Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

de Viagem Bolivia

Postado
  • Membros

Oi, amigos.

Gostaria de compartilhar a minha experiência na Bolívia com vocês:

Meu esquema foi bem simples, fiquei em albergues, em quartos compartidos, tudo muito simples. Meu objetivo era exatamente esse: me jogar no mundo. Sem as frescurites femininas, sem apegos, sem luxo. A única coisa que queria era conhecer as pessoas e os lugares.

Bom, começou:

Rio - Corumbá pela Andorinha.

Chegando em Corumbá, NÃO fique numa pousada chamada 4 cantos ou algo parecido, os caras são bem espertinhos e gostam de dar volta na galera. Bom, nessa pousada, um cara comprou nossa passagem para Santa Cruz de La Sierra.

Santa Cruz, não tem muita coisa para fazer, fiz apenas 1 city tour com a moçada do trem. O suficiente para querer ir embora para La Paz.

No trem da Morte, que é tranquilidade total, não vi nada do perigo que falam. Claro que não é para dar bobeira, e isso é qualquer lugar.

A viagem de trem é uma parada para se fazer amigos, curtir o trem e as paisagens. Me diverti muito. O trem para umas 40 vezes, são as estações em que sobem e descem pessoas. Há vendedores de comidas bem exóticas, e eles entram no trem oferecendo às pessoas. É muito surreal. Nunca vi nada igual. E cada comidinha!!!!! Nossa!!!!!!

Mas foi tão válido e tão divertido, que nem me lembro do cansaço das 24 horas dentro daquele trem.

Bom, a galera do trem que iria até La Paz, se juntou, e fomos negociar o preço do ônibus até La Paz. Claro, que com jeito conseguimos por um preço camarada, não me lembro exatamente, mas valeu a pena. Também erámos uma tropa de 14 cabeças!!!!

Bom, La Paz é cho-can-te!!!! É muito diferente de tudo!!!

Fiquei numa pousada bem na frente do Terminal de Buses, chama-se Tambo de Oro, ou alguma coisa parecida. Não tem erro, é bem em frente a rodoviária.

La Paz, me surpreendeu muito. As pessoas são bem simples e muito receptivas. Há muita pobreza.

Fiz todo aquele percurso que os turistas fazem: as ruas, as igrejas, os bairros, etc, etc . Tudo é muito barato na Bolívia, na época que fui 1 dolar era = 7.98 bolivianos. Então, foi uma festa. Para comprar presentes lá é o melhor lugar. Claro, que tem que dar aquela pechinchada básica.

Fiquei 3 dias em La Paz, conheci tudo que dava, dá para fazer a pé uma boa parte da cidade. Pirei em tudo lá. Todos os passeios que o guia criativo da América do Sul indica, vale a pena. Fiz todos eles, todos os sítios, etc etc. Sempre pechinchando.

A noite íamos para uns lugares meio surreal, o melhor foi em um pub, num bairro chique. Não lembro o nome ao certo. Lembrarei.

La Paz tem um bairro chiquérrimo, cheio de embaixadas e boates e bares de 1ª classe. A parada é para gringos e para a "realeza" de La Paz.

De lá peguei um ônibus para Copacabana, a paisagem até lá é SURREAL, fomos beirando o lago Titicaca, lindo!!! Parece um mar. É muito extenso, e havia montanhas com neves e pássaros voando. Lindo!!!

Copacabana é um vilarejo, se reduz em 5 quadras e uma praça. Mas tem um astral inacreditável. Eita, lugar maneiro!!!! Cheio de moçada. Há pousadas com preços bem camaradas. Nada muito caro!! É uma cidadezinha meio hippie.

Lá há várias "agências de turismo" que faz o passeio para a Ilha do Sol, pechinche!!!!. A ilha é um deslumbre só. É por essas razões que me surpreendi com a Bolívia. Não imaginava tanta coisa bonita, tantas paisagens!!!!! É um extase!!! Pensava e agradecia a Deus por cada momento que eu estava vivendo aquilo.

A noite foi que pirei mesmo. Fomos a um pequeno pub, próximo da praça.e havia pessoas do mundo inteiro, o som era o melhor de todos: Manu Chao, Fabulosos Cadillacs, et etc.

