Ir para conteúdo

Turquia - 7 dias (Istambul e Capadócia) - Abr/13


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Deixo aqui o meu relato sobre a viagem que eu e minha esposa fizemos para a Turquia em Abril de 2013. Foram 14 dias de viagem, sendo 7 na Turquia e 7 na Espanha, por isso coloquei neste tópico somente a parte da Turquia.

 

Antes de decidir que países visitaríamos, já tínhamos em mente que gostaríamos de ir à Turquia. Porém, no mês de março a TAM fez uma megapromo para a Europa e resolvi comprar o trecho que estava mais barato que era Rio-Madri-Rio (R$ 1.600 com taxas). Bom, compramos este trecho e a partir daí ficamos pesquisando voos internos na Europa para ver se caberia a Turquia no roteiro. Encontramos um voo direto Madrid-Istanbul-Madrid pela Turkish Airlines. Não foi barato, mas como queríamos muito visitar a Turquia compramos a passagem. Foi 200 euros por pessoa. Acabei aprendendo que o importante é entrar na Europa com preço abaixo, como foi o caso da passagem da TAM e depois nos viramos para comprar as passagens internas para os países que queremos visitar, desde que seja feito com antecedência.

 

1º Dia - Istambul (14/04/13)

 

Chegamos em Istambul às 5 da matina. Estava com bastante expectativa sobre Istambul mas ao mesmo tempo estava com a sensação de "...o que é que eu estou fazendo aqui....rs." Sei lá, primeira vez num país muçulmano, cultura completamente diferente, língua nem se fala. Sempre que vou para um lugar tento não colocar muita expectativa, pois como diz o filósofo "A expectativa é mãe de todas as frustrações"...rs. Bom, o voo pela Turkish foi excelente, empresa muito boa. Só o preço da passagem não estava muito bom, mas já foi...Chegamos ao Aeroporto de Ataturk...aeroporto é tudo igual né ? Uns tens serviços péssimos outros ruins...rs. Chegando lá não tivemos nenhum problema na imigração. As placas são um pouco confusas...cidadãos europeus (alguns países) tem que ter visto de entrada para a Turquia, mas nós brasileiros não...excelente ! Não pegamos fila e o cara da imigração tava praticamente dormindo. Nem deu bom dia e nem perguntou nada...Passando pela imigração, fomos trocar dinheiro. Vocês sabem como é câmbio de aeroporto né ? Sempre um roubo, mas até que lá não estava tão ruim assim. Trocamos 1 euro por 2,22 Liras Turcas (na cidade a cotação estava 2,30). Em Istambul eu fiquei no Ilkay Hotel. Excelente localização, café da manhã. Gostei do custo-benefício. A diária para o casal ficou em 66 euros (com desconto para quem paga em dinheiro). Além disso, eles ofereceram o transfer Ataturk-Hotel na chegada. No desembarque lá estava o turco com a placa e o meu nome escrito certinho. Ele me comprimentou com um inglês tranquilo e eu consegui entender na boa (meu inglês não é bom). Caramba, aquele aeroporto já é uma mistureba de gente do mundo todo. A maioria muçulmano, turbante que não acabava mais. Muito legal esta diferença, tudo muito novo para nós...estava bem movimentado apesar da hora. Bom, esperamos mais uns 20 minutos e pegamos a van até o hotel. Estávamos bem cansados, mas estava ligado para ver como era a cidade. Tudo escuro ainda, céu carregado, frio de 10º mais ou menos....confesso que a primeira impressão da cidade não foi das melhores...não sei explicar direito, mas a sensação voltou "o que eu estou fazendo aqui nesta cidade...". Não é uma cidade bonita à primeira vista...o que quero dizer é que ela não encanta de primeira...chegamos ao hotel e esta sensação só piorou, pois o bairro de Sultanhmet onde ficamos tem fachadas feias, mal cuidadas...tudo muito cinza...esquisito. Quando descemos da van o motorista ficou esperando que eu lhe desse uma gorjeta (o que aliás todos esperam). Mas fingi que não era comigo, pois só a menor nota que tinha era de 20 liras. Como sou pão duro mesmo e ele carregou a mala por 17 cm, não dei gorjeta nenhuma....rapaz, pensei que o cara fosse me dar um tiro de fuzil....a cara de puto dele nos assustou, minha esposa ficou com medo...rs. Mas foi...não sou obrigado a pagar pelo que nao quero. Bom, chegamos ao Ilkay e os recepcionistas foram nota 10. O hotel não é grande. Ele tem uma parte nova que fica de frente a rua, mas o hotel só tem 4 andares...ele fica localizado numa rua super movimentada do bairro (que é essencialmente turístico). É a Hudavendigar Caddesi...ah e o metro de superfície passa na rua....quando eu vi aquilo, eu falei, cacildis....nunca vou conseguir dormir....rs. Mas até que foi tranquilo. Existe barulho, mas as janelas anti-ruído até que abafaram...Estávamos com muito sono, mas como o café já ia ser servido, aproveitei, comi e depois fui dormir.

