Ir para conteúdo

PORTUGAL-ITÁLIA-ÁUSTRIA-ALEMANHA-FRANÇA_DEZ/2012_13 DIAS

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado (editado)

Olá, amigos mochileiros!

Estarei postando durante os próximos dias o roteiro que realizei em dezembro de 2012, o meu 1º mochilão na Europa. Já havia realizado 3 mochilões entre 2007 e 2010, todos pela América do Sul (pretendo postá-los aqui oportunamente) e esses mochilões serviram muito para aprimorar minha experiência de viajante, antes de me lançar em empreitadas mais ousadas, como viajar para outro continente. IDEAL APENAS PARA AVENTUREIROS E VIAJANTES COM TEMPO LIMITADO! Não recomendo este tipo de viagem para pessoas que queiram curtir os locais ao máximo ou viajar em ritmo mais cadenciado. No meu caso, como eu não dispunha de muito tempo, só me restaram duas opções: ou eu conhecia a Europa de maneira “intensiva”, ou teria que deixar para outra oportunidade, que sei lá quando seria possível. Optei, é claro, pela primeira alternativa! E não me arrependo em momento algum da decisão que tomei!

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado

Após muita análise (e muitas mudanças também), minha viagem acabou tendo o seguinte roteiro:

LISBOA-ROMA-AMALFI-POMPÉIA-FLORENÇA-SAN GIMIGNANO-PISA-FLORENÇA-VENEZA-VERONA-INNSBRUCK-MUNIQUE-PARIS/VERSALHES-NORMANDIA-PARIS

Abaixo, segue um detalhamento dia-a-dia do roteiro, com os horários já adaptados às mudanças de fuso:

- 01/12 (sábado) – Saída de Porto Alegre às 20:40 em vôo da TAP Portugal, com destino a Roma e conexão em Lisboa.

- 02/12 (domingo) – Chegada em Lisboa às 9:40. Saída de Lisboa às 19:00. Chegada em Roma às 23:00. Pernoite em Roma (3 noites).

- 05/12 (quarta) – deslocamento de Roma a Amalfi, em 3 etapas: Roma (15:40)-Nápoles (17:45), pela Trenitália; Nápoles (18:10)-Sorrento (19:20), pela Circumvesuviana e Sorrento (20:00)-Amalfi (20:40), em ônibus da SITA. Pernoite em Amalfi.

- 06/12 (quinta) – deslocamento de Amalfi a Pompéia, em 2 etapas: Amalfi (9:30)-Sorrento (11:10), em ônibus da SITA e Sorrento (11:40)-Pompéia (12:30), pela Circumvesuviana. Tour em Pompéia. Deslocamento de Pompéia a Florença em 2 etapas: Pompéia (17:20)-Nápoles (17:40), pela Circumvesuviana e Nápoles (19:17)-Florença (22:20), pela Trenitália. Pernoite em Florença.

- 07/12 (sexta) – roteiro circular pela Toscana: Florença-San Gimignano-Pisa-Florença. Os detalhes referente a esse deslocamento (como transportes utilizados) serão abordados mais adiante. Pernoite em Florença.

- 08/12 (sábado) – deslocamento Florença (09:15) – Verona (11:25), pela Italo. Tour em Veneza. Deslocamento Veneza (16:50) - Verona (18:00), pela Trenitalia. Pernoite em Verona.

- 09/12 (domingo) - deslocamento Verona/Itália (09:02) – Innsbruck/Áustria (11:32), pela OEBB. Tour em Innsbruck. Deslocamento Innsbruck/Áustria (18:36) – Munique/Alemanha (20:30), pela OEBB. Pernoite em Munique.

- 10/12 (segunda) – saída de Munique às 17:30, em ônibus da Eurolines. Viagem noturna.

- 11/12 (terça) – chegada em Paris às 07:00. Pernoite em Paris (2 noites)

- 13/12 (quinta) – deslocamento de Paris a Asnelles, em 3 etapas: Paris/St Lazaire (08:45)- Caen (10:55), pela SNCF; Caen (12:10)- Bayeux (12:30), pela SNCF e Bayeux (13:30)-Asnelles (14:00), em táxi. Pernoite em Asnelles.

- 14/12 (sexta) – tour pela Normandia, por meio de agência local, saindo de Asnelles e passando pelas cidades de Arromanches, Colleville-sur-Mer, Isigny-sur-Mer, Sainte-Mére-Église, Sainte-Marie-du-Mont e retornando até Bayeux. Deslocamento Bayeux (18:41) – Paris/St Lazaire (20:45), pela SNCF. Pernoite em Paris.

- 15/12 (sábado) - Saída de Paris (Orly) às 07:05 em vôo da TAP Portugal, com destino a Porto Alegre e conexão em Lisboa. Chegada em Lisboa às 08:30. Saída de Lisboa às 09:50. Chegada em Porto Alegre às 19:00.

Algumas considerações úteis:

- Apenas os trechos Porto Alegre-Lisboa-Roma e Paris-Lisboa-Porto Alegre foram feitos por via aérea. Os demais deslocamentos foram feitos de trem e em algumas ocasiões de ônibus, como especificado no detalhamento dia-a-dia.

