Ir para conteúdo

Serra da Capivara - Informações Uteis


Posts Recomendados

  • Membros

Ola pessoal ao fazer o roteiro para a Serra da Capivara achei muito poucas informações sobre o local e por isso resolvi escrever este relato que espero seja útil para aqueles que estão interessados em conhecer aquela região:

Chegamos de avião por Petrolina e de lá pegamos o ônibus Gontijo com destino a cidade de São Raimundo Nonato (apenas 1 onibus por dia com saída as 14:10 - R$59,00 a passagem) – recomendo comprar a passagem com antecedência na rodoviária de Petrolina pois o ônibus vai lotado. São 5 horas de viagem ate a cidade de São Raimundo nonato em um ônibus sem ar condicionado em um lugar onde a temperatura quase sempre passa dos 30 graus rs, porem a viagem é muito agradável e da pra ver, pela janela do ônibus a paisagem da região.. (na ida o sol bate no lado esquerdo do ônibus e na volta o sol bate no lado direito – então sugiro usarem estas informações na hora de comprar as passagens pois como não tem ar condicionado é legal viajar sem o sol incomodando a apreciar a paisagem...

A rodoviária de São Raimundo fica longe da cidade e a corrida de taxi ficou em R$12,00 reais. (ônibus de volta a Petrolina saí as 11hs)

Existem praticamente 3 hotéis na cidade:

Hotel Serra da Capivara – penso ter sido o primeiro hotel da cidade e por isso existem varias indicações sobre ele nos guias e na própria internet. Dispõe de piscina, porem fica um pouco distante do centro

Pousada Zebelê- fica no centro e uma amiga ficou la e disse que gostou bastante

Hotel Real – foi o que ficamos e acho que com certeza foi a melhor escolha. A localização é excelente bem no centrinho da cidade. Quartos grandes e espaçosos, café da manha ótimo e restaurante muito bom para se tomar uma cerveja com um tira-gostos no fim do dia. O hotel dispõe de 3 tipos de acomodações. Reservei pelo Boooking então pequei a versão top que saiu por R$165 a diária para 2 pessoas. Caso queiram opções mais baratas de quarto é só ligar la e se informarem pois existe 2 categorias abaixo desta que fiquei. Telefone do Hotel é o (86) 9414-5591

 

Passeios ao parque:

O local não dispõe de agencias de turismo ou de passeios com vans ate o parque nacional da serra da Capivara. Então existe apenas 2 opções para se chegar ate o parque: ou alugar um carro em Petrolina (em São Raimundo não existe agencia para se locar carro) ou contratar um guia que tenha carro (cobram R$150,00 por dia para o transporte e ainda um valor que varia de R$100,00 a R$120,00 por dia). Não se entra no parque sem um guia. Então quem alugou carro em Petrolina paga apenas o valor de 100 a 120 pela diária do guia; agora quem (como no meu caso) chegou ate São Raimundo de ônibus tem que arcar com a despesa de 150 de transporte e ainda os 120 do guia, saindo portanto um valor de R$270,00 por dia – caríssimo rs

O pessoal do hotel nos passou uma lista enorme com o nome dos guias, porem pouquíssimos deles tinham carro, o que complicava ainda mais as coisas... vou dividir com vcs o telefone dos guias para que planejem tudo com mais antecedência: DDD 89

Waltércio: 9405-4607

Antoniel: 8108-8706

Carlos: 94423789

Edvan: 8122-9460

Edvardo: 9402-3340

Giordano: 9411-8901

Iderlan: 8116-4936

Júlio Fillho:: 9402-1974

Mário Afonso: 9909-2832

Mário Filho: 9430-2800

Nestor: 9415-2306

Pedro Nolasco: 9407-1573

Rafael: 9927-6722

Sidrac: 9411-0637

Wilf: 9417-0637

Osmar: 8116-8649

Escolhemos o guia Waltércio Torres (9405-4607) e penso que fizemos uma excelente escolha. Ele tem carro próprio, é formado em biologia e aprendemos muito com ele sobre as atrações, plantas, pinturas e animais do parque. Parece que o kra nasceu para isso, gosta do que faz e exerce seu trabalho de uma forma que nos agradou muito. Nos passeios vc sai as 7:30 da manha e retorna depois das 18hs (em muitos destes passeios de dia todo os guias ficam impacientes para voltar logo pra casa) e em todos os dias nosso guia foi ótimo e penso que se tivesse que voltar as 10 horas da noite ele voltava feliz da vida rsrs. Então minha recomendação é que liguei pro kra que vão gostar!

Para se conhecer todas as atrações são necessários 3 dias completos em passeios que normalmente se sai as 7:30 e retorna no final do dia. O parque dispõe de uma quantidade enorme de pinturas rupestres da pré historia e paisagens muito lindas de formações rochosas. Tentei anexar algumas fotos mas infelizmente acho que o site esta com problemas por isso joguei la no flicker (quem quiser de uma passada por la - endereço no final). Espero que ajude!

Próximo da cidade existe o museu do homem americano que fica a uns 4 km do centro, porem é pequeno e dispõe de apenas 2 salas com itens acessíveis ao publico. Quem for comprar alguma lembrança da Cerâmica Serra da Capivara, sugiro comprar direto na fabrica quando da visita durante o passeio do Boqueirão da Pedra Furada (tanto na cidade quanto no museu existem filiais desta loja porem a diversidade de itens é bem maior na fabrica).

