Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

:!::!::!: Atenção :!::!::!:

 

Thomas Welc, diretor da Kershaw informou que o modelo PACKRAT não mais fará parte do catálogo de produtos para 2012 :!::o

 

E foi mais além, já que citou que tal canivete NÃO MAIS ESTÁ EM PRODUÇÃO :!:::ahhhh::

 

Portanto se alguém tiver interesse no mesmo, não é que tenha que sair apavorado tentando comprar o primeiro que achar... os revendedores ainda devem ter uma certa quantidade em estoque; entretanto, findo este estoque não mais haverá reposição deste modelo :!::cry:

 

Acho que vou começar a garimpar o meu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gerber Big Rock Camp

 

 

Culpa do Véio Du Mato que me apresentou a esta faca há uns meses atrás! ::carai::

 

Estética perfeita! Esta é uma faca que se pode chamar de elegante! ::otemo::

 

598d9f12ae5f5_GerberBigRock01.JPG.5eb0ec067a3b255727d37449ed2bc759.JPG

 

Especificações:

Comprimento total: 24,2cm

Comprimento da lâmina: 11,8cm

Espessura da lâmina: 4mm

Largura máxima: 4cm

Desbaste: praticamente FFG- full flat ground

Acabamento: stonewashed

Empunhadura: polímero rígido encapsulado por elastômero

Espessura total da empunhadura: 1,6cm

Aço: 440A

Dureza: 58 HRC

Peso faca: 182g

Peso bainha: 38g

 

 

Há uma versão desta faca com fio combo, ou seja, serrilhado próximo à empunhadura e liso até a ponta. Há quem goste desta combinação. Eu prefiro o fio liso pois o acho muito mais versátil; sem contar a facilidade de reafiação.

 

A dureza medida no meu teste empírico é de 58 HRC, já que marcou minha CRKT e praticamente não foi marcada por ela mas foi marcada pelo meu Cold Steel American Lawman, enquanto deixou nele uma marca bem pequena. Também foi marcada pelo Buck Vantage Avid ( 59,5 HRC ) e praticamente não o marcou. ::cool:::'>

 

 

O aço desta faca é o 440A. Quase sempre se lê referências depreciativas a este aço da série 440. Mas a verdade é que com o devido tratamento térmico este aço tem uma excelente relação resiliência/tenacidade sendo bastante resistente à corrosão. É um aço de grãos pequenos com bastante estabilidade de fio, só possuindo pouca resistência à abrasão.

 

 

Seu fio de fábrica é razoável, mas apresenta uma simetria muito grande entre um lado e outro. Como de praxe fiz o desbaste de 10 graus de cada lado e um fio primário de 20 graus de cada lado, que garante desempenho, robustez e durabilidade. Uma vez polido, seu fio é extremamente suave e agudo, semelhante ao Sandvik 14C28N. ::cool:::'>

 

598d9f12a83de_440Ax12C27.jpg.afc28d063ef68658a999d4889f57c8d8.jpg

 

 

O design desta faca é simplesmente fantástico! Linhas muito elegantes e funcionais. Seu formato drop point faz com que ela seja perfeita tanto como uma hunter como uma bushcrafter. Sua longa e suave barriga aliada a um desbaste FFG indo quase à espinha fazem com que desempenhe bem praticamente todas as tarefas de corte mantendo ainda uma boa dose de robustez.

 

O fato do FFG começar bem alto, mas não na espinha propriamente dita ( cerca de 0,5cm desta ), além de aumentar a robustez estrutural da lâmina, torna ainda mais eficiente a técnica de battoning com esta faca, já que diminui bastante o engrimpamento da lâmina em uma madeira macia por exemplo. Este 0,5cm com espessura plena da lâmina forçam a clivagem da madeira que está sendo partida, forçando a projeção da linha de rachadura e aliviando um pouco o estresse do fio. Claro que neste ponto específico um scandi grind será muito mais eficiente, quando em mesma espessura de espinha.

