00

 

 

 

20130110110711.JPG

 

20130111085510.JPG

 

04/12/12 - El CALAFATE

 

Tirei o dia para tirar fotos e andar pela cidade com calma.

Contratei o Full Day para TDP, pois ainda estava com dor no meu joelho, e não iria conseguir chegar até a base dos Torres, que era meu plano inicial. No início fiquei um pouco chateada, mas não adianta só querer e não conseguir. Queria começar e e terminar, porém sou fisioterapeuta e já sabia que as coisas poderiam piorar caso fizesse mais uma trilha longa e com muita subida. Usar a razão, qdo viaja sozinho é essencial!!!!

Fui ao mercado comprar mais água e as besteiras e lanches de sempre, pois no dia seguinte saíria cedo p Torres Del Paine. e sempre li que lá é td muito caro...então não queria passar fome... ::cool:::'>

 

FULL DAY TORRES DEL PAINE: AR$600,00

1 DIÁRIA CALAFATE HOSTEL:AR$60,00

MERCADO: AR$80,00'

 

05/12/12 - El CALAFATE - TORRES DEL PAINE

 

O tranfer passou cedo no Hostel, mesmo esquema, passar em vários hotéis e pegar todo mundo.

Dormi boa parte da viagem.

Paramos em uma lanchonete, mais ou menos no meio do caminho.

Chegamos na fronteira desce todo mundo, faz a parte burocrática e sobe no ônibus. Chega no Chile, desce todo mundo....e mesma coisa...perde-se bastante tempo durante este processo.

Antes de pegar o ônibus que passa por alguns pontos do Parque, desce em uma lanchonete para trocar dinheiro para a entrada do Parque. Achei muitoooooooooooo caro. Pelo que eu tinha lido era o valor era muito menos, mas não adianta lamentar...é só pagar!!! ::bruuu::

Realmente o vento faz a curva naquele lugar!!!! :shock:

O ônibus faz algumas paradas, em alguns lugares caminhamos, muito pouco, mas caminhamos.

Quando eu via as pessoas com as mochilas nas costas pensava que era p eu estar ali, fazendo as trilhas que eu queira, mas dái a razão volta....e o que tem que ser, não pode ser mudado. Ok, volto no ano que vem.

Realmente este passeio é só p quem não quer fazer treking ou não pode ( meu caso no dia), ou não tem tempo disponível. É tudo muito rápido. Vimos o básico e com certeza tem muita coisa p se ver.

 

ENTRADA NO PARQUE: AR$300,00 (devem ser pagos em peso chileno. Eu troquei na hora lá mesmo)

1 DIÁRIA NO CALAFATE HOSTEL:AR$60,00

 

 

20130111094547.JPG

 

 

20130111095656.JPG

 

 

 

06/12?12 - EL CALAFATE

 

Neste dia fui em todas as lojas para comprar lembrancinhas.

Deixei td pronto, pois no dia seguinte já iria embora.

 

DIÁRIA CALAFATE HOSTEL: AR$60,00

LEMBRANCINHAS: .........

 

07/12/12 - EL CALAFATE - BUENOS AIRES - SÃO PAULO - CURITIBA

 

O transfer passou no horário. O que eu não esperava é que o meu vôo fosse atrasar tanto!!!!!!!E a Aerolíneas Argentinas não forneceu nenhum tipo de informação aos passageiros.

O vôo de El Calafate para Buenos Aires atrasou 5 horas....o aeroporto estava lotado e todos sem saber o pq.

Depois descobrimos que tinha acontecido alguma coisa em Buenos Aires, uma tempestade eu acho, que alagou a cidade e todos os võos do dia anterior e daquele dia estavam cancelados.

Resumindo perdi todos os outros vôos, chegando em Curitiba com mais de 12 horas de atraso.

 

A viagem foi ótima, não fiz tudo o que eu tinha planejado em virtude dos joelhos "machucados", mas agradeço, pois o que eu mais queria era Ver o Fitz Roy bem de perto, e sem chuva....este p mim era o ponto mais importante: pegar bom tempo e chegar lá. Quem sabe eu volte logo para fazer as Trilhas em TDP.

Muito obrigado à todos que me ajudaram a colher informações aqui nos relatos do site!!!!!!

 

Até a próxima!!!!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

ótimo relato parabéns.

Tenho algumas duvidas sobre TORRES DEL PAINE. Como são as trilhas neste lugar, pelo que entendi você ficou apenas um dia por conta do joelho mas teria muitas opções de trilha. Essas trilhas são feitas em um dia ou são vários dias e precisa acampar , levar barraca etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Parabéns !!!

Ótimo,otimo relato!

Me tira algumas duvidas? ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> hehe

 

Duvidas:

1ºPassagem:1400 reais as passagens ate Buenos aires, ou incluindo tudo? Tipo Buenos -El calafate-El calafate-Buenos- Buenos Curitiba também?

2º Sobre o voo de Buenos X El Calafate, voce comprou antes de chegar la certo?Por qual Companhia?

3º Onde contratou os serviços de Hostel,e transfere para os passeios que você fez?

 

Desculpa pelas duvidas, é porque vou fazer minha primeira viagem pra fora com meu esposo ,e não temos experiência nenhuma. ::Ksimno::

Tenho lido muitos Relatos aqui.E adooooreiii o seu!! ::otemo::

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...