Ir para conteúdo

DIAMANTINA, OURO PRETO E BH - 15 DIAS


Fabiorarq

Posts Recomendados

  • Membros

Amigos, estou ajustando meu roteiro de 15 dias nas cidades históricas entre março e abril/14. ::essa:: Quero muito conhecer Diamantina e região, esticando a ida até a cachoeira do tabuleiro. De lá, partir para Ouro Preto (visitar Mariana, Ouro Branco e Congonhas), depois Tiradentes com ida a SJDR, voltando por BH (Sabará e Inhotim).

Pensei em 4 dias para Diamantina e Região, 5 dias Ouro Preto, 2 Tiradentes e 2 BH e Região. Os demais dias gasto com deslocamento, visto que, farei a maioria dos percursos de busão. Informo que tenho a possibilidade de alugar um carro ou pegar taxi. Alguém pode me ajudar a montar esse roteiro? Outra questão é se existe ônibus entre Diamantina e Ouro Preto, direto, sem precisar voltar para BH.

Qualquer ajuda é válida! Obrigado ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí, cara!

Essa viagem foi meu primeiro mochilão, feita entre 24/08 e 05/09. Fiz assim:

 

24/08: Rio-São João Del Rei (chegada de noite)

25/08: Tiradentes

26/08: São João Del Rei

27/08: Congonhas (os ônibus que fazem SJDR-BH sempre param em Congonhas, aí basta comprar o trecho). Fiquei umas 3h em Congonhas, fui só pra basílica mesmo. É tipo uns 2km da rodoviária, fui a pé mesmo! Os 500m finais são a subida pro morro, pesadíssimo! Leve água! Aproveite a igreja, é incrível!!!!! Depois desci de volta pra rodo e não tinha ônibus direto pra Ouro Preto. Peguei um pra Ouro Branco (30 min de Cong.) e de lá um para Ouro Preto (1h de Ouro Branco). Cheguei em OP umas 21h.

28/08: Ouro Preto

29/08: Ouro Preto

30/08: Mariana - fui de trem, mas não achei que valeu tanto a pena, a vista é bem normalzona. Mariana é bem diferente de OP, e a ida valeu mais por eu ter esticado e ido até a Mina da Passagem! Voltei pra OP às 16h de trem de novo.

31/08: OP - subida ao Pico do Itacolomi (indico muito!!!). Peguei o bus das 18h pra BH (2h de OP).

01/09: BH

02/09: BH

03/09: Diamantina (5h de ônibus a partir de BH, mas passou rápido!)

04/09: Diamantina

05/09: Diamantina-BH de manhã-voo pro Rio no fim da tarde

 

Sobre o seu roteiro, achei muito tempo pra Diamantina... o transporte pras cachoeiras e parques não é bom pra quem tá sem carro, e a cidade é pequena, apesar de adorável. Ouro Preto é incrível, tem uma energia que só quem vai compreende, mas acho que 3 dias bastam. BH eu colocaria mais 1 dia pelo menos! E Tiradentes e Congonhas é papo de um dia tb, no máximo!!

Eu fui sem pressa alguma, sempre sentava/deitava em algum lugar de cada cidade e admirava as pessoas, o dia-a-dia, e só achei que o tempo foi curto pra BH.

 

Qualquer ajuda to aí!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa Gabriel,

 

Obrigado pela ajuda. De acordo com relatos de alguns colegas estou pensando em fazer assim: Chego em BH umas 10:25h, alugo um carro e vou para Diamantina, devo está chegando no final da tarde, descanso e tiro o outro dia para conhecer a cidade. Os dois dias depois venho descendo e fazendo Serro e Tabuleiro (cachoeira), dormindo nas cidades próximas (ainda não decidi isso, dessa decisão também dependerá o aluguel do carro, pois caso eu não vá para essas cidades, não compensa alugar). De lá, volto para BH e sigo de busão para as demais cidades históricas (nessas deve ser mais tranquilo porque já conheço algumas,). Acho que vou adicionar mais um dia para BH, pois pretendo fazer Inhotim, Sabará e Pampulha. Dai, 2 dias é pouco. E com relação a OP, acredito que a retirada de um dia, também é valida!

 

Perguntas:

Vale a pena alugar um carro para conhecer as redondezas de Diamantina? A cidade não possui outra forma de locomoção? Quando você foi lá, ficou só na cidade mesmo?

Em BH, o que vc fez de interessante? Estou aceitando sugestões. Em mente so tenho Sabará, Inhotim e conjunto arquitetônico da Pampulha.

 

No mais é isso, obrigado mesmo pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Depois de muito pesquisar e ler quase tudo por aqui, estou enviando esse que mais se aproxima com o roteiro que pretendo fazer em MG, preciso da ajuda de vocês, principalmente no que se refere a logística de quando dormir ou mudar de cidade a noite. Pelo roteiro que desejo fazer, acredito ser melhor alugar carro mesmo! Opinem por favor, ficarei muito grato!

27/03 - Natal/BH (manhã) - Diamantina com paradas em: Sete Lagoas (almoço e Gruta do Rei do Mato), Cordisburgo (Gruta do Maquiné e Casa de Guimarães Rosa)

28/03 - Diamantina (centro histórico com acesso ao museu do diamante e museu de arte sacra)

29/03 - Diamantina (mercado, passeio dos escravos/cruzeiro, gruta do salitre, parque do Biribiri - cachoeira e vila) ::essa::Nesse dia é preferível dormir em Diamantina ou descer logo para o Serro?

30/03 - Serro (centro histórico + queijo do Serro) ::essa::Aceito sugestão de locais para visitar, além das igrejas e casarões já citados. Preciso saber onde encontrar o famoso queijo. ir para Conceição do Mato Dentro

31/03 - Conceição do Mato Dentro - trilha cachoeira do tabuleiro

01/04 - Ouro Preto

02/04 - Ouro Preto

03/04 - Ouro Preto

04/04 - Ouro Preto - Mariana (trem) com volta pela mina da passagem

05/04 - Congonhas - São Joao Del Rey

06/04 - Tiradentes

07/04 - Tiradentes (atividades ao ar livre ou trilhas)

08/04 - BH/Sabará

09/04 - BH/Inhotim

10/04 - BH e vôo de volta para Natal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...