Ir para conteúdo

São Luis –Barreirinhas MA / Fevereiro 2014


Posts Recomendados

  • Membros

São Luis –Barreirinhas Fevereiro 2014

 

Oi gente!

Acabei de chegar de Barreirinhas!

Cidade pequena, rústica, tranquila, bem a cara de cidade pequena no nordeste. Como eu gosto muito das coisas simples, me apaixonei.Chegamos no aeroporto de São Luís às 1:00 da manhã e marcamos com uma van para nos buscar e levar direto à Barreirinhas. Peguei aqui no mochileiros o tel do Sr Edilson (tel: (098) 9133 1187, (098) 9608 6521) que faz o transporte mas ele fazia somente 5h da manhã daí liguei para agencia São Paulo Ecoturismo para saber valores dos passeios e me indicaram Sr, Guilherme (98) 9164-7558 que passaria as 3h no aeroporto. Ele foi pontual, gente fina, e dirigia muito bem por sinal e cobrou R$40,00 preço um pouco mais caro que o ônibus da Cisne Branco, visto que o horário mais cedo do ônibus sairia às 06:00 da manhã e vai parando e o tempo que iamos esperar compensou ir de van. Paramos para tomar café na beira da estrada e não ia nem descer de tanto sono,era um acostamento uma vendinha bem simples,mas fui no banheiro que por sinal era mais limpo que no aeroporto e vi bolos e salgados lindos e resolvi comer. Pra minha surpresa tudo gostosooooo o bolo de milho e folheado de camarão hummm e melhor ainda foi quando fui pagar. Eu e minha amiga pegamos 2 bolos 1 folheado,um café,uma água e tudo deu R$6,50 rsrsrsr. Desta forma, chegamos 7h da manhã fomos direto pra agencia fechamos os passeios e seguimos para pousada que já havia reservado a agencia nos levou de carro até lá. Recomendo a agência São Paulo Ecoturismo (Me deram suporte para chegar a Barreirinhas,ótimos guias, funcionárias muito simpáticos e legais que me ajudaram bastante). O carro da agencia nos deixou na porta da pousada que tínhamos feito a reserva: Pousada da tia Cota (Tel: 98 9131 6518 http://pousadatiacota.blogspot.com.br/ .

Tinha opções de quarto com ar mas eu prefiro ventilador que o ar me maltrata por conta da rinite nos cobraram R$ 70,00 por quarto para duas pessoas com ventilador. Fomos recebidos pela Rosa uma gracinha de menina que fica na recepção. A pousada é bem simples, porém muito boa. A vantagem dessa pousada é que eles são bem flexíveis. Nos teríamos que entrar somente 12:30h para chekin,mas nos deixaram entrar tomar banho e dormir que estávamos morta de cansada e o nosso passeio era 14h e ao sair teríamos que sair 12:30h e saímos somente as 16h quando foram nos buscar para ir pra São Luis e nos cobraram somente as duas reservas que fizemos.

Como íamos sair logo para passeio almoçamos no Restaurante Ki Delicia era self-service e adoramos tinha carnes mariscos saladas e não pagamos muito. Depois seguimos novamente para pousada e o carro da agencia nos buscou para fazer o passeio as 14h.

Fomos a lagoa da Esmeralda e do Peixe. Já sabíamos que não íamos encontrar as lagoas cheias, pois fomos agora no mês de Fevereiro (época de chuva para encher os lençóis), e só conseguimos tomar banho na Lagoa do Peixe, que é uma lagoa que não seca. A noite fomos na Beira Rio tinha um forrozinho pé de serra no restaurante Canoas nos ficamos por lá. Ótimos pratos.

 

Muitos lugares não aceitam cartão quando vamos fazer os passeios,mas vi uma agência do Banco do Brasil e uma agência do Bradesco, porém ouvi dizer que as vezes os bancos ficavam fora do sistema e estava cheio demais ate caixa eletrônico. Então sugiro que ja levem o dinheiro para Barreirinhas mas as agencias e restaurantes aceitam cartão.

 

Segundo dia -

Passeio Rio Preguiças

 

Fizemos o passeio do Rio Preguiças. O passeio é feito em uma voadeira (lancha) que para em três comunidades: Vassouras, Mandacaru e Caburé.

Achei o passeio bem legal. Na ida o guia ia dando explicação em vários pontos ele até parava pegava folha para vermos foi nota 10 o guia Neguinho da SP ecoturismo.

A voadeira segue pelo Rio Preguiças chegando primeiro em Vassouras. Essa parada é apenas para ver os macaquinhos e as dunas. Depois fomos povoados de Mandacaru que proporciona vista espetacular do parque nacional. Na entrada as crianças guias mirins local, oferecem para levar você até o farol e vi muita gente ignorando mas como não foram educados e legais ao abordarem resolvi chamar uma garotinha.Adoro conversar com essas pessoas e me deparar com a realidade delas resolvemos chamar uma garotinha com nome de Safira que nos levou até o farol disse que tinha 13 irmãos e ela estava de férias muito legal a menina. Na entrada do farol que não é longe ela se despede que as crianças só podem entrar com os pais. Daí demos um trocadinho a menina que ficou numa felicidade e vimos que ela foi logo comprar um pastel. Vá logo no farol,que fazem controle de pessoas para subir e acaba dando uma fila.Ao sair da tempo de você ver alguns artesanatos e se achar legal compre lá que além de ser os mais bonitos que vi são os mais baratos, em São Luiz é mais caro e Barreirinhas também me arrependi de não comprar umas coisas lá.

 

Já em Caburé, um vilarejo, na verdade uma faixa de areia entre o rio e o mar, com poucos pescadores e alguns restaurantes. O local tem uma da beleza cênica, é pra aproveitar mais vale a pena fazer o passeio de triciclo.Pagamos meia hora fomos de uma ponta a outra da praia. Vale muito a pena!!!!