Resumo da Bolívia: vale a pena conhecer esse país, cheio de encantos encobertos pela mística de um país quebrado e abandonado. Não vi nada disso. Claro, que há bolsões de pobreza total, descaso, há muio frio, mas o que vale a pena é poder ter essa oportunidade de ver pessoas, culturas e modos de viver tão diferentes do nosso. Fiz um percurso que não me lembro exatamente para onde estava indo e, paramos na estrada num vilarejo, parecia que estava em 1800, tudo tão rústico, tão diferente. A modernidade, as tecnologias, o estresse e essas coisa que convivemos "tão bem" lá não existem. Foi como uma volta no túnel do tempo. As pessoas, dentro das suas limitações: o frio, o deserto, o abandono, vievem bem. Talvez aquela máxima: a ignorância salva, cabe bem ali. Fiquei fascinada com a Bolívia.

Bom, essa foi na minha visão, na minha ótica a minha impressão da Bolívia.

A Parte 2, será o PERU.

Beijão Andrea

Featured Replies

Postado

Ola Andréa

Valeu o Relato, amiga. Realmente como voce disse: vale sempre a pena "ter essa oportunidade de ver pessoas, culturas e modos de viver tão diferentes do nosso".

Importante, também, informar pousadas que não estão atendendo as nossas expectativas; principalmente quando quer nos lesar.

Postado
  • Membros

Bom ler teu relato, Andrea! Tô curioso p/ ler sobre o Peru...

Posso ser indiscreto? Pergunta de sempre:

quanto vc gastou nesse roteiro?

Abração,

Mike Weiss

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Ae Andrea... Bacana esse relato seu... Fizemos esse tour agora, em dezembro e janeiro, incluindo o Peru e o norte do Chile e valeu muito a pena...

Espero colocar o relato em breve, mas quem quiser ver as fotos: http://tato13.multiply.com/photos

Abs

Tato

Postado
  • Membros

Oi, amigos.

Estou muito "envaidecida" pelos elogios carinhosos, que vocês amigos aventureiro estão me enviando.

Bom, minha viagem foram para 4 países: Bolívia, Peru, Chile e Argentina.

A duração foi de 40 dias. O custo, pasmem!! 1000 doláres, e ainda voltei com troco, que foi gasto agora no Carnaval no Uruguay.

Bom, brevemente, relato minhas exepriências no Peru.

A Bolívia é um país alucinante, vale muito a pena conhecer, não é caro. Deverei retornar até o fim do ano, se tudo der certo, e há de dar. Valeu, amigos!!! Andrea

Postado
  • Membros

Salve galera mochileira!

Essa é a Andréa, minha companheira de viagem em parte dessa trip!

Bem legal seu relato heim amiga!

Eu acho que é 4 Ventos o cafofo que a gente ficou daquele Indy maldito! Não caim na conversa de que não tem passagens pro trem da morte, etc.

Postado
  • Membros

Cin, o melhor da viagem sem dúvida nenhuma foi os amigos maravilhosos que eu fiz. Isso que realmente vale a pena. Um beijo grande e, se Deus quiser, aprontaremos outras!!!! Andrea

Postado
  • Membros

Amei o relato, me apaixonei pelo fato de ser uma viagem tão barata e que acrescenta tanto ao ser humano. Espero ansiosa seu relato sobre o Peru. Abraços

• 5 anos depois...
Postado
  • Membros

Andrea,

Muito legal seu relato !

Eu fiz Bolívia e Norte do Chile (até Santiago) em FEV.2009.

Depois de ler alguns relatos de meninas que também foram para a Bolívia sozinhas, eu criei coragem, coloquei pé na estrada mochila nas costas e lá fui eu !

Todo o percurso eu fiz de bus saindo do RJ até Corumbá, depois Trem da Morte e daí pra lá bus e carona até Santiago.

1. Não espere encontrar Bolívia com Índios, Tribos, gente do mato etc. A Bolívia é um país que não houve desenvolvimento quase que nenhum! Não pense em viajar de algumas cidades distantes para outra de carro, é furada (ex. Puerto Quijaro para Santa Cruz).

