Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros

a questão não é o combustivel...e sim o formato!

tentei fazer usando desse modelo de baixa pressão,mostrada na foto,ou de alta pressão,seguindo o mesmo princípio (com uma abertura maior ou um tubo na parte posterior),e simplesmente não funcionou!

o fogo não sai de jeito nenhum pelos buracos laterais!

a ideia minha de combustível sólido já está pronta,inclusive...é uma lata simples de nescau,com um alimentador estilo cooler,pra jogar ar pra dentro da lata,enquanto o combustivel sólido e os gravetos fazem o resto...mas as espiriteiras são uma paixão,e são tb uma forma a mais de se ter um item indispensável,que é o fogo!

por isto,eu queria saber o que eu fiz de errado!

pois segui justamente os esquemas do site que me passaram,e de outros que aki foram postados...e nada!

só um modelo que realmente funcionou...mas achei que o tempo de queima dele ficou curto para um uso um pouco mais prolongado (durou cerca de 12 a 15 minutos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
a questão não é o combustivel...e sim o formato!

tentei fazer usando desse modelo de baixa pressão,mostrada na foto,ou de alta pressão,seguindo o mesmo princípio (com uma abertura maior ou um tubo na parte posterior),e simplesmente não funcionou!

o fogo não sai de jeito nenhum pelos buracos laterais!

a ideia minha de combustível sólido já está pronta,inclusive...é uma lata simples de nescau,com um alimentador estilo cooler,pra jogar ar pra dentro da lata,enquanto o combustivel sólido e os gravetos fazem o resto...mas as espiriteiras são uma paixão,e são tb uma forma a mais de se ter um item indispensável,que é o fogo!

por isto,eu queria saber o que eu fiz de errado!

pois segui justamente os esquemas do site que me passaram,e de outros que aki foram postados...e nada!

só um modelo que realmente funcionou...mas achei que o tempo de queima dele ficou curto para um uso um pouco mais prolongado (durou cerca de 12 a 15 minutos)

 

Marcelo, vou falar a respeito dos modelos que você confeccionou e não funcionaram. Alguns motivos para não ocorrer a combustão no furos:

1) Concentração do alcool: pode parecer besteira mas é a primeira coisa a ser olhada. Alcool com concentração inferior a 90% não serve para os modelos de espiriteiras em destaque, tendo em vista que não é possível evaporar uma quantidade suficiente x rápida para a combustão.

2) Altura dos "jets" (buracos): muito importante. Usando uma lata muito alta (como a de nescau por exemplo), caso os jets fiquem muito altos, não ocorre a combustão do alcool pelos jets porque eles se resfriam até chegar nas aberturas e não formam um fluxo contínuo pelos buracos.

3) Tamanho dos jets: jets muito pequenos não permitem a passagem do vapor de alcool pelo mesmo. Uma solução para esse problema é a criação de uma câmara de combustão (mesmo que o modelo seja de baixa pressão) para que impulsione o vapor a sair pelos jets. Caso não se tenha essa câmara, o vapor toma o caminho mais simples que é sair pelo mesmo buraco de abastecimento.

4) Quantidade de jets: isso varia de acordo com o modelo. Mas uma dica é: se não está conseguindo a combustão nos jets, tente aumentar o numero dos mesmos bem como o tamanho deles.

5) Modelo de espiriteira: alguns modelos só vão funcionar seus jets quando a panela tampar o buraco de abastecimento, forçando o vapor a sair pelos jets. Mas para que isso ocorra, é preciso que a espiriteira esteja quente suficiente, ou seja, deixe-a funcionar por 2 min antes de tapar o buraco de abastecimento.

 

Acho que é isso! Tente modificar alguns parâmetros das suas espiriteiras e tenho certeza que elas vão funcionar! ::otemo::

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Realmente há toda uma ciência por trás (ops!) das inocentes espiriteiras! O sítio inicado antes (zenstoves) dá uma série de dicas e as informações do André resumem bem a arte do negócio...

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

EU ACHO QUE O COMBUSTIVEL ESTÁ PEGANDO O CAMINHO MAIS CURTO,QUE É A ROTA DE ENTRADA...

TESTEI ALTURA,TAMANHO DOS JETS E TUDO MAIS...

SÓ DUAS COISAS ME OCORRERAM:

1-NÃO TER CONSTRUIDO UMA CÂMARA INTERNA,POIS AS TENTATIVAS FORAM UM DESASTRE

2-O COMBUSTIVEL ESTAVA QUEIMANDO NA CâMARA DE ABASTECIMENTO

ops...desculpem...deixei o caps ligado!

a única vez que as de queima lateral funcionou (e olhe que para as espiriteiras,eu só usei latinha de red bul e cerveja!),foi quando eu a fiz como as espiriteiras normais de alta pressão,tampadas encima,sem cÂmara interna

mas vou testar outros modelos...até que eu ache um de agrado (um a mais!hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
EU ACHO QUE O COMBUSTIVEL ESTÁ PEGANDO O CAMINHO MAIS CURTO,QUE É A ROTA DE ENTRADA...

TESTEI ALTURA,TAMANHO DOS JETS E TUDO MAIS...