Lá tem o restaurante do Paulo que foi muito gente boa conosco,que tem uma comida boa e esta em torno de 75,00 o prato para 2 pessoas e do lado esquerdo da praia fica o restaurante do Sr.Celso que é bem simples mas uma refeição com acompanhamento e peixe assado para 3 pessoas fica R$50,00.

 

Terceiro dia –

 

Boia Cross no Rio Formigas

Tínhamos que fazer um passeio cedo que a tarde iríamos para São Luiz daí escolhemos este.Então fomos de Boia Cross, que é descer o Rio de boia. Fica em Paulino Neves, município vizinho o percurso ate lá é de 1h de estrada de chão um pouco cansativo para o ultimo passeio que pula muito mas ao chegar lá é divertido e relaxante.Adoramos a guia Luzia que desceu conosco e conversávamos muito com ela e ela adorava não desgrudava de nós. Retornamos para Barreirinhas 13h fomos almoçar demos uma volta pela cidade e depois arrumamos as malas.

Havia fechado retorno na agencia São Paulo Ecoturismo e o micro-ônibus da empresa Fantur passou as 16h na pousada para nos buscar. Bem confortável e ao chegar no aeroporto diviram o grupo para entregar nas pousadas em São Luiz. Achei legal se não chegaria muito mas tarde. Passamos para uma Van do seu Flavio que fpi distribuindo o pessoal.Ele deixou agente no Hostel Solar das Pedras bem no centro histórico. (Hostel bem localizado só achei o banheiro não muito limpo mas o quarto bem limpinho). Precisavamos ficar ali no centro que no dia seguinte iríamos sair cedo para fazer o passeio para Alcantara.

 

Quarto dia –

 

Passeio para Alcântara

 

Como chegar

Ir até o cais da praia grande logo abaixo do centro histórico, leva aproximadamente uma hora de embarcação de São Luís e é um excelente passeio que pode ser feito em apenas um dia, o preço é de R$ 12,00. Compre somente a ida e a volta você compra lá. Fomos de Catamarã e queriam vender a volta mas eu to acostumada com esses passeios e preferi não comprar. Informaram que iriam retornar as 14h e estávamos almoçando e la de cima vi o catamarã indo embora e falei meninas era o nosso elas falaram, não vai sai as 14h vamos descer. Chegamos lá embaixo era o nosso sim, simplesmente eles saíram 13:30 mas teria outro barco 14h daí compramos tranquilas que era 13:40h. Moral da historia se tivéssemos comprado tinha perdido pois não servia para o outro barco e saíram antecipado.A volta viemos no Barco Luzitana que achei até melhor que o Catamarã. Outra coisa os barcos saem cedo vi informação que sairiam 7h e 9h. Mas ao pedir informação no hostel informaram que só estava saindo 7h por conta da tabua de maré e quase perdemos o passeio que um saiu 6:30h e o outro 7h em ponto.

Fiquei encantada com Alcântara logo na descida do barco. Tem guias logo na entrada mas como chegamos 8h e voltaríamos somente as 14h preferimos andar com calma e sozinhas,mas logo na ladeira do Jacaré conhecemos o Paulo Fernando um nativo que acabou de abrir uma agencia de turismo e acompanhou agente o passeio quase todo explicando a fundo as coisas e não cobrou nada. Mas quem for ficar mais tempo vale a pena entrar em contato se for em grupo então vai ser muito bom pois vão guias que vão de São Luis mas quem mora lá é explica com riqueza de detalhes.

Lá visita todos os pontos turísticos a pé subimos 8:30h e fomos almoçar 12h no restaurante muito bom chamado Cantaria que tem uma vista lindaaaaaaaaaaa. Como fomos numa segunda-feira a cidade estava vazia um dia de sol lindo o que achamos muito bom. Existem bares agradáveis para se degustar bebidas e comidas típicas.Entre casarões e monumentos do passado que são lindos e inesquecíveis. No inicio perto do cais tem um ponto de apoio da Prefeitura você assiste um vídeo de 7 minutos e já tem noção o que visitar neste tempo. Não deixe de comer o doce em espécie.( Muito bom é um doce de espécie é uma guloseima herdada dos açorianos. Feito com coco e açúcar, tem o formato de uma tartaruguinha. Sua popularização em Alcântara deve-se à distribuição gratuita na Festa do Divino).

 

Custos dos passeios e transfer (fizemos todos pela agência São Paulo Ecoturismo.

Lagoa do Peixe:R$ 50

Voadeira até Caburé: R$ 50

Boia Cross: R$ 50

Transfer: ida para Barreirinhas: R$ 40 Van Sr Guilherme volta: R$ 40 micro-ônibus empresa Fantur.

Barco Alcântara: R$ 12,00

Taxi centro histórico para Aeroporto: R$40,00

Alcântara tour: 98- 9145-6199 33371495 (Paulo Fernando).

- Onde comemos:

.Restaurante Kidelicia self-service em Barreirinhas.

.A Canoa: comida boa. Ambiente é bem legal e bonito.

Outros não lembro o nome rsrsr.

 

Espero que tenha ajudado,pois me ajudaram muito aqui com as informações.

Fotor0213234048.png.a0c1764a797846a1bae0c8feff86c166.png

Fotor0213232627.png.5ed8ddf02bc8ab5bf05c8fbb6d8eda77.png

Fotor0213235258.png.ee00934c879aacc1d703359ee3ff1790.png

Fotor0213234821.png.0c77927eac7b724a6fbba78956cbbe0c.png

Fotor0213233131.png.dd959c8c74dc3457b43152e116c8971d.png

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...