Olá mochileiros! Já conheço o site há um tempo e pego muitas dicas de viagem aqui. Chegou a hora do meu primeiro relato como agradecimento a todas as informações compartilhadas pelos demais e também como incentivo àqueles que queiram conhecer esta bela região do sul do meu estado: o Parque Nacional Serra da Capivara. Área aproximada de 130 mil hectares, o parque toma parte de 4 municípios: São Raimundo Nonato (cidade base para maioria chegar à região), Coronel José Dias, Brejo do Piauí e João Costa. Fiz o passeio apenas eu e o guia Rafael Martins (89-9407-1381; 89-8115-8757). Achei a diária cobrada muito cara (R$100,00), sendo que o transporte não é incluso neste valor. Mas como já tinha me programado pra viagem, fiz o roteiro do jeito que eu quis e ainda conheci de quebra outros pontos do parque. Aí vai (ficou meio longo, então vou mandando aos poucos):
Dia 01: 06/01/14
Iniciamos nosso passeio pela manhã entrando no Parque Nacional pelo portão que tem acesso pela BR-020, entrada leste, passando pelo município de Coronel José Dias. Cada dia que você acessar o parque, deve pagar uma taxa de R$12,50 (para brasileiros; estrangeiros: R$25,00... quanto sal para os gringos, rs). Nas guaritas destaca-se os mapas de cada região. De manhã fizemos o Desfiladeiro da Capivara, que são vários sítios arqueológicos de acesso relativamente fácil. Ao entrar, percorremos a estrada principal de carro onde há vários pontos de estacionamento. Daí segue-se as setas indicando os sítios, que são chamados de tocas – um espaço sinalizado indicando até onde se vai para visualizar as pinturas rupestres. No primeiro deles, a Toca do Pajaú, vemos cerca de 5 mocós, um pequeno roedor da região, sobre as rochas, e não parecem se incomodar com nossa presença. Permitem até várias fotos! Depois de retornarmos ao veículo, seguimos para a Cerâmica da Serra da Capivara (voltamos por Cel. José Dias), onde também há um albergue de mesmo nome, para o almoço. R$15,00 à vontade com direito a 4 tipos de salada e 2 de carnes. Só não vale desperdiçar. A comida é muito boa. Lá, custa R$75,00 a diária inclusas as 3 refeições. Na Cerâmica, você pode conhecer o processo de fabricação dos utensílios que tem as imagens da serra e comprá-los também por um valor menor – quem for em Jeri pode encontrar esse material nas lojinhas, só que custando os olhos da cara!!
Após almoço, nosso destino foi a Serra Vermelha, onde ficam os baixões do Perna e das Andorinhas. Há um portão de acesso direto a esta Serra pelo lado oeste do Parque, mas deve-se retornar a São Raimundo Nonato e pegar a PI-140. Optamos por entrar novamente no portão da BR-020 e atravessar o parque no sentido de leste a oeste, que fica no topo da serra. Uma oportunidade melhor para ver mais animais no seu habitát... Infelizmente não vimos nenhum. Só 2 árvores caídas na estrada nos atrasou um pouco (haha),
Olá mochileiros! Já conheço o site há um tempo e pego muitas dicas de viagem aqui. Chegou a hora do meu primeiro relato como agradecimento a todas as informações compartilhadas pelos demais e também como incentivo àqueles que queiram conhecer esta bela região do sul do meu estado: o Parque Nacional Serra da Capivara. Área aproximada de 130 mil hectares, o parque toma parte de 4 municípios: São Raimundo Nonato (cidade base para maioria chegar à região), Coronel José Dias, Brejo do Piauí e João Costa. Fiz o passeio apenas eu e o guia Rafael Martins (89-9407-1381; 89-8115-8757). Achei a diária cobrada muito cara (R$100,00), sendo que o transporte não é incluso neste valor. Mas como já tinha me programado pra viagem, fiz o roteiro do jeito que eu quis e ainda conheci de quebra outros pontos do parque. Aí vai (ficou meio longo, então vou mandando aos poucos):
Dia 01: 06/01/14
Iniciamos nosso passeio pela manhã entrando no Parque Nacional pelo portão que tem acesso pela BR-020, entrada leste, passando pelo município de Coronel José Dias. Cada dia que você acessar o parque, deve pagar uma taxa de R$12,50 (para brasileiros; estrangeiros: R$25,00... quanto sal para os gringos, rs). Nas guaritas destaca-se os mapas de cada região. De manhã fizemos o Desfiladeiro da Capivara, que são vários sítios arqueológicos de acesso relativamente fácil. Ao entrar, percorremos a estrada principal de carro onde há vários pontos de estacionamento. Daí segue-se as setas indicando os sítios, que são chamados de tocas – um espaço sinalizado indicando até onde se vai para visualizar as pinturas rupestres. No primeiro deles, a Toca do Pajaú, vemos cerca de 5 mocós, um pequeno roedor da região, sobre as rochas, e não parecem se incomodar com nossa presença. Permitem até várias fotos!
Depois de retornarmos ao veículo, seguimos para a Cerâmica da Serra da Capivara (voltamos por Cel. José Dias), onde também há um albergue de mesmo nome, para o almoço. R$15,00 à vontade com direito a 4 tipos de salada e 2 de carnes. Só não vale desperdiçar. A comida é muito boa. Lá, custa R$75,00 a diária inclusas as 3 refeições. Na Cerâmica, você pode conhecer o processo de fabricação dos utensílios que tem as imagens da serra e comprá-los também por um valor menor – quem for em Jeri pode encontrar esse material nas lojinhas, só que custando os olhos da cara!!
Após almoço, nosso destino foi a Serra Vermelha, onde ficam os baixões do Perna e das Andorinhas. Há um portão de acesso direto a esta Serra pelo lado oeste do Parque, mas deve-se retornar a São Raimundo Nonato e pegar a PI-140. Optamos por entrar novamente no portão da BR-020 e atravessar o parque no sentido de leste a oeste, que fica no topo da serra. Uma oportunidade melhor para ver mais animais no seu habitát... Infelizmente não vimos nenhum. Só 2 árvores caídas na estrada nos atrasou um pouco (haha),
Em breve, acrescento os outros dias do passeio...