 

Acordamos às 12h. Olhei para a rua e uma movimentação do caramba, em pleno domingo. Ainda estava desconfiado da cidade...rs. Pô, como é difícil se localizar ali direito...olhava para o mapa e não entendia direito aonde estava. Quando chego numa cidade nova fico muito ansioso para conhecer tudo logo e de me localizar..então quando não consigo isso ficou meio desesperado. O Hotel ficava a 5 minutos da Hagia Sofia e da Mesquita Azul. Então rumamos para lá para desbravar Istambul. Estes são os dois principais monumentos da cidade e entre eles fica a praça Sultanahmet. Nossa ideia não era entrar em nenhum deles, pois no primeiro dia eu sempre quero me localizar e ter uma noção da geografia da cidade. Mas a beleza destes monumentos é tão grande e tão diferente que nós ficamos na praça Sultanahmet um tempão admirando a paisagem, as pessoas (cheio para caramba !). Porém, estava um frio do carvalho...então resolvemos pegar o sightseeing e rodar a cidade. Custou 50 TL por pessoa. Para se ter uma ideia de paridade, multiplique este valor por 1.2 e você achará o valor em reais. Não é tão barato, mas está em paridade com outros países da Europa. Rodamos umas 2 horas no ônibus e aí sim eu consegui ter uma ideia melhor da geografia da cidade. Minha impressão de que não é uma cidade bonita se manteve, são muitas áreas com fachadas feias, cinzas, pichadas e tal...eles não se preocupam muito com a fachada...o negócio é o interior.

 

Mas a cidade encanta...e ela vai te encantando aos poucos. Não é que nem chegar em Paris e tomar um soco na cara...porque em Paris você chega e toma um susto com tanta beleza. Istambul não...está escondido...está no dia-a-dia...está no povo, que é maravilhoso, é simples, é respeitoso, é chato como vendedor...rs. Mas é um povo muito legal.

 

Bom, depois do sightseeing acabamos por voltar na praça Sultanahmet e não resisti e entramos na Mesquita Azul (grátis). Como chegamos na hora da oração muçulmana tivemos que esperar até acabar. Isso já era mais ou menos umas 18h e ainda deu tempo de entrar e curtir a mesquita que é maravilhosa. Muito bonita mesmo, tanto por fora quanto por dentro. Para mim era algo completamente diferente, pois só estava acostumado a ver as igrejas cristãs. Ela por dentro é mais clean do que as cristãs, pois não imagens, há mosaicos, luminárias grandes...mas é muito bonito e impactante. Ah, importante reforçar que não se entra de sapatos, portanto vá com meias sem furos...rs. E para as mulheres, os ombros e cabeça tem que estar cobertos...levem lenços para cobrí-los. Depois tiramos muitas fotos do local, mas com muita fome. A localização do hotel não poderia ser melhor. Tudo ali em Sultanahmet é extremamente perto. Os principais pontos turísticos estão ali. Como já era mais ou menos 19h, nós estávamos com muita fome e fomos procurar lugar para comer...Detalhe: tenha paciência (que eu não tenho) para a abordagem do turco. O povo turco é muito legal, mas a abordagem é chata, pois eles são provavelmente as pessoas mais insistentes do mundo...rs. Portanto, tenha paciência. Muitos vem com saudações tipo: Brasil ? Oh, obrigado ! (como se fosse seja bem vindo..rs.). São Paulo, Curitiba, Rio ? Eu tenho um primo que trabalha em São Paulo...etc...óbvio que é tudo caô. Fui na época em que Salve Jorge estava passando no Brasil, mas a fama chegou lá rapidinho. Engraçado que não encontrei quase nenhum brasileiro em Istambul...completamente diferente da Capadócia.