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Estive no Parque Nacional da Serra da Capivara em agosto/2017. Seguem alguns relatos e informações úteis.

- São Raimundo Nonato

Transporte: Fui de carro por Petrolina. Estrada boa até Remanso. De Remanso até a divisa BA-PI é estrada de terra (cerca de uns 50km). Depois, da divisa até SRN é asfalto muito bom. Precisa tomar cuidado com bodes atravessando a pista o tempo todo. De Remanso é possível fazer um outro caminho mais longo só de asfalto até SRN (via Campo Alegre de Lourdes). Têm ônibus de Petrolina e Teresina.

Infra-estrutura: SRN é relativamente grande. Boas opções de restaurantes e bares. Bancos: Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste. É altamente recomendável levar dinheiro, pois sacar lá pode ser complicado. A agência do BB, por exemplo, ficava lotada o dia todo.

Hoteis: fiquei na Pousada Zabelê. Achei uma boa opção, bem localizada. Diária com café da manhã R$130 quarto casal privativo com WC, frigobar e ar condicionado. À noite o lounge da pousada se transforma num barzinho aberto à hóspedes e não-hóspedes, com porções muito boas e bebidas a preços muito atrativos. Pousada aceita cartão de crédito. Funcionários dão várias dicas e agendam guias pra visitar o Parque.

- Parque Nacional da Serra da Capivara

Impressões gerais: o lugar é muito bonito. A geografia é bastante acidentada, e as vistas são impressionantes. Mas o mais marcante realmente são as inscrições rupestres. São milhares de desenhos espalhados nas pedras e tocas. Fauna e flora são um espetáculo à parte.

Preços: é obrigatório ir com guia. Contrata-se o guia em SRN. Se chegar no Parque sem guia corre-se um grande risco de não poder entrar, pois geralmente os guias não ficam de plantão no parque. A diária do guia é R$150 para grupos de 1 a 8 pessoas. É possível tentar negociar, vai de caso a caso. Além disso a entrada do Parque é R$16 por pessoa por dia. Não há valores diferenciados para grupos, estudantes, pacotes para mais de um dia, etc. O almoço no Parque é no albergue e custa R$24 por pessoa pra comer à vontade. Muito bom e vale bastante a pena. Só aceita dinheiro em espécie. Mas é possível levar seu próprio lanche. Para quem não estiver de carro, precisará contratar um guia com carro. Neste caso o preço médio é R$200 por dia só o carro (não inclui a diária do guia).

Quanto tempo ficar: pra ver o mínimo do mínimo precisa de 2 dias inteiros. Mas na minha opinião são necessários pelo menos 3 dias inteiros pra ver o "best of" do Parque. Impossível conhecer tudo (precisaria de 1 mês). Para planejar sua viagem precisa considerar que anda-se bastante, então talvez seja interessante considerar 1 dia adicional para descansar entre os passeios. Eu fiquei 3 dias inteiros e fiz passeios nos 3 dias. Foi cansativo mas muito recompensador.

Museu do Homem Americano: muito interessante, com diversos materiais encontrados durante as escavações. 1h é suficiente pra visitar o museu. Dá pra visitar o museu no mesmo dia de algum passeio. Eu fiz no dia de ir embora. Passei lá antes de pegar a estrada. Custa $14 por pessoa (tem meia entrada para estudantes, idosos, etc).

Dicas gerais: Faz muito calor lá. Precisa levar bastante água nos passeios. Vale muito a pena conhecer a cerâmica do Parque, que fica anexa ao albergue que oferece almoço. Tem muitas peças bonitas com representações das inscrições rupestres. Ele também têm uma loja em SRN (próxima à Pousada Zabelê). Quem compra no Parque tem 20% de desconto. Na loja do Parque não aceita cartão, mas é possível levar as peças com desconto e pagar depois na loja em SRN com cartão. Dá pra comprar online também. Eles despacham para vários lugares no Brasil.

Pra quem vai por Petrolina vale muito a pena passar uns dias lá. Petrolina e Juazeiro, divididas pelo Rio São Francisco, são muito aconchegantes. Passeios de barco, visitas a vinícolas, bares à beira-rio. Muito bom.

  • Gostei! 3
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Bom dia, pessoal. Visitei o Parque agora no início de janeiro 2018 e foi incrível!! Fiquei apenas 2 dias. Fui de Teresina a São Raimundo Nonato com a viação Princesa  do Sul, paguei R$ 96 pela passagem. O meu guia se chamava Rafael o celular dele (whatsapp também) é 089 98129-0151. Como eu estava sozinho topei fazer o passeio de moto, ele fechou comigo R$ 200 por dia (150 guia e 50 transporte). Fizemos muitas trilhas, uma de 3 horas de duração. É cansativo, mas vale a pena. Fiquei hospedado na Pousada Ninho da Siriema que fica ao lado da rodoviária de São Raimundo Nonato. Super econômico! Dona Ivete e Ytamar um show de atenciosidade. Me cobraram R$ 30 pela noite em um quarto com ventilador e café da manhã incluído. Recomendo!

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...