 

Apesar de sua espessura de lâmina, seu comprimento e peso não serem os ideais para a técnica de chopping, esta pode ser utilizada já que o aço 440A tem boa resistência à torção e cargas laterais. Resumindo: demandará mais golpes pelo pouco peso, mas não irá quebrar! ::cool:::'>

 

598d9f12b72f1_GerberBigRock02.JPG.a9b58c5a8bcf0cda59edb6ec84f15ee4.JPG

 

A empunhadura é das mais confortáveis e ergonômicas que já experimentei. O elastômero externo dá um grip fora do comum, tanto seco quanto molhado. Infelizmente parece ser do tipo que se desfaz se submetido a impactos ou fricção com superfícies mais abrasivas como o próprio solo. ::bad:: Há um jimping nos 2,5cm iniciais do dorso da empunhadura, mas sua função é mais cosmética do que prática.

 

Na porção final da empunhadura o tang fica exposto o suficiente para abrigar um generoso passador de lanyard/fiel. ::cool:::'>

 

Sua bainha é na linha do simples, eficiente e barato, já que é de cordura ( nylon ) com insert em plástico semi-rígido, ficando a retenção por conta de uma tira transversal com um botão de pressão que realmente trava a faca na bainha. Desembanhar a faca é simples, rápido e até intuitivo, em se tratando de destros; já para os canhotos é outra história...

 

 

Sendo honesto, um dos fatores que mais me fez adorar e comprar esta faca é seu design, que não por coincidência é muito semelhante ao meu canivete favorito, o LongHorn da Lone Wolf ::love:: ( produzido antes da aquisição pela Benchmade, que literalmente “destruiu” a qualidade, acabamento e materiais das peças produzidas ). Afinal, a Lone Wolf foi estabelecida como uma pequena cutelaria semi-custom por funcionários antigos da Gerber, quando esta foi encampada pela Fiskars.

 

598d9e054e324_StaCruzeSucre027_edited.jpg.6de67840b85a8e4a127bf23f8ca8ec4c.jpg

 

Outra possível competidora nesta faixa de preço seria a Guepardo Amazon. Mas sendo bem honesto, acho que a Gerber deixa tanto a Guepardo como a venerada Mora muito, mas muito para trás!

 

598d9f139da1f_GerberBigRockcomparao02.JPG.3687efa23524942e7f1e8d4b15582fd7.JPG

 

Já até comprei talas de G10 coarse para quando as talas originais se desgastarem ou mesmo para substituição direta, já que esta faca merece!

 

Ah, e paguei apenas 27,00 dólares e mais 10,00 de remessa nesta “belezura”!

 

Mestre VdM, muito obrigado por me apresentar a esta “lindeza”! :mrgreen:

598d9f138f75d_GerberBigRockampLoneWolf.JPG.8302ee5553591d2ef63e25ec66b88286.JPG

598d9f1397a32_GerberBigRockcomparao01.JPG.3807f5031d6737f176a5b442ea4b1f9f.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que isso dr. :mrgreen:

essa faca é realmente linda, mas a sua bainha é uma vergonha!!!!! sou montanhista ela é uma das preferidas dos montanhista/campistas americanos por ser uma faca barata e confiável. Na época em que comprei a Prodigy (que tem uma geometria bem parecida), algumas coisas me pesaram para escolher uma faca mais cara, a principal foi ter 5 mm de espessura, segunda o aço Sandvik 12c27 e a terceira foi a qualidade da bainha.

 

fizeste e uma bela escolha. Parabéns... ::otemo::

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah, e retribuindo a gentileza dos links ( muitos ) já postados aqui por vossa venerandíssima entidade :mrgreen: , eis aqui o link do caboclo que vende blanks e peças acabadas em D2 e damasco:

 

http://shop.ebay.com/tahar631/m.html?_t ... 4340.l2562

 

Aconselho aos amigos esperarem até eu receber a que comprei para verificar a qualidade do tratamento térmico... mas os preços e as avaliações dos compradores são animadores!

 

E se virem uma peça em leilão que os agrade, não se apressem em comprar, pois peças idênticas sempre entram em leilão sequencialmente; dá para acompanhar por algumas semanas, avaliar por que média estão saindo e então aguardar uma pechincha ( a minha por exemplo quando resolvi comprar me saiu pelo lance mínimo de 19,99 e eu já a tinha visto sair até por 36,00... ).

