Ir para conteúdo

Arquivo - Lençóis Maranhenses - Perguntas e Respostas repetidas e antigas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

É isso aí Jaumz,as respostas estão perfeitas,Belo roteiro nnaomi,na verdade eu faria uma mudança,explico:creio que vá a Santo Amaro pra ver as dunas e as lagoas,se realmente for somente por esse motivo,eu iria até Atins,assim visitaria Vassouras,Caburé,Mandacaru,seguiria até atins,de lá se visitava as dunas,lagoas proximas que são lindas(isso em um 4x4),dormiria por lá e dias seguinte retornaria pra Barreirinhas e seguiria com o roteiro original.

Link para o comentário
  • Respostas 450
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Com certeza, Billy! Esse roteiro alternativo tb é válido. Nesse caso, é importante avaliar a possibilidade de haver 4x4 em Santo Amaro. Mas de qq forma, é uma excelente opção para conhecer a Queimada dos Britos e o Canto do Atins.

 

É isso aí Jaumz,as respostas estão perfeitas,Belo roteiro nnaomi,na verdade eu faria uma mudança,explico:creio que vá a Santo Amaro pra ver as dunas e as lagoas,se realmente for somente por esse motivo,eu iria até Atins,assim visitaria Vassouras,Caburé,Mandacaru,seguiria até atins,de lá se visitava as dunas,lagoas proximas que são lindas(isso em um 4x4),dormiria por lá e dias seguinte retornaria pra Barreirinhas e seguiria com o roteiro original.
Link para o comentário
  • Colaboradores
Só lembrando que o passeio de triciclo é crime ambiental se realizado nas dunas do parque nacional.

 

Isso também se aplica aos passeios com Toyotas, se realizados nas áreas proibidas do Parque!

Respeitar as regras é um dever nosso!

Aliás, também é interessante que os turistas conversem bastante com os moradores do interior dos Lençóis para conhecer suas dificuldades em viver num lugar inóspito e isolado.

 

Conversando com eles temos a oportunidade de descobrir algumas restrições vindas dos burocratas da cidade, que digitam regras sob o ar condicionado de seus escritórios, sem a visão do mundo real dos Lençóis!

Não me refiro à proibição dos passeios em cima das dunas, que eu concordo.

Também concordo com a proibição de caça de tartaguras das lagoas e etc.

Mas há restrições idiotas e irreais.

 

É legal o turista conhecer as promessas dos politicos municipais e estaduais para os moradores dos Lençóis, que não são cumpridas.

Energia solar, por exemplo.

 

É isso! O Brasil é maravilhoso! Mesmo!

 

Luis

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

, os passeios para queimada dos britos e atravessia de Santo Amaro / Atins está proibido quem o fizer estará sujeito a multa R$5.000 é uma nova lei chamada de CHICO MENDES alguns já foram multados agora como a área é grande 155mil km² e a fiscalização precária do IBAMA existe saída, mais nos principais caminhos que dá acesso a estes 2 lugares atins e queimada dos britos existe fiscalização sendo assim os toyoteiros como são chamados, terão que fazer um percurso maior que o de costume elevando preço dos passeios para esses pontos o que está autorizado é apenas o transporte de moradores para as queimadas o demais continua a mesma coisa. Em Barreirinhas também quem for fazer partindo de santo amaro ou atins é melhor se informar antes. Tem tantos outros lugares para se conhecer LAGOA DA GAIVOTA, BETANIA,ESPiGÃO,AMÉRICAS,LAGOAS EMENDADAS,PONTA DA BALEIA,BARREIRA DAS PACAS, LAGO DE SANTO AMARO FORA O RIO ALEGRE (rio que corta a cidade) com águas mornas e lípidas. Sem falar que as dunas de Santo Amaro são mais altas, mais alvas, mais belas... beleza ainda intocada pela mão do homem.

 

]

 

Gleid muito boa a tua informação, os dados coletados estão misturados nestas 30 páginas na realidade teria que deletar umas 15 páginas mais antigas para atualizar o tópico.

Tem muitos passeios que até hoje não tinha sido mencionado, na verdade esta faltando alguém que atualize o Guia de Informações com sugestão de passeios e roteiros em Bareirinhas e Atins, e/ou Sto Amaro.

Mas ainda bem que existe este site para troca de informações voluntárias.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores
(...) é verdade que a cidade conta com pouca estrutura turística pelo simples fato de não existir estrada asfaltada o acesso a esta cidade é difícil. Mais, pergunte aos moradores se eles querem o asfalto?!! a maioria irá responder que NÃO, (...)