SÓ DUAS COISAS ME OCORRERAM:

1-NÃO TER CONSTRUIDO UMA CÂMARA INTERNA,POIS AS TENTATIVAS FORAM UM DESASTRE

2-O COMBUSTIVEL ESTAVA QUEIMANDO NA CâMARA DE ABASTECIMENTO

ops...desculpem...deixei o caps ligado!

a única vez que as de queima lateral funcionou (e olhe que para as espiriteiras,eu só usei latinha de red bul e cerveja!),foi quando eu a fiz como as espiriteiras normais de alta pressão,tampadas encima,sem cÂmara interna

mas vou testar outros modelos...até que eu ache um de agrado (um a mais!hehe)

 

Ta aí o problema marcelo "não ter construído uma câmara interna". Como eu disse, é fundamental ter essa câmara senão o combustível só queima no meio. Apesar de parecer uma coisa difícil, faça um molde em papelão primeiro com as medidas e depois corte o alumínio em cima; isso ajuda muuito cara! Na hora do encaixe das latinhas, a câmara fica presa no interior, não sendo necessário o uso de cola ou outra coisa do tipo. Tem tudo no site zenstoves, procure os modelos e escolha um do seu agrado! Boa sorte! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Marco,

Super-ninja-mcgeiver este fogareiro de lata. ::otemo::

Estou pensando em algo neste sentido, mas que já dê pra deixar a panela em cima e seja feito com vela mesmo.

 

Luciano, dá pra fazer miojo em cima de três ou quatro velas acesas ao mesmo tempo. Eu já fiz em casa, quando acabou o gás.

 

EU ACHO QUE O COMBUSTIVEL ESTÁ PEGANDO O CAMINHO MAIS CURTO,QUE É A ROTA DE ENTRADA...

TESTEI ALTURA,TAMANHO DOS JETS E TUDO MAIS...

SÓ DUAS COISAS ME OCORRERAM:

1-NÃO TER CONSTRUIDO UMA CÂMARA INTERNA,POIS AS TENTATIVAS FORAM UM DESASTRE

2-O COMBUSTIVEL ESTAVA QUEIMANDO NA CâMARA DE ABASTECIMENTO

ops...desculpem...deixei o caps ligado!

a única vez que as de queima lateral funcionou (e olhe que para as espiriteiras,eu só usei latinha de red bul e cerveja!),foi quando eu a fiz como as espiriteiras normais de alta pressão,tampadas encima,sem cÂmara interna

mas vou testar outros modelos...até que eu ache um de agrado (um a mais!hehe)

 

Esse vídeo foi postado nesse tópico há algum tempo:

http://www.youtube.com/watch?v=2fr7ulCNj8A&playnext=1&list=PLBDF822128CE3E198

 

Ele explica muito bem como construir uma espiriteira bastante eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Calavera, pensei justamente em fazer um fogareiro de lata (tipo de Farinha Láctea da Nestlé), usando aquela mistura de parafina e algodão by Mestre do Mato. Tem uma panela aqui em casa q já tá muito batida, vai receber esta nobre função, de servir de misturadô de parafina com algodão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Calavera, pensei justamente em fazer um fogareiro de lata (tipo de Farinha Láctea da Nestlé), usando aquela mistura de parafina e algodão by Mestre do Mato. Tem uma panela aqui em casa q já tá muito batida, vai receber esta nobre função, de servir de misturadô de parafina com algodão.

 

O princípio daquele combustível do Mestre do Mato é exatamente o mesmo dos "fogareiros" com latinha de atum que eu expliquei acima.

Lata de Farinha Láctea é muito grande. Tenha em mente que a maioria dos fogareiros que vemos por aí são bem menores, para não perder calor. O que vc pode fazer, é queimar o combustível sólido em um fogareiro menor (o mestre do mato usa uma lata de atum) e usar uma lata de achocolatado (Ou mesmo a de Farinha Láctea) furada como suporte para a panela/quebra vento (O fogareiro vai dentro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Calavera, pensei justamente em fazer um fogareiro de lata (tipo de Farinha Láctea da Nestlé), usando aquela mistura de parafina e algodão by Mestre do Mato. Tem uma panela aqui em casa q já tá muito batida, vai receber esta nobre função, de servir de misturadô de parafina com algodão.

 

O princípio daquele combustível do Mestre do Mato é exatamente o mesmo dos "fogareiros" com latinha de atum que eu expliquei acima.

Lata de Farinha Láctea é muito grande. Tenha em mente que a maioria dos fogareiros que vemos por aí são bem menores, para não perder calor. O que vc pode fazer, é queimar o combustível sólido em um fogareiro menor (o mestre do mato usa uma lata de atum) e usar uma lata de achocolatado (Ou mesmo a de Farinha Láctea) furada como suporte para a panela/quebra vento (O fogareiro vai dentro).

 

É que a idéia era pegar uma lata maior pra queimar mais combustível (consequentemente, gerando mais calor) mas agora fiquei pensando no lance de usar lata grande só como suporte de panela msm. Quase comprei uma espiriteira clássica a álcool líquido, mas correr o risco de ver álcool incandescente pra todo lado por causa de um esbarrão na espiriteira realmente não seria uma boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...