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Cuba - 8 dias (Havana e Trinidad - de carro)


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Compartilhando algumas informações e nosso roteiro pra ajudar na viagem dos colegas numa viagem pra Cuba.

 

Foram 8 dias em dezembro. Apesar de ser inverno lá, o período entre 1º e 15 é considerado alta estação por conta do Festival Latinoamericano de Cuba, que leva várias pessoas de fora ao país. Inclusive, se você for neste período, peça e confira a programação no Hotel Nacional ou nos cinemas que estão participando do evento.

 

Neste periodo, gastamos quase R$ 4.000,00, incluindo comida, bebida, hospedagem, transporte (aluguel de carro e tudo), festinhas e presentinhos, sempre para duas pessoas. Ou seja, uns R$ 2.000,00 reais por cabeça dá pra você fazer uma boa visita a Ilha, sem luxos, mas certamente sem aperto.

 

Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152122259893664&type=1&l=f5afb449e8

 

Dicas iniciais:

 

- O voo de ida e volta foi pela Copa Airlines, com escalana no Panamá. No check in no Brasil mesmo você já pode comprar sua Tarjeta cubana (equivalente ao visto) por 25 doláres, que ficou por 47 reais. Vale a pena rodar um pouco lá no freeshop do Aeroporto Tucumén - é enorme e com bons preços!

- Leve sempre euros, pois há uma taxa de 10% na troca de doláres. E troque sua grana SOMENTE em Cadecas (casas de câmbio oficiais) . Lá tem duas moedas: o CUC (peso convertível – equivalente ao valor do dólar), usado por nós turistas, e o CUP (peso cubano) - 1 CUC equivale a 24 CUP, usado essencialmente por cubanos. Tente trocar em notas chicas pq você vai precisar sempre de uma moedinha de 1CUC. Em média, a conversão ficava em 1 Euro = 1,31 CUC. Se puder, tenha uns CUP para compras pequenas e gastos como o taxi compartilhado...

- Cartões Visa e Mastercard são aceitos e é possível sacar nos caixas eletrônicos, mas normalmente a conversão é feita em dólar e se aplica uma taxa de 10%, além dos impostos correspondentes.

- Como ligar para o Brasil: 119-55

- Produtos básicos de higiene, como sabonetes e papel higiênico, não são comuns nos banheiros. Para se prevenir, tenha sempre um kit com papel higiênico, sabonete e álcool em gel na mochila.

- Há que pagar uma taxa na saída do país: 25 CUC por pessoa = 50 CUCs. Pode pagar em dolar...

 

1º Dia: Havana

 

Hospedagem:

 

Casa particular "La Colonial 1861". Saí 35 CUC a diária num quarto particular (cama de casal) com banheiro privado, sem café-da-manha. Localizada em Vedado, a casa é bem agradável e os donos são gente boa: Thayamara y Armando (que é de Madrid). Explore o máximo de Armando, que tem boas dicas do que fazer ou onde comer... O chuveiro não era lá grandes coisas, mas nada que tenha faltado agua ou coisa do genero. O café da manha era bem ruinzinho e preferimos sempre comer fora, pq gastavamos menos ou a mesma coisa (5 CUC por pessoa), mas comiámos bem melhor. No caso, num bar chamado La Chocheria, perto do "negocio do EUA" e altar da patria lá.

 

De qualquer forma, recomendo ficar em Vedado, mas é interessante ficar um pouco mais próximo de havana vieja pra não gastar tanto com transporte, seja dinheiro ou tempo. Buscar sempre casas mais ou menos pela região no entorno do Hotel Nacional, por exemplo. O legal de ficar em Vedado é que a noitada fica lá, em Havana Vieja é bacana passar somente o dia e voltar pros bares, restaurantes e casas de show de Vedado!

 

Aluguel de carro:

 

Rentamos o carro na Cuba car. Lá em Vedado mesmo tem várias lojas; uma na Galeria Cohiba do lado do Melia Hotel (a mais cara), uma outra quase na frente do mesmo hotel com um preço mais justo e o lugar mais barato foi numa pequena agência 24 horas num posto de gasolina, mais ou menos próximo do Hotel Nacional.