 

O damasco é aço 1095 com outro de baixo carbono ( não informado ) e com 7 "dobras" ( 130 camadas ).

 

Se alguém se interessar tenho os link de muitos ítens que já finalizaram com os respectivos preços para servirem de parâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Escrevi para o seller oakcutlery perguntando se ele não teria a kershaw packrat e a pronta resposta veio informando que conseguiria em uma semana. ::otemo::

 

Olhei ::putz:: outros itens em sua loja e me deparei com as afamadas Mora. Como a "primeira dama ::love:: " sempre me apoia nesses negócios que eu me meto, quero presenteá-la com uma dessas: MORA OF SWEDEN 2010 BUSHCRAFT SANDVIK STEEL BLADE KNIFE ou a MORA OF SWEDEN 2080 BUSHCRAFT TRIFLEX STEEL BLADE KNIFE. E a dúvida surge: qual comprar??? Os cuteleiros de plantão poderiam comentar suas características, diferenças, qualidades, defeitos...?!

 

Vixi :oops: , depois tem as dúvidas sobre afiação. Mas aí é outra história para outro tópico.

 

 

Valew ::cool:::'> .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rmcolpani, ::carai::

 

::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Pronto, com esta "inocente" dúvida ele tocou fogo no fruteiro! ::vapapu::::lol4:::mrgreen:

 

Brincadeirinha! ::lol3::

 

Na verdade você está entre duas excelentes opções! ::otemo::

 

O Mestre VdM tem uma triflex e eu tenho uma 2010; outros amigos aqui do fórum têm outras Moras ( incluindo as duas citadas ) e verá que todos sem exceção prezam e adoram suas suecas! ::love::

 

Para tornar bem resumido o que pode potencialmente ser uma longa lista de qualidades e até de discussão, faça o mais simples: pergunte à primeira dama se ela prefere uma excelente faca que é "inoxidável" ou uma excelente faca que pode dar "uma manchadinha"! Ah, e claro, mostre as imagens de uma e de outra, já que as diferentes geometrias tem desempenho um pouco diferente em algumas tarefas.

 

Para lhe facilitar um pouquinho, vou dar uma opinião estritamente pessoal: se a utilização básica for para preparo de alimentos em geral, a geometria da Mora 2080 triflex é um pouco superior em desempenho à Mora 2010.

 

Posso estar errado, mas acho que o que mais vai influenciar a decisão da "dona patroa" é o design e a questão de se é ou não "inoxidável". ::xiu::

 

De qualquer forma, não tem como você errar escolhendo uma ou outra! :D

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Na verdade é para ser surpresa o presente... Entretanto também estou inclinado à Mora 2010.

 

Para battoning e/ou chopping alguma das duas possui vantagem? E a Kershaw Packrat como se sairia?

 

::cool:::'>

 

 

Rmcolpani, ::carai::

 

::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Pronto, com esta "inocente" dúvida ele tocou fogo no fruteiro! ::vapapu::::lol4:::mrgreen:

 

Brincadeirinha! ::lol3::

 

Na verdade você está entre duas excelentes opções! ::otemo::

 

O Mestre VdM tem uma triflex e eu tenho uma 2010; outros amigos aqui do fórum têm outras Moras ( incluindo as duas citadas ) e verá que todos sem exceção prezam e adoram suas suecas! ::love::

 

Para tornar bem resumido o que pode potencialmente ser uma longa lista de qualidades e até de discussão, faça o mais simples: pergunte à primeira dama se ela prefere uma excelente faca que é "inoxidável" ou uma excelente faca que pode dar "uma manchadinha"! Ah, e claro, mostre as imagens de uma e de outra, já que as diferentes geometrias tem desempenho um pouco diferente em algumas tarefas.

 

Para lhe facilitar um pouquinho, vou dar uma opinião estritamente pessoal: se a utilização básica for para preparo de alimentos em geral, a geometria da Mora 2080 triflex é um pouco superior em desempenho à Mora 2010.

