Ir para conteúdo

Arquivo - Lençóis Maranhenses - Perguntas e Respostas repetidas e antigas


Posts Recomendados

  • Membros
Olá Pessoal,

 

Pelo que li nas mensagens anteriores aqui no fórum, vi que temos muitos experts em Lençois Maranhenses que podem me ajudar muito.

 

Estou planejando ir nos Lençois em outubro. Já sei que as Lagoas não estarão muito cheias, mas surgiu a oportunidade e quero aproveitar. No entanto não terei muito tempo pra conhecer e queria dicas de vcs pra saber qual o roteiro é mais viável dentro dos lençois, levando em consideração que não queremos gastar muito (somos 4 pessoas) e não queremos fazer o mais tradicional e turístico, que é Barreirinhas.

 

Sairemos de São Luiz num sábado pela manhã bem cedo e teremos que voltar pra São Luiz na terça-feira até o final do dia. Ou seja, temos 3 dias e meio mais ou menos. Seguem as perguntas:

 

1 - Por onde é melhor começar? Santo Amaro ou Atins?

2 - Pensei na ideia de ir de São Luiz pra Barreirinhas no sábado, mas só pra fazer o passeio de barco descendo o Rio até Atins. Vale a pena fazer isso?

3 - Vi que existe uma caminhada longa de Atins pra Santo Amaro, porém não temos tempo pra fazer isso. É possível fazer esse caminho contratando algum passeio? A ideia é fazer esse translado com duração de 1 dia conhecendo tudo que for possível no caminho. Essa ideia é viável?

(se na pergunta 1 a resposta for Santo Amaro, as perguntas 2 e 3 procedem, só que invertidas, claro)

4 - A travessia do Rio Preguiça e o Translado já ocupam 2 dias praticamente. Nos demais a intenção é fazer umas caminhadas mais curtas nos arredores de Atins e conhecer a Lagoa da Gaivota perto de Santo Amaro. Alguma sugestão melhor?

 

Como vcs podem perceber, já tenho algumas coisas na cabeça, porém não sei se são viáveis por conta das distâncias e da disponibilidade de serviços.

 

Conto com a ajuda de vcs pra conseguir aproveitar da melhor maneira esses meus míseros 4 dias... :)

 

Abs a todos.

 

Vinícius,

você terá que decidir se vais por Barreirinhas ou Por Santo Amaro. Com o tempo que tens seria desperdício ir aos dois. Saiba no entanto que as lagoas estão muito baixas ( estive lá entre 12 e 18 de Agôsto de 2010 ). Se optares por Barreirinhas, pegue o onibus das 6 na rodoviária ou melhor ainda o micro onibus que passa nos hoteis de São

Luis pegando os turistas ( o preço é quase o mesmo e não precisas ir até a rodoviária ). Vais chegar em Barreirinhas na hora do almoço. Almoce e pegue o pacotão turistão ( Lagoa Azul, Bonita, do Peixe, etc... ), as lagoas são bonitas e se não fizer não poderá comparar com as outras. No dia seguinte pegue o barco de carreira para Atins ( ela sai na maré alta e custa 8,00 em uma viagem de cerca de 4 horas - as lanchas voadeiras que vão para Caburé custam 60,00 e fazem em 40 minutos mas não deixam você em Atins. Mesmo que custassem os mesmos 8,00 do barco, a viagem do barco é muito melhor.

Em Atins, se quiseres mais conforto se hospede no Rancho do Buna ( as normas impedem colocar link para em empreendimentos comerciais, mas digite no google ranchodobuna ( tudo junto ) que achas a página de lá. Como ele está sempre com hóspedes, e tem carro para passeios fica mais viável. Veja os passeios e os preços ( não sei se estão atualizados ) na página dele. Não deixe de ir na Lagoa Verde que fica depois da Ponta de Atins. Esta lagoa foi descoberta a cerca de 3 meses e garantidamente terá ainda bastante água já que em agôsto a menos de 10 metros da margem não dava pé. Ela é grande e muito linda. Diria que é mais bonita do que a Gaivotas de Santo Amaro. Só perde para As Emendadas de Santo Amaro.