 

Alugamos um carro por 3 dias (é o minimo de tempo que eles permitem) por 65 CUC a diária do mais economico e automático. Tinha um outro lá (não disponivel no momento) que não era automatico, mas era 60. Bom, soma-se 15 CUC por dia referente ao seguro e caso mais de uma pessoa vá dirigir, tem que pagar 3 CUC por dia por "pessoa extra". Detalhe: não pagamos isso e nos trajetos menos, entre praias e tal, eu dirigia normalmente, nunca fomos parados pela policia... Por fim, você tem que dar um calção de 150 CUC em especie, a ser devolvido na entrega do carro! Ocorreu tudo bem, só exija seu mapa, pois nos enrolaram e ficamos sem. Ah! Just in case, preste atenção no documento que aponta os amassados e tudo mais, pois no nosso eles não anotaram nada direito, mas exigimos que refizessem e tiramos fotos do carro todo na presença deles - não tivemos problemas depois! Ah! A gasolina custa mais caro na capital (custa entre 1 até 1,5 CUC), portanto, priorize colocar no interior, que nunca passou de 1CUC). Você pega o carro com o tanque cheio e devolve com ele vazio. Nós gastamos uns 3 tanques, que ficavam na média de uns 20CUC cada.

 

Havana > Trinidad

 

Total percorrido foi de 325km e fizemos em umas 4h30. Não se assuste quando um cubano te falar que este trecho é feito normalmente em 6 horas. Depois de observar o ritmo dos carros velhos na rodovia, você entende porque. O tempo todo você verá pessoas pedindo carona e se ofendendo se você não der, inclusive. No inicio ficamos um pouco apreensivos, mas depois entramos na onda. É um sistema bem bacana! Baseado mesmo na solidariedade. Cuidado somente com um ou outro esperto que pode querer que você dê uma saidinha do seu caminho pra ajudar ele...se você tiver tempo sobrando, beleza, mas caso corra o risco de ficar na estrada a noite, adiante seu lado...!

 

*** Não deixe de comprar um BOM mapa, pois a sinalização (quando tem) é horrivel. Segundo alguns cubanos, é uma estratégia militar de Fidel para o caso de um ataque militar a Ilha (=P).

 

Se você tiver o mesmo tempo que tivemos, ou seja, pouco, minha sugestão é: na ida pare na Cachoeira El Nicho, que fica entre Cienfuegos e Trinidad. Na realidade é uma serie de cascatas e poços para banho no mesmo local. É MUITO lindo!!! E custa 9 CUC para entrar. Não há trilhas, você deixa o carro na boca e só sobe um pouco.

 

Outras formas de chegar em Trindidad: Busão pela Via azul – 25 doláres = 55 reais por pessoa | Saída: 5h15. Duraçao: +- 6h. Também rola taxi, acho que uns 60 CUC por dia, mas aí você pode fechar um carro e dividir este valor... É bom que tem mais liberdade pra fazer outras coisas no caminho e tal.

 

Hospedagem:

 

Hostal Jose y Kirenia - Valor: 25 CUC. Café da manha por 5 CUC e Jantar por 10 CUC, sendo peixe e porco com feijão de caldo (igual o brasileiro!!), arroz e legumes. A bebida é por fora. Os donos são uns fofos, super simpaticos mesmo! Lá você se sente mais em casa, mas também não chega a participar da vida, como imaginassemos como seria...

 

Listada como patrimônio cultural pela Unesco desde 1988, Trinidad é um município muito apreciado pelos turistas por suas charmosas casas coloniais, ruas de pedras, cavalos e charretes e vida noturna agitada, com casas de música ao vivo e discotecas. O bacana de lá é que tanto no caminho de ida/volta ou no entorno, você encontra diversas atrações, como cachoeiras, engenhos antigos, serras, cavalgadas, e praias, claro! Nos recomendaram ainda a Playa Larga, no caminho de Cienfuegos até Havana. Pra sair, tem a Casa de la música, que fica nas escadaria ao lado da igreja... a entrada é 1 CUC e lá dentro você pode beber um mojito por 3 CUC. Musica e ambiente bacanas!! Durante o final de semana tb rola música na Casa de la Trova, mas não tinha nada em plena terça.

