Ir para conteúdo

Bolivia, 10 dias, Sucre, Uyuni, Eduardo Avaroa, Salar de Uyuni


Posts Recomendados

  • Membros

Este é o relato de minha última trip foi no carnaval de 2014, foram 10 dias.

 

O destino foi a Bolívia, o Salar de Uyuni e a Reserva Eduardo Avaroa. Este post traz o planejamento geral desta viagem

A escolha da Bolívia se deu por três fatores:

1º) suas incríveis belezas naturais;

2º) viajar na Bolívia é muito barato! é possível viajar gastando muito menos do que numa viagem no Brasil;

3º) as passagens internacionais estão caríssimas nessa época! Eu consegui usar os pontos do meu sistema de milhagem do cartão de crédito para comprar as passagens Rio - Santa Cruz de La Sierra.

 

Santa Cruz - Sucre - Uyuni

 

Chegando em Santa Cruz de La Sierra a idéia original era seguir até Sucre de carro alugado. Mas minhas pesquisas mostraram que a estrada entre estas cidades é péssima e perigosa, tem muitos trechos em obra (as empresas fecham a estrada durante horas e horas) e nesta époda de chuva é comum a estrada ficar interditada.

 

Outra opçao seria uma longa viagem de õnibus que demora, se tudo der certo cerca de 18 horas. Entretanto, eu já li relatos na internet sobre essa viagem ter demorado de 2 até 3 dias. Assim, a melhor opção é a passagem aérea entre entre Santa Cruz de La Sierra e Sucre, o preço é uma pechincha, cerca de 50 dolares. Vale a pena ter um voo aventureiro de 30 minutos numa companhia boliviana do que encarar horas (ou dias) de estrada de terra.

 

Em Sucre alugamos um veículo 4x4 na Biz Rent a Car (ótima empresa e excelent atendimento, recomendo!!!). Vale uma informação. Na Bolívia o aluguel de carros é muito barato, bem mais barato qeu no Brasil. Isso foi uma mão na roda pois eu gosto de viajar por conta própria (quem acompanha o meu blog sabe disso) e seria ideal para os passeios no Salar de Uyuni e na Reserva Eduardo Avaroa

 

Uyuni e Salar de Uyuni

 

De Sucre seguimos à Uyuni, onde de onde seguimos para conhecer o Salar de Uyuni. Ficar perdido no Salar não é uma opção... Por isso eu levo meu GPS e arquivos de mapas que baixo da internet ou desenvolvo em programas que adquiri.

Março é período de chuvas e tivemos sorte pois não tinha muita água no salar e foi possível conhecer bem a região. Ver o por do sol no espelho de água e conhecer a Isla Incahuasi que ficou na parte seca do salar.

 

De Uyuni à Reserva Eduardo Avaroa

 

Em seguida seguimos de Uyuni, com no nosso "coche alquilado", para o sul da Bolívia em direção à Reserva Eduardo Avaroa. É nesta reserva que estão localizadas maravilhas como as belíssimas Laguna Colorada, Laguna Verde, a Arvore de Piedra, os Geiseres Sol da La Mañana, o Deserto de Siloli, etc.

 

Existem muitas empresas que realizam passeios para a Reserva Eduardo Avaroa, dentre estas gostei muito da Blue Line (essa empresa é recomendada pelo Guia Lonely Planet). Para conhecer essa região, mais ao sul da Bolívia, são necessários os tours de pelo menos 3 dias, com custos a partir de US$ 100. Fica muito mais barato participar destes tours do que fazer tudo por conta própria.

 

Entretanto eu prefiro, sempre que possível a aventura de fazer os roteiros por conta própria, pelo desafio, além da liberdade de poder parar onde quizer, ir aonde quizer, ficar o tempo que quizer em cada lugar, etc.

 

Mas como disse, exige planejamento, experiência em navegação porque as estradas e rotas não são consolidadas e é fácil se perder. Nesse "meio do nada" nós ficamos hospedados no Hotel Tayka Del Desierto, que literalmente fica no meio do Deserto. Esse hotel tem uma estrutura muito boa com quartos privativos, restaurante, banho quente. Ou seja um verdadeiro oásis no meio do deserto.

 

De lá regressamos a Uyuni, Sucre e Santa Cruz, de onde voltamos para o Rio de Janeiro.

 

Mais detalhes desta viagem no meu blog.

 

FOTOS

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-bolivia-e-uyuni-4-dia-salar-de.html

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-bolivia-e-uyuni-3-dia-salar-de.html

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-uyuni-na-bolivia-2-dia-de-santa.html

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-bolivia-uyuni-e-reserva-eduardo.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduardo?

 

Meu nome é Vicente

 

Será que vc poderia me dizer qual site vc usou para baixar o mapa da bolivia para ir de Sucre a Uyuni???

 

Baixei o mapa do site Wikiloc em formato GPX depois passei para IMG no pograma (gratuito) GPX3IMG www.gpx2img.com/

 

Depois vc salva o arquivo em IMG no diretorio Maps do GPS Garmin e pronto.

 

Foi tranquilo o aluguel do carro??? Tranquilo pegar numa cidade e devolver na outra??

 

Sim, foi tranquilo, veja no meu blog os detalhes e a empresa que aluguei em Sucre, a Biz Rent a Car. Eu cheguei em Santa Cruz, não aluguei lá por causa da dificuldade com a estrada entre StaCruz e Sucre

 

Pegar numa cidade e deixar em outra é complicado em qq lugar. Assim eu evito pegar numa cidade e deixar em outra, sai muito caro (acho que só nos EUA isso é tranquilo). As vezes o custo qeu eles cobram deste deslocamente é quase o preço de todo o aluguel.

 

E qual foi a companhia aérea boliviana que você utilizou???

 

Usei a AMASZONAS, pelo que li é a que tem menos problemas de atrasos e cancelamentos, além de ter a frota mais nova. Realmente os voos sairam na hora e voram tranquilos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros
Vi tua viajem gostei, estou montando um roteiro parecido.sera q está bom?

Santa Cruz - lá paz - estrada da morte - Copacabana - chactaya - huayna potosi - salar de uyuni - reserva Eduardo avaroa - Santa Cruz. Isso tudo em 14 dias.

 

Bom roteiro ! eu tentei incluir La Paz e Lago Titicaca mas ficou apertado no meu cronograma (10 dias) ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Vicente, to pensando em fazer esse mesmo R oteiro... só que como vou sozinho, não sei se rola de alugar um carro em sucre. Você sabe se existe a opção de contratar os roteiros já em sucre, com o deslocamento para Uyuni inclusos?

Se não, qual a melhor forma de ir de sucre para Uyuni?

 

Outra: viajar pela Amaszonas é tranquilo? Devo voar com essa empresa entre Sta Cruz e Sucre e entre Sucre e Lá Paz.

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...