Ir para conteúdo

jan 2013 - caravelas, alcobaça, prado, arraial, caraíva, trancoso e porto seguro - sozinha!


Posts Recomendados

  • Membros

Antes de viajar, comprei a passagem em outubro e verifiquei que indo pela Gol e voltando pela TAM ficaria mais em conta R$486,00 Rio-Porto seguro-Rio.

 

Dia 2/1- cheguei no aeroporto e fui para a rodoviária que fica colada no aeroporto, mas com mala aconselho a pegar um taxi. O ônibus para CARAVELAS é 14:30h, mas sempre atrasa, a viação é a expresso brasileiro, bem ruim e sem ar. Como o ônibus tava lotado tive q pegar um até itamaraju R$26,50 e lá pagar o mesmo ônibus destinado a Caravelas, já com lugares vagos e passagem a R$ 16,50. Esse ônibus passa em Itaramaraju as 18h. Cheguei as 22h em Caravelas e o ônibus tem uma parada em frente a pousada que fiquei.

 

Pousada Navegantes (73) 3297-1995 – diária quarto de casal R$180,00 com café da manhã, ar condicionado, Tv, frigobar e piscina. Os donos são peruanos e super simpáticos. Foi chegar e dormir.

 

Dia 3/1 – peguei um ônibus para a praia de grauçá, que custa 2 reais. Porque na cidade mesmo não tem praia só rio. Não achei bonita porque a água é turva, mas pode ser que seja questão de maré. Comi uma moqueca de peixe com camarão e refrigerante a R$28,00 e tomei um sorvete R$3,20.

A noite rolou preguiça e lanchei no meu quarto, pois havia passado no supermercado e comprado umas coisinhas.

 

Dia 4/1 – fiz o passeio de barco para Abrolhos que dura o dia todo. Tem três operadoras na cidade e todas cobravam o mesmo valor, bem salgado, de R$ 292,50 por pessoa. Acho que o passeio vale a pena na época das baleias, que vai de julho a outubro. O pessoal do IBAMA faz uma pequena caminhada com os turistas na única ilha que pode atracar Siriba e depois é mergulho com snorkel, que tá incluído no pacote, mas não vi muitos peixinhos não.

A cidade não tem nada bacana pra fazer a noite, então pizza , refri e sorvete e cama: 17, 2,5 e 2,50 reais respectivamente.

 

Dia 5/1 – peguei ônibus para ALCOBAÇA R$5,00. A praia é ótima e a pousada fica bem perto, então pode ir andando. Almocei peixe empanado com arroz, feijão e salada R$18 em um quiosque da praia. Refrigerante 2,50 e a noite jantei R$18,00. Na sombra de um coqueiro até dormi.

 

Pousada Girassol- (73) 3293-2399, bem perto do farol R$100 o quarto de casal com ar, frigobar, Tv e café da manhã.

 

Dia 6/1 – passei o dia na praia, almocei em outro quiosque mas na mesma faixa de preço. A noite comi uma pizza com refri e gastei menos de 20 reais.

 

Dia 7/1 – amanheceu nublado e peguei o ônibus de 12:30h para PRADO, passagem a R$ 4,50. Almocei em um quilo perto da praia 14 reais e refri 3,00 e descansei na praia. No final da tarde, lá o por do sol é bem cedo no verão, comi um pão com manteiga e cafezinho 2 reais na padaria. A noite tinha uma feirinha de artesanato e comida na pracinha. A tapioca da Rose é imperdível a R$ 5,00. Se tiver com criança pode andar de trenzinho R$8,00.

 

Pousada Terra Nostra - diária 100 reais o quarto de casal. A pousada tem uma piscina e os quartos tem uma varadinha voltada para piscina. Ela está bem localizada pq fica perto da praia e ao mesmo tempo perto da pracinha da Igreja.

 

Dia 8/1 – céu nublado, então fiquei olhando as lojinhas e depois fui dormir .A noite crepe na pracinha menos de 20 reais.

 

Dia 9/1 - decidi andar um pouco mais e fiquei no trecho da praia que se chama Novo Prado e achei mais bonito que a praia perto da pousada. Almoço no centro da cidade, 23,60 reais, arroz doce de sobremesa R$4,00. A noite teve aula e apresentação de zouk na pracinha. Muito legal.

 

Dia 10/1 – só tem um horário de ônibus para Porto Seguro 7:50h da manhã, pela expresso brasileiro, R$ 34,50. Cheguei em Porto 13h e não gostei da pousada Porto Escondido, pq é mal localizada pra quem tá a pé. A diária 120 reais, tem ar e oo banheiro é bem espaçoso. A roupa de cama tinha bolinha e a galera da pousada curte ouvir música bem alto. Corri para praia de Taperapuan, perto da pousada e almocei em um quilo R$9,00, refri R$4,0;. Final do dia o pão e café 2 reais.