 

Estive em Santo Amaro e Sangue em 1998, 2006 e 2010: sempre ouvi os moradores locais desejando a melhoria das estradas da região. Sempre.

Nas minhas duas primeiras visitas eu me hospedei nas casas de famílias e nas conversas era claro que uma estrada nova facilitaria o cotidiano dos moradores e dos comerciantes.

E minimizaria o sofrimento dos pacientes nas viagens até São Luis para consultas médicas, pouco disponíveis em Santo Amaro/Sangue.

 

Além disso, os moradores sabem que o número de turistas aumentaria, com benefícios para a cidade.

Cabe às autoridades locais e à própria população exigirem um turismo responsável e com preservação do meio ambiente.

E pra falar a verdade, a maioria dos habitantes não se preocupa com a questão ambiental: querem os turistas para terem mais empregos, mais movimento nos mercadinhos e nas lojas, mais clientes nas pousadas que empregam seus filhos.

Como você diz, Gleid, que Barreirinhas sirva de exemplo a não ser repetido!

Viva Santo Amaro!

Ah! Gleid, parabéns pela sua paixão pelos Lençóis!

Abraços!

Luis

Link para o comentário
  • Colaboradores

A Gleid tem razão em dois detalhes:

- As dunas na região de Santo Amaro são bem mais altas do que em Barreirinhas!

- Os passeios de Toyota dentro dos Lençóis são proibidos em vários trajetos, visando a preservação do meio ambiente.

Geralmente nos passeios as Toyotas deixam os turistas nas "bordas" dos Lençóis.

 

O legal mesmo é o turista se preparar fisicamente e curtir a pé as inúmeras trilhas pelas dunas e lagoas maravilhosas!

Há trajetos de várias distâncias, com graus de dificuldade variados.

E você consegue imaginar o que é caminhar pelas dunas prateadas às 3h da madrugada, sob o luar?

 

Ah!

A pé será mais fácil resolver a discussão: as águas das lagoas são azul esverdeadas ou verdes azuladas?

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Atins ecotour em Atins e a São Paulo turismo em Barreirinhas oferecem passeios até Jeri aí fica a seu critério ficar em Parnaíba, tem uma pessoa em São Luis com o nome de Julio Cesar ele sai de São Luis passando pela cidade de Morros parando para conhecer as cachoeiras e rios, Santo Amaro e seus pontos como barreira das pacas, ponta da baleia as lagoas, queimada os britos, Barreirinhas e seus pontos e assim seguindo até Jeri, ele conhece cada pedaço da rota das emoções tem outras pessoas mais recomendo ele por ser operacional vc o encontra na comunidade OS LENÇÓIS MARANHENSES no orkut vale a pena ir com ele se tiver alguém na data que desejas vir melhor ainda que sai bem em conta.. lembrando que por conta própria sai bem mais em conta, agora para quem vai a primeira vez perde muita coisa deixa de conhecer muito e perde - se muito tempo no básico que as agências oferecem.

Gleid muito obrigada pelas infos. Eu tava me baseando nas mensagens anteriores. Pelo jeito mta coisa tá diferente...

Minha ideia é fazer um misto, não quero pegar roteiro pronto de agencia, quero montar meu proprio roteiro, decidir onde ir, qtos dias ficar em cada lugar. Mas tb não quero ir totalmente por conta própria, acho q dá p/ aproveitar das agencias, alguns translados, alguns passeios onde o acesso é mais dificil e/ou complicado p/ arrumar outras pessoas p/ dividir despesas. E, as vezes, sai + em conta.

 

É crime ambiental fazer passeios de toyota, andar de quadricículo pelas dunas os lençóis maranhenses é uma APA área de preservação ambiental é cercada de leis, os passeios para queimada dos britos e atravessia de Santo Amaro / Atins está proibido quem o fizer estará sujeito a multa R$5.000 é uma nova lei chamada de CHICO MENDES alguns já foram multados agora como a área é grande 155mil km² e a fiscalização precária do IBAMA existe saída, mais nos principais caminhos que dá acesso a estes 2 lugares atins e queimada dos britos existe fiscalização sendo assim os toyoteiros como são chamados, terão que fazer um percurso maior que o de costume elevando preço dos passeios para esses pontos o que está autorizado é apenas o transporte de moradores para as queimadas o demais continua a mesma coisa. Em Barreirinhas também quem for fazer partindo de santo amaro ou atins é melhor se informar antes. Tem tantos outros lugares para se conhecer LAGOA DA GAIVOTA, BETANIA,ESPiGÃO,AMÉRICAS,LAGOAS EMENDADAS,PONTA DA BALEIA,BARREIRA DAS PACAS, LAGO DE SANTO AMARO FORA O RIO ALEGRE (rio que corta a cidade) com águas mornas e lípidas. Sem falar que as dunas de Santo Amaro são mais altas, mais alvas, mais belas... beleza ainda intocada pela mão do homem.