 

A cada quarteirão que andávamos queríamos conhecer mais. Resultado, só paramos para comer e no McDonald's :-( às 22h. Infelizmente, comer para mim nas viagens não é prazer, é sacrifício e dúvida se alguma coisa vai me fazer mal...Pô, eu não conhecia a culinária turca...dizer que conhece esfiha e kibe é sacanagem...lá não tem isso. Então, prefiro não arriscar. Comi um Mcchiken mesmo com coca-cola e tá tudo certo. Na verdade, nós gostaríamos de jantar no restaurante Özler. A dica deste restaurante foi pega aqui mesmo no Mochileiros, mas eu esqueci a pessoa que postou...po, valeu mesmo, o restaurante é bom, acabamos comendo quase todos os dias lá, menos no dia da chegada, porque não conseguimos achá-lo.

 

Do Mc para o hotel são 10 minutos andando. E na rua principal passa o famoso metro de superfície. Caraca, eu queria entender como funcionava para comprar bilhetes para ele mas acabei não entendendo...só fui entender no dia seguinte....rs.

 

Ah, e uma coisa que encanta também na cidade: o chamado para as orações ecoam por toda a cidade. O negócio é mágico, ainda mais para mim que não estou acostumado...

 

Obs.: muito dificil encontrar supermercado ou mercadinho na região de Sultanahmet. Não vi ninguém vendendo pão e frios...rs. Não estamos na Europa...quer dizer só um pedaço...rs. Só fui achar um mini mercado em outro bairro dois dias depois.

 

Gastos do dia:

Diária Ilkay Hotel = 66 euros

Sightseeing = 50 TL por pessoa

McDonalds = 25 TL o casal

 

Dica: para andar de trem de superfície sem ter que comprar passagens toda hora, é melhor comprar o Istambulkart. Ele é um cartão recarregável. Você compra o cartão em lojinhas e recarrega nas máquinas das estações. Tranquilo (até você entender o sistema deles...rs.).

 

2º Dia - Istambul (15/04/13) - Topkapi, Grand Bazaar

 

Hoje era dia de conhecer o Palácio Topkapi. Sempre que vou para um outro país, tento aprender algumas palavras básicas de apresentação. No caso do turco foi complicado, pois a pronúncia é bem difícil de reproduzir. Só rolou mesmo bom dia (gunaydin), olá (mehabá) e güle güle (tchau). Ou seja, só o que a novela passa...rs. Muito obrigado e obrigado é complicadíssimo...não consegui pronunciar...

 

O foco do dia era o Palácio Topkapi e o Grand Bazaar. Tudo pertinho do hotel, fomos andando novamente.

