Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

hahahaha, genial kath!

 

aí moçada, o peereiro da kth fez com madeira, pregos, pedaços de ferro e uma lata de sardinha uma espiriteira com suporte pra panela!!!!

 

é o sistema mais simples: uma lata aberta e algo pra manter a panela em cima a uma certa distância da alta. a gringaiada chama de "open top", topo aberto.

 

querem ser ainda mais espartanos?

uma lata de atum vazia, cheia de álcool e três pedras. ou, se quiser, leve seu suporte pra panela, pode ser feito com um cabide dobrado. e uma folhinha de alumínio como aparador de vento e concentrador de calor. é simples, é bico!

 

pra quem quer fazer um trocinho desses (na verdde, todo trekker que se preze TEM que saber fazer uma dessas, pra uma emergência), é só pegar uma lata de atum da marca "pescador", que é de alumínio. ou simplesmente cortar um fundo de lata de refri, do tamanho desejado!

 

depois improvisar um suporte pra panela. já relatos de neguim que leva só um pouquinho de álcool, eu ma folhinha de papel alumínio (aquele de enrolar sanduba). como suporte, enterra verticalmente três espeques , bota a latinha no meio, parra a folha de alumínio no entrono dos três espeques e bota panela em cima. peso? 50 gramas pra latinha e a folha de papel alumínio. os espeques não contam pq estão incluídos no peso da barraca mesmo.....

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ogum,

 

fiz um teste e o Cyclone stove ferve 500ml em 4 min. É muito bom comparado aos outros modelos, o único inconveniente é o tamanho da chama ( caso queira usar um recipiente pequeno como uma caneca).

 

segue abaixo algumas fotos:

http://www.mochileiros.com/userpix/39653_fogozinhos_001_1.jpg

Minha pequena coleção

http://www.mochileiros.com/userpix/39653_fogozinhos_002_1.jpg

Pressurizado, o pequeno notável

http://www.mochileiros.com/userpix/39653_fogozinhos_004_1.jpg

Pepsi Can Stove

http://www.mochileiros.com/userpix/39653_fogozinhos_007_1.jpg

Cyclone Stove

 

inté...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

que lata vc usou?

 

eu tô caçando uma lata de metal de energético. era mais comum há alguns meses, mas agora parece que todos tão usando lata igual à de red bull.

 

será que essa fogueira toda não é pq a lata que vc usou seja um pouco larga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rapaz,

Não fazem mais latas de energéticos de aço. Depois de muito procurar eu achei uma lata de creme de leite da parmalat que era lisa. Mas o perímetro dela é só 1 cm maior que o modelo do site zen stove. Isso daria apenas uma alteração de poucos milímetros no diâmetro. Ele tem grandes chamas porque é bem ventilado, os seis orifícios de entrada de ar é que são os responsáveis pelo tamanho da chama e consequentemente pela alta temperatura. Mas as chamas são tão grandes quanto da Pepsi can stove, porém são um pouco mais quente (pela melhor oxigenação). Esse detalhe não prejudica quem vai cozinhar com panela, e o fato de não precisar de um suporte para panela faz dele extremamente prático. Outro ponto positivo é sua velocidade, por não ser de dois estágios (com pequenos orifícios que precisam estar aquecidos para vaporizar o alcool), assim depois de aceso, quase imediatamente já está funcionando em sua potencia máxima.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é o que eu tinha observado quando fiz com a lata de refri: praticamente não tem tempo de aquecimento. mas achei que era pq tinha usado aquele tipo de lata, de parede fininha e de alumínio.....

 

vou tentar um outro material: forma de vela. já usei pra fazer um de baixa pressão que é o meu xodózinho: leve, ultra simples, compacto.

vou na santa rita (loja de sp de artigo de artesanatos) pra comprar umas formas. elas são mais resistentes do que latas, e são de alumínio.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...