Ir para conteúdo

Europa Jan/2014 (França, Itália, Alemanha e Polônia)

Posts Recomendados

• Membros

Meu amigos, bom dia.

Acompanho o mochileiros.com há alguns anos, mas nunca criei coragem (e $$ suficiente) para realizar o tão sonhado mochilão à Europa. Depois de 2 longos anos planejando e chegando a um acordo com minha namorada, resolvemos viajar no começo do ano que vem! ::hahaha::

Confesso que gostei bastante do roteiro preliminar que fizemos durante esse período, mas gostaria de dicas de pessoas mais experientes no assunto, no que se refere a lugares para ficar, meios de transporte e até mesmo se vale a pena visitar determinado lugares - estou contando com um inverno ainda não tão gelado!

Qualquer ajuda seria muito bem vinda (inclusive pare detonar o roteiro, rsrs ::otemo:: )

A viagem, considerando que ficaríamos em hostels o tempo todo, sairia muita cara nesse moldes?

O roteiro, a princípio, compreende o seguinte:

Duração: 25 dias

Ida: 1 dia

França

1. Paris - 5 dias: Eu já visitei Paris, mas minha namorada não. Faríamos visitas aos pontos mais "famosos" da cidade, sem muita correria. A dúvida: tenho um grande sonho de conhecer alguns castelos do Vale do Loire. É possível passar um desses dias no Vale? A distância de Paris permitiria tal coisa?

Itália (trecho de PAR-ROM em alguma linha área low cost. O que seria melhor fazer entre as cidades?)

2. Roma - 3 a 4 dias: Acho que o nº de dias esta bom, não?

3. Florença - 1 a 2 dias: Queremos apenas visitar alguns lugares pontuais e ir à Pisa de trem. É viável?

4. Veneza - 2 a 3 dias.

Alemanha (trecho VEN-MUN em alguma linha área low cost e trajetos entre as cidades em trem)

5. Munich - 2 a 3 dias: Queremos visitar os pontos turísticos da cidade e ir à Fussen. Viável?

6. Berlin - 4 a 5 dias.

Polônia

7. Krakow - 1 dia(?): Este é o meu maior problema (e meu maior sonho). Só gostaria ir à Polônia para conhecer Auschwitz. Já vi relatos de pessoas que saem de trem de Berlin até o campo e voltam no mesmo dia.

Bom, tentei organizar as idéias e deixar algo bem limpo. Espero que não tenham se entediado com tanta coisa! ::mmm:

Agradecemos muito a ajuda e os comentários de todos!

Abraços!

Matheus e Juliana

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá,

Quem bom que vai conseguir, pode ter certeza que vai ser uma viagem inesquecível. Fazendo um bom planejamento, e comprando tudo com bastante antecedência, consegue se fazer um bom roteiro a um custo muito bom.

Quanto a ficar em hotel, eu acho que é o mais indicado para vocês, para terem alguma privacidade, e se reservarem os hotéis com alguma antecedência o valor de um quarto duplo para 2 pessoas fica muito próximo ao valor de duas diárias em um hostel, em alguns casos fica até mais em conta que o hostel, mas tem que pesquisar e reservar com antecedência.

No geral o seu roteiro está bom, salvo alguns problemas pontuais, que vou comentar no decorer:

1 - 5 dias para Paris é perfeito na minha opinião. Já os castelos do vale do Loire ficam meio longe para fazer um bate e volta de 1 dia, o ideal seria você ter no mínimo uns 2 dias para o vale do Loire, mas isto prejudicaria muito Paris..

2 - Acho que está bom

3 - Está bom. Pisa você visita no caminho entre Roma e Florença. Irá lhe consumir meio dia, pois em Pisa tem só a torre pra se ver, então é chegar lá, tirar umas fotos, fazer um lanche rápido e voltar para a estação de trem.

4- Esse trecho pode ser meio complicado em termos de custos, pois os voos neste trecho são meio caros. Uma alternativa seria o trem noturno. Mas pesquise os preços, se comprar com antecedência, pode ser que encontre passagens a um preço aceitável.

5 - Para ir a Fussen, você precisará de 3 dias em Munique, 1 para Fussen e 2 para Munique.

6 - Bom.

7 - Tem certeza de que foi 1 dia saindo de Berlim a Auschwitz? Que eu saiba, atualmente não há trens diretos, e seria uma viagem de umas 8 ou 9 horas de trem ou ônibus. Até dá para fazer um bate e volta de 1 dia a partir de Berlim, mas teria que ser de avião. Tipo pegar o voo em Berlim as 08:35, chegar em Cracóvia as 10:00, alugar um carro, dirigir 1 hora até Auschwitz e voltar correndo para o aeroporto pegar o voo das 19:20, mas seria muito corrido, o ideal seria ter ao menos 2 dias. Mas se você souber de outra opção, me fale que estou no mesmo dilema, tenho 2 dias "livres" em Berlim no meu roteiro e gostaria de ir a Auschwitz, mas estou achando meio complicado...