Se a grana estiver curta, sugiro a pousada do Pedro Bruno que custa no quarto com banheiro privativo ( água fria ) 80,00 o casal com café da manhã e uma refeição ( não espere luxos em Atins ). Todos elogiam o camarão da Luiza e o do Antônio que dizem ser melhor, mas eu sugiro comer o da esposa do Pedro Bruno. Outra opção é se hospedar direto na Pousada do Antônio no Canto de Atins ( Quarto de casal sai por 40,00 com café da manhã e almoço custa 20,00 - não tem banheiro privativo ) o bom de lá é que em 30 minutos de caminhada já estas dentro dos Lençóis, podendo tomar banho nas lagoas que ainda tiverem água ou no mar que também é pertinho da Pousada.

Se optares por Santo Amaro terás que sair da rodoviária de São Luis, descer do onibus no povoado de Sangue e pegar a Toyota da mesma empresa de onibus que pegastes em SL e que te levará a SA ( compre logo a passagem de volta ).

A hotelaria em SA é fraca e cara para o que oferecem mas não tem outro jeito. Lá sugiro que vá conhecer a Lagoa Gaivota e não deixe de ir nas Emendadas ( me cobraram 150,00 pelas duas lagoas( a toyota é só sua ) ) que considero a mais linda de todas.

Agora se tiverem disposição, contratem um guia ( entre 80,00 e 100,00/ dia com as despesas dele já incluido )e das Emendadas sigam a pé até Queimada dos Britos ( 3 horas de caminhada ) e almoçem e durmam em Queimada com direito a cerveja super gelada no único restaurante/pousada ( D. Joana ) que tem energia solar. Na segunda sairiam bem cedo e andariam até Betânia ( não fiz, mas acho que deve dar umas 6 horas, dormindo lá ou indo de volta para SA para descansar e conhecer o Lago de SA na terça ( aí sim você poderia dizer que conheceu os Lençóis )

 

Wagner.

Link para o comentário
  • Respostas 450
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

ola

estou indo com o meu filho de cinco anos, e fico no resguardo dele, infra-estrutura e demais opçoes de transfer!

mais se a dica for ir para sto amaro(afinal e uma citaçao importante) , essas informaçoes que vc me passou, nao fica com uma falta de conhecer o rio preguiça?, outra coisa, e a questao do financeiro, verifiquei que na pousada cantinho do sossego, tem uma boa estrutura, maisssssssss gostaria de ver as lagoas, onde possa tomar banho pelo menos com altura no umbigo.

mais estou mesmo querendo um roteiro, que alem de divertido, possa tambem curtir junto com o meu filho.

grato, e espero que alem de vc possa receber mais dicas sobre esse passeio a parte que os LENÇOIS MARANHENSES !!!

Alexandre ::hahaha::::sos::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Alexandre

algumas páginas atrás está o relato da Aline, ela está um pouco afastada do site, mas o relato dela tem ótimas dicas, inclusive ela ficou bem mais tempo em Santo Amaro que Barreirinhas.

Segue o link: lencois-maranhenses-t10709-75.html#p388551

 

Quanto a teu filho, é bom q ele esteja preparado para sacolejos, pq ir de 4 x 4 na areia não é coisa pra qualquer um. Não que criança não possa ir.

 

Neste período do ano as lagoas já não estão tão cheias, mas a da gaivota (Santo Amaro) estará.

 

O tempo de cheia, conforme os colegas citam é entre maio e julho, ok?

