Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

O que é tempo pra você? Uma definição que vai mudar a sua percepção da vida

Postado
  • Membros

"É difícil separar a realidade objetiva do tempo de nossa percepção subjetiva e humana dele.

Sendo seres humanos materiais, vivenciamos o tempo como algo que se alarga para trás e à frente de nós. Para nós, o tempo ou parece se mover à frente, ou nós parecemos nos mover adiante através do tempo. De qualquer maneira, percebemos o tempo como tendo um movimento de avanço.

Para manter registro desse avanço, construímos métodos elaborados de medição da passagem do tempo. Dividimos o tempo em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos etc.

No momento em que estou escrevendo isto, são 22:50, Horário de Brasília, no dia 28 de dezembro de 2013. Esse fato é importante para a minha existência mundana porque me ajuda a me colocar em contexto quanto a minha rotina, mas, na verdade, ele tem pouca relevância pra mim.

Existe apenas um aspecto do tempo que tem verdadeira relevância, e esse é o momento presente ou o agora. As exceções a isso são quando precisamos separar uma duração para certo ato ou quando temos que ser pontuais em relação a certo compromisso.

A essência do tempo é a mudança sequencial. O número de mudanças que ocorrem dentro de cada momento é, verdadeiramente, infinito. Não existe estase – não existe um momento em que as mudanças cessam e tudo permanece o mesmo. Esse é o ponto crucial do que diferencia a nossa percepção subjetiva do tempo da realidade objetiva do tempo.

Como seres humanos materiais, não somos capazes de perceber o número infinito de mudanças que ocorre a cada momento. Tudo que podemos fazer é nos apercebermos de uma pequena quantidade de mudanças em um momento. Os mecanismos da percepção humana são tais que tiramos o equivalente a uma fotografia do momento presente – alterando-a para uma figura estática, imutável dos eventos – e então decodificamos a sua significância para nós. Isso acontece muito rapidamente e desenvolvemos uma cadeia dessas imagens de ação imóvel, e desse processo obtemos a impressão de movimento para frente similar àquele derivado de quando assistimos a um filme feito de 24 imagens estáticas por segundo.

Isso tem o efeito de colocar-nos sempre ligeiramente fora da sincronia temporal e emocional com o tempo real ou tempo objetivo. No tempo objetivo, existe apenas uma parte – o momento presente ou o agora. Objetivamente, o Agora é eterno e num estado de mudanças que nunca cessa. Ele não tem movimento – ele apenas É.

O presente momento tem três componentes: 1) Mudança Infinita, 2) Continuidade Infinita. Isso é o que torna um momento tão similar ao que o precede e ao que o segue. 3) “Agorismo”. Essa é a sensação de imediatismo inerente à nossa experiência do momento presente.

Processado pelo cérebro humano, o momento presente infinito é sentido como uma sequência de momentos finitos. Dessa forma, sentimos que existem momentos passados, momentos presentes e momentos futuros. Mas deveríamos compreender claramente que, ao nível físico de nossa existência, o passado é apenas uma função da memória, e o futuro é apenas uma função de nossa imaginação criativa. Nem o passado nem o futuro podem ser descritos, verdadeiramente, como existentes no presente."

Adaptado de Rawn Clark

No início é difícil de entender, mas no momento em que realmente compreendemos o que está escrito, é como se sofrêssemos um 'estalo' em nossas mentes. Passamos a ver o quanto óbvio isso é e nossa percepção de mundo muda completamente, bem como o modo que encaramos a vida. Alguém sentiu o mesmo?

Featured Replies

Postado
  • Membros

Tempo para mim é a infinidade de dias e horas que me separam de uma viagem, e pqp, parece que Fevereiro não chega nunca ::lol4::::lol4:: mas valeu a reflexão ::otemo::

Postado
  • Membros

Boa tarde! O tempo não existe foi apenas uma invenção para podermos concatenar os eventos históricos. O presente delimita o passado e o futuro. Portanto você pode falar de um passado seculo, década, ano, mês, dia, horas, minutos, segundos, centésimos de segundo, milésimos......Sendo assim, o que o delimita. O presente, não existe na própria unidade de tempo criada para medi-lo. Se é ele que delimita, automaticamente nem o passado nem o presente também existem. Abçs

• 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.