Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros

opa..

ogum777..

rapaix fiz a minha hoje,aquela quase igual a do guilherme,mas toda fechada

segui passo a passo tudo certinho(quer dizer quase..é que eu furei com agulha)...ae tudo bem...mas na hora de testar o bicho eu quase coloco fogo na casa...deu uma pressão danada e explodiu a lata de pepsi,voou fogo pra todo lado... fiz outra e furei um pouco mais largo..mas não adiantou nada...

vou fazer aquela aberta mesmo que é mais simplificada....depois eu tento aperfeiçoar esta fechada..ver o que deu errado...

e voçe fez aquelas outras...??/

t+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

lozeen!!!!

 

depois dessa, bem vindo ao mundo dos piromaníacos... hahahahah

 

vc não deve ter colado uma parte na outra, né? a gringaiada, pra não sair voando um lado, cola com uma cola a prova de gfogo, que resiste até uns 300 graus. nem sei onde achar isso aqui. modelo de pressão, como o teu, eu fiz uma vez só, mas não furei com agulha, mues furos foram feitos com a punção dum canivete victorinox... eram buracos maiores, e mesmo assim gerou um fogo alto. esses modelos, como os de pressão no aro, e abertos no meio, como os do zé, são os mais difíceis... hehehehe

 

eu tô treinando - e acho que consegui bons resultados, com aquelas do tipo "supercat stove", que nada mais é do que uma lata com furos na lateral, como citei acima. com um aparador improvisado 9uma furteira velha de metal, esquisita) eu consegui ferver meio litro de água em 3 minutos e meio e um litro em 9 minutos. meu récorde. agora então resolvi aperceiçoar essa outra parte: o aparador que faz com que a espiriteira funcione muito, mas muito bem... era a primeira de red bull que fiz (tá firme e forte!), mas que com o tal aparador fez uma fogueira infernal.... heheheheheh

 

resolvi brincar mais com esse modelo pq é o mais simples e o mais confiável. é usado por um zilhão de trilheiros na gringolândia, pela confiabilidade.

 

fiz uma igual com uma latinha de outro energ[ético, atomic sei lá o que. ficou mais "lenta". o reservatório é maior e demora mais a esquentar, pq o material, a lata, demora mais. alumínio é o mais "rápido".

 

dá uma olhada em http://www.freewebs.com/jasonklass/index.htm

 

e olha a preferência desse cara, no mesmo site (olha a caixa de espiriteira do cara!!!)

 

http://www.freewebs.com/jasonklass/mybackcountrykitchen.htm

 

[]s

 

p.s. tenho fuçado muito. cada vez mais vejo que os velhos trilheiros preferem espiriteiras. tô tentando lembrar de um cara que carregava um msr, depois passou pros fogareiros de cartucho... e hoje só usa espiriteira. e esse cara do site acima, usa epiriteira até pra derreter neve... hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

batata, esses dias eu brinquei com uma dessas feita de lata de red bull, a que eu citei acima. de aparador de vento, uma fruteira de aço inox, velha, que abre e fecha tipo um guarda chuva (com a base fixa), e que deu pra eu apoiar a panela. são folhas de inox todas furadinhas.

cara, a fruteira tá azul, pq eu fui ferver água e consegui deixar vermelho parte do aço. tem idéia do calor que gerou? é um absurdo...

ferveu meio litro de água em 3,5 minutos e meio, contados do acendimento do álcool. puts, isso é tempo de fervura de fogareiro msr a benzina...

 

e o masi engraçado, é que é das mais simples de fazer. já tentei com lata de alumínio de refrigerante, mas ficou muito larga... com lata de energético mas que não é de alumínio, fica mais lento pra esquentar.

tô pensando em reforçar a estrutura da latinha de red-bull, pra aguentar melhor o peso da panela.

 

mas eu juro, cara, que nunca acreditei nos dados que os caras punham na internet, até conseguir deixar vermelhinho de calor aquele pedaço do aparador de vento... hehehehe, vou planejar um outro aparador de vento talvez com outras latas. depois eu conto o que deu.