 

Durante o dia, vale a pena passear pela costa, tem praias lindas. Fomos na famosa Playa Acon, a 15 km de Trinidad. Lá ficam sombreiros de graça e é possível alugar asp reguiçadeiras do hotel por 2 CUCs (4 reais). Para ir: alugar bicicletas, pegar um coco-táxi (CUC 5,00) ou ir de ônibus (CUC 2,00 ida e volta – guardar o comprovante para a volta). Horários dos ônibus – Trinidad – Ancon: 09hs, 11hs, 14hs, 17 hs; Ancon – Trinidad: 10hs, 12hs30min, 15hs30min, 18hs, duração de 45 minutos. ). Sai da Rua Antonio Maceo (em frente a HavanaTur) e no mesmo lugar tem vários táxis oferecendo cada trecho a 5 CUCs, é uma alternativa caso você perca o busão. Esta é a mais organizada, as demais são mais vazias e ótimas para mergulho. A maioria se chama "Grill alguma coisa", rs.

 

Em La Boca, do outro lado de Ancon, ficamos na praia "El Almacigo". Lá demos a sorte de encontrar uns caras contratados por umas gringas pra fazer mergulho com cilindro. É bem doido porque nunca tinha ouvido falar de fazer mergulho assim sem muito preparação, mas no final das contas foi uma ótima oportunidade! Por 25 CUC por pessoa, eles fizeram um pequeno explicativo de como funcionava e um dos caras nos acompanhou num mergulho com cilindro, mascaras, roupa e tudo mais, por uns 40 minutos. Chegamos a 7 metros e os corais são bem bonitos logo pertinho! No medo, rola de fazer tranquilamente com snorkel mesmo... tem uma ótima visibilidade mesmo de cima! Para combinar o serviço, procure Piti el Buzo e Maudi, na Calle Pedro Zerquera 168 - telefone:01 53531279.

 

Neste praia tinham uns dois caras atendendo e vendendo coco bem barato (1 ou 1.5 CUC), mas eles acabaram cobrando da gente (sem falar nada antes!) 2 CUC pelo estacionamento e sombreiro (que também era do resort, não deles). Não adianta discutir muito não, eles vivem do turismo e acabam cobrando por tudo. Tem hora que enche o saco pois surgem custos que você nem esperava ou considera justo, mas não adianta ficar discutindo muito não. De qualquer forma, eles atenderam super bem!

 

Fomos ainda no Vale de Los Ingenios. É legal ver a parte mais rural da ilha, mas, na real, temos uma história muito parecida e os engenhos são/eram iguais aos nossos, tipo os que temos aqui no reconcavo baiano. Se você nunca foi em um, vale a pena por ser algo organizado - coisa que não encontramos assim aqui. Lá tem também uma torre alta, usada antigamente para vigiar os escravos, mas dá uma panoramica boa.

 

Drink típico: a canchanchara, feito de rum, limão, mel e açúcar. Outra opção é tomar doses puras de rum, o Añejo Especial do Havana Club é o preferido da galera

 

Trinidad > Havana - o resto dos dias foram lá pra conhecer bem.

 

Vou listar algumas dicas e impressões, mas se precisarem de mais informações é só perguntar!

 

* É importante ter paciência para andar nas ruelas de Havana Vieja, pois há bastante assédio de turismo. Toda hora vão querer te levar pro restaurante de um amigo, fingir que estão te dando uma informação, mas ao inves de dizer onde é o que você quer, eles vão juntos e tentar "simular" um serviço de guia para depois te cobrar pelo serviço; pedem coisas como canetas, roupas, etc. São pedintes diferentes do que encontramos por aqui...a maioria pega as coisas que consegue do exterior para revender mesmo, pois lá não há variedade de marcas e tudo mais. Porém, me parece bem obvio que apesar da pobreza geral, não há miseraveis dormindo na rua, descalços em pleno meio dia mendigando por 10 centavos. Todos estarão bem nutridos, sendo simpaticos, te pedindo alguma coisa de uma forma sutil ou tentando tirar outro tipo de proveito do turista lá. Entendam que o salario minimo deles não chega nem ao equivalente de 80 reais, logo, é no turismo que eles veem a unica saida em ganhar um pouco mais. Mas isso é mais no centro mesmo, passeando em Vedado dificilmente você verá isso...ninguem nem olha pra você, é beeeem de boa!

