Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Marques

Travessia Petro -Tere no feriado Papal 27,28 e 29 julho 13.

Posts Recomendados

Ola mochileiros .

Vou relatar a minha segunda travessia petropolis teresopolis . Fiz a primeira em abril de 2008 e queria repetir pois o visual é incrivel .

Ja vinha falando com um grupo que sempre faz uns trekkings curtos no RJ pelo facebook e eles iam fazer um grupo para atravessar . Como eu não gosto de ir sozinho pra montanha , pela oportunidade do feriado e por ter chegado meu novo equipo ( uma cargueira baltoro 75 )eu fiquei na pilha e me juntei a eles .

Estava previsto os dias mais frios do ano ( 2013 esta sendo um dos invernos mais frios ) e pra piorar chuvosos tambem , mas na linha do qto pior , melhor : Eu enburaquei ! Grupo grande formado pela internet , uma travessia pesada em pessimas condições climaticas , saida da van marcada pras 4 da matina , tinha tudo pra dar merda ...

Meu contato marcou na pça são francisco xavier . Como nao sou entendido no bairro da tijuca , RJ ,eu jurava que era num lugar que na verdade era a pça afonso pena (outro lugar ) . Chegando la vi um grupo jogando um carteado , devia ter uns 8 caras . Entrei com o carro na contra mão e fui devagar sacando os caras ( sou miope pracaraca ) não consegui ver as cargueiras ,nem mulheres só uns caras sinistros . Liguei pro meu contato e ele confirmou q tava na pça . Pensei : deve ser aquela galera msm , nao to vendo outra , volto c o carro devagar , estaciono , salto do carro e vou na direção dos caras de touca , casacão e botas . Todos pararam e ficaram me olhando e eu a eles ... ai qdo percebi q nao era o grupo ja estava de frente pros caras ...ficou aquele clima de duelo de faroeste carioca , so faltava a musica do dolar furado , pra ver quem ia puxar a pistola primeiro . So maluco sinistro. Dei as costas e fui andando lentamente pro carro , não passava nem agulha rs . Devem ter achado que eu era maluco , que tava armado e atras de alguem , pq um cara sozinho as 4 da matina no dia chuvoso e mais frio do ano tinha q se garantir pra fazer uma merda dessa ... Mas enfim ,consegui achar o grupo num pt de onibus , ja cheguei contando esta historia agitadão e todos cairam na gargalhada . Ja quebrou o gelo . Como sempre, demorou pra galera chegar e tres desistiram de cara , nem foram pro pt de encontro . Saimos em 10 cabeças e ainda pegamos mais duas meninas na estrada . Chegando perto da portaria do bonfim ,o cara da van meteu um KO que a van nao subia e ficou queimando pneu . Descemos da van e passados 30 segundos começou a chover ... uns 300 mts e estavamos na portaria . Burocracias de praxe e a chuva deu uma engrossada . De cara deu pra reparar que tinha gente sem noção do q seria a travessia : um de bermuda , outro sem anorak , uma menina com o saco por fora da mochila sem estar ensacado ... etc . Minha preocupação maior era com o guia ,pois qdo desce o russo nas partes de chapadão de pedra eu sei como eh dificil de navegar , mas ele me garantiu q sabia o caminho , ai tava tranq . Partimos . Dei mole e deixei mt roupa e logo comecei a superaquecer , fui tirando nas paradas mas elas estavam bem molhadas de suor . Logo uma galera ficou bem para tras , andando mt lentamente .Paramos varias vezes alem do queijo e ajax . No ajax a chuva e o vento pioraram muito .

598da72c32684_travclima1diaII.jpg.30881b61de282498afa2c64857f39181.jpg

Encaramos a isabeloca com condição climatica muito ruim , rajadas fortissimas de vento , frio e chuva . Ao final dela decidimos esperar pelos retardatarios , pois dali pra frente começava o chapadão q so se navega pelos totens ou gps (que ninguem tinha ) . Ficamos todos abaixados atras de uma pedra no final da isabeloca pq o vento tava tao forte que por vezes me desequilibrava ( peso 96 , sou forte ,mais cargueira ,e dois bastoes e msm assim tava me sacudindo ) . Ficamos um tempão esperando o pessoal tipo uns 30 min . o corpo esfriou e começei a ficar preocupado pq o ruço desceu geral , estava escurecendo e uma menina estava quase entregando os pontos e ela nao tinha nem chegado . ja estava vendo o grupo se dividindo uns querendo seguir adiante e eu achando q ia ter q descer com o guia( nao era pago , era um de nos ) pra resgatar a menina e mais dois , pois todos estavamos ficando com hipotermia e havia perigo eminente para todos . Mas eles apareceram . E seguimos . de repente começo a sentir uns tecos no rosto ... começou a chover granizo e vinha quase na horizontal por causa do vento . Com mt custo e na graça de Deus chegamos no Açu . Muito debilitados e encharcados . Eu estava no abrigo e a galera em barracas , mas o pessoal q desistiu ia ficar tb no bivaque e os caras do abrigo não liberaram a vaga deles para alguns do grupo , apesar de ja estar pago . Achei falta de jogo de cintura e de humanidade msm , pq as meninas estavam mt ruins , com sinais de hipotermia e o cara disse q tinham q aguardar pra ver se sobrariam vagas . Tinha gente q ja tava no abrigo de favor e outros pq tinham desistido da travessia . Tava ate com um publico sui generis , um grupo de coroas tipo de mais de 60 anos , guiados pelo Luciano Mateiro ( mt gente fina ) e um pai com uma filha de 16 anos q quase morreu de frio . Dava pra todos terem ficado no bivaque . Comi e fui dormir . Acordei de madrugada com o frio e vento ( no termometro da varanda deu 1,5 Cº sem contar o vento ) . Mt vento e relampagos q clareavam tudo . Se o tempo nao melhorasse eu iria descer pra tere , pois tinha tomado um escorregão nos catelos do Açu , bem em frente ao abrigo de pedra q fazem bivaque , quase cai de costas e podia ter rolado . Minha bota Titã é mt confortavel , mas em pedra molhada peca . E o segundo dia tem varias descidas sinistras em pedra e que molhada ia ser mt perigoso .