 

Istambul é a 7ª cidade mais visitada do mundo. Já tínhamos percebido isso ontem quando fomos dar um rolé pela cidade. Chegamos no Palácio e ficamos na fila uns 30 minutos. Suportável, mas como sou ansioso parece que foi perda de tempo. Alguns turistas optam pelo MusemKart. Ele custava 72 TL (hoje está em 85 TL) e te dá direito a Hagia Sofia + Palacio Topkapi com Harem + outros museus. Porém como não íamos nestes outros museus, ficou elas por elas em termos de desembolso. Por isso não comprei o card...mas vale a pena se você for nos outros museus...confira no site http://www.muze.gov.tr/museum_pass

 

O Palácio Topkapi é maravilhoso. Você fica lá tranquilamente 3 horas pelo menos. Tem muita coisa para ver e muita fila também :-(

 

Foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos. Tudo é mega neste Palácio..realmente a vida dos sultões era de superlativos....sala das jóias, relíquias muçulmanas...atentem para o aparato de segurança...tudo muito policiado...vale muito a pena. Ah, e não deixem de visitar o Harém também...eles cobram uma entrada separada para visitar o local e geralmente fica bem menos vazio do que o resto do palácio, porque as pessoas ficam tão cansadas que depois de andar tanto acabam desistindo...outra dica: não deixem de levar agua quando entrarem no palacio...existem um ou dois locais para venda lá dentro sempre com filas.

 

Quando eram mais ou menos 13h deixamos o palácio e com fome. Aonde comer ? Para mim e minha esposa é sempre um dilema. Eu topo logo um sanduba, mas ela não. Bom, fomos ao Mc novamente, eu comi o de sempre (McChicken) e ela nada....agora o objetivo era visitar o Grand Bazaar.

 

Do Topkapi até o McDonald's deu uns 10 minutos andando. Do Mc até o Grand Bazaar também foram uns 10 minutos andando. Istambul é uma cidade que se anda bastante e para mim isso é ótimo. Mas, se você não tem saco para andar ou está muito cansado, pode pegar o metro de superfície. Ainda não tinha chegado o momento de experimentá-lo...rs. E eu encafifado..caramba, aonde essa gente compra estes cartões, como é que o sistema e tal....mas deixei isso para o dia seguinte.

 

Tudo é tão diferente que andar sem rumo é muito bacana...então chegamos ao Grand Bazaar. Ele tem várias entradas. Entramos pela principal. Tinha acabado de começar a chover, então ficar lá dentro foi uma boa ideia...pena que centenas tiveram a mesma ideia...rs. Já tinha preparado meu espírito para não me irritar com a abordagem dos vendedores...mas sabe como é que é...não acho legal, mas fazia parte do passeio. O Grand Bazaar é um enorme shopping de lojinhas que vendem coisas que eu não gosto...rs. São mais de 4.000 lojas...jóias, lenços, almofadas, luminárias...o problema é que as mulheres gostam de tudo e com a minha esposa não foi diferente. Os donos das lojinhas não desviam o olhar dos nossos olhos...basta você olhar para a mercadoria para ser abordado. E a criatividade é a mesma "Brasil ?? São Paulo, Rio, Curitiba ?? Eu tenho um primo que trabalha em SP...ahahahah...deve ter uma cartilha de caô na associação de lojistas...o esquema lá é o seguinte: não se leva nada sem negociação. Faz parte da brincadeira e da cultura do local. Você se interessa pela mercadoria, o cara te faz o preço, mas faz um discurso dizendo que aquilo que ele está vendendo é de prata pura, que é artesanal, que é isso que é aquilo....para valorizar a mercadoria. Aí você tenta reduzir e ele resiste e tal...até que se chega a um preço final que é em média (no meu caso) redução de 20% do preço inicial do vendedor. Ah, nenhuma mercadoria vem com preço exposto, justamente para nos pescar. Para mim bastaria ir lá e dar uma olhada, porque nenhum produto atende a minha necessidade, mas para minha esposa atende. Não tínhamos intenção de comprar muita coisa. Só lembrancinhas...compramos algumas coisas e tal. Ah, para quem quiser trocar euro/dólar por liras turcas, as casas de cãmbio do Grand Bazaar tem a melhor cotação da região. Não sei como é em outras partes de Istambul, mas a cotação de lá já valia a pena em comparação com as casas de rua.