Link para o comentário
  • Membros

Adriano, muito obrigado pela resposta! Ajudou bastante!

Será que é possível tirar um dia de Paris para usar no Vale do Loire?

O trem noturno é uma boa saída? Queríamos usá-lo para a travessia da Itália à Alemanha...

São muitas perguntas, mas é que temos MUITAS dúvidas, hehehe.

Fiz uma pesquisa rápida e vi que as áreas mais ao norte podem ter um frio considerável. Alguma recomendação?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quanto a ir ao vale do Loire, recomendo ler este excelente artigo do Ricardo Freire e tirar as suas próprias conclusões: http://www.viajenaviagem.com/2012/04/5-castelos-top-no-vale-do-loire

Eu não sou muito fã de trem noturno, pois não consigo dormir direito neles, chego muito cansado ao destino, então só uso quando as outras opções são muito ruins ou caras. Mas se você achar que consegue dormir no trem noturno e chegar descansado ao destino, pode ser uma boa opção.

Quanto ao frio, isto é verdade, mas não se aplica somente as cidades mais ao norte. Em dezembro passado estive Munique, em conexão do voo de Londres a SP, e no dia que estive lá estava fazendo -12º₢. Mas como moro em Curitiba, estou acostumado com o frio, então não foi tão ruim assim. Mas lhe garanto, que quando começa a ventar, a sensação de frio é terrível, você quer entrar no primeiro local abrigado que achar, dificultando um pouco alguns passeios em locais abertos.

Link para o comentário
  • Membros

Oi MCruz e Adriano. Vou com a família em novembro e estou em dúvida nos trechos Florença-Munique e Munique-Milão. Será que o trem noturno em couchettes para 6 pessoas (nesse iremos só eu e minha mãe) é muito desconfortável? Não me sinto muito segura em dormir perto de pessoas desconhecidas... Vocês sabem se as cabines são mistas ou se dá para escolher homem/mulher? Obrigada!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quanto ao conforto, até que são razoáveis, mas para mim o maior problema é o balanço do trem e o barulho do trem e das outras pessoas. Alem disto ele para em várias cidades durante a madrugada para embarques e desembarques, toda vez que ele parava eu acordava com o barulho do pessoal embarcando e desembarcando e quando estava pegando no sono de novo, já vinha outra estação...

Você irá compartilhar o couchete com estranhos, a opção para não compartilhar o "quarto" com estranhos é comprar todos os 4 couchetes, ou então comprar passagens para o 'sleeping car" mais caro e confortável, onde se escolher a opção "Economy Double cabin", será uma cabine privativa com 2 camas.

Os couchetes são mistos, mas há a opção de escolher viajar no compartimento exclusivo para mulheres, mas a oferta de lugares é bem limitada e você tem que informar a sua preferencia no momento da compra.

Link para o comentário
  • Membros

Nossa, Adriano, MUITO obrigada pela explanação. Perfeita.

Eu tava vendo no site Rail Europe e a volta (Munique-Veneza) tava com um preço muito bom para os couchettes (R$ 90,00 por pessoa) e a opção com o preço mais aproximado era R$ 450,00 na cabine dupla. Achei tão barato que chego a desconfiar desse preço. Você acha seguro comprar por esse site ou é melhor comprar nos das próprias empresas (DBahn e Trenitalia), mesmo sendo um pouco mais caro?

E eocê falou uma coisa que talvez até compense... Nesse de R$ 90,00, podemos cada uma comprar mais couchettes. Passagem de avião achei caro (Em torno de R$ 280,00).

Link para o comentário
  • Membros de Honra

A Raileurope não mostra o valor real da passagem, eles mostram uma estimativa do valor. Como eles são só uma agência de viagens que faz intermediação das passagens, eles pegam o seu dinheiro primeiro e depois vão comprar a passagem na Bahn torcendo para que o preço não tenha aumentado. Mas como eles cobraram de você um valor que era só uma estimativa, quando eles realmente forem comprar a passagem, o preço real pode ser mais caro e eles irão lhe pedir mais dinheiro para completar essa diferença de preços.

Se na Bahn está mais caro, dificilmente na Raileurope vai ser mais barato, pois eles compram as passagens da Bahn, então é quase certo que a Raileurope vai lhe cobrar essa diferença.

Alem disto eles cobram uma taxa de intermediação. Se fosse eu, compraria direto na fonte, no caso na Bahn, assim você tem certeza do valor exato e evita os intermediários.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Cara seu roteiro tá bem distribuído sim... e realmente vc tá com um "problemão", mas conhecer Auschwitz deve ser o máximo. Do seu roteiro vc deve se lembrar a questão do inverno. Os dias mais curtos que dificultam certos passeios. Vale do Loire acredito que fica um pouco fora de questão caso queira realmente ir à Polônia.

Em Roma se pretende ir ao Vaticano, 4 dias é o ideal. Já veneza acredito que 2 dias sejam suficientes (no inverno não parece ser tão divertido).

No meu relato tem algumas dicas pro inverno, qquer dúvida pergunta lá!

Abs!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...