Ir para conteúdo

[RTW] Mochilão de 3 anos - Todos os continentes


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Jaumz,

 

Os mapas do Lonely Planet prestam sim. Deus e todo mundo usa o Lonely Planet... isso virou piada já no meio mochileiro "mais metido / hipster" porque tem muita gente que faz do LP a sua Bíblia, só fica em lugar onde o LP recomenda, só vai nos lugares que o LP destaca... enfim...

Eu não critico nem faço grande apologia. Só posso afirmar que EU prefiro dar pelo menos uma olhada num guia para entender melhor o lugar, os preços, para onde ir etc... chegar numa cidade pequena da China, completamente sem noção, sem falar a língua sem nada... sem guia etc faz você perder muito tempo, dinheiro e passar raiva (literalmente)!

 

Aí está outra dica. Ter um guia em lugares onde especialmente o alfabeto é diferente do nosso, faz muita diferença... porque nós não coseguimos ler nem pronunciar os lugares. Assim, facilita toda a vida mostrar para um taxista no guia escrito em mandarim (por exemplo) o lugar onde você quer ir. Isso é também uma vantagem de ficar em hostels... eu pedia para eles fazerem bilhetes escritos em chines/japones/etc dos lugares para onde eu ia.

Falando em Hostel... vocês vão notar que em vários países tem hotel vagabundo muito mais barato que hostel. E tem vários lugares e países onde só tem hotel vagabundo mesmo... portanto, não pensem que tem hostel em qualquer buraco do mundo, porque não tem!

 

Nunca me esqueço de uma cena quando eu estava chegando em Damascus (Siria) na rodoviária e falei para o taxista "sayaa fondoq"... já que eu não sabia falar Hotel barato, acabei falando Hotel Ruim hahahahahah E o cara me levou para um hotel legalzinho, no centro da cidade onde os mochileiros costumam ficar hospedados... por isso, se tivesse um guia qualquer já teria ajudado a não chegar tão perdidaço!

 

Tem um app do LP (experimental) inclusive que você vai usando com fone de ouvido e vai caminhando... como ele usa a tua coordenada geográfica, ele vai descrevendo a rua ao teu redor, diz para voce virar a esquina, olhar para cima etc etc... fenomenal, mas tira MUITO da aventura de caminhar sozinho por uma cidade nova.

 

Sobre a questão do seguro viagem, é uma longa história. Cada um tem um fator cagaço específico, eu mesmo já pensei de forma diferente... hoje vejo que vale mesmo a pena ter seguro viagem nos países onde o hospital é muito caro, como EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália, Japão e NZ. Fora estes países, o sistema público vai te atender numa emergencia como atropelamento etc... quebrar braço, operações mais simples etc são muito baratas em países subdesenvolvidos e 100% dos seguros (em emergências) só fazem a restituição do pagamento. Na hora, quem paga é você com o seu cartão! Eu hoje tenho um seguro excelente pago pela empresa para a qual trabalho, válido em todo o mundo que é o Allianz www.allianzworldwidecare.com mas existem outros bem mais baratos, e até especificos para mochileiros... eu já usei o www.worldnomads.com , recomendo... o preço é bom e o atendimento também (via Bupa). Sobre o seguro do cartão de crédito, leia muuuuuito bem! O seguro só vale se vc pagar a passagem aérea toda com ele... e a maioria só cobre por até três meses após a chegada, e somente no país de chegada! Ou seja: pousou em Lisboa hoje e foi para Barcelona uma semana depois, seu seguro já não vale mais! Tem alguns sites que fazem cotaçao de seguros ao mesmo tempo e te dão a cotaçao mais barata... atenção a esses sites, na maioria das vezes eles cotam seguros para residentes do UK ou EUA, aí o valor despenca mesmo!

 

Assim como o seguro do cartão de crédito não cobre o seguro de aluguel de carros como Ferrari, Porsche etc...

 

Opa Jaumz, que beleza. Quais vacinas vc ja tomou? abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

::otemo:: Boas dica Mike, concordo com o que vc falou é tudo isso mesmo! Estou vendo q vc não está mais em Moçambique e sim em Malawi. :o

 

Sobre o visto no Japão, a titulo de aviso. O consulado geralmente só emite o visto no país de residência. Não achei ninguem ate agora q tenha conseguido fora do pais onde mora. Nem mesmo nos foruns gringos eles tem conseguido. Se vc estiver morando na Australia e comprovar residência, vc pode requerer o visto por lá. O japão é o país mais chato pra emissão de visto e geralmente dão um maximo de 15 dias de permanência. A não ser que vc mostre um roteiro bem detalhado dos dias que pretende ficar e mostre q tem condições financeiras, pode ser que eles emitam mais dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Jaumz e Luccas,

 

Tranquilo Luccas! Valeu pela add no Fb.