 

Posso estar errado, mas acho que o que mais vai influenciar a decisão da "dona patroa" é o design e a questão de se é ou não "inoxidável". ::xiu::

 

De qualquer forma, não tem como você errar escolhendo uma ou outra! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rmcolpani,

 

Não tenho uma triflex, mas tenho uma classic que se aproxima da 2080 em termos de geometria. Como não fiz battoning ou chopping com nenhuma das duas, não posso lhe dar uma opinião sólida e embasada em uso.

 

Entretanto, avaliando puramente pelo lado da geometria das lâminas, eu acho que a 2080 se sairia melhor... Ok! Até o fim de semana se eu não for à roça vou dar um jeito de achar algum log de madeira seca com menos de 3 polegadas/7,6cm de diâmetro e tiro isso à prova! ::mmm:

 

Com relação ao Packrat, como em qualquer canivete, NÃO é recomendado nem uma técnica e nem outra! :!::o Em último caso, se for absolutamente necessário, ou seja, se não houver uma lâmina fixa ou uma machadinha disponíveis, pode-se realizar o battoning com a técnica da lâmina destravada e dobrada 90 graus em relação à empunhadura ( "L" ); chopping definitivamente NÃO! :!: O estresse sobre a trava, o pino batente e o pino fixador da lâmina seriam além do que ele ou outros canivetes são projetados para aguentar.

 

Se a pergunta for estendida à Field knife 1082, a resposta também será não, mas por insuficiência de comprimento de lâmina, fragilidade da ponta e por falta de massa para conseguir bons impactos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Blz Cabraljr, vou aguardar o seu teste. Quero agradecer o seu esforço e o compartilhamento das informações que são de grande valia para a decisão final sobre qual aço comprar. ::otemo::::otemo::

 

Rmcolpani,

 

Não tenho uma triflex, mas tenho uma classic que se aproxima da 2080 em termos de geometria. Como não fiz battoning ou chopping com nenhuma das duas, não posso lhe dar uma opinião sólida e embasada em uso.

 

Entretanto, avaliando puramente pelo lado da geometria das lâminas, eu acho que a 2080 se sairia melhor... Ok! Até o fim de semana se eu não for à roça vou dar um jeito de achar algum log de madeira seca com menos de 3 polegadas/7,6cm de diâmetro e tiro isso à prova! ::mmm:

 

Com relação ao Packrat, como em qualquer canivete, NÃO é recomendado nem uma técnica e nem outra! :!::o Em último caso, se for absolutamente necessário, ou seja, se não houver uma lâmina fixa ou uma machadinha disponíveis, pode-se realizar o battoning com a técnica da lâmina destravada e dobrada 90 graus em relação à empunhadura ( "L" ); chopping definitivamente NÃO! :!: O estresse sobre a trava, o pino batente e o pino fixador da lâmina seriam além do que ele ou outros canivetes são projetados para aguentar.

 

Se a pergunta for estendida à Field knife 1082, a resposta também será não, mas por insuficiência de comprimento de lâmina, fragilidade da ponta e por falta de massa para conseguir bons impactos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

caro Rmcolpani,

 

como o velho cabral disse, a bushcraft 2010 tem a enorme vantagem de ser inox.... e a triflex enferruja ! para o preparo de alimentos isso é um grande diferencial. a única vantagem da triflex é a sua resistência mecânica, pois tem uma têmpera diferencial, ou seja fica mais difícil de quebrar, logo é mais seguro fazer battoning com ela.

 

Resumindo, a triflex é uma faca que dá para ir pro mato apenas com ela, vai dar conta de fazer todo trabalho. de picar lenha para fogueira ao preparo do alimento (certamente a batata vai escurecer em contato com aço carbono). Já a inox poderá fazer tudo isso e sem enferrujar, mas se ser uma porrada de mal jeito na lâmina corre o risco de quebra-la, então recomendaria que se for pro mato, leve uma faca mais parruda para fazer o serviço pesado e a mora com seu corte invejável para o serviço mais leve.

 

 

inté...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...