Ir para conteúdo

Moscow Metro


Posts Recomendados

  • Membros

Veja o texto original com fotos aqui: http://theworldbyfon.blogspot.com.br/2014/03/moscow-metro.html#links

 

Nessas minhas andanças conheci algus sistemas metroviários e talvez por uma questão da profissão que exerço sempre estou atento aos detalhes destes ambientes. Eu já havia lido muito sobre o metrô de Moscow, e sabia que seria uma experiência totalmente diferente do que estava acostumado.

 

Primeiro, lembre-se que o russo usa o alfabeto cirílico, então nem mesmos as letras sou capaz de compreender. Segundo: os russos,de maneira geral, não falam inglês e claro que o metrô não tem indicações escritas na linguagem universal dos viajantes. E então? Como faz?

 

Para mim estava claro: Cada linha tem uma cor, um início, um fim. Vai pela cor, escolhe o lado e se esforça pra descer na parada certa.Doce ilusão!

 

No metrô de Moscow, não existem mapas nas estações, apenas nos trens e as placas indicando as direções não são muito claras, ao meu ver. Então se esforce para lembrar de todos os caracteres cirílicos enquanto estiver no trem ou baixe um app no seu smartphone que ofereça uma versão em inglês com o nome das estações.

 

Nos sentidos que se aproximam do centro da cidade, a voz do metrô é masculina. Nos sentidos que se afastam, feminina. Na linha circular central isso também acontece: masculina no sentido horário e feminina no anti horário. Isso, em teoria, pode te ajudar.

 

Algo que torna o metrô de Moscow mais interessante são os rumores que ele gera por aí. Sendo considerado um dos túneis mais profundos do mundo, seria um perfeito refúgio para casos de ataques químicos ou nucleares. O fato de existirem poucas sinalizações seria uma forma de retardar a locomoção de qualquer pessoa que o invadisse, à menos que esta entendesse russo. Há quem diga que Stalin construiu um segundo sistema, mais abaixo do que opera em condições normais, que estaria em pleno funcionamento e que ligaria pontos estratégicos como Kremlin, o Serviço Nacional de Segurança e o Aeroporto do Governo. A administração do metrô nem nega e nem confirma isso.

 

Agora, o mais incrível deste lugar é a decoração de suas estações. Lustres, vitrais, muito mármore, símbolos e esculturas te fazem pensar que está entrando num palácio para uma festa de gala. Confesso que em uma das minhas tardes, dediquei algumas horas parando de estação em estação para fazer algumas fotos. A melhor, ao meu ver, em inglês se chama Komsomolskaya.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...