Gosto muito do mapa de visa requirments atualizado pelo Wiki http://en.wikipedia.org/wiki/Visa_requirements_for_Brazilian_citizens

Sim, o mapa tem algumas falhas (Swaziland brasileiro pega visto na Fronteira, o mesmo para o Belize)... mas em geral está bem atualizado!

Eu gosto desse mapa muito mais do que dos sites em geral que informam sobre a necessidade do visto ou não, porque quando estamos fazendo uma RTW o que mais importa é se o visto pode ser obtido NA FRONTEIRA ou não, e esse mapa está bem atualizado a esse respeito.

Tem vistos rápidos... por exemplo tirar um visto da PR China em Hong Kong é mais rápido que tirar no Brasil... sai no mesmo dia. :)

 

Abraçaaaao

 

Sensacional mike, estou anotando todas as suas dicas, que estão sendo ótimas, quase um sensei sobre RTW.

Gostei desse site já adicionei a minha lista de links úteis.

A única coisa é que não monstra ou não achei países como china e japão.

 

 

Outra coisa que queria ver com vcs é sobre o seguro viagem. Tem alguma dica? Tem boas indicações? Eu sempre cismei com isso. Não discordo de quem fala que é essencial. Realmente é. Ainda mais quando se trata de viagens longas. Mas até hj sempre utilizei o do cartão crédito. Nunca precisei acioná-lo. Nem pra extravio de bagagem. Mas fico pensando... e quando eu precisar? Vai funcionar msm? Não vão encrencar com letras miúdas inexistentes? Independentemente disso, farei um para os cinco/seis meses seguintes ao vencimento da vigência do seguro do cartão - que ainda irei verificar de qto tempo é. Pensei em contratar o da World Nomads. O que acham?

 

Atualizando-os sobre o planejamento de viagens: hj iniciei a bateria de vacinas.

 

inté

 

já ta sentindo aquele frio na barriga Jaumz ? deve ser bacana já estar nesses preparativos e sentindo que está cada vez mais próximo.

 

 

Nunca me esqueço de uma cena quando eu estava chegando em Damascus (Siria) na rodoviária e falei para o taxista "sayaa fondoq"... já que eu não sabia falar Hotel barato, acabei falando Hotel Ruim hahahahahah E o cara me levou para um hotel legalzinho, no centro da cidade onde os mochileiros costumam ficar hospedados... por isso, se tivesse um guia qualquer já teria ajudado a não chegar tão perdidaço!

 

HAHAHAHAAHAHAHAAHAH demais, acho que essas são uma das coisas que você nunca vai esquecer, os micos.

Nunca me esqueco de estar na Little Italy em Nova Iorque, procurando um lugar para almoçar com mais 3 amigos brasileiros.

Entramos em um restaurante que parecia normal, e quando abrimos o cardápio preços por volta de US$100,00, loucura.

Decidimos sair de fininho para ninguem perceber, eis então que na hora que eu vou sair PUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM, derrubo o prato no chão.

Todo mundo do restaurante, da rua, de todo lugar olhando pra minha cara pensando tipo ( nossa que margnal AHAHAHAHA).

A minha sorte foi que o prato caiu no chão e quicou e eu peguei ele no alto e não quebrou HAHAHAHAHAHAHA insanooooo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Hekinha! Pois é, saí da vida a beira-mar em Maputo no ano passado para a pseudo-britânica Blantyre no Malawi... espero a visita de todos vocês para darmos um pulo no Lake Malawi (dê um google nas imagens de Cape Maclear) ou para fazer um trekking no Mount Mulanje!

 

Luccas: todos os países em cinza no mapa do Wiki são países que requerem que você tire o visto antes de chegar na fronteira do mesmo. Isso é importante porque assim você sabe que não será simplesmente "chegar" e o negócio está resolvido...

