Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Acho um dado importante e pouco discutido, a quantidade de álcool colocada na espiriteira. Vc pode enche-la, ou pode dosar para que fique acesa um tempo determinado. 3 tampinhas são suficientes para 16 minutos acesa, segundo testes que fiz aqui. Isso pode ser útil de acordo com a sua necessidade, com o uso a que vc se propõe para a espiriteira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Acabei de ler TODAS as 820 mensagens do tópico (55 páginas!!!) ::mmm: , enquanto isso me aventurei fazendo minha primeira espiriteira, olha aí como ficou a danada:

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120130004151.JPG 500 375 Espiriteira Cacius Calcinator]Não está terminada ainda, pois fiz um híbrido Cacius+Zen e fiz a parte de cima maior e por dentro, vazou muito no encaixe então vou ter que colar.[/picturethis]

 

O fogo estabilizou após uns 2 minutos, o tempo total acesa foi de quase 8 minutos, usei um litro de água que quase ferveu. Não tenho a menor idéia da quantidade de alcool porque derramou muito pela emenda. Usei alcool de supermercado / farmácia (92,8º Gl).

 

Também fiz um vídeo que já está no Youtube:

 

 

Cheio de idéias na cabeça :!: , vou terminar essa e tentar outros modelos, tenho que fazer ainda o suporte para a panela e o para vento. O recipiente para o alcool vou usar o de higienizador de lentes de contato da minha esposa que vi numas fotos aqui do tópico mesmo. À medida que for construindo os tarém (ou trem = qualquer coisa - tradução do dicionário mineirês português) vou postando aqui.

 

Agradeço ao Cacius e ao ogum777 pela inspiração!! ::otemo::

 

Saudações Mochileiras!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caros mochileiros piromaníacos,

 

depois de fazer a primeira espiriteira, que batizei de mista zen+mochileiros:

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120205120727.JPG 500 375 Espiriteira mista Zen + Mocileiros]A parte de baixo é menor e encaixa por fora da parte de cima que é maior, é difícil de encaixar e se não for colada ocorre derramamento do combustível.[/picturethis]

 

Fiz uma outra batizada de Mochileiros pura:

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120205120219.JPG 500 375 Espiriteira Mochileira pura]A parte de baixo é maior e encaixa por fora da parte de cima que é menor, é fácil de encaixar e o encaixe é tão bem feito que só é possível desmontar estragando uma das partes da montagem, como a borda da parte de baixo fica praticamente na altura dos queimadores, não ocorre derramamento. Mantive o mesmo número de furos - 24 - mas comprei uma broca muito fina, o que melhorou o acabamento dos furos.[/picturethis]

 

Fiz um teste com a espiriteira Mista Z+M, que já está no Youtube:

 

 

Deste primeiro teste pude tirar a seguinte conclusão:

 

O suporte de raios de bicicleta é muito charmoso mas pouco prático, a panela fica instável no piso cimentado do meu quintal, tente imaginar no piso irregular de uma trilha, além disso exige acessórios como o aparador de vento e o prato para iniciar o fogo da espiriteira.

 

Tendo desistido do suporte de raios de bicicleta parti para a confecção de um suporte com latas (escolhi a de nescau - tenho várias em casa pois tenho filhos pequenos):

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120205132428.JPG 500 375 Suporte com lata de nescau]A idéia é que esse suporte, além de ser mais estável, melhore a eficiência do fogareiro barrando o vento e permitindo que as chamas cheguem até a panela.[/picturethis]

 

Fiz diversos testes usando a espiriteira Mista Z + M, com 30 ml de álcool até 70 ml, que considero o máximo seguro, já que o volume total da espiriteira é de aproximadamente 120 ml, sempre com 1 litro de água na panela. Depois fiz mais um teste com 1/2 litro de água, o resultado está no Youtube:

 

 

Para os próximos teste vou fazer duas novas espiriteiras:

 

 

 

e um novo suporte com modificações visando melhorar a eficiência do conjuto.

 

O suporte quero no estilo do sugerio pelo Marco Calavera na página 53 deste tópico, ou no estilo do Caldera Cone sugerido pelo jonasborgia na página 41 deste tópico, acho que assim resolvo os dois problemas, se não der certo vou introduzir uma espiriteira Cyclone, sugerida pelo omarvin na página 40, e construída pelo spyke como podemos ver ná página 32, para fazer as chamas chegarem ao fundo da panela, Também quero testar o etanol (alcool combustível).

 

Para completar o conjunto sigo buscando uma panela / marmita como a sugerida pelo haole na página 14.

 

Saudações Mochileiras.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Estamos com participantes bastante dedicados! Todo mundo lendo esse tópico GIGANTESCO antes de comentar...

 

Marcos, aquele modelo que eu construí era bem eficiente, mas era só um protótipo, é preciso pensar numa forma de fazê-lo mais resistente. Sobre as panelas, tem um tópico onde eu sugiro um adaptação de marmitas: construindo-um-kit-paneleiro-t49281.html

Havia um outro cara que criou uma forma mais eficiente que a minha de adaptar um cabo móvel na marmita, mas parece que ele sumiu daqui.

 

Abs

E boas criações!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cavalera,

 

já fiz outras experiências, desta vez com um novo suporte / para-vento (uma pequena evolução do segundo suporte que fiz) e cozinhando como se estivesse no agreste (termo emprestado do Sérgio Beck - quem já leu algum livro dele vai entender, quem ainda não leu, leia!!), para ir pegando uma prática e ver o que pode dar errado para ir corrigindo. Na próxima semana estarei com bastante tempo livre e vou editar os vídeos e postar em algum lugar aqui do fórum.

 

 

Saudações Mochileiras!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá galera,

 

sempre li as invenções malucas que o pessoal daqui dos mochileiros tem, nem o professor pardal faz tanta ganbiara!!! ::lol4::::lol4::

Já me virei bastante, cozinhando com espiriteira... quebra um galhão,.. e o melhor é divertido de fazer...

mas só descobri essa diversão aqui no mochileiros...

minha espiriteira ta fervendo 1l de agua em 8min como normalmente só cozinha pra mim, é rapidinho

estou querendo tentar outros modelos vamos ver no que vai dar... mas agora tenho que arrumar um suporte pra panela ... é o proximo desafio. alguma dica?

no meu blog tem algumas fotos de como fazer a espiriteira basica, se alguem quiser dar uma olhada...

http://feijaodelatinha.blogspot.com.br/2012/03/espiriteira-todo-mundo-pode-ter-sua.html'>http://feijaodelatinha.blogspot.com.br/2012/03/espiriteira-todo-mundo-pode-ter-sua.html

 

Abraços e ate a proxima

http://feijaodelatinha.blogspot.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Gorgonzola! Depende do que espera deste suporte, como eu disse antes, para a minha necessidade, em segundo lugar (após a funcionalidade do instrumento) está a praticidade. Não gosto da idéia de uma espiriteira que ocupe muito espaço na mochila, ou a fure ou as coisas dentro dela. Dá uma olhada, eu postei na página anterior e quem a sabe você gosta desta idéia ou te inspira para alguma outra solução (não deixe de nos mostrar se isto acontecer :) ). Apesar que a minha hoje, tem algumas pequenas melhorias no sistema de porcas para que os parafusos fiquem presos e agilize a montagem das hastes. Postarei novas fotos logo.

 

construindo-uma-espiriteira-fogareiro-a-alcool-t12994-810.html#p661272

construindo-uma-espiriteira-fogareiro-a-alcool-t12994-810.html#p663279

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...