 

Saímos de lá e a chuva fina persistia. Resolvemos sair assim mesmo e descemos a ladeira sem rumo (o Grand Bazaar fica numa parte elevada). Para quem é do Rio, Istambul parece uma gigantesca rua da Alfândega...um autêntico mercado árabe...com muitas lojinhas pequenas e que vendem de tudo. Tudo mesmo ! Rapaz, esses turcos vendem muita coisa...são 12 milhões de habitantes na cidade...vocês não tem ideia...é muita coisa mesmo. E a característica desta região é a lojinha do seu "salim". Ele como dono fica o dia inteiro na loja tomando conta "da" negócio...rs. Aonde ficam as mulheres desta cidade ? Provavelmente arrumando a casa, lavando roupa e fazendo comida. Por que isso ? Por que simplesmente a maioria esmagadora das pessoas da rua eram homens. Na rua, no metro, em tudo o quanto é lugar. E as poucas que vimos estavam com crianças...Olha, os vendedores turcos tem um radar grudado nos seus olhos...impressionante.

 

Bom, descemos e eis que encontramos o Bazar Egípcio (foi sem querer). Lá o foco são em condimentos e doces. Ele é pequeno e não ficamos muito tempo por lá...mas o cheiro estava ótimo e a chuva não parava...depois fomos no nível do Bósforo para atravessar a Ponte de Gálata. Ficamos ali observando o vai e vem das milhares de pessoas que passam ou ficam ali. Muitos pescadores ficam ali o dia inteiro e também vendem o seu peixe. Como já falei, Istambul é um grande mercadão a céu aberto. Muito maneiro e muito diferente ao mesmo tempo. Gente pra cacete em tudo o que é canto...e em cada canto uma mesquita, umas menores outras maiores...mas encantadoras. Fomos até o outro lado do Bósforo com a intenção de subir a Torre de Gálata e passear pela Istikal Caddesi, que é uma rua de lojs só de pedestres com 1km de extensão. Mas já estava tarde (18h) e chuvendo bem..então resolvemos voltar a pé para o hotel. Putz, lá venta pra cacete...perto mar né ? e a temperatura beirando os 12ºC. Chegando no hotel, banho, uma soneca e depois fomos jantar no restaurante Özler. Ele fica quase em frente ao hotel (5 minutos a pé). Ele não tem nada de mais, mas tem uma comida que gostei e me adaptei e o preço era bem tranquilo. Em todos os dias que comi lá foi frango empanado com batata frita e arroz...super criativo ! Me esposa já arriscou e comeu um prato típico que eu não me recordo mas era bonito. A conta ficou em 50 TL (60 reais). Muito bom o preço que foi oferecido. Ah, eu recomendo não só pela comida básica, mas boa, mas também pelo atendimento. Os garçons são extremamente atenciosos, falam inglês e espanhol...gostei bastante do tratamento. Fim do dia. Amanhã Hagia Sofia, Istiklal Caddesi e Cisterna da Basílica.

 

Gastos do dia

Palácio Topkapi + Harém = 40 TL por pessoa

Mc Donalds = 15 TL (eu)

Grand Bazaar (lembranças) = 75 TL

Restaurante Ozler = 50 TL

 

3º Dia - Istambul (16/04/13) - Hagia Sofia, Cisterna, Torre Galata, Istiklal Caddesi, andar andar andar....

 

Optamos em começar o dia passeando pela Istiklal Caddesi. O tempo estava melhor e podemos andar sem tanto vento na cara e chuva. O tempo estava nublado, mas pelo menos não chovia. Repetindo de novo o que disse, uma das coisas mais legais para mim em viagens é poder andar sem compromisso, olhando o movimento dos locais e tal...e isso em Istambul é fácil, porque são 12 milhões de habitantes...rs. Como sou apaixonado por futebol, entrei numa loja da Adidas e comprei uma camisa do Fenerbache por 99 liras! Salgado, mas foi meu único excesso. Resolvemos almoçar por lá mesmo e depois do almoço fomos andando até a Hagia Sophia (bela caminhada). O tempo estava ajudando e resolvemos andando mesmo. Para um monumento tão antigo acho que até que está bem conservado. Algumas pessoas dizem que poderia estar melhor e tal, mas eu acho que a Hagia Sophia está em excelentes condições de visitação. Atenção, pois ela não abre as segundas-feiras. Após a Hagia Sophia fomos a Cisterna da Basílica, que me surpreendeu positivamente. Uma obra de engenharia fantástica que há milhares de anos...realmente vale a pena. Atenção, pois o ingresso para a cisterna é comprado em separado. A entrada dela fica próxima a Hagia Sophia. Depois ainda fomos andando até o hotel, tomamos e fomos jantar, aonde ? Özler, é claro !!! Voltamos cedo, pois amanhã viajaríamos para a Capadócia !!!