Só confirmando (com base nas informaçoes da Gleid e as dos post anteriores):

- ainda é possivel fazer o passeio p/ Queimada dos Britos, mas agora passa por outro caminho, isso? Outra alternativa seria ir a pé? Qto tempo de caminhada p/ ir e voltar?

- O passeio pelas Lagoas Emendadas não passa pela Queimada dos Britos? Vi q algumas pessoas disseram q fizeram os 2 passeios juntos...

- qual passeio passa pela Ponta da Baleia e Barreira das Pacas? Vc tem uma descrição desses lugares? É q eu acho q é a primeira vez q escuto esses nomes.

Com base nas informaçoes pretendo montar meu novo roteiro, trocando os passeios q eu nao poderia fazer pelos permitidos. Obrigada!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Luis,

 

Eu disse que a maioria não quer a estrada e não "todos os moradores não querem a estrada".. é fato que a criação e pavimentação de estradas sempre foi sinônimo de progresso, mais a população tem conscientização que não é o melhor p/ a cidade. No carnaval deste ano 2010 a cidade ficou completamente lotada sem lugar até p/ dormir, passado o carnaval a cidade ficou puro lixo e todos reclamando da quantidade de lixo e se perguntando "IMAGINE SE TIVESSE ESTRADA?" a maioria já tem esse pensamento e já sabem do que irá acontecer caso isso ocorra. Promessas de políticos foram muitas e todos prometendo o asfalto essa promessa é antiga mais pelo visto isso não irá acontecer tão cedo, sei que sofrem na estrada em busca de hospital, mantimentos etc.. mas a estrada não é a saída, a saída é a melhoria do hospital e a infraestrutura da cidade assim como já está acontecendo em Barreirinhas veja só depois de quantos anos da estrada inaugurada o poder público está estruturando a cidade? hoje se vc quebrar um dedo em Barreirinhas, terás que vir p/ São Luis ser atendido..compreende agora? todo o esgoto da cidade é jogado no rio, no rio preguiças o esgoto das casas, restaurantes de todos vai para o rio, nem todos os povoados de barreirinhas tem acesso de carro pequeno apenas traçado, a água usada até p/ beber é do rio mais, o prefeito da cidade está estruturando já tem data marcada para a entrega do hospital e do tratamento de esgoto.Veja só depois de quantos anos? se não estou enganada a estrada foi inaugurada em 1994, antes da estrada eram 12 horas para chegar em Barreirinhas. Em Santo Amaro as faculdades e a universidade do MA mantém um convênio com a prefeitura exatamente para conscientizar dos impactos principalmente negativo que a estrada irá fazer caso ela seja feita, a cidade que não é boa p/ seus moradores ela não é boa p/ o turista, mesmo com acesso difícil a cidade fica lotada no período de férias e feriados imagine com a estrada? onde essas pessoas irão ficar? comer? dormir, se os poucos meios de hospedagem não comportam.

 

Luis, obrigada pela ''paixao que eu tenho nos len;ois'', na verdade e o unico lugar que vou com frequencia pelo simples fato de ficar perto de S'ao luis e sair bem baratinho ai vou sempre, qualquer folgazinha ou fim de semana qualquer estou la.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Gleid,

 

Tô contigo e não abro! ::cool:::'>

 

Essa história de que asfalto traz progresso é pura mentira no Brasil. Asfalto traz problemas e aí precisa-se do progresso pra resolver. Crescimento tem que ser planejado e no nosso país isso nunca ocorre: primeiro cresce, depois corre atras de resolver os problemas da falta de planejamento.

 

Moro em Florianópolis e afirmo que a divulgação da cidade na mídia e o crescimento desorganizado só trouxeram problemas. Isso aqui foi um paraíso num passado não muito distante que eu tive a oportunidade de presenciar.

 

Hoje o transito é caótico, a violência e as drogas se alastraram por tudo e o mais injusto: os nativos foram expulsos da ilha pois com a valorização dos imóveis acabaram entregando o que tinham na primeira dobrada de valor e, assim, perderam o grosso da valorização. Aqueles que não entregaram seus imóveis para os especuladores não tem mais como pagar seus IPTUs que tiveram o valor multiplicado proporcionalmente ao valor do imóvel. Agora moram nas casas construídas pelo minha casa minha vida, bem longe do "paraiso" que um dia lhes pertenceu!

 

Um dia a nossa nação há de deixar de entregar suas riquezas em troca de espelhinhos e apitos!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...