Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Dicas sobre a China

Postado
  • Membros

Olá, mochileiros! Peço desculpas por tomar de assalto o tópico criado pelo nosso colega chinês que muito generosamente tem fornecido informações úteis para aqueles que pretendem viajar à China.

Estive na China em março de 2005 e fiz os trajetos Beijin-Xian e Xian-Nanjin de trem, na segunda classe. São viagens bastante longas. Duram aproximadamente 10 horas cada uma. Não é lá a sétima maravilha do mundo mas também não é o seu fim. Não sei se é mais barato do que uma viagem de avião porque estava amparado por um pacote de viagens de uma agência chinesa. Gostei da experiência...

Alguns detalhes importantes:

- Em uma das laterais do vagão dormitório há apenas o corredor. O outro lado concentra os compartimentos de dormir. Digo compartimentos porque, como não são fechados, não posso denominá-los de cabines. Esses compartimentos são delimitados pelas divisórias paralelas que estão dispostas nesse lado do trem. Obviamente, a área de cada compartimento é delimitada por duas divisórias. Em cada uma das divisórias estão acopladas três camas e uma escada que dá acesso às camas superiores. Dito de outra forma, cada compartimento possui dois beliches com três camas cada, dispostos de lados opostos. O espaço entre os beliches permite que as pessoas acessem suas camas, sentem na cama inferior, façam um lanchinho e joguem conversa fora antes de dormir. Esse espaço é parcialmente ocupado por uma mesinha com água quente e uma pequena lata de lixo. A água quente serve, se você tiver coragem, para recarregar sua garrafinha de chá verde ou fazer seu macarrão instantâneo. Todo mundo come macarrão instantâneo apimentado. É bom, principalmente quando você sabe a procedência da água. Se bem que ela havia sido fervida... eu acho.

- O corredor possui assentos rebatíveis acompanhados de mesinhas acoplados à parede. O pessoal senta, fuma, conversa, fuma, bebe chá verde, fuma, come seu macarrão, fuma, chupa tangerina e fuma antes de se apagarem as luzes do vagão... Não pense que há áreas para fumantes e não fumantes. Isso por uma simples razão: todo chinês fuma! Ok, estou exagerando. Só posso afirmar que todos os chineses que estavam no mesmo vagão que eu fumavam! Mas isso não chegou a me incomodar. As pessoas que se incomodavam com isso é que me deixavam incomodado.

- Os banheiros são para ambos os sexos, não muito limpos e servidos por privadas "turcas". Para quem não sabe, trata-se de um buraco sanitário. Imagine sua privada enterrada no chão. Imaginou? Pois é, isso é uma privada turca. Não enfrentei maiores problemas para ir ao banheiro porque estou acostumado a elas. Além do mais, não tive necessidade de, digamos, contribuir para o atoleiro em que aquilo se tornou com o passar das horas (a descarga não funcionava muito bem). Para as mulheres, entretanto, aquilo é um desafio! Sim, porque o trem balança que é uma beleza! Nós homens, com um pouco de habilidade manual, conseguimos evitar maiores desastres. As mulheres, coitadas, são obrigadas a realizar um exercício de concentração e equilíbrio para evitar que suas pernas e roupas saiam molhadas...

- As camas são até confortáveis. Não sou muito grande e não tive maiores problemas. Também não fiquei inspecionando muito para ver se achava algum sinal de sujeira ou qualquer coisa que acabasse com o meu sono. No geral, achei os lençóis e cobertas respeitáveis.

- A visão que tive quando cheguei à estação de trem de Xian foi impressionante. A estação em Beijing estava cheia, mas não tanto. Nunca tinha visto tanta gente na minha vida! E olha que eu já fui ao Carnaval em Salvador, ao Rock´n Rio, entre outros. A guia nos explicou que era o fim do único grande feriado nacional na China. Uma época que todos se deslocam para visitar parentes. Que sorte, né? Haviam outros 364 dias para viajar de trem na China e nós viajamos justamente nesse dia! Mas achei muito bacana. Todo mundo chegando com um monte de caixas, malas etc. Parece que os camponeses também aproveitam para fazer compras nos grandes centros nessa época. A estação de trem de Beijing era ótima. A de Xian era um pouco precária e desorganizada. A de Nanjing estava em obras e, por isso, bastante tumultuada.

- Todo cuidado é pouco. Probabilidade de violência física é praticamente nula. Por outro lado, furtos são bastante comuns. Mas nada que te deixe neurótico. As pessoas te olham fixamente, encaram mesmo, mas é curiosidade. Basta ficar atento aos seus pertences. Evitar esbarrar em pessoas, desviar de alguns grupos de mal-encarados.

Olha, recomendo... Se você já freqüentou rodoviárias no Brasil afora, não será nenhum choque. Você ganha uma perspectiva mais ampla e real da sociedade chinesa. A dimensão social no fenômeno econômico chinês não pode ser compreendida pela observação dos freqüentadores dos aeroportos de Beijing e Hong Kong. Essa é uma faceta desse país, mas não a única. A visão dos milhares (milhões?) de camponeses desembarcando em Xian vai ficar para sempre em minha memória.

quote:Originally posted by youxiwang

De Beijing pra Xian de trem? Nao recomendo, vai ser bem cansativo e a impressao nao vai sair boa. Passagem aerea hoje em dia na China e mais barata no mundo, vc nao vai se arrepender.

Para dar uma volta no Rio Yangtze (Chang Jiang em chines) sua partida deve ser de Chongqing em vez de Guangzhou (que tem nada, a cidade mais chata na minha opiniao). Nao existe lugar que se compara com a Tibet, meu pai foi la com a TV da minha cidade pra a filmagem de uma semana, pelo video: e um lugar celestial, unico no nosso planeta...

quote:Originally posted by veronica_penido

youxiwang,

obrigada pelas dicas, vou entrar em contato com a sua amiga. Eu pensava em ir de Pequim para Xian de trem, pois poderia fazer isto a noite e assim ganhar o tempo ida a aeroporto, translado, etc. Ser?que mesmo assim o aviao ?melhor?

Eu pensava também em ir a Guangzhou para pegar o barco pelo Yangtze at?Wugan (ou alguma coisa assim). Mas tenho dúvida se este passeio ?imperdivél, e se não ?melhor ir para o Tibet?

id="quote">
id="quote">

id="quote">
id="quote">
  • Respostas 46
  • Visualizações 32.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Excelente!   Pessoalmente considero o reportagem que nosso amigo Pedro Lucas trouxe como um bom examplar de mente aberta e um bom secreto de aproveitar qualquer viagem que ira fazer neste mundo. So

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

E sempre acho que a melhor maneira para conhecer qq cidade chinesa eh atravez do seu amigo chines, que te da melhor dica (faca uma amizade rapida, rsrsrs...) e o povo chines eh prestativo pra gringos.

Postado
  • Membros
Olá,

Apesar de nao ter interesse em viajar para a China neste momento estou lendo um livro super agradável chamado Viagem de Trem Através da China, do Paul Theroux. Fica aí a dica pra quem se interessar.

Bjs

Escute, esse segredo vale 1 milhao! De fato o melhor website pra pegar dicas de viagens eh (que quase ninguem conhece): www.go2eu.com, onde 1 bilhao de turistas (principalmente mochileiros) chineses contribue diariamente todos os tipos de informacao. Eh o maior dos maiores e melhor dos melhores. Use Google Translate caso vc queira alguma ajuda direto da China!

Postado
  • Membros

Opa,

Estou realizando um planejamento mas não é nada certo por enquanto, nada, apenas um plano. Eu e meu

amigo estavamos pensando em se mudar para morar em Beijing. Meu amigo que na verdade também é meu

patrão tem uma empresa e eu ficaria trabalhando para ele de lá em Beijing.

Minha dúvida é, custo de vida para beijing é alto? Alguem saberia me indicar se esse forum não for

o caso algum outro site companheiro ou forum onde possa encontrar essa informação?

www.gaijinpot.com esse site é extremamente excelente para o japao, tem exatamente tudo que se

precisa saber, não tudo mas realmente tem muita coisa otima para quem pretende se mudar pra lá.

Alguem sabe de algum site onde eu possa achar essas info e tal. TIpo, quanto por mês seria

necessário para viver em Beijing? Com essa base poderei saber se será possível para eu morar lá ou

não. Irei inicialmente com visto de turista, não direi para a galera que ficarei trabalhando, e me

hospedarei lá por uns 6 meses por aí, depois tentarei extender o visto e tal, mas isso já é algo

para pensar depois que estiver lá.

Meu nível de chinês é quase zero, esse também é o problema, mas nada que entrar em uma escolinha de

mandarin la não ajudaria. Possuo ingles fluente, e meu amigo/patrão é dos EUA, e também não sabe

nada de mandarim.

Pergunto também, estamos sendo loucos? :D hehehehhee queremos fazer algo diferente em nossas vidas,

experimentando viver em um local muito diferente da nossa realidade, será muito bom tenho certeza.

Postado
  • Membros
Opa,

Estou realizando um planejamento mas não é nada certo por enquanto, nada, apenas um plano. Eu e meu

amigo estavamos pensando em se mudar para morar em Beijing. Meu amigo que na verdade também é meu

patrão tem uma empresa e eu ficaria trabalhando para ele de lá em Beijing.

Minha dúvida é, custo de vida para beijing é alto? Alguem saberia me indicar se esse forum não for

o caso algum outro site companheiro ou forum onde possa encontrar essa informação?

http://www.gaijinpot.com esse site é extremamente excelente para o japao, tem exatamente tudo que se

precisa saber, não tudo mas realmente tem muita coisa otima para quem pretende se mudar pra lá.

Alguem sabe de algum site onde eu possa achar essas info e tal. TIpo, quanto por mês seria

necessário para viver em Beijing? Com essa base poderei saber se será possível para eu morar lá ou

não. Irei inicialmente com visto de turista, não direi para a galera que ficarei trabalhando, e me

hospedarei lá por uns 6 meses por aí, depois tentarei extender o visto e tal, mas isso já é algo

para pensar depois que estiver lá.

Meu nível de chinês é quase zero, esse também é o problema, mas nada que entrar em uma escolinha de

mandarin la não ajudaria. Possuo ingles fluente, e meu amigo/patrão é dos EUA, e também não sabe

nada de mandarim.

Pergunto também, estamos sendo loucos? :D hehehehhee queremos fazer algo diferente em nossas vidas,

experimentando viver em um local muito diferente da nossa realidade, será muito bom tenho certeza.

Sou chines, digo, nao em merito da propaganda politica de graca (rsrssrs), a sua escolha seria uma das melhores que vc ira tomar na sua vida. Por que?

1) A China eh uma calderao gostoso de tudo hoje em dia: moderno+antigo, politico+easy going, rico+simples, oportunidade comercial+amizade, animado+calmo, mais uma coisa importante que todos gringos sentem falta no Brasil: seguranca e tudo muito barato...

2) Qto ao termo "barato", a unica coisa na minha opiniao eh cara: imovel, que chega tipo facilmente R$ 6 mil por m2 em grandes cidades. Como vc vai, acredito, primeiramente morar no apto. alugado, pode ignorar os precos absurdos dos imoveis.

3) Favor segue abaixo uma lista dos custos +- em Pequim:

Carro: tipo Honda Fit, R$20 mil

Aluguel: um apto de 100m2 tipo R$1500/mes no centro (ao contrario do Brasil, la o centro eh considerado mais valorizado e confortavel)

Comida: R$600/mes

Transporte Publico (sem pegar taxi): R$100/mes

Diversao: R$1000/mes, a vida nocturna eh 10 vezes mais rica do que Sampa, com certeza vcs vao e querem gastar muito

Internet: R$100/mes com 10M

Compras: Nao sei o que vcs vao comprar, tou chutando tipo R$250/mes

Com tudo, pra vcs ter uma vida +- confortavel, gastariam em torno de R$3500~4000 por mes/pessoa.

4) Nao precisa ir pra escola de mandarim, conversar com mil amigos seus ja eh um curso de graca.

Have fun!

Postado
  • Membros

heheh, conversa de vendedor hehehe

isso mesmo, um dos principais motivos que estao me fazendo abandonar o brasil forever and ever eh a falta de seguranca, um dos motivos eh esse outros sao motivos pessoais mesmos de desgastes e desilucoes daqui mesmo. Comecar outra vida nao, mas sim continuar a minha mudando para outro padrao e outras perspectivas.

Isso iremos procurar um albuegue, ou apto e rachar o aluguel por nos dois.

Qnd vc refere-se comida 600 por mes eh para uma pessoa ou para os dois?

Iremos usar bastante transporte publico, mas tambem gostamos muito de caminhar e fazer corrida entao dependendo da distancia nada que uma caminhada boa :D

Somos ambos Cristaos e caseiros ou seja, nada de vida noturna, balada, bares etc. iremos procurar outros tipos de diversoes e mais baratas tbm 1000 por mes eh osso :D

Internet ta blz, o preco gostei. nao somos muito de gastar entao talvez uns 100 por mes ta bom.

Resumindo pelo que somos e nosso jeito vc acha que 2000 por mes por pessoa da para viver uma vida confortavel?

Sera uma diversao e tanto conversar com as pessoas que nao sabem ingles eu tentando fazer ser entendido, eles tentando enteder meu chines zerado, sera engracado viver sem saber falar a lingua por la, heeheheheh

Cara, vc sabe alguma coisa referente ao mercado de TI por la? dificil de achar emprego? como eh a aceitacao deles por la referente a formacao daqui, sou formado em redes de computadores e tenho ja uma boa experiencia trabalhando na area, isso conta la? como no momento eh so uma ideia eu ir morar la trabalhando pra empresa atual, creio que se ele desista daqui pro fim do ano estou pensando em ir sozinho dai entao irei procurar algum emprego ou la ou por aqui. O que vc acha?

