Ir para conteúdo

São Luis e Barreirinhas - 9 dias

Gistrip

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Pessoal vou narrar minha viagem de férias para São Luis e Barreirinhas (Lençóis Maranhenses). Apesar de ser um roteiro conhecido é sempre bom ter dicas atualizadas.

1º dia – Cheguei no domingo por volta de 12:30. Fazia sol logo fui para a praia do Calhau, onde estava hospedada. Resolvi almoçar no quiosque Landruá. Tinha pratos individuais, mas a comida veio fria e sem muito tempero. Não recomendo. Fiquei hospedada no Litorânea Praia Hotel. De pontos positivos cito a localização (excelente), o quarto confortável e o café da manhã. De pontos negativos cito: Durante a minha estadia o elevador ficou parado por quase uma semana, o que me fazia ficar subindo e descendo escadas. O atendimento não é caloroso e sim polido, isso nem seria um problema, mas verifiquei que durante a semana quando ficam hospedadas pessoas a trabalho o tratamento é bom, durante os finais de semana, com os turistas, os funcionários ficam perguntando toda hora qual o quarto que você está hospedado durante o café da manhã, como se nós fossemos ficar tomando mais de um café da manhã, diferente da semana útil em que ninguém te aborda. Essa diferença de tratamento é muito ruim e denota falta de confiança nos turistas. Por fim a organização também não é muito boa visto que trocaram o meu nome da reserva por de outra pessoa. O chuveiro demora a esquentar e tem horários que ele simplesmente não esquenta, como se tivessem desligado o aquecedor.

A noite fui em outro quiosque (não lembro o nome) estava tocando reggae e o pessoal estava bem animado. Gostei do caldinho de sururu que tomei.

2ª dia – Acordei bem cedo e fui para Barreirinhas em um passeio de dois dias que reservei pela internet antes da viagem. Fui numa dica aqui de um viajante e contratei a Planet Turismo. Paguei R$ 330,00 individual – Translado, pousada e passeios). Recomendo esta agência. Saímos de São Luis 8:00 e chegamos em Barreirinhas por volta de 12:30. Fiquei hospedada na Pousada do Rio. De fora você não dá nada, mas ela é bonitinha e confortável, também almocei uma peixada muito boa lá no dia da chegada. Recomendo. Se estiver sozinho peça meio prato, pois é muita comida, e se você não pedir eles não oferecem.

A tarde fomos no passeio pelos Lençóis Maranhenses. Muito lindo mesmo!!! Mas se prepare, no caminho o 4x4 pula mais que cavalo bravo na estrada de areia e riachos. Nas dunas tem que ter pernas para andar também. Mas o visual compensa qualquer coisa. Uma coisa que me chamou a atenção foi a falta de fauna, quase não se vê bichos por lá.

A noite jantei na avenida beira rio. Lá é o local mais ajeitadinho da cidade, também acho que o mais caro. Comi bem, mas sei que tem outros lugares mais baratos bons também, vale a pesquisa.

3ª dia – Fomos no passeio do rio Preguiça. Pegamos uma voadeira (embarcação rápida) e começamos o passeio com paradas nos meandros do rio onde o guia explicava sobre a vegetação e fauna locais. Nem todos os guias fazem isto, então se o seu não falar nada diga que quer ver o peixe “tralhoto”. Ele parece ter 4 olhos, o que não é bem verdade, seus olhos são divididos de modo que ficam com parte deles fora d’água, é um espetáculo vê-lo correr sobre as águas como se fosse um calango. Tinha também um pássaro chamado Guará, bem vermelho, mas era arisco e não consegui fotografa-lo.

No trajeto tem paradas em dunas e comunidades que vendem artesanatos. Se gostar de algo compre pois não são caros. Eu estava mesmo é querendo tirar fotos, rs.

No final paramos em uma ponta de areia onde de um lado ficava o mar e o outro o rio. Tinha ainda um passeio de triciclo (50,00 por 30min). Não fiz mas parecia legal. Os pratos não são baratos, mas é comida a beça, se tiver com quem rachar é melhor. O passeio acaba por volta de 16:00h. As pousadas deixam a gente usar um banheiro para tomar banho e se trocar antes da volta. Cheguei em São Luis por volta de 21:30h. Me arrependi muito de ter ficado só dois dias lá. O melhor da viagem foi essa cidade. Tinha outros passeios (bóia cross, etc).