Mas eis que o dia amanheceu com um sol incipiente , as vezes fechava mas pelo menos não estava o temporal do 1 dia . Arrumei td e fui encontrar a galera . Ainda estavam desmontando as barracas dentro de umas furnas . Passaram uma noite muito ruim molhados e c sensação termica negativa .

DSCN1849.JPG.12054cdb2fd081621dbf150fa8309dd1.JPG

4 abortaram e decidiram descer . Dei o bizu que o grupo do Luciano tava descendo e eles colaram nele . O resto de nós continuou . Acabamos saindo mt tarde quase 11 hrs . O dia foi tranquilo com sol em boa parte do dia , é o dia mais visual da travessia onde vemos os principais picos de frente . A trilha esta bem melhor do que em 2008 , mais bem marcada ( totens cimentados e setas cravados na rocha ), tem o abrigo do Açu , banheiro ecologico e algumas partes mais erodidas ganharam um misto de cimento e pedras ( cavalinho por expl ) . A dificuldade maior foi pela lama que havia mt devido a forte chuva de ontem . Tomar cuidado com alguns gramgos do elevador que estao meio frouxos .

598da72c77c6c_travelevadorI.jpg.1d9524854d4572a3bcba87426b9e2dfa.jpg

Chegamos no Sino ja escuro , a noite foi mais agradavel 5Cº . De manha subi o Sino e só havia eu la em cima ( primeira vez em varias q fui que isto aconteceu ) . A descida do Sino é uma trilha monotona , onde não se ve quase nenhum visual e de pouca dificuldade . Dos oito que continuaram só tres ja tinham feito a travessia . Menção honrosa as tres meninas , que representaram , principalmente no 1 dia que foi durissímo .

DSCN1907.JPG.f2f6998ee80d7883c022b4263e194f34.JPG

Esta é uma travessia maravilhosa que recomendo a todos que gostam de montanha . Agora quero conhecer o Portal de Hercules , que segundo o Luciano Mateiro é o lugar mais belo da S.O.

Lição da empreitada : 1 )não vou mais em grupo feito pela web , que eu nao conheça ninguem , em travessias pesadas , só aquelas rapidas . Apesar de que o grupo fluiu bem , sem stress , mas é aquela coisa de q se bicho pegar pro teu lado ter a certeza q alguem vai te carregar nas costas e vice versa . 2 )Levar roupas reserva , pois o peso nao vai fazer tt diferença no frio . A chuva foi tanta que ate a luva dita impermeavel ( eu ja havia testado e funcionou) encharcou e o q salvou a noite foi uma de 3,00 q comprei no saara um dia antes . 3 ) A Gregory é msm uma excelente mochila , pena que nao venda por aqui e temos pouca info sobre ela . Fiz um review aqui no mochileiros pros amigos da montanha .

598da72dcadf7_traveuegregory.jpg.e0e819615b1aa3605b86d6ffce09fd1d.jpg

4 ) vc deve sempre ouvir a montanha , entender o que ela te fala e saber de seus limites . Foi o q falei pros q desistiram e estavam com aquela cara de chateados na volta : " a montanha sempre vai estar aqui esperando por vcs " . 5 ) a Petro Tere sempre sera uma das travessias mais belas . Cada vez q subo vejo novos lugares , nuances e detalhes .

DSCN1889.JPG.8ad525006fdf5a691e8698d084fd1982.JPG

E , por fim , agradecer a cia de Rafinha , Suellen , Cleto , Aline , Eli , Salomone e Felipe . Foi duro no inicio , mas depois fluiu bem .

Hasta la vista .

598da72dc125e_travdescontraoemtere.jpg.ae18bd847acd31b05a8e0a3f08717b6b.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso