Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Dicas sobre a China

Postado
  • Membros

Olá, mochileiros! Peço desculpas por tomar de assalto o tópico criado pelo nosso colega chinês que muito generosamente tem fornecido informações úteis para aqueles que pretendem viajar à China.

Estive na China em março de 2005 e fiz os trajetos Beijin-Xian e Xian-Nanjin de trem, na segunda classe. São viagens bastante longas. Duram aproximadamente 10 horas cada uma. Não é lá a sétima maravilha do mundo mas também não é o seu fim. Não sei se é mais barato do que uma viagem de avião porque estava amparado por um pacote de viagens de uma agência chinesa. Gostei da experiência...

Alguns detalhes importantes:

- Em uma das laterais do vagão dormitório há apenas o corredor. O outro lado concentra os compartimentos de dormir. Digo compartimentos porque, como não são fechados, não posso denominá-los de cabines. Esses compartimentos são delimitados pelas divisórias paralelas que estão dispostas nesse lado do trem. Obviamente, a área de cada compartimento é delimitada por duas divisórias. Em cada uma das divisórias estão acopladas três camas e uma escada que dá acesso às camas superiores. Dito de outra forma, cada compartimento possui dois beliches com três camas cada, dispostos de lados opostos. O espaço entre os beliches permite que as pessoas acessem suas camas, sentem na cama inferior, façam um lanchinho e joguem conversa fora antes de dormir. Esse espaço é parcialmente ocupado por uma mesinha com água quente e uma pequena lata de lixo. A água quente serve, se você tiver coragem, para recarregar sua garrafinha de chá verde ou fazer seu macarrão instantâneo. Todo mundo come macarrão instantâneo apimentado. É bom, principalmente quando você sabe a procedência da água. Se bem que ela havia sido fervida... eu acho.

- O corredor possui assentos rebatíveis acompanhados de mesinhas acoplados à parede. O pessoal senta, fuma, conversa, fuma, bebe chá verde, fuma, come seu macarrão, fuma, chupa tangerina e fuma antes de se apagarem as luzes do vagão... Não pense que há áreas para fumantes e não fumantes. Isso por uma simples razão: todo chinês fuma! Ok, estou exagerando. Só posso afirmar que todos os chineses que estavam no mesmo vagão que eu fumavam! Mas isso não chegou a me incomodar. As pessoas que se incomodavam com isso é que me deixavam incomodado.

- Os banheiros são para ambos os sexos, não muito limpos e servidos por privadas "turcas". Para quem não sabe, trata-se de um buraco sanitário. Imagine sua privada enterrada no chão. Imaginou? Pois é, isso é uma privada turca. Não enfrentei maiores problemas para ir ao banheiro porque estou acostumado a elas. Além do mais, não tive necessidade de, digamos, contribuir para o atoleiro em que aquilo se tornou com o passar das horas (a descarga não funcionava muito bem). Para as mulheres, entretanto, aquilo é um desafio! Sim, porque o trem balança que é uma beleza! Nós homens, com um pouco de habilidade manual, conseguimos evitar maiores desastres. As mulheres, coitadas, são obrigadas a realizar um exercício de concentração e equilíbrio para evitar que suas pernas e roupas saiam molhadas...

- As camas são até confortáveis. Não sou muito grande e não tive maiores problemas. Também não fiquei inspecionando muito para ver se achava algum sinal de sujeira ou qualquer coisa que acabasse com o meu sono. No geral, achei os lençóis e cobertas respeitáveis.

- A visão que tive quando cheguei à estação de trem de Xian foi impressionante. A estação em Beijing estava cheia, mas não tanto. Nunca tinha visto tanta gente na minha vida! E olha que eu já fui ao Carnaval em Salvador, ao Rock´n Rio, entre outros. A guia nos explicou que era o fim do único grande feriado nacional na China. Uma época que todos se deslocam para visitar parentes. Que sorte, né? Haviam outros 364 dias para viajar de trem na China e nós viajamos justamente nesse dia! Mas achei muito bacana. Todo mundo chegando com um monte de caixas, malas etc. Parece que os camponeses também aproveitam para fazer compras nos grandes centros nessa época. A estação de trem de Beijing era ótima. A de Xian era um pouco precária e desorganizada. A de Nanjing estava em obras e, por isso, bastante tumultuada.

- Todo cuidado é pouco. Probabilidade de violência física é praticamente nula. Por outro lado, furtos são bastante comuns. Mas nada que te deixe neurótico. As pessoas te olham fixamente, encaram mesmo, mas é curiosidade. Basta ficar atento aos seus pertences. Evitar esbarrar em pessoas, desviar de alguns grupos de mal-encarados.

Olha, recomendo... Se você já freqüentou rodoviárias no Brasil afora, não será nenhum choque. Você ganha uma perspectiva mais ampla e real da sociedade chinesa. A dimensão social no fenômeno econômico chinês não pode ser compreendida pela observação dos freqüentadores dos aeroportos de Beijing e Hong Kong. Essa é uma faceta desse país, mas não a única. A visão dos milhares (milhões?) de camponeses desembarcando em Xian vai ficar para sempre em minha memória.

quote:Originally posted by youxiwang

De Beijing pra Xian de trem? Nao recomendo, vai ser bem cansativo e a impressao nao vai sair boa. Passagem aerea hoje em dia na China e mais barata no mundo, vc nao vai se arrepender.

Para dar uma volta no Rio Yangtze (Chang Jiang em chines) sua partida deve ser de Chongqing em vez de Guangzhou (que tem nada, a cidade mais chata na minha opiniao). Nao existe lugar que se compara com a Tibet, meu pai foi la com a TV da minha cidade pra a filmagem de uma semana, pelo video: e um lugar celestial, unico no nosso planeta...

quote:Originally posted by veronica_penido

youxiwang,

obrigada pelas dicas, vou entrar em contato com a sua amiga. Eu pensava em ir de Pequim para Xian de trem, pois poderia fazer isto a noite e assim ganhar o tempo ida a aeroporto, translado, etc. Ser?que mesmo assim o aviao ?melhor?

Eu pensava também em ir a Guangzhou para pegar o barco pelo Yangtze at?Wugan (ou alguma coisa assim). Mas tenho dúvida se este passeio ?imperdivél, e se não ?melhor ir para o Tibet?

id="quote">
id="quote">

id="quote">
id="quote">
  • Respostas 46
  • Visualizações 32.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Excelente!   Pessoalmente considero o reportagem que nosso amigo Pedro Lucas trouxe como um bom examplar de mente aberta e um bom secreto de aproveitar qualquer viagem que ira fazer neste mundo. So

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
vc teria come me passar escolas que dão curso de mandarim ??

Nao tenho este tipo de lista, pode Google ou chegar la e procurar.

Boa sorte!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Buenas....... Estarei em Shanghai no mes de outubro ( 9 a 17), visitando uma feira sediada no International Expo Centre e, nas horas vagas, gostaria de receber dos Amigos Mochileiros algumas dicas para hospedagem, visitação de pontos turisticos, compras de suveniers, refeições.......... enfim, tudo o que me possa ser útil.

Conto com voces !!!

Abraços

Postado
  • Membros
Buenas....... Estarei em Shanghai no mes de outubro ( 9 a 17), visitando uma feira sediada no International Expo Centre e, nas horas vagas, gostaria de receber dos Amigos Mochileiros algumas dicas para hospedagem, visitação de pontos turisticos, compras de suveniers, refeições.......... enfim, tudo o que me possa ser útil.

Conto com voces !!!

Abraços

Pode ler todos os posts que os membros da Mochileiros que contribuiram aqui, que sao bem uteis.

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Ola!!!

Eu nao acho q tenha mto a acrescentar ao q o nosso amigo Youxiwang ja colocou por aq....

Afinal ele tem resposta pra td! Ajudou mto!!!!

No entanto, estou terminando meu segundo mes aq na China... Fico apenas mais 6 dias no pais....

E ando triste.... Triste pq eu amo aq!!!!!

Me apaixonei completamente pela loucura da China! A simpatia e carinho do povo, a comida, os lugares, td!!!

Espero voltar logo para morar um tempo e aprender mais da lingua.

Bom, como daqui a pco ja estou indo decidi q eh hora de compartilhar meu relato com qm ainda nao viu, pq coloquei no topico de Volta ao Mundo.

Os dois meses de China e alguns outros paises estao no blog.

Talvez algumas dicas e alguns relatos possam ajudar!

Espero!

beijos

Postado
  • Membros
Ola!!!

Eu nao acho q tenha mto a acrescentar ao q o nosso amigo Youxiwang ja colocou por aq....

Afinal ele tem resposta pra td! Ajudou mto!!!!

No entanto, estou terminando meu segundo mes aq na China... Fico apenas mais 6 dias no pais....

E ando triste.... Triste pq eu amo aq!!!!!

Me apaixonei completamente pela loucura da China! A simpatia e carinho do povo, a comida, os lugares, td!!!

Espero voltar logo para morar um tempo e aprender mais da lingua.

Bom, como daqui a pco ja estou indo decidi q eh hora de compartilhar meu relato com qm ainda nao viu, pq coloquei no topico de Volta ao Mundo.

Os dois meses de China e alguns outros paises estao no blog.

Talvez algumas dicas e alguns relatos possam ajudar!

Espero!

beijos

De fato nos ultimos 10 anos, nunca vi UMA pessoa que voltou da China e disse que nao gostou da China, por que? Va la todo mundo, descubra sua China!

Postado
  • Membros

Olá youxiwang

Você sabe alguma coisa sobre o Templo Xuankong situado na província de Shanxi, norte da China?

Estou pesquisando a respeito e tentando traçar o melhor roteiro.

Obrigada pela atenção e, se puder, envie a resposta para mickselle@gmail.com.

Michele

Postado
  • Membros
Olá youxiwang

Você sabe alguma coisa sobre o Templo Xuankong situado na província de Shanxi, norte da China?

Estou pesquisando a respeito e tentando traçar o melhor roteiro.

Obrigada pela atenção e, se puder, envie a resposta para mickselle@gmail.com.

Michele

Sei, e sei tb. vc eh uma pessoa com muito bom gosto, de fato esse Xuankong Si eh um milagre ou uma marvilha de arquitetura mundial que tira folhego. O caminho eh: trem ou aviao pra Da Tong - > onibus pra Dong Guan - > onibus pra Hun Yuan - > onibus ou taxi pra Xuankong Si

• 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá youxiwang:

Estou programando uma viagem para a China em julho e gostaria de te fazer algumas perguntas, por favor.

- Estou me programando para passar 30 dias em julho. Como é o movimento de turistas por lá? Muitas filas? Meu roteiro será Pequim -> Xian -> Shanghai -> Shenzen (negócios) -> Hong Kong (Macau).

- Queria pegar o trem Z19 de Pequim a Xian, porém, eu gostaria de pegar uma cabine para duas pessoas. Eu lí que só é possível comprar os tickets 10 dias antes da viagem, é verdade? Caso eu deixe para comprar na hora e não consiga, é difícil conseguir um vôo em cima da hora?

Muito obrigado.

Rodolfo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.