Se China e Japão são a preocupação: China - você consegue tirar o visto em qualquer embaixada da China no mundo, poderá tirar durante a sua RTW. Japão - como a Heka salientou aí em cima, é preciso tirar no país onde você consegue comprovar residência. Ou seja, será difícil tirar durante a sua RTW a não ser que você consiga residência em outro país que não o Brasil ( o que é um tanto complicado). Eu arrisco dizer que a necessidade de visto para o Japão deve cair nos próximos cinco anos, no máximo. Assim como os EUA, o Japão também está de olho nos turistas brasileiros gastadores... logo logo essa situação muda ou melhora para um visto eletrônico como é o da Austrália.

 

Hahahaha... Jaumz já deve estar com frio na barriga com direito a perda de sono! Ô coisa boa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
::otemo:: Boas dica Mike, concordo com o que vc falou é tudo isso mesmo! Estou vendo q vc não está mais em Moçambique e sim em Malawi. :o

 

Sobre o visto no Japão, a titulo de aviso. O consulado geralmente só emite o visto no país de residência. Não achei ninguem ate agora q tenha conseguido fora do pais onde mora. Nem mesmo nos foruns gringos eles tem conseguido. Se vc estiver morando na Australia e comprovar residência, vc pode requerer o visto por lá. O japão é o país mais chato pra emissão de visto e geralmente dão um maximo de 15 dias de permanência. A não ser que vc mostre um roteiro bem detalhado dos dias que pretende ficar e mostre q tem condições financeiras, pode ser que eles emitam mais dias.

 

Olá Heka! Seja bem-vinda a esse tópico.

Entrei em contato com a Embaixada do Japão no Canadá. Vc tem razão. Simulei que estivesse no Canadá a turismo e quisesse conhecer o Japão. Vistos não são aplicados a turistas em outros países. Eu até conseguiria comprovar residência lá. Mas o restrito prazo de 90d seria inviável pois pegaria o inverno polar no Japão.

Com isso, já planejarei uma alternativa para abortar o Japão do roteiro - infelizmente. Mas, como o Mike disse, pode ser que em breve essa amarração japonesa mude. Quem sabe até a Copa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Os mapas do Lonely Planet prestam sim. Deus e todo mundo usa o Lonely Planet... isso virou piada já no meio mochileiro "mais metido / hipster" porque tem muita gente que faz do LP a sua Bíblia, só fica em lugar onde o LP recomenda, só vai nos lugares que o LP destaca... enfim...

Eu não critico nem faço grande apologia. Só posso afirmar que EU prefiro dar pelo menos uma olhada num guia para entender melhor o lugar, os preços, para onde ir etc... chegar numa cidade pequena da China, completamente sem noção, sem falar a língua sem nada... sem guia etc faz você perder muito tempo, dinheiro e passar raiva (literalmente)!

Esses guias são mto bons! Menos o do Canadá. É minha primeira leitura pra planejar uma viagem. A partir dele, busco outras infos pra saber se vale msm a pena.

 

Nunca me esqueço de uma cena quando eu estava chegando em Damascus (Siria) na rodoviária e falei para o taxista "sayaa fondoq"... já que eu não sabia falar Hotel barato, acabei falando Hotel Ruim hahahahahah E o cara me levou para um hotel legalzinho, no centro da cidade onde os mochileiros costumam ficar hospedados... por isso, se tivesse um guia qualquer já teria ajudado a não chegar tão perdidaço!

kkkkkkkkk. Isso é que faz a viagem ser uma aventura! E ficar guardada pra sempre na memória. Mas na hora é um sufoco!

 

Sobre a questão do seguro viagem, é uma longa história. Cada um tem um fator cagaço específico, eu mesmo já pensei de forma diferente... hoje vejo que vale mesmo a pena ter seguro viagem nos países onde o hospital é muito caro, como EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália, Japão e NZ. Fora estes países, o sistema público vai te atender numa emergencia como atropelamento etc... quebrar braço, operações mais simples etc são muito baratas em países subdesenvolvidos e 100% dos seguros (em emergências) só fazem a restituição do pagamento. Na hora, quem paga é você com o seu cartão! Eu hoje tenho um seguro excelente pago pela empresa para a qual trabalho, válido em todo o mundo que é o Allianz http://www.allianzworldwidecare.com mas existem outros bem mais baratos, e até especificos para mochileiros... eu já usei o http://www.worldnomads.com , recomendo... o preço é bom e o atendimento também (via Bupa). Sobre o seguro do cartão de crédito, leia muuuuuito bem! O seguro só vale se vc pagar a passagem aérea toda com ele... e a maioria só cobre por até três meses após a chegada, e somente no país de chegada! Ou seja: pousou em Lisboa hoje e foi para Barcelona uma semana depois, seu seguro já não vale mais! Tem alguns sites que fazem cotaçao de seguros ao mesmo tempo e te dão a cotaçao mais barata... atenção a esses sites, na maioria das vezes eles cotam seguros para residentes do UK ou EUA, aí o valor despenca mesmo!

