Ir para conteúdo

Rio de Janeiro (viagem curta c/dicas) - Pedra da Gávea, Cristo Redentor e as Praias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Intro

 

Essa foi a terceira vez que fui ao Rio de Janeiro, as duas vezes anteriores fiquei em casa de parentes que moram na Lapa, pois era somente eu e minha esposa.

Na primeira vez foram 7 dias pra conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Na segunda vez o passeio foi mais direcionado às praias. Cheguei a cogitar uma subida à Pedra da Gávea, mas devido a insônia, ansiedade e o medo da tão famosa e temida "CARRASQUEIRA", eu acabei por abortar essa missão e partir pra trilha do Morro da Urca, que oferece um passeio agradável numa trilha bastante íngreme, porém curta. E assim ficou pendente a trilha da Gávea, eu parti, mas com aquele gostinho de desafio a ser vencido.

 

A programação

 

A programação já havia sendo feita com uns três meses de antecedência, pra conseguir vagas em Hostel/Albergue, horários das passagens, ingressos, e encima disso planejar o roteiro.

 

Sabado

- Pedra da Gávea

- Cristo Redentor

 

Domingo (praias)

- Barra da Tijuca

- Copacabana

- Pedra do Arpoador (pôr do sol)

 

Saímos de São Paulo na sexta feira, 24 às 22:30h, pouco depois de um temporal que alagou bairros e linhas de trens a ponto de não trafegar por horas. Daí já vem aquele pensamento: putz, o pessoal vai chegar atrasado, vamos perder o busão, coisa e tal. Mas tudo fluiu com deveria e chegamos no Rio na manhã seuinte, às 05:20h. Partimos para o Hostel Tupiniquim, localizado no bairro de Botafogo (boa localização), à 5 min. do metrô. No alvoroço e naquela pressa de ir logo pra fazer o dia render, acabei esquecendo de perguntar na recepção qual ônibus nos levaria ao destino desejao. Só tomamos um banho e partimos de táxi pra Gávea (nunca faça I$$O rsrsrs).

 

A trilha

 

Com o topo todo em granito, o ponto mais alto do cume sobe 842 metros acima do nível do mar, e é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Tendo um dos mirantes mais incríveis da cidade.

extensão da trilha: 1.670 metros

navegação: AUTOGUIADA

tempo de caminhada: 2 a 4 HORAS

grau de dificuldade: DIFÍCIL

escalada: 30 METROS DE PENHASCO

 

 

 

Sim, eu tinha idéia da dificuldade dela, e fui até aconselhado por pessoas que já foram lá...

> Vagner, muda esse roteiro por que o" negócio é punk", ainda mais que você está indo só com pessoas inexperientes. A CARRASQUEIRA então? Aff, vocês vão amarelar.

E como sou do tipo, teimoso feito mula, decidi encarar o desafio por mais que me causasse medo.

Durante todo o percurso eu ia pensando na CARRASQUEIRA, eram vários grupos subindo e várias pessoas descendo e comentando da maldita. Isso fazia com que a tensão aumentasse. Não há 10 metros de terreno plano pra aliviar, é subida do início ao fim com alguns pontos de escalaminhada e dois pontos d'água.

Logo que avistamos a Cabeça do Imperador, na sequência enfrentariamos o GIGANTESCO E ABOMINÁVEL BICHO DE SETE CABEÇAS. Não é tudo isso que falam não, basta pensar bem onde vai encaixar as mãos e os pés, se concentrar e seguir com calma. Vale reforçar que se trata de um cuidado vital, pois se cair dali, meu amigo, é só por um milagre continuar vivo. .SAM_3366.JPG.a2f44b9654237a561b515de02080919c.JPG

Com o maior obstáculo vencido, mais 15 minutos de caminhada já chegamos ao topo/mirante da Pedra. A vista que se tem é realmente incrível. Ao extremo da esquerda, desenhando o horizonte se vê a Serra das Araras, mais próximo a floresta da Tijuca seguindo na direção oposta > Pedra Bonita (onde saltam de Asa delta), o Cristo, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar e bem mais perto de nós o Morro Dois Irmãos, Rocinha e toda a extensão da Praia de São Conrado. Já pro lado direito se vê o Elevado do Joá a beira mar, toda a Praia e bairro da Barra da Tijuca no sentido do Recreio dos Bandeirantes. Todo esse conjunto em vista faz valer o esforço na subida.

.SAM_3412.JPG.4b84d20fbe523e964b53525533db39f2.JPG

 

Foram gastas 2hrs pra descer, contando com os 40 minutos que perdemos esperando o trânsito de pessoas que queriam subir de rapel e descer na escalada, todos numa única via. Pense na confusão e perigo que isso gerou para algumas pessoas (até discussão rolou).

