Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Roberto, essa de primeira eu também fiz e não me adaptei muito não.

Me baseando no desenho das espiriteiras comerciais, eu havia mesmo pensado em aumentar o furo, como na segunda.

Por sinal, é bem prática a forma como ele constrói a espiriteira, o acabamento fica muito melhor que na primeira.

Vou fazer uma dessa para experimentar.

 

P.S.: Me senti um idiota quando via a técnica que ele usa para marcar o lugar de corte na lata...

Eu colocava um elástico de dinheiro e ficava medindo dos lados para ver se estavam iguais.

 

 

Pois é, a primeira eu gastei mais de 1 cx de fósforo e a abençoada não acendeu....rsrsrs...depois acendeu e não passou o fogo pros furinhos, ficou só no centro.

 

A segunda, foi num tapa, acendeu de primeira e assim q pus um suporte e coloquei a panela em cima, o fogo saiu pelos furinhos.....foi beleza. Vou fazer outros modelos que vi na net, tem vários vídeos ensinando a fazer.

 

Essa do elástico foi f......hahsaushsuha......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Roberto, fabriquei o modelo do italiano lá, com o furo do meio maior.

Ela é ótima. A outra que eu tinha (do modelo da primeira) eu tinha que esquentar com álcool embaixo, ficava bem instável e acabava gastando álcool antes de terminar a refeição.

Com essa, botei fogo no meio e em uns 30 segundos ela esquentou.

 

Eu só tenho dificuldade em vedar o encaixe das duas. Sempre vaza um pouco de fogo pela emenda. Não lembro de como o italiano montou, mas eu acho que na próxima, vou encaixar a parte de cima por fora.

 

Abraços

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Roberto, fabriquei o modelo do italiano lá, com o furo do meio maior.

Ela é ótima. A outra que eu tinha (do modelo da primeira) eu tinha que esquentar com álcool embaixo, ficava bem instável e acabava gastando álcool antes de terminar a refeição.

Com essa, botei fogo no meio e em uns 30 segundos ela esquentou.

 

Eu só tenho dificuldade em vedar o encaixe das duas. Sempre vaza um pouco de fogo pela emenda. Não lembro de como o italiano montou, mas eu acho que na próxima, vou encaixar a parte de cima por fora.

 

Abraços

Marco

 

 

Marco....também apreciei mais o modelo com o furo maior.

 

Quanto a vedação, vc está falando da lata que entra por cima da lata que fica embaixo? Porque a minha entrou bem apertado, então não tive problema com isso. Se for pelo tubo que fica no centro, ele tem que ser maior um pouquinho, pra ficar bem firme entre as duas partes...

 

Vi também em outro modelo de espiriteira, o cara colocando algo pra vedar, ele fez uma mistura lá e passou com um pincel. Esmalte funcionaria? Durepoxi? rsrs...

 

Vou postar a foto da minha aqui depois.....vlw....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Durepox até vai bem, outras coisas podem ser inflamáveis. Ou queimar e deixar um cheiro horrível.

 

Falta de vedação é entre os dois "fundos" de lata. Não chega a comprometer o funcionamento da espiriteira, é um problema mais estético mesmo. Eu acho que encaixando a parte furadinha da espiriteira por fora impede que o "gás" vaze, já que a emenda ficaria para baixo e o gás tende a subir.

 

Ah, uma coisa que notei é que o espaço entre a panela e a espiriteira tem de ser maior do que o que eu deixava antes. Tem de ser uns 3 ou 4cm, menos que isso ela fica instável e apaga. Estou pensando se isso não atrapalhava o funcionamento da espiriteira antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Se bem que eu estou pensando agora que encaixar por dentro a parte de baixo da espiriteira pode fazer vazar álcool líqudo por aquele corte transversal que a gente faz para poder caber uma parte na outra.

 

 

Marco, ainda não "captei" o que vc quer dizer...rs..

 

Vc fala em vedação por dentro? Por dentro tem que ter os cortes mesmo, para o álcool passar para a parte dos furinhos e evaporar....

 

Quanto a distancia, fiz os testes aqui e fui abaixando o suporte, que ficou aí com uns 2 cm de distancia entre a lata e o fundo da panela....

 

Tem como mandar umas fotos?

 

Vlw....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aqui vão fotos da espiriteira em três fases.

Faço questão de explicitar que esse modelo esquenta muito rápido. Aqui na cozinha de casa, ela atingiu o primeiro estágio quase instantaneamente após ser acesa. Até o terceiro estágio, em todas as vezes que testei, foram pouco mais de trinta segundos.

 

Como ela funciona bem, acredito que não haja problema no vazamento. Se ele não houvesse, ela apenas funcionaria de um modo mais bonitinho e atingiria o terceiro estágio em alguns segundos a menos. ::hãã2::

 

P.S.: Percebi que nas suas a emenda também fica para cima. Não foi confusão minha.

IMG_0151.JPG.ebaf85328af3f4b90cf99ecfedeebe91.JPG

IMG_0152.JPG.46b459ee94ea8db108d26dbe3dacd28c.JPG

IMG_0155.JPG.9b3f8f9d6b878acce7e567e10deb67f7.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Também gostei mais desse modelo aberto mesmo. Em testes com Etanol (alcool de posto) ficou 18 minutos acesa. Tranquilo pro cup noodles....hehehe....

 

Vou fazer mais alguns modelos aqui, apenas pra aprender. Esse modelo mais baixinho que fiz, coloquei estopa no fundo, por dentro. Depois vou abrir e ver como ficou, se queimou e tal......

 

Abraço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...