 

Gastos do dia

Camisa Fenerbache = 99 TL

Almoço = 25 TL (duas pessoas). Foi num self-service perto da Istiklar Caddesi.

Hagia Sophia = 25 TL

Cisterna da Basílica = 15 TL

Restaurante Ozler = 50 TL

 

4º Dia - Capadócia (17/04/13)

 

Quando surgiu a viagem para a Turquia, pensamos que a Capadócia não poderia faltar (não é influência da novela...rs.). Como o nosso conhecimento de Turquia não estava muito bom, resolvemos contratar um pacote por agência, apenas para a Capadócia. Fechamos com a One Nation Travel um pacote de apenas dois dias por 854 euros para duas pessoas. O pacote incluíu: traslado Hotel Istambul-Ataturk, Kayseri aerporto-Hotel Dedeli Konak e o inverso, dois passeios de balão, dois dias de passeio na Capadócia e dois almoços. Recomendo a One Nation Travel. Deu tudo certo e eles não tiveram um único furo. Ah, no preço também estava incluída a passagem Istambul-Kayseri-Kayseri-Istambul pela Atlas Jet.

 

Se eu for visitar a Capadócia novamente, faria de forma independente, não por falhas da agência, o que não houve, mas para poder me hospedar numa cidade chamada Göreme. Ficamos hospedados numa cidade chamada Ürgup que não fica muito longe, mas lá você só faz as coisas se estiver motorizado, o que não era o nosso caso. Bom a agência nos colocou num Cave hotel chamado Dedeli Konak hotel. Você não dá nada pela fachada, mas lá dentro é muito bacana e diferente. Tudo é moldado nas pedras e elas minimizam o frio, apesar dos quartos terem aquecedor. Durante a madrugada estava fazendo 5º, mas não sentimos frio algum. Achei muito legal e recomendo este tipo de hotel caverna. Sem contar que a hospitalidade dos turcos e mais ainda dos habitantes da Capadócia é extraordinária. Eu recomendaria que as pessoas ficassem em Göreme, pois ela é uma cidade em que você pode ser hospedar e sair para jantar a noite no pequeno centro da cidade, por exemplo. Coisa que nós não conseguimos fazer em Ürgup. A região da Capadócia é muito grande e as agências tem várias cidades como base e as atrações ficam muito longe umas das outras. Não vi lá facilidades para se alugar um carro, por exemplo. Eu vi algumas agências alugando quadriciclos, mas para os passeios eu prefiriria pegar uma agência mesmo. Agora, chegar e sair de/para Istambul-Capadócia, não vejo nenhum problema fazer independente, desde que seja de avião, pois ônibus é muito demorado. Além do que, vários hoteis dão o transfer do aeroporto para o hotel, seja em Göreme, seja em Ürgup ou outra cidade base da região.

 

Bom, saímos de Istambul às 7h e chegamos às 9:30h no hotel em Ürgup. De lá fomos direto fazer o passeio do dia em que vistamos: Devrent Valley, Monks Valley, Avanos, Göreme Open Air Museum (vale muito a pena), Uchisar. Todas essas localidades tem formações rochosas espetaculares. O legal de toda a região é que além da geografia existe muita história também. No museu aberto de Goreme, existem diversas igrejas cristãs...a região foi um centro cristão na idade antiga e média.