- Todos os hotéis foram previamente reservados via internet. Utilizei os sites Hostelworld e Booking. Não tive problema com nenhum deles e recomendo a todos. Por ter feito todas as reservas com mais de 1 mês de antecedência, peguei tarifas realmente interessantíssimas. Para a escolha dos hotéis, utilizei basicamente os seguintes critérios: servir café da manhã, estar próximo a uma estação de trem ou metrô (no caso de Paris, onde metrô é essencial), ter uma boa avaliação por parte de quem já usou, ser barato e possuir conexão wi-fi. No caso da última noite, priorizei como critério o hotel estar próximo ao aeroporto de Orly, haja vista que meu vôo era muito cedo (às 07:05, considerando que já deveria estar no aeroporto 2 horas antes) e que na diária estivesse incluído o transfer hotel-aeroporto. Lógico que houveram ocasiões onde um ou outro critério não se encaixou (em Verona, por exemplo, ficava longe da estação, porém o local compensava muito pelo custo/benefício), mas cabe a nós irmos nos adaptando a esses pequenos desconfortos.

- Quanto aos deslocamentos terrestres, com exceção dos deslocamentos regionais feitos no sul da Itália nos dias 05 e 06/12 (Circumvesuviana e SITA), dos trechos regionais percorridos no dia 07/12 na região da Toscana e do trecho Caen-Bayeux em 13/12, todos os demais foram adquiridos com antecedência via internet. Se vc já tem um roteiro preestabelecido e sabe exatamente onde estará a cada dia (era o meu caso), vale muito a pena comprar antecipado. Consegui descontos realmente muito bons, por ter comprado tudo com mais de 1 mês de antecedência diretamente nos sites da Trenitalia, OEBB, Eurolines e SNCF. Consegui uma economia real de 60% !!!!! Isso foi em muito ajudado pelo trecho Munique-Paris que adquiri pela Eurolines. O trecho normal saía por €64 e consegui antecipado a €15. Uma verdadeira pechincha! Mais adiante detalharei as tarifas que eu pagaria comprando na hora do embarque e quanto eu paguei comprando antes. A desvantagem de adquirir tudo antecipadamente e com pouco tempo de estadia em cada cidade (meu caso) é que, qualquer imprevisto pode causar um “efeito cascata” negativo em sua viagem, no que se refere a transtornos, além da viagem ficar totalmente “amarrada”, com pouca flexibilidade para mudanças. Por essa razão, recomendo a quem fizer isso, que disponha de um pouco mais de tempo em cada cidade, não vá com o tempo tão cronometrado, como eu. No meu caso, resolvi arriscar! Mas viajei consciente de que qualquer imprevisto poderia fazer com que eu tivesse gastos extras e tivesse até mesmo que excluir alguma das cidades do roteiro. Confesso que morri de medo que, uma vez na Europa, alguma nevasca interrompesse alguma ferrovia por onde eu fosse passar ou de que alguma greve geral, coisa ultimamente comum por lá, atrapalhasse meu planejamento mas, felizmente, acabou dando tudo certo!!!! Nesses casos, como diz um famoso apresentador de televisão brasileiro, é “por conta e risco” de cada um!!!

- IMPORTANTE: Como já foi explicado, os trâmites migratórios de ingresso são feitos apenas no país por onde vai se entrar na Europa. Isso inclui a primeira conexão em solo europeu, e não o destino final. Portanto, no meu caso, minha passagem de ida foi Porto Alegre-Lisboa-Roma. Apesar de apenas estar de passagem por Lisboa, já que lá iria embarcar em outro avião com destino a Roma, Portugal seria o primeiro país europeu onde eu desceria e, nesse caso, passaria quase 10 horas lá. Dessa forma, eu cheguei às 9:40 da manhã e não importava se eu embarcaria no próximo avião somente às 19 horas ou se esse embarque fosse acontecer 1 hora e meia depois, meus trâmites de ingresso na EU/Espaço Schengen seriam feitos em Portugal. Quando cheguei a Roma, foi a mesma coisa que sair de São Paulo e chegar em Brasília. Nenhuma burocracia, sem policiais, sem nada! E isso também aconteceu quando passei as fronteiras terrestres Itália-Áustria, Áustria-Alemanha e Alemanha-França. A única coisa que vi foram uns policiais de fronteira austríacos que entraram no trem assim que ingressei na Áustria, mas pediram passaporte a apenas alguns passageiros, por amostragem e eu não estava entre os “contemplados”. Da mesma forma, por ocasião do retorno, os trâmites de saída são feitos somente no país de saída, onde vai se tomar o avião que vem para o Brasil. E no meu caso, foi em Portugal também, já que minha passagem de volta era Paris-Lisboa-Porto Alegre. Nesse caso, fiz uma conexão rápida, de aproximadamente 1 hora e meia em Lisboa! Ou seja, meu embarque na França foi tratado como um vôo doméstico, meu único trabalho foi carimbar no passaporte a saída da UE ao chegar em Portugal e pra isso não tem nenhum stress. NINGUÉM vai complicar pra vc sair, rsrs... Nada comparado ao verdadeiro “trauma” que é viajar pela América do Sul! Além de ter que carimbar a entrada e a saída em cada país, fazem “trocentas” perguntas, isso quando não pedem para abrir a mochila e colocar tudo pra fora! Isso já aconteceu comigo mais de uma vez e é muito desagradável! Dá muita raiva ter que desarrumar tudo o que vc passou horas arrumando e embalando, só porque um guarda aduaneiro “filho-de-uma-boa-mãe” cismou com sua cara!

Amigos, isto é apenas o início...ao longo das próximas semanas, irei postando aos poucos cada etapa da minha viagem, relatando minhas impressões pessoais. Desde já, estou à disposição para tirar dúvidas e/ou dar dicas ou sugestões!

Abraços!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...