 

[]s

p.s. abandonei meus planos de comprar um msr. por conta do que ele fala na própria página: "I don't carry that MSR Dragonfly anymore. That was my first stove. Given all the great choices we have today in alcohol stoves that Dragonfly seems so archaic now." vi numa outra página neguim dizendo que carregava o fogareiro, ois kits de reparo, mais não sei o que, etc, etc, etc. e q agora era só a "latinha", o aparador e o ácool. presta atenção que são velhos trilheiros os caras q tem sites de espiriteiras. ex-usuários de outros tipos de fogareiro. neguim usa até pra derreter neve... viiixe! himalaia no álcool?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

puts,

 

um outro dado. tô fuçando uns sites. agora entendi pq tem tanto velhinho que adora espiriteira:

leve,

confiável,

eficiente...

e o peso diminui bastante durante o uso na trilha.

dêem uma olhada nessa tabela comparativa, para uso em 7 dias, fervendo +/- meio litro de água (uma "pint") duas vezes por dia.

http://www.ionstove.com/compare.htm

 

imaginem: confiável (nada é mais a prova de falhas que uma espiriteira. não entope, por exemplo). leve. pode ser bem eficiente, ou com eficiência satisfatória. e tem a maior rede de fornecimento de combustível (tanto nos e.u.a., quanto aqui no brasil, onde o combustível se acha em qualquer posto de gasolina!).

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A gente fica lento essas paginas dos gringos sobre lightweight backpacking ou ultralight backpacking e começa ficar psicótico igual os caras, com essa historia de reduzir peso.

 

Isso que vc falou é verdade “vi numa outra página neguim dizendo que carregava o fogareiro, ois kits de reparo, mais não sei o que, etc, etc, etc. e q agora era só a "latinha", o aparador e o ácool.”, ninguém desses dois estilos (lightweight backpacking e ultralight backpacking) usa msr multi-combustível.

 

Como no Brasil a gente não enfrenta grandes altitudes esse tipo de fogareiro e totalmente viável. Assim como essa filosofia de peso leve, pois nosso clima é muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Opa...

Oqum777..e outros..

Rapaiz,eu não achei nada de uma boa cola que aguente altas temperaturas,estou pensando em durepoxi,mas acho que ela vai acabar derretendo,e também se fosse com a mesma,teria que ser externa...

A sua você vedou com o que??

n:como eu faço para colocar um link para acessar (igual ao que você coloca),pois eu achei um site todo em brasileiro,que explica passo a passo(com direito a fotos e tudo mais),ensinando a fazer uma espiriteira e quero colocar para a galera,que tem uma certa dificuldade em inglês.

t+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

lozeen!

 

fala cumpádi!

 

1. fio, nem sei que cola usar aqui no brasil, pq não colei nenhum que eu tenha feito. eu desisti dos tipos fechados, de pressão - são esses que vão pedir cola - pq são complicados, trabalhosos, precisam do pratinho de aquecimento e não são os mais eficientes - embora sejam os mais bonitinhos, né?

 

eu praticamente só tenh brincado com aqueles do tipo chaminé (chimney, nos sites gringos), e de peça única, tipo o supercat, mas com latinhas de refri e energético. ainda não cheguei no modelo ideal, mas chego lá. gostei desses pq são os mais confiáveis, relativamente simples pra fazer e ainda servem pra apoiar a panela. só se precisa de meia lata... hehehehe e algo pra furar. por sinal, tô tentando ver que tipo de ferramento uso pra fazer furos em latas de metal....

 

2. pra botar um link, é só citar o endereço.... tipo www.mochileiros.com mas sem estar grudado em vírgula, ponto, etc.

 

[]s

p.s. bota o site emportuguês que tô curioso!

p.s.2. os gringos parecem ter uma variedade de colas maior do que a nossa, talvez eles usem essas colas nos encanamentos pra água quente. aqu a gente praticamente não precisa disso, né? é como a tal lão de fibra de vidro, que os caras usam pra isolar as paredes... mas aqui, quem usa parede isolada? temos que arrancar dos fogões da spatroas.. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...