Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

08 dias na Ilha Grande – RJ (16 a 23/03/2014)

Postado
  • Membros

Há 25 anos, conheci a Ilha Grande durante um carnaval. Naquela época, acampei na Praia de Palmas e o máximo que fiz foi visitar a Praia de Lopes Mendes.

Maravilhado com a Ilha, fiz a promessa de voltar; mas só agora consegui cumprir o prometido.

Antes de viajar, entramos em contato com um dos sites que divulgam a Ilha (http://www.ilhagrande.org) e, pelo site, recebemos e-mails de todas as pousadas da Vila de Abraão (principal vilarejo da Ilha) com os valores da estadia.

A escolha da Pousada ficou por conta do Vitor (meu companheiro há 14 anos), que estava há anos sem tirar férias; e como não queria ficar em um dos vários Hostels da Ilha, optou por uma Pousada considerada “Prime” pelo site. ::putz::

Pousada escolhida, data agendada, pacote pago, férias marcadas, tudo OK . Ou quase tudo..... Não vou entrar em detalhes, mas tivemos que remarcar nossa viagem 04 vezes. Por pouco não perdemos nossa reserva e o pagamento já feito. Só conseguimos viajar no prazo final.

Mochila arrumada, celular desligado (mas mesmo assim nos acharam), e lá vamos nós.

1º Dia (16/03/14) - “Ida para a Ilha”:

• Temos 03 opções para chegar à Ilha Grande (barca em Mangaratiba, escunas em Conceição de Jacareí ou barca em Angra dos Reis)

• Escolhemos via Mangaratiba:

Rodoviária Novo Rio x Mangaratiba (05:00hs da manhã);

O ônibus só saiu as 05:30hs, comecei a me preocupar pois a barca em Mangaratiba sai as 08:00hs e depois só as 17:00hs (as sextas, tem uma saindo as22:00hs); para piorar o ônibus fez parada em Itacuruçá e em Muriqui (duas localidades antes de Mangaratiba); mas tudo deu certo, chegamos a tempo em Mangaratiba;

Barca Mangaratiba x Ilha Grande (08:00hs da manhã);

O ônibus te deixa em frente à estação da barca, são 02 filas: uma para a compra do bilhete e outra para entrar. Em dias de Sol ou feriados, a fila é gigantesca. A barca tem, no 2º andar, bancos externos (nos lados e na parte de trás). O melhor lugar é nos banco da parte de traz, mas se não conseguir fique do lado direito para evitar o Sol durante o percurso. A barca também atrasou 30 min para sair;

Pessoal do RJ não se assuste; a barca é a mesma que fazia a travessia Rio x Paquetá;

• Chegando a Abraão (10:15hs), fomos até a pousada e trocamos de roupa. Saímos (11:00hs) para fazer um reconhecimento da Vila (padaria, farmácia, restaurantes, mercado, etc...).

Abraão é bem pequena, vc conhece tudo bem rápido. Não tem como se perder. Uma rua principal “Rua Getúlio Vagas” (paralela à Praia “Rua da Praia / Av. Beira Mar”), e várias ruas perpendiculares. Os moradores da Ilha vivem nas partes altas ou nas casas que ficam à direita do cais (Av. Beira Mar) aonde chega a barca (cais de concreto), o resto é todo ocupado por turistas;

Como todo local turístico, basta vc chegar e tudo o que é vendedor te aborda (carregadores, vendedores de passeios, indicação de pousadas) os vendedores de passeios chegam a se estranhar para conseguir clientes (evite comprar passeios no cais; depois completo a história); ::quilpish::

Fizemos um lanche e decidimos caminhar (11:30hs) sem rumo e acabamos indo parar na “Cachoeira da Feiticeira” (quase uma furada pois não levamos NADA , só a vontade e a curiosidade): ::putz::::putz::

Com o mar a sua direita, caminhe reto até encontrar a entrada do Parque Biológico;

• Logo após uma praça, vc vai encontrar um morador que vende bebidas (se vc levar mais de 06 unidades, ele te empresta um isopor) e logo depois dele, em uma casa amarela, uma moradora que vende “sacolé” (“geladinho”, ”chupchup”). O sorvete tinha uns 20cm; peguamos um de maracujá ao leite e outro de coco.

Após a entrada, o caminho se divide:

• O caminho à direita segue pelo litoral (Praia Preta, Ruínas do Lazareto (entrada proibida) e Ruínas do Aqueduto);

• O da esquerda leva vc ao mirante da Praia Preta, Mirante do Aqueduto, ao Poção e encontra com o outro caminho nas Ruínas do Aqueduto;

Fizemos o caminho da direita por ser basicamente plano;

Após o aqueduto, a dificuldade, começam as subidas.... ufa... e vc sobe, para, sobe, para, sobe... aí vc desce, desce e sobe e desce de novo... achei até que tínhamos perdido a entrada da cachoeira;

