Ir para conteúdo

Sopa de Letrinhas- Descendo a Ruta 3


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Essa 'Sopa de Letrinhas' vai funcionar como um pré Relato de Viagens. Serão fragmentos dessa aventura de dirigir 12.ooo km atravessando um dos ambientes mais inóspitos do nosso continente.

 

 

Como todo mundo aqui do fórum já deve ter notado, tenho um fascinio pela Argentina. Essa foi a 5º vez em território Argentino desde participo do Mochileiros.com, porém, das 4 vezes anteriores nunca consegui descer além das provincias de Rio Negro e Neuquem ...é tudo muito lindo e toma muito tempo....então...a região mais ao sul da Argentina e Chile estariam reservadas para uma data especial, onde nós tivessemos muito tempo sobrando ( sim, nós, pois tenho um marido que me acompanha em tudo!).A época da viagem foi decidida pro fim de 2008 ou início de 2009, mas a data de partida seria decidida mais em cima da hora. O inverno chegou e era hora de começar o planejamento.

 

 

Por mais piegas que possa parecer, o planejamento dessa viagem é MUITO importante.

Tracei um roteiro préveo e coloquei para análise do pessoal que frequenta o fórum "Viagem de Carro". Lógico que muitas mudanças foram feitas desde o roteiro original, o final e o executado.

 

Coisas que vc tem que observar/fazer/não esqueçer/providenciar.....

 

* Os mapas da internet são bons, mas comprei um Guia 4 Rodas Mercosul pra garantir. Achei beeeemm incompleto, principalmente no que diz respeito a postos de abastecimento. Acabei adquirindo um mapa mais completo nos postos da Argentina. MAS CUIDADO!!!!!! Não acredite cegamente nos locais marcados como postos de combustíveis, encontramos alguns desativados e por duas vezes quase ficamos na estrada...ABASTEÇA SEMPRE QUANDO ACHAR UM POSTO, INDEPENDENTE DE TER MEIO TANQUE CHEIO OU NÃO!!!!!!!!

 

* ´Não é obrigatório o uso de Passaporte nos países do Mercosul, mas facilita MUITO a sua vida nas Aduanas.

 

* Preste bastante atenção na documentação do carro. Se vc estiver totalmente dentro das regras não irá se incomodar.

Lembre-se de que o veículo deve estar no nome de um dos ocupamentes ( motorista ou não!)....e caso tenha algum tipo de alienação , basta pedir uma carta de liberação com o próprio alienador.

 

* Não se esqueça da carta verde para trafegar em países do Mercusol( Argentina, Uruguai)...o Chile faz parte do Cone Sul e não exige tal documento.

 

* Verifique se o seguro do seu carro cobre a região onde vc irá viajar. Caso contrário, contrate apenas uma extensão da cobertura para os dias que vc estiver por lá.

 

* Antes dessa viagem , eu acreditava que os itens de segurança exigidos na Argentina eram só um pretexto pra rolar multa ou extorção, mas, acredite..tudo pode ser realmente necessário!

Segue a lista ( 2 triângulos, kit 1ºs socorros, cabo de aço para reboque) + os itens exigidos no Brasil, como extintor.

 

* Kit 1ºs socorros/farmacinha: Sempre necessário em uma viagem dessas. Eu espero nunca precisar usar, mas caso precise....

No meu kit tem de tudo: analgésico, esparadrapo, band aid,mercúrio, remédio pra dor de barriga, pra prisão de ventre, rss...,algodão, tala, tesourinha...pastilha pra gastrite, pra gripe, descongestionante nasal e UM SPRAY DE BIOFENAC ( esse item eu usei em todas as minhas viagens, sou rainha das pancadas! vivo roxa!).

:mrgreen:

 

CONTINUA.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Minha constribuição com os hoteis/hostais dos lugares onde passei no trajeto Blumenau/Ushuaia e arredores.

 

 

Pelotas( RS) : Hotel Plaza Ipiranga - na beira da BR116

Montevidéo: Hotel Palladium- Calle Tomás de Tezanos 1146

Buenos Aires: Hotel Regis- esquina da Calle Esmeralda com Calle Lavalle

Bahia Blanca: Hotel Austral- Av Cólon 159

Puerto MAdryn: Hostal Vila Pirén- Av. Julio Roca 439

Caleta Olivia: Hotel Robert - Calle San Martin 2151 .

Rio Grande : Hotel Federico Ibarra - Calle Rosales 359

Ushuaia: César Hostal - Calle San Martin 753

Puerto Natales: Hotel Alcazar - M. Balmaceda N. 722

El Calafate:Albergue e Hostal Del Glaciar – Av Libertador 587

Trelew: era horrível...nem me lembro o nome! Não recomendo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Azul: Hostal Los Tillos: Calle Alvear

Chuy:Bertelli Chui Hotel : BR 471 Km 648

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Travessia de Colônia Del Sacramento até Buenos Aires

 

U$ 153,00 + U$16,00 de taxa de embarque ( 1 carro e 2 pessoas)...( em janeiro 2009)

 

Essa travessia é cara ( muito cara pro meu gosto!), mas é um mal necessário se vc não quiser dar a volta por Frey Bentos. Vc perde no preço mas ganha no tempo ( aliás, isso é relativo! rs)

 

O correto seria vc sair com os todos os horários agendados pra ficar o menor tempo possível esperando ,mas, o time table não é tão completo assim: Havia vários horários que não apareciam como horários padrão ( tvez por ser temporada de verão, sei lá). Cheguei no dique e só consegui embarcar de Colonia pra BaAs umas 3 horas depois. Na volta ( de BsAs pra Colônia) não foi diferente. Chegamos ao terminal as 10 AM e embarcamos no buque das 14:30.

 

[linkbox]http://www.buquebus.com

http://www.coloniaexpress.com/ar/default.aspx

ferry-boat-de-montevideo-para-buenos-aires-t17287-30.html

buquebus-t8893-15.html[/linkbox]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...