2. Tudo é negociável, repara que eles irão te enrolar na fronteira para a bilheteria do trem fechar com mais de 1h faltanto para o Trem sair rumo a Santa Cruz de la Sierra, negocia, chora aqui e ali, nunca os deixe ver todo o seu dinheiro, eles acham que os CARIOCAS são ricos, moram todos em Copacabana, trabalham até 12h e depois pegamos praia para ter a cor que temos hehehehe isso foi muito surreal, mais eu escutei isso de 4 pessoas enquanto estive ali na estação de trem negociando para entrar ilegalmente no trem. DEPOIS DE NEGOCIAR, E PAGAR 20 PESOS A MAIS DO QUE A TARIFA NORMAL, O GUARDA PEGOU MINHA IDENTIDADE E DISSE QUE ME ENTREGARIA JUNTO COM O MEU TICKET DENTRO DO TREM, eu confiei com muito cagasso de perder minha identidade, e depois que o trem saiu eu já estava lá dentro e o guardinha veio buscar a propina e me entregar a identidade. DETALHE, MEU LUGAR JÁ ESTAVA VENDIDO, DEPOIS DE 20H EU VIAJEI NA COZINHA DO TREM ATÉ SANTA CRUZ.

3. SUPER ULTRA MEGA CUIDADO COM OS TAXISTAS e não marque bobeira na saída da estação de Santa Cruz de la Sierra, lá tem muitos brasileiros, então se vc não fala espanhol, eles te entendem e algumas pessoas até conversam português com vc de tantos brasileiros que moram ali.

4. COCHABAMBA É LINDINHAAAAAAAA e tem um mercado negro fabulosoooooooooo !!! eu comprei minha Sony com cartão de 4Gb, cabo USB e carregador por somente 100 USD, a culinária ali é fantástica !!!!!!

5. Para quem sofre de altura (como eu), fique um pouco mais de tempo 3 ou 4 dias nas cidades para seu organismo se acostumar, ou então fique drogado de medicamentos, pois eu fiquei internada em La Paz 1 dia no oxigênio por causa do mal da altura .

AH! EU JÁ SEI, vc pensou no chá de coca ?! hummm... tá .. vai se enganando heheheheh é ilusão hehehe até folha de coca eu masquei e nada ... em já teve problemas pulmonares, é bom não marcar bobeira, pq nos hospitais públicos em La paz, tudo você paga, até o médico ter lhe auscutado (eu tenho nota fiscal disso .. é muito surreal), ah! mais não tem filas nos hospitais, são limpos e vazios (também pago .. quem vai encarar...)

6. La Paz é uma Favela da Rocinha gigante !!!!!!!!! As casas 90% no tijolo por todos os lados, a parte baixa da cidade, é aonde ficam as embaixadas, e os bairros mais caros, aí sim, vc acostumado com cidade se sente um pouco confortável.

7. Vc observará muitas mulheres indígenas nas ruas, tipo aquelas peruanas enfeitadas, é isso que vc vê no Centro de La Paz, principalmente na Plaza Murilo, elas ficam com as crianças ali pedindo moedas e falando Quéchua o tempo inteiro!!! É muito estranho!!!

8. SUPER ULTRA MEGA CUIDADO COM OS TAXISTAS DE LA PAZZZZZZZ SE VC OLHAR PARA A CARA DO MOTORISTA E ELE FOR SINISTRINHO NÃO ENTREEEEEE, OS TAXISTAS SÃO OS BANDIDOS ARMADOS DA CIDADE .. É HORRÍVEL... EU QUASE FUI ASSALTADA .. EU DESCI CORRENDO .. E 2 HOMENS CORRERAM ATRÁS DE MIM RUA ABAIXO .. EU ENTREI EM UM MERCADO .. A DONA DO MERCADO DISSE QUE~NÃO HAVIA POLÍCIA E EU TINHA DE SAIR SE NÃO ELES A ROUBARIAM TAMBÉM .. É ..são furadas .. mais foi bom que eu aprendi hehehehe agora taxista na bolívia só CARROS COM RÁDIO AQUELE TRANSMISSOR, CARRO COM NÚMERO E COM O NOME DA COMPANHIA E O MOTORISTA IDENTIFICADO.. aí sim eu entro !!

9. O Norte do Chile as cidade fronteiras com a Bolívia, eles não trocam pesos bolivianos, então se livre das monedas todasssssssss ainda na Bolívia e atravesse com dólares !!!

10. quanto custou tudo isso ?!

BUS + TREM + ALIMENTAÇÃO + PRESENTES PARA OS MEUS AMIGOS + ARTESANATO DESPACHADO PELOS CORREIOS DE LÁ = R$ 1.600,00

TEMPO DE VIAGEM: 35 DIAS (FEV. 2009)

PS. Hospedagem eu usei um site de hospitalidade e fiquei na casa dos outros : )

Se você gastar R$10,00 reais na Bolívia em um dia, você comeu como um Rei do bom e do melhor, e andou muitooooooooo !!!!

Beijo no coração e boa trip para vocês !

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.