 

Dia 11/1 – Fui para ARRAIAL D’AJUDA e achei muito mais bonito que porto. O lugar é pequeno e voltado para turista com muitas opções para comer e comprar. A balsa porto-arraial é 3,50, e lá vc pega uma van 2,00.. Almocei em um restaurante na praça da igreja, moqueca de peixe e tava fantástico. R$ 23,10 servida na panela de barro bem quentinha. Com arroz e pirão. Refri 4 reais.

Pousada do cacau – (73) 3575-2768, super em conta o quarto de casal 70 reais, tudo é bem velhinho, mas estava limpo. A pousada é muito bem localizada. Fui a pé para a praia, que é bem bonita. A tardinha na volta da praia pão com manteiga e café na padaria 3 reais.

A noite tomei uma caipirinha a 7 reais em uma barraquinha e comi crepe com refri 25 reais,. Tem uma feirinha de artesanato na praça perto da pousada.

Dia 12/1 – Andei bastante na praia e tomei uma caipirinha num restaurante 14 reais. Dei mole no almoço acabei tendo q pagar couvert artístico de 6 reais. Peixe com camarão + refri e couvert =34,50 reais. Na volta da praia sorvete italiano R$6,00. Na janta um nhoque pesto + refri R$ 35.

 

Dia 13/1 – saída 7:10 de ônibus para CARAÍVA. Tem mais dois horários 11h e 16h. passagem 16 reais e ônibus morro azul caindo aos pedaços. O barquinho a remo é 4 reais por pessoa, pq o ônibus não vai até caraíva. O rio tem águas calmas e a travessia dura menos de 5 minutos.

 

Pousada oceano – (73) 9993-0749, 9994-1339, 9943-4546 , a mais cara da viagem: R$ 130 reais por um quarto com beliche e ventilador de teto sem TV e sem frigobar. A pousada é bem bonita e o atendimento é maravilhoso. Tudo é capricho. Talvez negociando lá, saísse mais em conta, pq a pousada tava vazia. Mas atenção, o hostel menoan, tava sem vaga. Então se vc vai para lá na alta estação, reserve o hostel com antecedência. Tem camping lá também. O hostel menoan tava 55 reais se tivesse vaga.

 

Almocei no único quiosque da praia q servia prato individual e tive q implorar para me servirem, pq segundo os atendentes para sentar em uma mesa tem que gastar 50 reais por pessoa. Comi a 23 reais um bobó de camarão, que não tava grande coisa e tive q sair. Refri 4 reais. O bacana de caraíva é a simplicidade, as ruas são de areia fofa, nada de carros, a paraia deserta e o rio encontrando o mar. Vegetação bem preservada. Um paisagem linda.

A noite forró na rua, bem legal, eles cantam samba também. Comi coxinha e esfirra, que tavam ótimas R$10 reais.

 

Dia 14/1 – Me acabei nas bijus dos índios tapajós. Almocei em um restaurante a caminho da praia de rio R$ 20 . O Pf estava delicioso. Tomei sorvete de máquina 2,50 e refri no supermercado 2,50. Se vc for fazer passeios, eles oferecem buggy para corumbaú 120 reais o carro, cabendo 4 pessoas e para assisti um dança indígena na aldeia imbiriba 50 reais o taxi para 4 pessoas, chegando lá paga-se 25 reais por pessoa para assitir. Eu não fiz passeios . faria para a praia do espelho se tivesse mais alguém para dividir o taxi. Se quisesse ir de ônibus teria q pegar o ônibus de 6 horas da manhã e andar em estrada de chão, com sobe e desce. A volta teria q ser no ônibus de 15:30h.

Se vc alugar carro, vale muito a pena ir a praia do espelho saindo de caraíva, pq é bem perto e não deixe de ir na aldeia imbirira para ver o artesanato tapajó. O ônibus arraial –caraíva passa pela aldeia, mas se vc descer vai ter q esperar bastante até o próximo ônibus, a não ser que tenha sorte de conseguir carona. As pessoas da pousada não recomendaram que eu fosse de ônibus.

A noite comi tapioca e guaraná natural R$ 8 reais respectivamente e tinha uma festa de rock, mas eu tava querendo dormi, depois de tanta praia.

 

Dia 15/1 – Peguei o ônibus de 11h para TRANCOSO R$ 13. O barquinho de volta é mesmo preço:4 reais. Lá fiquei no ponto perto do quadrado e fui para a pousada e de lá andei até a praia. Em Trancoso não é comum pousada pertinho da praia, o que ajuda e preservar a vegetação.