 

Opa Jaumz, que beleza. Quais vacinas vc ja tomou? abs

Ouvi isso lá na Sala do Viajante. Fazer o seguro especialmente onde o sistema de saúde é caro. Quanto aos outros países...

 

Vacinas já tomadas: febre amarela, tétano, difteria, hepatite A, hepatite B, sarampo, rubéola e catapora. Faltam a de pneumonia, polio, meningite e febre tifóide. Eita!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Hahahaha... Jaumz já deve estar com frio na barriga com direito a perda de sono! Ô coisa boa!!!

Se eu falar que eu to tendo que resolver tanta coisa que nem tá dando tempo de sentir esse frio...

 

Me falta vender o carro, desocupar o apartamento. Até a viagem (final de março) farei ainda outras quatro: duas pra Minas, uma pro Ceará e outra pra Colômbia. E ainda vou trabalhar até 10d antes de partir pra RTW. Eita poxa! Tofu!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hahahah... o mais chato e trabalhoso é desocupar apartamento! Já fiz algumas mudanças e nunca é tranquilo... mas aproveita aí essa fase. A ficha só cai quando você está esperando pela mochila na esteira do seu primeiro destino. A sensação de liberdade é imensa!!!

 

Um surto de febre tifoide aqui no sul da África esse ano... mas é como a gripe, todo ano tem que tomar. Por isso se você for pagar a vacina e vir para cá só em 2014, deixa para tomar depois.

 

Jaumz, vc está pensando em incluir a Antartica no seu roteiro? Já pesquisou sobre algum navio budget?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Se eu falar que eu to tendo resolver tanta coisa que nem tá dando tempo de sentir esse frio...

 

Me falta vender o carro, desocupar o apartamento. Até a viagem (final de março) farei ainda outras quatro: duas pra Minas, uma pro Ceará e outra pra Colômbia. E ainda vou trabalhar até 10d antes de partir pra RTW. Eita poxa! Tofu!

 

Jaumz, você ta pensando em fazer algum blog, relato ou algo do tipo ? acredito que sera uma trip incrivel, gostaria de acompanhar e poder absorver algumas dicas. Até porque quando você estiver terminando eu estarei partindo haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Hahahah... o mais chato e trabalhoso é desocupar apartamento! Já fiz algumas mudanças e nunca é tranquilo... mas aproveita aí essa fase. A ficha só cai quando você está esperando pela mochila na esteira do seu primeiro destino. A sensação de liberdade é imensa!!!

No meu caso, como o inglês é intermediário - e é por isso que tô indo pro Canadá, penso que a sensação será um crescente pânico. kkkkkkkk. Acho que irei sentir essa ficha cair só qdo pisar na NZ.

 

Um surto de febre tifoide aqui no sul da África esse ano... mas é como a gripe, todo ano tem que tomar. Por isso se você for pagar a vacina e vir para cá só em 2014, deixa para tomar depois.

Poutz! Medo e cuidado com a água. Vlw pela dica.

 

Jaumz, vc está pensando em incluir a Antartica no seu roteiro? Já pesquisou sobre algum navio budget?

Penso sim. A ideia de chegar na Argentina em nov/15 é justamente pra pegar essa boa época na Antártida. Mas, confesso, não conheço nenhum navio budget. No máximo, um não tão absurdamente caro.

 

Jaumz, você ta pensando em fazer algum blog, relato ou algo do tipo ? acredito que sera uma trip incrivel, gostaria de acompanhar e poder absorver algumas dicas. Até porque quando você estiver terminando eu estarei partindo

Sempre faço relato das minhas viagens (exceto Europa - foram mtos dias e fiquei com preguiça, Cuba e Noronha - mas esses eu vou fazer ainda). Mas meus amigos ficaram de ver um blog. Não querem só fotos no facebook.

 

Próxima etapa dos preparativos: Dentista!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...