 

Os passeios são bem cansativos. Se você não quer fazer com agência, tem que ter mais dias para curtir e alugar um quadriciclo, mas repito: as atrações são distantes umas das outras. E nós pegamos guias bons, que explicaram toda a história da região e o fato de ter uma van a disposição contou muito. Bom, depois deste dia extremamente cansativo, fomos conhecer as dependencias da nossa "caverna"..rs, jantar e dormir, pois as 4h acordaríamos para o passeio de balão. Detalhe: choveu o dia inteiro na Capadócia...um tempo horroroso...mas fizemos todos os passeios, mas a previsão para os dias seguintes também era de chuva....nosso passeio de balão estava correndo risco sério...ficávamos olhando para o céu, tentando fazer previsões se iria abrir ou não o tempo...perguntamos para o guia como era o tempo na região e eles nos dissera que lá tudo podia acontecer e tal....mas ficamos sabendo que vários passeios de balão tinham sido cancelados no dia da nossa chegada...e o pior, eles tentam até o último momento fazer o passeio......se no momento da decolagem não for constatada a devida segurança, aí sim ele é cancelado...existe uma cláusula no contrato com a agência sobre devolução do dinheiro. Eles devolvem 120 euros por pessoa em caso de cancelamento do passeio....e nada do tempo abrir...bom, a única coisa que sabíamos é que teríamos que acordar as 4h....

 

5º Dia - Capadócia (18/04/13)

 

A novela começa às 4h quando acordamos. Saímos do quarto para olhar o céu e.......e.....e......e.....TUDO NUBLADO :-( Não precisa dizer que a decepção tomou conta do casal, né ? Ainda mais que era aniversário da minha esposa e agendamos o passeio de balão justamente para o dia do aniversário....bom, o combinado era que o Seu Faruk (dono da pousada) nos acordaria e nos encaminharia para a van da agência de balão às 5h. Ficamos esperando pelo Seu Faruk e ele quase sonambulo nos disse no seu inglês turco-macarrônico: "...o pessoal da agência disse que ainda não dá para levantar voo...vocês tem aguardar o novo chamado às 6h...". Olhamos de novo para o céu e nada.......nenhuma esperança. Inclusive começava a cair uma chuva fina.....às 6h novamente Seu Faruk bate a porta...."Nada ainda. Novo chamado às 7h...." E a gente morrendo de fome e o café ainda não estava aberto e morrendo de sono também, é óbvio. E naaaaaaaaaaada do céu abrir......putz grila......cochilamos e às 7h novamente o Seu Faruk: "...let's go let's go....Aêêêêêêêêêê....finalmente o passeio de balão vai sair....mas....mas....mas olhamos para o céu e tudo nublado, mas sem chuva e nenhum balão no ar....alguma coisa esquisita estava acontecendo....Fomos colocados às pressas no balão só eu e minha esposa e lá dentro já tinha uma japonesa de um outro hotel.....a van sai do hotel pega a estrada e depois de 20 minutos eu vejo uma mala do lado da japonesa. CARACA.....pensei comigo: "...estão nos levando para o aeroporto e nos confundiram....pqp.....deu mais dez minutos e nós começamos a ver vários balões sendo enchidos....aêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê....finalmente é verdade. E a japonesa ia fazer o passeio também. Não importa o tempo nublado, o que importa é que estávamos lá....é óbvio que se o tempo estivesse aberto seria muito melhor, mas a sensação de voar de balão é indescritível....recomendo muito mesmo.

 

Detalhe: voamos com a Anatolian Baloons, isso mesmo. A mesma empresa que se envolveu no acidente que matou 3 brasileiras em maio/13. Pessoal, eu me senti super seguro com eles. Nos deram todas as instruções de segurança e tal. Agora é verdade: eles fazem manobras passando muito perto das formações rochosas e são muitos mas muitos balões no ar ao mesmo tempo com tempo nublado, imagina com tempo aberto. Infelizmente aconteceu este acidente e realmente ficamos muito tristes com o ocorrido.

