Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa Mochilão - 6 países, 12 cidades em 23 dias (LONDRES)

Postado
  • Membros

Meu sonho sempre foi sair do Brasil e para começar, decidi que seria o Continente Europeu. Gostaria de conhecer muitos outros países mas o tempo foi apertado. Agora em junho/14, fez dois anos que eu e dois amigos partimos. Em comemoração, acho que chegou a hora de compartilhar as impressões que eu tive da viagem.

Meu amigo Lucas quem fez o roteiro. Sei que ele passou dias estudando e analisando as rotas, consultando sites e outros relatos. Claro que o roteiro perfeito a gente só sabe depois que termina a viagem. Por exemplo, eu ficaria muito mais tempo em Madrid (ficamos 2 dias) do que em Barcelona (quase 5 dias). Mas o Lucas tinha ido para Barcelona e não parava de me dizer como a cidade era incrível e ficamos mais tempo lá.

Saímos do Brasil com todos os hostels reservados e com todas as passagens compradas e deu quase tudo certo. Teve alguns perregues mas acho que não existe viagem sem imprevistos e eles rendem experiência. Nosso orçamento era R$ 9 mil mas no final nós conseguimos fazer tudo com R$ 7 mil e confesso que não passei vontade em nenhum momento e ainda comprei presentes para todos os meus amigos.

O Lucas pensou no roteiro partindo de Londres. Fomos pela TAM (Voo Guarulhos - Heathrow) e lembro que na época a passagem custou R$ 2.500,00 com as taxas. Porque Londres? Por ser a maior capital da Europa, é mais barato conseguir voos diretos para lá. Depois porque na cabeça dele, ia ser mais legal se começássemos pela cidade mais diferente do Brasil e depois irmos "abrasileirando". Foi genial essa percepção dele depois explico o porquê. Saímos de Guarulhos à noite do dia 01/06. E ai começou a nossa aventura:

LONDRES - 02/06 - 11h00.

Eu chorei quando vi a costa da Inglaterra. Coisa meio tonta né? Mas me emocionei mesmo. Descemos no aeroporto de Heathrow e fomos para alfândega. Foi bem tranquilo. O guarda pediu minha passagem de volta, o comprovante da minha hospedagem (eu imprimi o comprovante de reserva do Hostel) e também perguntou minha profissão. Nada demais.

DSC05407.JPG.59148691a1beca37ab6308abd9fbd758.JPG

Saímos de lá e pegamos o metrô para o hostel. Até aqui, sem mistério nenhum. O metrô de Londres é auto-explicativo. Lembro que você pode comprar os tíquetes de acordo com a região que você prefere transitar. Também tem opção de pegar viagens unitárias ou um passaporte para o dia todo (assim como aqui no Brasil).

Chegamos sem grande problemas na Victoria Station - que era a estação perto do nosso hostel.

DSC05413.JPG.3b83260a217160d0bc50eccdc4242388.JPG

DSC05410.JPG.a1af75fc50184260ef5893f33e759f56.JPG

Metrô de Londres é conhecido como Underground - é tão funcional que praticamente é uma grife

Não lembro exatamente do nome do hostel mas lembro que ficava na Belgrave Road e que era super limpinho e perto do metrô. Mas acho bem difícil pegar um hostel ruim em Londres - a localização sempre será boa porque o metrô tem uma malha imensa. O que me chamou a atenção nesse hostel era que não aceitava pessoas mais velhas do que 40 anos.

Logos nos primeiros momentos saímos para explorar a cidade, pegamos um metrô para Picadilly Circus e descemos pelo centro. Comemos o tal do kebab com molho escorrendo nos nosso braços (os ingleses não tem muita culinária, é uma mistura assim como tudo aquela cidade, uma mistura de várias culturas que chegaram ali e deixaram um pouquinho. Em um ponto de ônibus eu cheguei a ouvir umas três línguas diferentes). Depois chegamos na Trafalgar Square, descemos até o Big Ben e ficamos um pouco nas margens do Tâmisa. Não andei na London Eye mas não tive vontade. Naquela hora, era momento de molhar a garganta. Pegamos um ônibus, passamos pela famosa Abbey Road e depois fomos direto para Camden Town procurar uns pubs. E eu andando maravilhada olhando para cima porque eram onze da noite e estava claro ainda.

Tem duas coisas que são chocantes em Londres: o transporte público e a sensação de segurança. Você anda na rua as 4 da manhã com se fosse às 3 da tarde. Impressionante.

A maioria dos pubs aceitavam o nosso Travel Money mas sempre pediam um documento comprovando a identidade e eu sempre mostrava o passaporte. Em uma dessas ocasiões, um amigo que mora em Londres estava ao meu lado e ele disse "Mariana, não fica tirando seu passaporte por ai! Mostra sua carteira de motorista!". Eu fiz isso a partir desse momento e deu muito certo, ninguém contestou.

Os pints (copos de cerveja) eram cerca de 4 pounds, cerveja quente, pub abafado tocando rock, ambiente perfeito. Quando estávamos começando a curtir, toca uma sirene e os seguranças literalmente nos expulsaram... eu até pedi um copo de plástico (tinha acabado de comprar um pint) mas o segurança simplesmente riu da minha cara, tirou os pints da minha mão e RUA. Agora eu sei porque os gringos amam o Brasil: a festa deles acaba as duas da manhã. Não teve jeito, comemos mais um kebab e fomos dormir. Detalhe: Pegamos um NIGHT BUS para voltar para casa... o ônibus da madrugada parecia uma balada, só tinha bêbados e os motoristas pareciam bem acostumados com isso. Achei demais pegar um ônibus para voltar da balada para casa... e o cartão do metrô também funciona no ônibus.

DIA 03/06 e 04/06

Era dia do Jubileu de Ouro da Rainha e os londrinos estavam na rua. Confesso que estava de ressaca mas consegui ver a rainha andando de barco pelo Tâmisa acenando. Esse dia demos uma volta pela cidade, pelos museus, tirando as fotos dos castelos e a noite fomos em uma balada em Picadilly Circus (a maioria das baladas ficam lá). Não era cara, não era muito boa também. Mas valeu a pena porque fechou um pouco mais tarde (umas 4 da manhã). No outro dia, era o último dia na primeira fase da viagem (porque no final nós íamos voltar de São Paulo também) e eu tomei um belo English Breakfast, visitamos o Hyde Park e então voltamos e pegamos nossas coisas no hostel que já estava na hora de ir. Fomos andando até a estação de ônibus que ficava ao lado da Victoria Station onde eu comi também uma torta de rim (sempre fui a favor de comer todas as comidas típicas de um país) que era mais ou menos... mas valeu a experiência. Pegamos o ônibus para o aeroporto de Luton que era um pouco mais afastado da cidade. Não é caro, alguma coisa como 8 pounds.

Londres é uma cidade fantástica e totalmente diferente do que vemos aqui no Brasil do ponto de vista de mobilidade urbana e urbanização. As calcadas são limpas, o transporte público funciona perfeitamente de dia e a noite - sem contar que você se sente seguro o tempo todo. Em compensação, as pessoas são fechadas e sim, chove o tempo todo, não é lenda. Gostei muito da cidade mas eu como gosto de sol, acho que não aguentaria ficar lá por muito tempo. E um conselho: não fica convertendo a moeda. Sei que a libra é bem mais caras mas como diz o ditado: quem converte não se diverte;

E então.. rumo a Amsterdam.

DSC05433.JPG.02082a74aa68d2d91a2bb1ea139903c6.JPG

Featured Replies

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.