.. Nos restaurantes da praia, nenhuma opção de comida individual e tudo muito caro. Comi um milho, refri e bobagens assim. Pão com café 2 reais. Tem um caixa eletrônico do Itaú e do banco do Brasil, mas a do Itaú não tinha dinheiro .

A noite jantei a 25 reais num restaurante no quadrado. Frango com molho de cogumelos e estava ótimo.

Pousada do Mineiro- (73) 3688-1737 e (73) 8844-3572, R$ 120 a diária quarto de casal, ar, chuveiro maravilhoso, frigobar e TV. A pousada é cheia de plantas e o café é bom. Fui direto pra praia dos nativos andando mesmo.

 

Dia 16/1 – fui para praia e decidi andar até a praia do rio da barra e valeu a pena, pq é muito bonita com rio encontrando o mar e o banho de rio em água doce, dá uma aliviada na pele.Depois andei até a praia dos nativos e fui acabei no rio trancoso encontrando a praia e fazendo um laguinho. As praias são lindas.

 

Dia 17/1 – mais praia..rs e tapioca a noite 10 reais, comprei lembrancinhas...

 

Dia 18/1 as meninas que trabalham na pousada do mineiro conseguiram uma carona pra mim. Finalmente fui conhecer a praia do espelho, que é linda.o estacionamento custa 20 reais. De manhã tem piscinas e depois a maré vai subindo. Tem rio e falésias..uma graça. Refri 4 reais.

Voltei para trancoso e almocei com o casal que me deu carona R$50 peixinho para três, com arroz, farofa e feijão, saladinha e refri família. Neste momento fiquei sabendo que no dia seguinte teria a festa de são Sebastião no quadrado(terreno em frente a Igreja) com cerveja e show de Elba Ramalho de graça. Será?

Bom..com saudade do mineiro e das meninas, peguei o ônibus as 18h para PORTO SEGURO R$ 16 e a balsa de graça. Cheguei na pousada. Aí jantei um strogonoff de frango e refri 16 reais.

 

Pousada São Francisco (73) 3288-2829. Super bem localizada no centro, em frente ao Banco do Brasil, no fervo de Porto Seguro. Diária de casal 85 reais com ar, TV e frigobar. Tudo limpo com boa roupa de cama.

 

Dia 19/1 – Fui andando ao centro histórico e depois seguindo o conselho do Stefani, da pousada, fui andando até o memorial do descobrimento, que é particular e tudo lá é réplica, mas em termos didáticos vale a pena e a réplica da nau de Cabral é interessante . A entrada é 10 reais por pessoa. De graça só abaixo de 12 anos.

Em frente ao memorial peguei um ônibus para a praia de cora vermelha R$ 4,50. Chegando lá tem um monte de loja que deveriam vender apenas artesanato , mas vende de tudo. A entrada do museu do índio custa apenas 1 real e devido ao precário estado de conservação, dá uma tristeza e uma vergonha, pq o acervo é pequeno mas bacana, porém ....

Próximo ao museu tem uma cruz de metal do Governo Fernando Henrique em uma base de granito preto.Podiam ter feito de madeira e um museu do descobrimento e do índio bacanas.Será que existe neste país algum museu do índio que não esteja caindo aos pedaços.

A água da praia tava bem quentinha,nem dava vontade de sair. No final da praia umas comprinhas e volta para pousada em ônibus de 2,50 lotado!

A noite um PF de frango grelhado mais refri 25 reais.Tava ótimo.

 

20/1 – retorno ao Rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OI Tenho certeza que só existe um horário por dia e é 14:30h. A pior notícia é que não vende pela internet. Quanto ao horário de Caravelas- Porto Seguro, eu não sei, porque fui para Alcobaça, mas você pode ligar para a empresa Expresso Brasileiro lá em Caravelas: (73) 3297-1422. Deve ter informação na homepage, mas eu não recomendo, porque constatei que o site estava desatualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

OLa u2aninha, ano passado fiz o caminho que vc fez. Os onibus de Porto Seguro até qualquer outro lugar são o inferno... se me permite. pior que na rodoviaria nao tem onibus direto pra quase lugar algum. Horarios sempre errados, um por dia, nao se pode comprar com antecedencia, muitas paradas....

 

Voltarei la agora, dia 24 de out 2014, mas meu marido foi categórico: vamos alugar um carro, ja q compramos passagens com milhagens e não gastamos $$ rsrsrs

Vou com fé de novo. ^^

Lugares apaixonantes.

Obrigada pelo relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...