4º dia – Tive sorte e conheci duas mineiras gente boa, com elas fiz uns passeios em SL mais baratos por não estar comprando sozinha. Fomos pela Taguatur (eu recomendo, são pontuais, educadíssimos). Fizemos o city tour de manhã no centro histórico. Para quem viaja muito não é nada de maravilhoso, mas eu tinha muito tempo sobrando. Depois do city ficamos no mercadão que fica na rua do Giz. Lugar bom para comprar toda sorte de coisas (comida, doces, artesanato, etc). O centro histórico está realmente abandonado, casarões caindo aos pedaços, ladrões por todo lado, viciados em drogas, zero policiais nas ruas. Sou até bem corajosa, fiquei com medo lá... Se estiver num grupo grande ok, senão não recomendo ir lá sozinha. Hospedar lá no centro é algo que eu nem cogitaria.

Fomos no Convento das Mercês. Que roubada! Na entrada e saída quase corremos de uns viciados que nos encaravam. E nada de polícia. O convento é uma homenagem ao imperador do Maranhão, rs. Nem precisa dizer quem é! Chega a ser ridículo, estátua, pintura, livros, até roupa do Sarney, ninguém merece!!!

Almoçamos no Don Francisco (comida a kilo). O preço é ótimo, o sabor é bom mas novamente lá vem aquela comida fria... Pelo menos foi barato. E o pessoal é bem simpático, o que é bem incomum em SL. Na maioria dos lugares o povo te atende com cara feia, sem nenhum esboço de simpatia.

5º dia – Fui para o passeio de Alcântara também pela Taguatur. O passeio sai de manhã num catamarã. O percurso tem 1:30h de duração. Fomos na embarcação Meia Lua. O passeio é bonito, mas não nos deram coletes salva vidas e quando alguém pediu deram para ele um colete no mínimo nojento. Já em Alcântara não deixe de comer o doce de espécie, um tipo de queijadinha bem gostoso. Gostei do guia que nos mostrou lugares bem interessantes. Pena que o passeio é regido pela maré, e neste dia ela ia baixar bem cedo então fizermos tudo correndo, mas não foi culpa da empresa volto a dizer. Vai da sorte do dia mesmo.

Almoçamos na pousada Bela Vista. Que almoço maravilhosos!!! Deve ser legal dormir lá também, o lugar é bem transado.

6º dia – Fomos para São José de Ribamar. A cidadezinha é uma graça. A praça e a igreja são bonitos. Depois fomos para Raposa, uma comunidade de rendeiras. Lá só se compra rendas, não tem mais o que fazer. Agora estão aceitando cartão de debito e crédito. Mas também não está tão barato quanto era a anos atrás. Depois almoçamos num restaurante em Raposa, comida OK. Em seguida fomos no passeio de rio, para nosso azar choveu a beça, mas ainda assim dei um mergulho no mar (bem quentinho, diferente do RJ). Desse ponto do banho tem umas dunas que já dão uma idéia de como é lá em Lençóis.

A noite já em SL fui jantar no quiosque Estrela Dalva dos Gaúchos. Comi caranguejos, adorei tanto o atendimento quanto a refeição, super recomendo este quiosque. Não vá muito tarde porque tem até fila.

7º dia – Fiquei na praia do Calhau, chovia e fazia sol. Num quiosque tomei uma caipirinha e uma água de coco por 10,50. Não achei caro. Depois fui almoçar no famoso Cabana do Sol. O lugar é bonito e o atendimento bom. Pedi carne de porco e veio menos servido que a carne de boi, segundo as mineiras que já tinham comido lá antes. Não foi baratinho, mas rachando dá bem. Só não recomendo o purê de mandioca (aipim) veio super ralo com gosto de creme de leite. Se fosse para dar uma nota geral seria 7.

8º dia – Fui novamente a praia do Calhau durante o dia. A noite fui numa pizzaria ao lado do hotel. Lugar bonito, mas aquela falta de simpatia, rs... normal para os padrões locais. A pizza estava muito boa, mas não tinha pequena e para mim saiu caro e sobrou comida. Ainda tive que implorar por um garfo e faca, parece que lá tem que comer com a mão (coloca uma luva de plástico). Para ir em dupla ou grupo é bom, sozinho não recomendo.

9º dia – Volta para casa. Queria ter voltado no sétimo dia, mas a TAM não ajudou, me cobrando mais duas vezes o que eu já tinha pago para remarcar. Falta de concorrência é um problema no Brasil.

Dicas finais:

Dois dias em São Luis é muito mais que suficiente. A cidade está perigosa e alguns lugares meio desertos.

Lençóis eu ficaria 3 dias, pois é lindo e tem o que fazer. Espero ajudar a quem planeja ir para lá!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...