 

A passeio durou 50 minutos, tomamos champanhe, pegamos nossa foto e fomos direto para o hotel tomar café, fazer check out e curtir o último (cansativo) dia na Capadócia para no final do dia sermos despachados para o aeroporto de Kayseri e retornar para Istambul. Neste último dia visitamos: Kizilcukur, Cavusin, Hospital Monastery, Kaymakli e Pigeon Houses.

 

Algumas pessoas não ficam satisfeitas porque os passeios são muito rápidos e tal. Eu não tenho do que reclamar. Achei o serviço caro, mas pela especificidade da região não tem jeito. A agência cumpriu com todos os itens programados e o nível profissional dos guias é muito bom. Recomendo !

 

Bom, pegamos no voo de volta para Istambul e lá a agência nos levou novamente ao Ilkay Hotel. Fomos jantar aonde ? Özler !!!

 

6º Dia - Istambul (19/04/13)

 

Acordamos e fomos para a rua andar. Hoje seria o dia para andarmos com mais calma e conhecer alguns lugares que tinha ficado de fora antes da viajem para a Capadócia. Visitamos a Mesquita de Suleymane e o Palacio Dolmabache. Nossa intenção também era subir a Torre de Galata, mas a fila estava muito grande e resolvemos tirar fotos somente lá de baixo. Além disso, o dia hoje seria para as últimas compras no Grand Bazzar (pela insistência da minha mulher é claro!). andamos, andamos, andamos e fomos até o museu chamado 1453. Muito legal ! É um pequeno museu que fica em frente as antigas muralhas da cidade. Está um pouco afastado, mas pegamos o trem de superfície e chegamos lá. São 10 TL por pessoa e tem uma exposição muito interessante (3D) sobre a queda de Constantinopla. Vale a pena ! Além de andar muito e esbarrar em várias mesquitas pequenas ao longo do caminho, aproveitamos para pegar a extensão do trem de superfície e olhar os outros bairros e ver o movimento das ruas também. Foi bem legal. Chegamos exaustos no hotel e fomos jantar aonde ??? Özler!

 

Gastos do dia

Museu 1453 - 20 TL (duas pessoas)

lanche McDonalds - 25 TL (duas pessoas)

Besteiras no Grand Bazzar - 100 TL

Özler: 60 TL

 

7º Dia - Istambul (20/04/13)

 

Último dia em Istambul. Nosso voo de volta era 20h. Resolvemos que iríamos fazer um passeio de barco pelo estreito de bósforo. Pegamos o barco por volta das 12h e ficamos até às 14h. Depois fomos almoçar no Özler e às 16h nosso shuttle passou no hotel e nos levou até o aeroporto de Ataturk. Chegamos lá com 3 horas de antecedência, mas quem vai para a Turquia entrar/sair se prepare. Lá você passa por duas esteiras, duas revistas. É tudo muito demorado. Não é nenhum exagero chegar com 3 horas de antecedência e mesmo assim não deu tempo de ver o freeshop.

 

Gastos do dia

 

Passeio Bósforo - 30 TL (duas pessoas)

Shuttle - 50 TL (duas pessoas)

Özler - 50 TL

 

 

Conclusões

 

Muito bacana a Turquia, tanto Istambul quanto a Capadócia. Felizmente não peguei a onda de protestos em Istambul e nem pós acidente com o balão na Capadócia. Difícil descrever a sensação de estar num país tão diferente...com religião diferente, formação cultural diferente, mas ao mesmo tempo com um pé no ocidente. É um país que não tem o radicalismo islâmico, mas não tem a abertura ocidental. O povo em geral é muito simpático e receptivo. É claro que tem as exceções (como os vendedores mala), mas no geral eles são bem legais. Você se sente acolhido. Desde o primeiro contato no aeroporto, passando por todos os serviços, ajuda na rua. eles foram bastante prestativos. Na Capadócia o acolhimento é maior ainda. Impressionante ! Com certeza é um lugar que eu vou voltar a visitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...