* Outra coisa linda de se ver a total ausencia de criminalidade! Você pode andar com sua camera cara pelas ruas mais pobres e sujas. Pode contar seu dinheiro na rua. Pode voltar a pé na madrugada. Não se preocupe!!! Esta é uma das melhores coisas que você poderá encontrar na vida...!

* O atendimento é muito bom! Pessoas bem instruidas vão te atender, te dar informações de forma eloquente, mas não se esqueça que eles SEMPRE estão esperando uma gorjeta. A galera pira se não tiver...!

 

O que fazer:

 

- Museu da Revolução: vale a pena pra dar uma lida e conhecer a história do revolução, mas o museu em si é acabado!! tem mais textos e umas fotos ruins. Mas vale a pena conhecer!

- Casa de las américas, em centro cultural que sempre tem boa programação.

- Na Calle 23, a principal de Vedado, tem o centro cultural Fresa y chocolate, um lugar de muitas atividades, tem um buteco massa, e que faz parte do icaic, instituto de cinema cubano.

- Edifício Bacardi, com um mirante e belíssima vista para a cidade.

- Tarde caminhando pelas ruas de Havana Velha: Obispo, O'Reilly, Mercaderes (a mais lindinha), Amargura, Brasil. E as praças de Havana Velha: Plaza de Armas, da Catedral, de São Francisco de Assis e Plaza Vieja.

- Plaza de La Revolución, que tem a imagem de Camilo Cienfuegos e Che, mas só valem umas fotos. Não entramos no memorial ou biblioteca. Uma vez lá, aproveite pra ver o que tá acontecendo no Teatro Nacional. Tem bastante coisa de dança...

- Hotel Habana Libre, edifício emblemático, pois funcionou como quartel general da Revolução, em janeiro de 1959, quando as tropas rebeldes entraram em Havana.

- Visita ao Hotel Nacional de Cuba: belíssimo prédio, incrível vista para o Malecon, belo pátio, com confortáveis sofás, ideal para recarregar um pouco da energia gasta após a longa caminhada.

Táxi até o Castillo del Morro, do outro lado da baía, sai, no maximo, por 5 CUC. Tem uma belíssima vista para Havana! Ali funciona um museu, mas não entramos. E também acontece o “canhonaço”, todos os dias, às 21hs.

- Malecón: o cenário é ainda mais bonito ao entardecer, excelente para caminhar e fotografar.

- Bairro Chino não é muito tipico, Liberdade em SP é melhor, por exemplo...poucos cinos, mas tem uns restaurantes lá que não fomos.

- Continuamos nossa caminhada por Havana Velha: na Calle Compostela com Jesus Maria está o Arco de Belém; na Calle Cuba está a entrada para o antigo Convento de Santa Clara; mais adiante está o Museu do Run, que também tem uma loja; de um lado do museu está o bar Havana Club e, do outro, o Dos Hermanos (bar tipico, com mojitos caros); em frente está a Capitania dos Portos e logo depois do Dos Hermanos está a Igreja Ortodoxa Russa. Um pouco depois, tem a Feira (que esqueci o nome) que tem bastante pintura!

- Na Plaza de Armas tem uma feira de livros e antiguidades que funciona diariamente: além de encontrar algumas relíquias, como antigas maquinas fotograficas que dizem funcionar ainda.

- Caminhada pela Paseo del Prado, visita ao belíssimo Gran Teatro de Havana (entrada livre) e parada no Parque Central para observar o movimento.