No caminho, muita gente voltando; “Hola!”, “Hola!” (apesar da crise na Argentina, a Ilha Grande esta lotada de hermanos), perguntamos em bom portunhol se estávamos longe e uma das meninas disse que estávamos no caminho certo, só que a cachoeira se chamava “Feiti “SECA””; (será que nosso esforço iria por falta de água abaixo??);

Achamos finalmente a entrada da cachoeira (mais subida);

E finalmente (14:00hs) chegamos (2 palmos de língua pra fora, e morrendo de sede):

• A Ilha estava há 03 meses sem chuva, logo, o “véu” de água estava reduzido (nada que decepcionasse tanto; pelo menos pra nós);

• Tinha uma família de argentinos (05 pessoas), 02 brasileiros e nós;

• A água é bem gelada, manda todo o cansaço embora; vc sai revigorado, pronto pra outra caminhada;

Saímos de lá ás 16:00hs, com as baterias recarregadas;

No caminho de volta, encontramos 02 insulanos que apelidei de “Ossaim e Aroni”; pois o 1º ia mostrando, identificando e dizendo pra que serviam várias das folhas no caminho (eu que adoro o assunto, tive um prato cheio); o 2º ia à frente observando o caminho e mostrando pequenos animais (micos, macacos prego, etc.. infelizmente só ouvimos o som dos Bugios). Nossos “guias” ficaram no Poção e nós seguimos para a pousada;

Não sei se foi o papo sobre plantas ou a energia da cachoeira, mas a volta foi molezinha...

Paramos pra comprar água na saída do Parque (já não aguentava mais);

• Lá pelas 19:00hs saímos pra caçar um lugar para nossa “jantarada”:

o A Ilha tem três grupos distintos de restaurantes:

Os da praia: maneiríssimos, bem bolados, ... numa boa “pra turista”. Comida de 1ª e preços lá em cima (alguns preverem pagar mais e estarem em um lugar mais “in”). Média POR PESSOA R$70,00;

Os da área da igreja (Rua Profª Alice Kury e Rua Getúlio Vargas): os chamados “populares/executivos”. Vc acha comida a partir de R$15,00 POR PESSOA; comida a kilo (conforme o horário varia de R$ 3,50 a R$ 5,00 cada 100gr)

Os do “Bouganville”: vc encontra de tudo (pesquise);

O atendimento em TODOS é lento;

o Comemos em vários lugares, mas só vou apontar o nosso favorito:

“ILHA GRANDE SINUCA AMERICAN BAR” (R. Pofª. Alice Kury, 140) – entrando na rua da igreja, fica na 1ª esquina à direita;

O lugar é simples e sem frescuras. A Lu e do Eduardo foram “A SIMPATIA”.

EXPERIMENTE:

• Churrasco de frutos do mar (peixe, lula, mexilhão, polvo, camarão), arroz, pirão (se vc quiser vem batata, farofa, molho vinagrete; mas diminui a porção do arroz) R$80,00 pra DUAS PESSOAS;

• Contrafilé na chapa R$40,00 pra DUAS PESSOAS;

• Cansados, voltamos à pousada. Dormir para amanhã ir até “Saco do Céu” (de 5 a 6hs a pé).

GASTOS DO 1º DIA (02 pessoa): total R$ 185,00 (R$ 92,50 por pessoa)

Passagem Rio x Mangaratiba: R$ 62,00

Passagem Mangaratiba x Ilha Grande: R$ 9,00

Lanche (Eu: 01 açaí de 400ml; Vitor: 01 média + pão na chapa com Q Minas): R$ 14,00

Sacolés: R$ 4,00

Água (04 de 500ml): 12,00

“Jantarada” (02 contra filés à parmegiana com seus devidos acompanhamentos + 02 sucos + 02 cervejas): R$ 76,00

Cafés (04): 8,00

004.JPG.7d99701ec60f53a540aadfed0a548438.JPG

003.JPG.2e2237ced62d2a42d33e8d7f73500d0b.JPG

002.JPG.df354a08f040ea062388044c337aa495.JPG

005.JPG.ca2b1bea6abef57a6466cfa873080c93.JPG

001.JPG.e793fd203d4f5a77d2b35ccd3c398a4b.JPG

Featured Replies

• 7 meses depois...
  • 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Muito obrigado pelo relato Marcos!

É minha primeira vez na ilha e queria tirar uma dúvida: gosto muito de "curtir" a praia. Meu plano era tirar alguns dias para acordar bem cedo, pegar uma trilha, encontrar alguma praia bacana (preferencialmente não muito cheia) e passar o dia ali, voltando ao final do dia.

Estou um pouco preocupado com relação à alimentação. Imagino que algumas dessas praias não devem ter infraestrutura e vou precisar levar os alimentos que vou consumir. Tenho uma mochila para acampamento muito boa mas ela não é térmica. Receio que a água e os alimentos vão acabar esquentando com o passar do tempo. Por outro lado também tenho receio de comprar uma dessas bolsas térmicas e ter que ficar carregando um trambolho que vai dificultar o caminho pelas trilhas.

Vocês alguma dica à respeito disso ou será que estou me preocupando demais?

Abçs!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.