Muitissimo obrigado pela grandissima ajuda.

Vlw.

Postado
  • Membros
heheh, conversa de vendedor hehehe

isso mesmo, um dos principais motivos que estao me fazendo abandonar o brasil forever and ever eh a falta de seguranca, um dos motivos eh esse outros sao motivos pessoais mesmos de desgastes e desilucoes daqui mesmo. Comecar outra vida nao, mas sim continuar a minha mudando para outro padrao e outras perspectivas.

Isso iremos procurar um albuegue, ou apto e rachar o aluguel por nos dois.

Qnd vc refere-se comida 600 por mes eh para uma pessoa ou para os dois?

Iremos usar bastante transporte publico, mas tambem gostamos muito de caminhar e fazer corrida entao dependendo da distancia nada que uma caminhada boa :D

Somos ambos Cristaos e caseiros ou seja, nada de vida noturna, balada, bares etc. iremos procurar outros tipos de diversoes e mais baratas tbm 1000 por mes eh osso :D

Internet ta blz, o preco gostei. nao somos muito de gastar entao talvez uns 100 por mes ta bom.

Resumindo pelo que somos e nosso jeito vc acha que 2000 por mes por pessoa da para viver uma vida confortavel?

Sera uma diversao e tanto conversar com as pessoas que nao sabem ingles eu tentando fazer ser entendido, eles tentando enteder meu chines zerado, sera engracado viver sem saber falar a lingua por la, heeheheheh

Cara, vc sabe alguma coisa referente ao mercado de TI por la? dificil de achar emprego? como eh a aceitacao deles por la referente a formacao daqui, sou formado em redes de computadores e tenho ja uma boa experiencia trabalhando na area, isso conta la? como no momento eh so uma ideia eu ir morar la trabalhando pra empresa atual, creio que se ele desista daqui pro fim do ano estou pensando em ir sozinho dai entao irei procurar algum emprego ou la ou por aqui. O que vc acha?

Muitissimo obrigado pela grandissima ajuda.

Vlw.

Vamos la:

1) Os precos que mostrei sao tudo individual, mas acho que se vcs economizam, R$2000 por pessoa/mes da pra vcs viverem tranquilo em Pequim.

2) Falar chines eh quase obrigatorio, igual a aqui em Sampa, ingles nao da pra comunicar com qq pessoa que anda na rua. Tente fazer amizade com o povo local e ganhe curso de graca, rsrsrs...

3) Sobre o emprego nao tenho boas noticias pra vc, devido a situacao acirrada de competitividade, tem que saber na China se forma cerca de 1 milhao de engenheiros tecnicos por ano, vi na China milhares das pessoas que tem todos certificados de qualificacao (Microsoft, Cisco, Adobe...) e experiencia, mas sem emprego formal... E no seu caso, como vc nao fala chines, so vai ser pior. Boa noticia eh que ja tem algumas empresas brasileiras de TI la no mercado chines, tipo como BrasilSoft e outros (procure no Google!)... Talvez trabalhar pra uma empresa brasileira pode ser uma solucao.

• 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

estou querendo ficar de 6 meses a 1 ano em hong kong ou qualquer outra cidade perto do mar, e gostaria de saber quanto mais ou menos é um aluguel de uma casa e se vc la acha facil casa para alugar com outra pessoa mesmo estrageira mesmo ???

queria saber tbm sobre cursos de mandarim na china pois qando eu for eu vou estar no nivel avançado e pretendo terminar por la, mais uma coisa em 1 ano eu ja vou conseghuirt me comunicar bem na china ???

Postado
  • Membros
estou querendo ficar de 6 meses a 1 ano em hong kong ou qualquer outra cidade perto do mar, e gostaria de saber quanto mais ou menos é um aluguel de uma casa e se vc la acha facil casa para alugar com outra pessoa mesmo estrageira mesmo ???

queria saber tbm sobre cursos de mandarim na china pois qando eu for eu vou estar no nivel avançado e pretendo terminar por la, mais uma coisa em 1 ano eu ja vou conseghuirt me comunicar bem na china ???

Oi, alugar casa eh dificil, devido a grande populacao, quem tem condicao de morar em casa eh tudo milhonario na China. Povo mora em apto normalmente, para alugar um apto de tipo 50m2 em HK sai por volta de R$3000 (com condominio) por mes, em outras grande cidades litorais com esse tamanho sai por volta de R$1000 (com condominio).

Em grandes cidades litoriais em facu sempre tem curso de chines, se vc esforca no estudo, 6 meses vc consegue sair falando bem chines, mas pra aperfeicoar seu chines escrito, precisa-se nada menos de 10 anos de hard work.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.