Ir para conteúdo

De Cracóvia a Sofia e o que mais rolar


Posts Recomendados

  • Membros

Gente,

 

Depois de muito Mochileiros, Google, Lonely Planet, Wikitravel, Wikipedia, conversores de moedas, depois de falar com muita gente, finalmente consegui chegar num roteiro aproximado de viagem. Decidi ir publicando aqui a viagem toda, desde a preparação, assim se alguem conhecer os lugares pra onde eu to indo, pode dar palpites e ir mudando o meu caminho.

 

Bom, já reservei e vou comprar amanhã as passagens. A ida é Curitiba-Cracóvia no dia 14 de maio (daqui a pouquinho) e a volta é Sofia-Curitiba no dia 24 de junho. Quarenta e três dias foi a minha conta, pode estar errada.

 

Mais ou menos o que eu pretendo fazer, considerando a grana escassíssima e a vontade de esticar a viagem o máximo possível:

 

- Passar uns cinco dias em Cracóvia (Polonia). Nesse tempo, pelo menos um dia visitar as minas de sal e em outro ir a Birkenau.

 

- Pegar um trem ou um ônibus pra Budapeste (Hungria), onde eu quero ficar pelo menos cinco dias também.

 

- De Budapeste pegar o trem pra Cluj-Napoca (Romênia). Pensei em ficar por lá uns três dias para poder visitar outras cidades vizinhas na Transilvânia.

 

- De Cluj-Napoca ir para Bucareste, onde pensei em ficar uns três dias também, e depois ir para Istambul, ainda não sei como.

 

- De Istambul, pensei em ir de trem até Kavala (Grécia), só porque gostei do nome. Mentira, é porque de Kavala tem um ferry boat indo pra Thassos, e seria a oportunidade de conhecer pelo menos uma ilha grega, mesmo que não seja das mais badaladas.

 

- Fico em Thassos também uns três dias, pra dar tempo de andar sossegado. Depois pego o ferry boat pra Kavala e trem até Sofia.

 

- Fico também uns quatro dias, ou o que sobrar, em Sofia e volto embora.

 

Reparem que essa segunda conta dá 28 dias, o que me deixa com 15 dias de folga. Deixei assim pra ir preenchendo com dias extras num lugar (Budapeste já to achando que vou querer ficar mais), ou achar um vilarejo antigo muito incrível no caminho e resolver descer do trem e passar um dia, ou sei lá o que mais.

 

E eu já tenho algumas duvidas, se alguem puder ajudar vai ser bem bom.

 

- Que cidades perto de Cluj-Napoca visitar?

 

- Será que eu não pulo Bucareste e faço outra coisa melhor? Muita gente, inclusive gente de lá, me falando que não vale a pena.

 

- De Bucareste pra Istambul: pensei em usar um passe do Eurail até a divisa da Turquia e de lá pagar o restante. Será que rola?

 

O que fazer no norte da Grécia? Eu queria aproveitar mais a Grécia, que eu não conheço, mas não vou ter grana nem tanto tempo pra ir pra Mikonos, Creta, Ilo, é muito fora de mão. Aí achei Thassos no mapa, vi umas fotos, achei lindo. Mas se tivessem outros lugares por ali.... Thessaloniki vale a pena será? Pegar um ferry boat da Turquia pra Rhodes? Sei lá, eu queria ver alguma coisa gigantesca datando de antes de Cristo. Ou não.

 

Bom, por enquanto é isso. Aguardo palpites.

 

Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa... daonde vc vai sair? Pq eu estou indo tb para o Leste Europeu, mas acho que irei lá pro dia 20... tenho que resolver algumas coisas por aki até lá e inclusive, recolher mais grana hehehehe

Então eu desço em Varsóvia, de lá pra Cracóvia e estou pretendendo visitar umas praias, como Zakopane, e talvez eu vá em Katowice visitar umas pessoas... na Polônia devo ficar uma semana mais ou menos, se eu fizer isso tudo. Acho 5 dias para Cracóvi só muito, vc podia tb ir a Varsóvia e talz...

De lá, o rumo é Praga, onde eu penso em ficar uns 2, 3 dias no máximo.

Depois estou pensado em ir para Budapeste, mas ainda estou vendo como será.

Grécia até pensei tb, mas disseram que a Grécia msm, não tem nada de bom que o bom são as Ilhas e meu dinheiro escassíssimo. não me permite tanto, rs.

Ainda to decidindo a ordem das coisas, mas pretendo ir a Itália, Alemanha, talvez Irlanda.. sai muito da rota mas é que um amigo tá lá. se o din der eu pretendo ir lá tb...E aí não sei, to aberta a outros lugares, peskisando ainda....

Estou indo sozinha, talvez pudéssemos nos cruzar.. qq coisa me add no msn: bbrprit@hotmail.com

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então, só atualizando: acabei de sair da agência de viagens e encontrei umas passagens na promoção, uma economia de uns 200 reais, mas sei lá, todo dinheiro é dinheiro. Daí que eu cancelei a minha reserva e mudei o meu roteiro: chego no dia 15 de maio em Varsóvia e volto dia 29 de junho de Budapeste. Pelas minhas contas vai sair mais barato fazer alguns trechos de trem, e incluí Varsóvia no meu itinerário.

