Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

a lata que tô pensando seria suporte pra panela, com a espiriteira dentro. sem a espiriteira, deveria poder funcionar como fogareirinho a lenha.

não muito diferente disso:

http://www.imrisk.com/woodgas/coffeestove.htm

 

agora, vc não precisa de um aparador que seja suporte de panela, pois sua espiriteira já suporta o peso da panela. vc só precisa de proteção contra o vento.

 

faça os furos na base. eu não fiz furos, eu fiz recortes, o que tb é prático, é só dar uns picotes embaixo. fiz com cerca de 1 cm de altura.

 

o ar entrará por baixo, será sugado pelo fogo, o calor subirá até embaixo da panela e subirá pelas laterais dela.

 

eu tô pensando muito em modelos. pretendo usar só uma panela: uma caneca de cerca de 800 ml de capacidade. serve de panela, prato, caneca, pra tudo. preciso vazer uma tampa pra ela.

 

agora vc pode emendar as latas de refri. pra vc calcular a altura, coloque a espiriteira armada num local plano, coloque uma panela em cima, e calcule a altura da base até pelo menos um cm acima da base da panela. o ideal é que sejá até um pouquinho mais alta. circunferência: largura da panela mais um ou dois cms. pra ficar próximo, mas não colado.

 

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vou passar na loja de material de construção daqui a pouco...vou fazer com a folha de alumínio!Em espiriteiras feitas de latas de refri com os furinhos saindo pela lateral não deve nem precisar de suporte pra panela ou o peso pode amaçar a espiriteira?Na sua os furos são laterais ou na parte de cima?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ela mesmo , o braço dela dobra por cima e prende a tampa na panela...bem prática!

43884_SD530849_1.jpg

43884_SD530850_1.jpg

Vou comprar o alumínio e já fiz umas medidas,vai dar pra cortar ele na mesma altura que a panela e ficou na medida pra proteger o fogo.Assim eu guardo ele dentro da panela junto com a espiriteira quando for pro mato.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

olha, na questão do peso.

 

de lata de refri, eu fiz uma com uma única lata, servindo a base da lata como base mesmo,e a parte de cima como parte de cima mesmo... hehehehe

 

é uma de topo aberto, mas se apóia a panela em cima, de modo que feha o topo. os furos estão na lateral. como ela tem aquela parede interna, ela ficou bem rígida, suporta bem o peso.

 

a outra eu fiz de uma forminha de vela, que tem mais ou menos a mesma largura/diâmetro de uma lata de red bull, mas é mais forte. esburaquei as laterais, da metade pra cima. acendo, depois que esquenta, apóio a panela em cima, o fogo sai pelos furos laterais.

 

mas, por conta dessa caneca que comprei, quero uma espiriteira com fogo embaixo, no centro, pq a caneca é mais estreita que a panela que eu tava querendo usar antes.

 

então, preciso de um suporte pra panela, pra poder usar uma espiritera do tipo mais comum, seja um simples fundo de latinha de refri cortado com álcool dentro, ou mesmo um aperfeiçoamento desse tipo, que me garanta uma chama central, que se distribua por todo o fundo. algo que tenha o efeito parecido com essa sua. deixa eu ilustrar.

http://zenstoves.net/How.htm

procura os desenhos: "open flame" e "open flame vented/ chimney"

 

a que eu fiz de latinha e gostei foi essa:

http://zenstoves.net/BasicSideBurner.htm

 

só que em vez de usar outro fundo de lata na parte de cima, usei a parte de cima da lata. e em vez de furar nas laterais, furei naquela dobra que há na parte de cima: a parede vem em forma cônica até que dobra pra fazer a lateral. furei bem na curva mesmo. a parte de cima eu ampliei um pouco o buraco. e usei a lateral da lata pra fazer o tubinho interno que faz a câmara de pressão.

 

a tua espiriteira dá pra fazer no mesmo sistema, mas de latinha (e sem o suporte):

http://zenstoves.net/BasicPressureBurner.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

por falar em latas, olha isso:

http://zenstoves.net/2ozSystem.htm

 

feito de latas de refri e uma lata grande de heineken, como panela. pra gringaida, que tem aquelas comidas liofilizadas, que é só acrescentar água quente, basta isso aí, e um aparadorzinho de vento. 2 onças de peso é 57,6 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Entendi.Os furinhos são em cima só que na "curva" da latinha?Um amigo me deu uma pesadona!Com um buraco no centro e os "furinhos" em cima e já vem com suporte.Quando for pra camping talvez leve ela...

É uma espiriteira da marca ROA.

43884_SD530852_1.jpg

Esse fogareiro mais simples vai ter que rolar mesmo um suporte...Me tira uma dúvida, o encaixe das latas da espiriteira que você fez,sendo que no modelo do site é feito com cola?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...