Ir para conteúdo

de Viagem Bolivia


Visitante Dete

Posts Recomendados

  • Membros

Oi, amigos.

Gostaria de compartilhar a minha experiência na Bolívia com vocês:

 

 

 

 

Meu esquema foi bem simples, fiquei em albergues, em quartos compartidos, tudo muito simples. Meu objetivo era exatamente esse: me jogar no mundo. Sem as frescurites femininas, sem apegos, sem luxo. A única coisa que queria era conhecer as pessoas e os lugares.

 

Bom, começou:

 

Rio - Corumbá pela Andorinha.

Chegando em Corumbá, NÃO fique numa pousada chamada 4 cantos ou algo parecido, os caras são bem espertinhos e gostam de dar volta na galera. Bom, nessa pousada, um cara comprou nossa passagem para Santa Cruz de La Sierra.

Santa Cruz, não tem muita coisa para fazer, fiz apenas 1 city tour com a moçada do trem. O suficiente para querer ir embora para La Paz.

No trem da Morte, que é tranquilidade total, não vi nada do perigo que falam. Claro que não é para dar bobeira, e isso é qualquer lugar.

A viagem de trem é uma parada para se fazer amigos, curtir o trem e as paisagens. Me diverti muito. O trem para umas 40 vezes, são as estações em que sobem e descem pessoas. Há vendedores de comidas bem exóticas, e eles entram no trem oferecendo às pessoas. É muito surreal. Nunca vi nada igual. E cada comidinha!!!!! Nossa!!!!!!

Mas foi tão válido e tão divertido, que nem me lembro do cansaço das 24 horas dentro daquele trem.

 

Bom, a galera do trem que iria até La Paz, se juntou, e fomos negociar o preço do ônibus até La Paz. Claro, que com jeito conseguimos por um preço camarada, não me lembro exatamente, mas valeu a pena. Também erámos uma tropa de 14 cabeças!!!!

 

Bom, La Paz é cho-can-te!!!! É muito diferente de tudo!!!

Fiquei numa pousada bem na frente do Terminal de Buses, chama-se Tambo de Oro, ou alguma coisa parecida. Não tem erro, é bem em frente a rodoviária.

La Paz, me surpreendeu muito. As pessoas são bem simples e muito receptivas. Há muita pobreza.

 

Fiz todo aquele percurso que os turistas fazem: as ruas, as igrejas, os bairros, etc, etc . Tudo é muito barato na Bolívia, na época que fui 1 dolar era = 7.98 bolivianos. Então, foi uma festa. Para comprar presentes lá é o melhor lugar. Claro, que tem que dar aquela pechinchada básica.

Fiquei 3 dias em La Paz, conheci tudo que dava, dá para fazer a pé uma boa parte da cidade. Pirei em tudo lá. Todos os passeios que o guia criativo da América do Sul indica, vale a pena. Fiz todos eles, todos os sítios, etc etc. Sempre pechinchando.

A noite íamos para uns lugares meio surreal, o melhor foi em um pub, num bairro chique. Não lembro o nome ao certo. Lembrarei.

La Paz tem um bairro chiquérrimo, cheio de embaixadas e boates e bares de 1ª classe. A parada é para gringos e para a "realeza" de La Paz.

 

De lá peguei um ônibus para Copacabana, a paisagem até lá é SURREAL, fomos beirando o lago Titicaca, lindo!!! Parece um mar. É muito extenso, e havia montanhas com neves e pássaros voando. Lindo!!!

 

Copacabana é um vilarejo, se reduz em 5 quadras e uma praça. Mas tem um astral inacreditável. Eita, lugar maneiro!!!! Cheio de moçada. Há pousadas com preços bem camaradas. Nada muito caro!! É uma cidadezinha meio hippie.

Lá há várias "agências de turismo" que faz o passeio para a Ilha do Sol, pechinche!!!!. A ilha é um deslumbre só. É por essas razões que me surpreendi com a Bolívia. Não imaginava tanta coisa bonita, tantas paisagens!!!!! É um extase!!! Pensava e agradecia a Deus por cada momento que eu estava vivendo aquilo.

A noite foi que pirei mesmo. Fomos a um pequeno pub, próximo da praça.e havia pessoas do mundo inteiro, o som era o melhor de todos: Manu Chao, Fabulosos Cadillacs, et etc.

 

Resumo da Bolívia: vale a pena conhecer esse país, cheio de encantos encobertos pela mística de um país quebrado e abandonado. Não vi nada disso. Claro, que há bolsões de pobreza total, descaso, há muio frio, mas o que vale a pena é poder ter essa oportunidade de ver pessoas, culturas e modos de viver tão diferentes do nosso. Fiz um percurso que não me lembro exatamente para onde estava indo e, paramos na estrada num vilarejo, parecia que estava em 1800, tudo tão rústico, tão diferente. A modernidade, as tecnologias, o estresse e essas coisa que convivemos "tão bem" lá não existem. Foi como uma volta no túnel do tempo. As pessoas, dentro das suas limitações: o frio, o deserto, o abandono, vievem bem. Talvez aquela máxima: a ignorância salva, cabe bem ali. Fiquei fascinada com a Bolívia.

 

Bom, essa foi na minha visão, na minha ótica a minha impressão da Bolívia.

A Parte 2, será o PERU.

Beijão Andrea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Andréa

 

Valeu o Relato, amiga. Realmente como voce disse: vale sempre a pena "ter essa oportunidade de ver pessoas, culturas e modos de viver tão diferentes do nosso".

 

Importante, também, informar pousadas que não estão atendendo as nossas expectativas; principalmente quando quer nos lesar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi, amigos.

Estou muito "envaidecida" pelos elogios carinhosos, que vocês amigos aventureiro estão me enviando.

Bom, minha viagem foram para 4 países: Bolívia, Peru, Chile e Argentina.

A duração foi de 40 dias. O custo, pasmem!! 1000 doláres, e ainda voltei com troco, que foi gasto agora no Carnaval no Uruguay.

Bom, brevemente, relato minhas exepriências no Peru.

A Bolívia é um país alucinante, vale muito a pena conhecer, não é caro. Deverei retornar até o fim do ano, se tudo der certo, e há de dar. Valeu, amigos!!! Andrea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Salve galera mochileira!

Essa é a Andréa, minha companheira de viagem em parte dessa trip!

Bem legal seu relato heim amiga!

Eu acho que é 4 Ventos o cafofo que a gente ficou daquele Indy maldito! Não caim na conversa de que não tem passagens pro trem da morte, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...