 

PRI, a gente vai chegar no mesmo dia em Varsóvia. Que ótimo. Já te adicionei no MSN, vamos conversando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gustavo,

 

Vai alguns pitacos em relaçao ao seu roteiro....

 

 

1- 5 dias em cracovia eh um pouco demais.....indo 1 dia nos campos de concentracao e outro nas minas de sal....vaum sobrar 3 dias interos lah....dah pra dar uma economizada de tenpo aih...

 

2 - Jah q esta em istanbul....porque nao ir ateh a capadoccia (saum umas 10 hs de bus, etc, etc)....masss jah q jah foi ateh lah....

 

3- a bulgaria eu naum conheco, mas um brother meu q voltou recentemente , naum curtiu muito......entaum assim se vai, talvez valha a pena apssar menos dias em sofia.

 

boa sorte e uma otima trip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Então, só atualizando: acabei de sair da agência de viagens e encontrei umas passagens na promoção, uma economia de uns 200 reais, mas sei lá, todo dinheiro é dinheiro. Daí que eu cancelei a minha reserva e mudei o meu roteiro: chego no dia 15 de maio em Varsóvia e volto dia 29 de junho de Budapeste. Pelas minhas contas vai sair mais barato fazer alguns trechos de trem, e incluí Varsóvia no meu itinerário.

 

PRI, a gente vai chegar no mesmo dia em Varsóvia. Que ótimo. Já te adicionei no MSN, vamos conversando.

 

Wow. que legal, te add lá!

Vc já comprou a passagem né.. eu ainda não.. to de olho nas da Air France, acho q é a mais barata que vi!

bjusss!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lúcio, valeu pelas sugestões. Passei ontem a noite inteira lendo e vendo fotos da Capadócia. Incrível aquilo né? Acho que vou ter que ir, culpa tua... Daria mesmo pra dar uma economizada em Sofia, e agora que eu acabei comprando a volta por Budapeste é capaz de nem passar por lá. Bucareste também é outro lugar que eu to pra cortar, ainda to pensando. Quero muito passar pela Transilvania, e acabei de descobrir que vai estar rolando um Festival Internacional de Cinema em Cluj Napoca, bem na época em que eu vou estar lá. Talvez acabe ficando mais na Transilvania e pule Bucareste, ou passe rapidinho.

 

O que eu comecei a também a me interessar é em passar pela Macedônia e pela Sérvia na volta. Parece que tem um roteiro bem bonito de ônibus (trem diz que vai a 40km por hora naqueles lados) e tem uns mosteiros medievais no caminho que vale a pena ver. E li que os dois países são bem baratos, o que é uma boa pedida, especialmente pra final de viagem, que a gente tá economizando até chiclete.

 

Hoje passei o dia atrás de renovar passaporte, pesquisar saco de dormir. Preciso de um muito leve e muito compacto, mais pra dormir na casa das pessoas quando tiver pouco cobertor. Ainda não achei o que eu queria. Também fui comprar uma câmera, que eu não tinha (minha ultima viagem pela Europa ficou só na minha memória, não tenho uma foto). Acabei comprando uma Mitsuca nas Americanas, por 300ão. Fiquei satisfeito, gostei da resolução, da tela, funciona bonitinho, o zoom é bom. Pra quem precisa de uma câmera pra quebrar um galho e tá com pouco dinheiro é essa: http://www.shoptime.com.br/ShopProdF/80/108231468?&WT.srch=1&ePar=1753

 

Entrei em contato com algumas pessoas pelo http://www.hospitalityclub.org

Fiz um cadastro nesse site faz pouco tempo. É uma rede de pessoas que se oferecem pra receber e ajudar visitantes na sua cidade. Algumas oferecem hospedagem, outras se oferecem pra ajudar com informações, servir como guia pela cidade, se for possível. Conheci um cara de Varsóvia e uma garota de Cracóvia que se ofereceram pra me mostrar as cidades quando eu chegar, ajudar a achar um albuergue legal, e a gente tá trocando e-mails faz uns dias. Os dois têm me ajudado bastante. Se alguém for se cadastrar, é legal tomar cuidado pra não abusar da generosidade dos outros. É uma rede de colaboração, e é importante também estar disposto a ajudar. Mas conheci pessoas que já hospedaram e foram hospedadas por muita gente e têm gostado bastante da experiência.

 

Bom, por enquanto é isso. Assim que tiver mais alguma coisa conto aqui.

 

Pri, ainda não consegui te encontrar online, que horário vc entra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Gustavo, é verdade, ainda não conseguimos nos cruzar.... Eu tenho ficado mais na net durante o dia.... até umas 20..21h, como estou em ksa, aproveitando pra peskisar bastanteeee

que horas tem entrado? Qq coisa, se tiver orkut tb podemos manter contato por lá.. Priscilla Ochoa

 

bjs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...