Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

puts,

é verdade, a altitude...

quanto aos fogareiros á gás, tem neguim que diz que acima de 6500m tem que ser à gás... nem o líquido tipo msr rola.

mas minha praia é outra...hehehehe

vamos ver, vou tentar bolar uma espiriteira ultralight. como resolveu o problema dos pézinhos na tua? vai usar um suporte pra panela?

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ogum...

 

Eu fiz cara um suporte com o proprio estante do filtro de óleo... ficou bacana, ele tampa o avento, aumenta o calor da chama pois cria um canal de calor em volta da panela (peguei a ideia de um tipo muito famoso de fogareiro a gas americano q nao lembro o nome), e tipo, nao manca, pois ele meio q deforma deacordo com o chao... ficou bacana!

 

Quanto a questao do mancar.... foi sem querer ahhahahahah nao tinha planejado isso.

 

Pq cortei a lata no meio né, , longitudinal, ae qualquer imperfeição do solo com o peso da panela ela meio q deforma e se adequa... o pior, a panela nao tomba.

 

 

Tenho umas fotos , se quizer te mando por email.

 

Abraços

 

Ze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eae Zé!

Fiz uma espiriteira baseada no que o Sérgio beck citou em uma de suas extintas revistas (hoje ele escreve apenas na internet) com dois fundos de latinhas de refrigerante. :idea:

Furinhos (espessura de agulha no queimador e um furo central para o álcool ir para o reservatório.

Acho que uns 50ml de álcool 92 e 15 minutos depois acendeu. Uma dica de um amigo meu foi colocar uma moedinha nesse furo central e colocar álcool depois. Queimar o álcool dessa "poça" central até ela esquentar a lata e fazer o álcool evaporar.

O bacana é ser super leve. Queria que você me enviasse as fotos do seus fogareiros e vou ver se consigo fazer eles aqui.

Claro, que o melhor no mercado é um MSR; dá medo até do fogo furar a panela! :shock:

Acho que o melhor fogareiro/espiriteira será aquela que não é perigosa, leve, pequena e que esquente a comida o mais rápido possível.

vamos à luta! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa amigo... entao me manda um email ou me add no msn q te passo assim q estiver online...

 

Quanto ao fogareiro feito de latinha... para vc concertar o problema da demora para ferver o alcool eu solucionei da seguinte maneira... no furo do meio... o maior, vc pega e faz um duto... é um canudo até o fundo... ae vc faz uns furinhos na base dele para o alcool passar melhor.

 

Dae vc cria dois ambientes, ou seja, o fogo pega no meio primeiro... dae esquenta a camara externa. fazendo com que ferva o alcool e evapore o mesmo. AH A DICA É O QUEIMADOR SER COLOCADO POR DENTRO DO RESERVATORIO E TOCAR O FUNDO.... POIS TRANSFERE O CALOR MAIS RAPIDO!

 

Faça isso, como seu fogareiro é de latinha o calor passa muitoo mais rapido que o meu, entao o alcool fervera mais rapido tambem. O meu leva menos de um mim pra ferver e começar a funcionar adequadamente.

 

Dae mais um tempim.... ele começa a queimar exageradamente e as chamas pegam uns 2 ou 3 palmos de altura.... o q é ruim... tive de diminuir o tamanho do aparador para a chama nao empretechar a panela.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Zé td bem??

 

Eu recebi aquelas fotos que vc me mandou por email lembra?? Achei muito legal...vc é bem caprichoso!!

Semana que vem pretendo fazer um camping light e queria tentar fazer um pra levar, já que sempre uso do meu amigo..só que tem q ser feito sempre 1 de cada vez...ehhe..Vc pode me dar algumas dicas ou me dizer onde posso encontrar algum artigo de preferencia em portugues passo-a-passo como fazer?? Tem alguma dica pra me dar de quais materiais usar pra que fique resistente, pequeno, fácil de carregar mas que funcione bem??

 

Valeu amigão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Diegao! Claro meu amigo, passo a passo em portugues eu nao tenho nao, até pq aquele q eu fiz é cria minha ehhehe.

 

Mas tem alguns desenhos q fiz, q podem te ajudar, ,fiz um esquema grafico aqui para um colega aqui do Forum.... acho q da pra ter uma noção.... e tipo, podemos discutir isso via MSN ou email para desenvolver um ideal para vc!

 

Que acha?

 

Eu sempre to por aqui.... ae ja vamos bolando .

 

Mas, de forma a deixar as claras para quem se interessar....

 

Fogareiro feito de latinha de refri, ,funciona bem.... esquenta rapidim por ser fino o metal, entao o alcool evapora mais rapido., leve... porem fragil...

 

O que eu fiz .... robusto... demora um poquim mais pra evaporar, ,mas guenta mais o tranco e depois q esquenta vira um trem de doido. desvantagem, um pouco pesado.

(nada demais)

 

Existem substituições, q podem ser feitas no meu, do tipo, ,utilizar lata de oleo de cozinha, ,ao invez de filtro de oleo de trator....

 

E OBRIGADO PELO CAPRICHOSO LA AMIGO! ehhehe.

 

E vamos nos falando via email q te ajudo!

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Guilherme, eu também estou intressado nos seus planos, porém quando tentei nviar um e-mail, deu retorno de falha na entrega.

 

Que tal você montar no Word um manual de como fazer essas espiriteiras, com fotos ilustrando passo-a-passo e depois subir o documento para um site hospedeiro da Net, tipo 4shared?

 

Enquanto isso, tenho feito minhas pesquisas também:

 

http://zenstoves.net/Stoves.htm#Types

 

http://www.csun.edu/~mjurey/penny.html#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...