Link para o comentário
  • Membros

ola

pelo que percebi e pesquisei e ainda liguei para varias pousadas na regiao de barreirinhas e santo amaro, percebi que a melhor opçao eh santo amaro, sem sombra de duvidas, maissss,,,(ja fiz o passeio classico para MACHU PICCHU, com mochilao desde STA cruz ate LIma, passando todo o roteiro de van e busao em 14 dias) tenho que pensar na possibilidade de fazer os passeios de uma forma mais zen, pois meu filho vai estar comigo. Esse detalhe de +-18 kg, fazem a diferença HEHEHE. as dicas colhidas aqui, fizeram eu ir ate um site (http://www.mundi.com.br) se for possivel deixar esse link , pois nele vc consegue falar com as pousadas de uma forma gratis entre vc e a pousada, sem intermediarios e sem DDD. agradeço a quem puder ainda me ajudar a tomar a melhor alternativa/passeio para esses dias no LENÇOIS MARANHENSES.!!

UM ABRAÇO A TODOS. <<<<<<<>>>>

Link para o comentário
  • Membros de Honra

salve alexandre,que posso te dizer sobre ir a Santo Amaro é que tem uns sacolejos nas toyotas bandeirante sim,mais nada que uma criança não suporte na boa,crianças de colo,mulheres gravidas e até pessoas enfermas que precisam sair usam esse meio numa boa,vai na fé e curta a viagem,seu garoto vai curtir os solavancos.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Vinícius.

 

Já vi q vc não queres gastar muito e não quer fazer roteiros já tão explorados estilo turistão.. então meu caro terás q ir p/ Santo Amaro do Maranhão, saindo de São Luis pela manhã 4:00 ou 5:00h de van já com a toyota inclusa para chegar na cidade por lá não tem apenas pousadas caras como a amiga aí acima citou, tem as hospedarias familiares que na minha opinião é bem melhor q as pousadas de Santo Amaro desde atendimento tem a opção da HOSPEDARIA SÃO JOSÉ sempre q vou fico nesta bom café da manhã, preço, qualidade, quartos amplos arejados ventilador banheiro privativo sem falar do atendimento da Marineide dona da hospedaria, por lá ela organiza passeios á lagoa da gaivota betania queimada dos britos q no período da semana da patria as toyotas não estavam indo porq o IBAMA estava fiscalizando, tem passeio para américas de barco conhecendo a lagoa do reflexo almoço na betania na casa do seu Francisco carneiro no leite de coco, galinha caipira, porco assado peixe frito....

 

Transporte de van São Luis / Santo Amaro com toyota inclusa

Idenilson (98) 8808 9091 / 91488904 / 32746426 R$35,00

Joaninha (98) 3246 9112 / 88537094 / 3238 4256 R$35,00

Tatá (98) 3253 3335 R$40,00

 

HOSPEDARIA SÃO JOSÉ (98) 33691074 Marineide R$30,00 por pessoa com café da manhã

 

passeios á Lagoa da gaivota R$80,00

betania R$150,00

américas de barco p/ 7 pessoas R$80,00

queimada dos britos R$ 300,00 á 350,00

Esses valores é p/ ser divido entre 10 pessoas eles cobram o frete da toyota e não por pessoa no caso de Barreirinhas

atravessia de Santo Amaro Atins em torno de R$100,00 a diária do guia mais pode negociar falar com Índio no povoado de Betania.

 

Reservando a hospedaria com Marineide ele reserva a van para pegar em São Luis

Link para o comentário
  • Membros

vou fazer o passeio p/ santo amaro, liguei para a dona Marineide e vou ficar na hospedaria dela, 30,00 por pessoa e o meu filho e free!!. conversei com ela e ela me passou umas dicas muito valiosas.

grato a todos e fico no aguardo de outros passeios par poder aumentar o grau de satisfaçao com a regiao tanto dos lençois como da regiao que compreende essa maravilha citada em varias literaturas e visoes de mochileiros/as.

abraço a todos e ate 02/10 ( ou antes com dicas e ou depoimentos ).

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...