- Café Casa de Las Infusiones, que era frequentado por Eça de Queiroz e onde conhecemos Roberto, um pianista muito talentoso.

- Visita ao espaço cultural Callejón de Hamel, na Calle Aramburu, esquina com San Lazaro. Lá é tipo um terreiro de candomble. Tem vários artistas tb e vão te encher o saco para comprar uns CDs ruins de salsa local, rs. No domingo, as 12h, tem uma rumba!

- Visita à Universidade de Havana, muito bonita, mas passamos no sábado e ela tava fechada.

- Fomos na Habana 1791, uma perfumaria onde se produz essências florais artesanalmente (Calle Mercaderes), atras de sachês, mas só tinha uns de chocolate muito doce...

 

Comes e bebes:

 

- Restaurante Paladar San Cristobal

Bar Factoria Plaza Vieja: é um barzinho que fica em frente à Plaza Vieja, e que também é uma fábrica de cerveja. Rola música durante quase todo o dia, e os preços são bons, mas a cerveja é meio estranha.

- Casa de la Música é sempre recomendada nos guias e tal, mas parece que é meio um reduto de tursimo sexual e muuuuuuuito assedio ao tursimo, coisas caras, enfim... não vale a pena!

- El Floridita é um dos mais tradicionais e famosos bares em Havana. Conhecido com o berço do daiquiri, o local era um dos lugares preferidos do escritor americano Ernest Hemignway, que viveu em Cuba por duas décadas. Mas a comida não é lá essas coisas, mas na media, vive cheio de gente, TODOS gringos e tudo caro. Pode entrar, tirar uma foto e pronto!

- Bodeguita del Medio: o bar é famoso e com filiais em vários países (Ernest Hemingway era cliente frequente e adorava os mojitos de lá). O Mojito é caro e aguado, custa 5 CUCs, mas você pode entrar só pra conhecer o bar e ver a galeria de fotos de famosos que já passaram por lá. Tinha um grupo de musica beeeeem bom tb!!

- JAZZ CAFÉ – Bar. Funcionamento: 12h/2h. Galerias del Paseo, 3º andar, Av. Paseo esq. com Av. 3, Vedado. +53 (7) 838-3556. Com o shopping fechado, dá a impressão de que o táxi deixou você no meio do nada, mas basta se dirigir ao terceiro andar do edifício para encontrar um elegante bar de jazz, lugar em que o pianista e compositor Chucho Valdés começou a fazer sua fama. Localizado no bairro Vedado, o Jazz Café é conhecido por reunir excelentes músicos. De quebra, come-se e bebe-se bem por ali – a consumação mínima é de CUC$ 10 (você paga 10 e consome tudo). Bom para esticadas, já que é um dos bares que fecham mais tarde na cidade. Tem que ir!!!!!

- LA DOMINICA – Restaurante. O’Reilly, 108. +53 (7) 860-2918. Bom restaurante italiano numa aconchegante taverna espanhola típica da Havana Vieja da década de 50. O lugar foi ponto de encontro de Fidel, Raúl e Che Guevara nos primeiros dias após a vitória da revolução.

- La carboncita (Calle 3ra 3804 e/ 38 y 40) é o melhor restaurante italiano da cidade! Lá só tinha italianos, inclusive. A carta de vinho é meio cara, mas a comida é genial. Com ingredientes vindos da Italia mesmo - o que é uma dificuldade! Fica longe, em Miramar, mas se puder, vá!!

- Café Laurent. Calle M # 257. entre 19 y 21 (Penthouse). Fica mais ou menos perto do Hotel Nacional, na terrza de um prédio. É muito bom!! Tem um ceviche e carne de qualidade.

- Atelier (localizado em Vedado, proximo ao Jazz Café) - nos foi bem recomendado, o atendimento é otimo e o ambiente tb, mas particularmente não gostei muito... o polvo estava duro, mas não pedimos pratos principais.

Jazz Club La Zorra Y El Cuervo. Fica na 23 entre a 0 e N. É uma casa nortuna com musica todos os dias, localizada num porão antigo. Música boa mesmo!! Você

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