Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros

OPA DIEGAO!!! Cara , eu acredito q seja o Pressurized Jet Alcohol Stoves

 

Achei ele mais funcional, por ser pressurizado.... e pelo q li me demonstrou ser mais eficaz.

 

inclusive ele faz uma relação sobre os fogareiros, vo tenta traduzir pra vc:

 

 

 

Pressurized Jet Stove - QUeima bem. Menor desperdicio de combustivel (provavelmente). complicado de construir. Pode-se customizar o queimador. dificil para c acender , pois precisa ferver o combustivel antes.

 

Pressurized SideBurner - nao precisa de um aparador de panela.

 

Photon Stove - queima bem. menor desperdicio de combustivel. dificil de construir. dificil para acender. e muito dificil para se cozinhar lentamente.....

 

Mark Jurey's Penny Stove - um kit elegante e facil de se construir.

 

Acho q da pra entender bem.... Quando fala q é dificil de cozinahr lentamente é pq ele queima muito ou seja, ,a chama ta sempre alta..... facil de queimar a comida.

 

Acho q é bem isso

 

Vamos discutindo, EU TO FAZENDO A APOSTILA AQUI!!!! MAS O TEMPO TA CURTO

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

o penny é feito de um tipo de lata mais larga de heineken, q a gente não tem aqui no brasil....

 

pela backpacker, nesse artigo http://www.backpacker.com/gear/article/0,1023,4566,00.html - é o cat can stove - feito de ltasa de comida de gato, mas podemos fazer com outras latas, o que venceu a disputa pela eficiência, o mais "quente".

 

como fazer esse modelo: http://zenstoves.net/CatCanStove.htm

 

detalhe, salvo pela tal lã de vidro, o resto é bico. é dos mais fáceis de fazer, pq vc nem precisa furar, lixar, etc. tá pra fazer com um pouco de habilidade.

 

[]s

 

p.s. tô esperando achar as latas certas pra fazer um desses pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

hoje à tarde, nuns 30 minutos sem ter o que fazer no quarto do hotel, comecei a brincar com uma lata de alumínio e um canivete. digam uma coisa... como vcs andam fazendo furos nas latas?

 

acho q vou desenvolver técnicas do tipo "espiriteira de lata feita com canivete". hehehehe

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OPA DIEGO!

 

FIZ TESTE SIM.... fiz um miojo e cozinhei um arroz parbolizado, ,levou 4,5 mim pra ferver um litro de agua..... com o alcool do mais reba possivel..... aquele q é bem cheio de agua ahhahaha.

 

Funciona bem, ,mas da pra melhorar ele, eu to vendo um esquema de fazer ele fica presurizaado, amanha devo fazer um se sobra um tempo, Q NAO TA SOBRANDO PRA NADA.... ae falo pra vcs....

 

O meu funciona legal, so q tem de calcular a altura dele pq senao fica muito oxigenado e a chama fica amarela... e empreteja a panela. Lembra das fotos? O tamanho da labareda amarela? Isso ta acontecendo pq o duto central la é muito aberto, e ta gerando desperdicio de combustivel tambem.

 

Abraços

 

Ze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

zé,

 

pense em construir outro fogareiro. vc pode fazer um de fogo lateral, aberto em cima, como esse teu, mas com os buracos na lateral: assim que o fogo pegar ali, vc apóia a panela no próprio fogareiro, e tampa o buraco superior. resolve dois problemas: o do suporte da panela, e o do desperdício de álcool por excesso de consumo. vai faltar só um aparador de vento.

 

ou vc pode tentar adaptar uma tampa pra esse furo central, ou uma redução do buraco, por uma tampa feita de um fundo de lata de refri, que não chega a tampar, mas reduza bem o brucaco central.

 

como suporte da panela (inclusive, se vc for cirativo, faz furos diversos e "regula" a altura), dá uma olhada em http://mysite.verizon.net/k3ct/Stoves/TurboCatII.htm - numa das últimas fotos, tem um misto de suporte pra panela e aparador, que é refletor de calor também, feito de uma folha de alumínio. repara que é desmontável e enrolável, e tem umas ripinhas de metal que suportam o peso da panela. tem outros modelos aqui: http://zenstoves.net/PotStands.htm

 

eu quero ver se tenho tempo pra montar um do tipo cat can, com latas de atum e etc. e esses suportes feitos de folha de alumínio pra nós são mais fáceis de fazer. alguns dos modelos da gringaiada pedem latas que a gente não tem no mercado aqui. infelizmente...

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ENTAO OGUM! Bao cara?

 

Bixo entao... eu pensei nisso mesmo viu.... pra eliminar material.... fazer algo mais compacto....

 

Vou desenvolver ele amanha, hoje preciso dormir ainda nao dormir de ontem pra hoje, eu to um caco.... NINGUEM MERECE BRIGAR COM SEGURADORA DE AUTOMOVEL!

 

Mas... entao... eu pensei nisso q vc falou, tentar adaptar uma tampa no duto central do meu fogareiro, do tipo, para acender, eu o faço como um fogareiro nao pressurizado.... (pela abertura do duto), depois q o combustivel ja aqueceu e está passando para o estado gasoso... eu tampo o duto..... ae ele se transforma num fogareiro pressurizado.....

 

So que quero desenvolver de uma maneira pratica, to pensando em fazer um esquema do tipo, vc gira o queimador e ele fecha saca???? Tipo uma lingueta q ao girar o queimador todo ela vai e fecha o orificio, ja comecei a desenhar.... mas amanha ponho em pratica.

 

Mas ainda vo fazer aquele das latinhas pressurizado e este q vc sugeriu, TOMEI TODAS ONTEM entao tem lata aqui em casa pra fazer fogareiro pra mais de mes! haahahahahahahahahha

 

Vo da uma analizaada nos links eja ja te falo qual q achei legal ae.... ae agente discute

 

Abraço OGUM!

 

Ze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

QUANTAS IDEIAS OGUM!!!!! Putz.... amanha vo passa o dia na oficina... ADOREI AQUELE APARADOR DE PANELA TODO CORTADIM EM TRIANGULOS hahahahahah.

 

Caralho.... vcs ficam me dando ideia, eu ja to com uns 4 fogareiros aqui! hahahhaha

 

Ou serio, vo pega e faze uma avaliação a fundo disso tudo depois...

 

Eu to na fase de desenvolvimento da boca la do queimador q falei, de girar... a coisa nao e tao facil quanto pensei ahhahahah

 

Mas com o site q vc passou Ogum, acho q esclareceeu muita coisa, valeu... vo tentar algo aqui ae quando tiver news eu mando as fotos novamente.

 

abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

eu zé, tô penando é com falta de lata e ferramentas. os gringos têm um monte de minifuradeiras que vc compra em qualqjuer esquina,aqui no brasil não é assim....

 

então tô vendo os fogareiros que se constróem sem ferramentas especiais, ou com facas, canivetes e outros.

 

no cat can stove, o campeão no teste da backpacker, els usam uma lã de fibra de vidro. tô pensando em outro material pra usar. será qeu algodão serviria? mas acho que o algodão queima. vamos ver. ou então eu acho a tal lã de vidro, que é revestimento, aqui, de geladeira, e lá na fringolândia é isolante usado dentro de toda e qualquer parede, por isso lá eles acham esse material facim, facim: é só abrir um buraco na parede...hehehehe

 

[]s

p.s. já q vc gosta de fazer as próprias coisas, vá até o http://www.backpacking.net/ e olha a sessão pra quem faz o próprio equipamento. neguim faz até mochila (umas bem esquisitas...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...