Até então essa viagem já teria valido a pena, pois eu estava indo praticamente só por causa dessa trilha.

Pegamos um táxi até o Hostel (nunca façam I$$O), depois foi banho, almoço e partimos para o Corcovado, 15 min. de ônibus. Estava quase vazia a estação de embarque. Subimos às 17:40h e ficamos até o sol se pôr, retornando após às 21h, destruídos trocentas vezes pelo cansaço do dia. Teve gente que nem banho tomou antes de dormir, Éca kkkkk. SAM_3496.JPG.dfbf0e638aaa7a7e380a66087bc46e75.JPG

No dia seguinte, depois de uma noite muito bem dormida, tomamos um bom banho, café da manhã oferecido pelo Hostel e partimos de ônibus pra Barra da Tijuca, limpa, linda e maravilhosa essa praia, lembra as praias de Cancun e Caribe com seus tons de azul e verde.

 

SAM_3514.JPG.11575fa6576331e5a1cedc03f5028b0b.JPG

Da Barra fomos ao Leblon, curtimos um pouco a praia de Copacabana e fomos ao Hostel tomar outro banho e recolher nossas mochilas, pois já era quase hora e finalizar a viagem. Pegamos o Metrô na estação Botafogo e descemos no final > Estação General Osorio- Ipanema. Andamos até a avenida da praia e o sol já estava quase na linha horizontal, não deu pra subirmos na pedra do Arpoador antes de ver ele se pôr, mas valeu a pena. Ainda assim, subimos pra tirar algumas fotos do crepúsculo.

 

SAM_3643.JPG.a63bb365fcf28ed072ce1a6d678f21c1.JPG

Anoiteceu, e às 20:30h na Av. NossaSenhora de Copacabana pegamos o ônibus 126-Rodoviária pra seguir no sentido de Sampa.

 

SAM_3638.JPG.410f3b44db951daf4eac5d4447c06b4a.JPG

Graças a Deus, correu tudo como o planejado.

 

Abaixo segue algumas dicas e opiniões sobre os passeios no Rio (ao meu ver).

 

IMPORTANTE: nunca deixe de usar protetor solar, pois no verão de lá pra pegar uma insolação não é nada difícil. NÃO ESTRAGUE SUA VIAGEM.

 

Site do Hostel: http://www.tupiniquimhostel.com.br

Compra de ingressos (Cristo): http://www.ingressocomdesconto.com.br

passagem rodoviária SP/RJ : Aviação 1001- saindo do Term. Rodoviário Tiete

 

Dicas:

- pra quem quer badalação, procure o bairro da Lapa, rua Men de Sá no centro. De ponta a ponta tem barzinhos que fecham a rua por causa de tanto movimento.

Lá também estão Os Arcos da Lapa;

- as praias mais bonitas: Barra da Tijuca, Ipanema/ Leblon. Copacabana só tem fama, não é uma praia bonita e vive lotada. O aterro do Flamengo também não é tão atrativo, a não ser pelo visual que se tem do Pão de Açúcar. A praia Vermelha (Urca), é linda para fotos, dá pra se banhar, porém tomar cuidado é primordial > Areia fofa, afunda fácil;

- trajetos longos podem ser feitos de metrô ou ônibus (tem pra todos os pontos da cidade), sai mais barato;

- ao pegar um táxi, pergunte ao taxista se ele vai seguir o taxímetro ou a tabela. Bandeira 2 > das 21h às 06h. A partir desse horário é Bandeira 1;

- pra quem estiver próximo ao centro, no terminal de ônibus ao lado da Central do Brasil tem transporte para todos os pontos: Cristo, Gávea, Pão de Açúcar e todas as praias;

- Pedra Bonita (vôo de asa delta) tem acesso pela Estrada das Canoas;

- Pedra da Gávea tem acesso pela Estrada do Sorimã ;

- no Réveillon as ruas e avenidas nas proximidades de Copacabana são interditadas para tráfego de carro e ônibus. A melhor maneira de se chegar lá é de metrô, e com a compra do bilhete antecipada;

 

*espero que essas infos sejam de bom proveito.

Abraços.

SAM_3384.JPG.3b25d8c306ca082b823e15d76921cec3.JPG

SAM_3350.JPG.ddfeef1b8339daf7d0d5d2c69c669d89.JPG

SAM_3450.JPG.68a25ae4fa469b6a4baa28221cd15213.JPG

SAM_3622.JPG.3d2efa715b8518f9e0dfc20d1a07912e.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...